Autor Tópico: Como instalar programas?  (Lida 10029 vezes)

Offline talesrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
    • http://www.plutao.com
Como instalar programas?
« Resposta #15 Online: 01 de MAR?O de 2006, 20:26 »
Everthon, o problema é que, como mencionei, sem sempre a máquina desse seu amigo esta rodando Linux (mesmo que esteja pode não estar rodando Debian-like)...

Led... o pacotão não precisaria ser TODO instalado... esse pacotão poderia seguir uma hierarquia do tipo:

root\pacote_do_programa.deb
root\dependencias\dependencia_X.deb


Dai o usuário bastaria dar um comando de instalar o pacote_do_programa.deb. Caso faltasse alguma dependencia o gerenciados de pacotes acessaria o diretório <dependencias> onde estariam os pacotes com todas as dependencias que o programa necessita e que não vem na distribuição do sistema.

Dai vc pode até falar, assim o usuário vai ter que baixar vários pacotes de depedencias que ele não precisa por que já estão instaladas. Sim, concordo, mas para o caso do usuário que baixa pacotes no trabalho (por exemplo, onde rode XP) e leva para casa ansioso para instalar na sua máquina é melhor ele ver vários pacotes que ele baixou e que não serão instalados do que se deparar com uma mensagem de que esta faltando determinado pacotes.

Claro, essa seria uma forma de organização da instalaão dos pacotes que serviria apenas para complementar a atual. Não sou contra em hipótese alguma acabar com o download de pacotes avulsos, apenas acho que seria um ganho para a fama  e usuabilidade do Ubuntu que houvesse uma opção dessas. Claro, isso é apenas a minha opinião.  :D

Colecioandor

  • Visitante
Como instalar programas?
« Resposta #16 Online: 03 de MAR?O de 2006, 07:19 »
Oi. Como mencionei sou novo no linux, estou tentando usar o Ubuntu 5.04 mas não sei instalar programas e preciso instalar o driver do meu win-modem (LG netodragon v.92).

Agora não sei onde instalar e nem como, baixei o pacote slmodem-2.9.10.tar.gz

Onde eu vou para instalar? para digitar os comandos eu vou em terminal? Como eu uso o Make para copitalar?E depois como cnfiguro a internet?

Eu utilizo o Ubuntu 5.04 e o kernel é 2.6'alguma coisa'.

Offline Dimitrev

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • http://www.hpedp.1br.net
HUmm
« Resposta #17 Online: 03 de MAR?O de 2006, 08:50 »
Bem:

1)Não lembro de haver o drive do WinModem da LG.Mas isso não é problema do Ubuntu e sim da LG , que faz esses modems.

2)Bem , já falei acima.

3)SIm , Menu >>> Acessórios >>> Terminal

4)Já baixou o build-essential?No terminal faz isso:
apt-get install build-essential
depois é só dar make no terminal , ou make install(acho que é isso)

5)Configurar a Internet:No terminal:

sudo pppoeconf

Depois só colocar as opções

Para conectar:
pon dsl-provider


PS:Sou iniciante , mas por tudo que sei , e consegui sozinho , fiz assim,desse jeito.Algo pode estar errado , mas...

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Como instalar programas?
« Resposta #18 Online: 04 de MAR?O de 2006, 19:52 »
Já existe a idéia do pacotão no mundo Linux: é o tal do autopackage (descobri quando fui baixar o o jogo Lincity). Eles até tem uma opinião formada sobre os apt-get da vida. Dêem uma lida. Lá eles falam até do tal Link estático citado pelo LedStyle (eles também não acham boa idéia).

No fim das contas estou ainda sem saber se ele realmente acaba com esse problema de dependências, mas pelo menos acaba com esse negócio de ter que saber para que distro o pacote é feito. Pesoalmente acho que só isso já facilitaria muito a vida do usuário leigo como eu (não se esqueçam que somos a maioria dos usuários de uma maneira geral, mas que devido a dificuldades como essa de instalar programas, acabamos sendo uma minoria mínima em se tratando de Linux). Seria bom tê-lo nativo no Ubuntu. Os entusiastas do Linux tinham que abrir mão um pouco de determinados dogmas tecnicistas em nome dos usuários leigos...
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Como instalar programas?
« Resposta #19 Online: 04 de MAR?O de 2006, 20:35 »
Acabei de tentar instalar o tal Lincity com o autopackage... Você leu certo: TENTAR. Eu não consegui! Foi uma batalha para instalar o próprio autopackage... Consegui não sei como... Eu descompactei, e cliquei sobre o arquivo "install". Acho que foi isso que funcionou. O readme do autopackage não é muito útil - dá meia informação e essa meia informação é aparentemente errada.

Aí quando fui instalar o Lincity deu uma falha com um arquivo não-sei-o-que-grxf (acho que era uma bibliotaca gráfica) dizendo que o tal arquivo era muito antigo e que o problema era do cara que fez o pacote...

:( :x Desisto!

Vou comprar uns morteiros e outros fogos de artifício para soltar quando eu conseguir instalar alguma coisa no Linux! A única que consegui, consegui por acaso e até agora não me serviu pra nada! Mas acho que minha hora está chegando...  :)
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64