Autor Tópico: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?  (Lida 10176 vezes)

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
bom pessoal eu quero  saber se para instalar o ubuntu tenho que ter o cd do windows xp ou o ubuntu faz tudo para mim?


minhas configuraçoes:

computador semp toshiba

memoria ram: 512 mb

hd: 80 gb


windows xp professional com sp 3


possuo algums softwares instalados no windows xp


agora para formatar eu tenho que ter o cd do windows ou o ubuntu formata?



a e quanto e bom eu deixar de swap pretendo instalar o gimp o blender star dict e outros


e como faço para fazer a swap?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2008, 22:28 »
Para variar se tivesse pesquisado já teria a resposta.

Não precisa do CD do windows, apenas do Ubuntu.

Leia:

Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2008, 19:30 »
Caro amigo eliubuntubr, vou te dar uma otima dica, é uma revista oficial do ubuntu traduzida para o portugues, nela voce encontra todu o basico sobre configuração e instalação do ubuntu, da uma conferida!!!

Links para baixar:

http://w15.easy-share.com/1701187962.html
http://www.filefactory.com/file/ccb335/n/Ubuntu_8_04_pdf

Outra sugestão é não criar tantos tópicos, primeiro da uma pesquisada tem muita coisa no forum que já foi respondida.

Aproveitando que não tenho nada pra fazer agora vou escrever um pouco aqui para te ajudar a entender algumas coisas e se tiver alguma coisa errada alguém corrija por favor.

O Linux e o Windows são plataformas diferentes, logo os programas, jogos e virus que são feitos para um não funcionara no outro a não ser se voce estiver usando algum emulador de programas como o "Wine", "Cedega" ou "Crossover" que emulam alguns programas e jogos do windows dentro do Linux.

O linux já tras junto com ele um conjunto muito eficaz de drivers de hardware, sendo assim a sua placa de som, dispositivos usb, placa de rede, video e até impressora deverá funcionar automaticamente se voce tiver sorte, pois alguns dispositivos ultrapassados ou que os fabricantes não se interessaram em prestar suporte linux ainda não funcionam automaticamente outros nem funcionam.

Esta é uma diferença fundamental do Linux e particularmente do Ubuntu Seu hardware é reconhecido automaticamente, e se isso não acontecer dai sim voce tera um bom motivo para esquentar a cabeça e vasculhar o Fórum a procura de achar alguem com o mesmo problema e que tenha resolvido dai voce copia a solução ou até mesmo faz uma pergunta nesse mesmo topico que já existe sobre o determinado hardware para isso voce tem que saber o modelo certinho...

Para usuarios novos ou mesmo aqueles que não conseguiram ainda se desligarem completamente do Windows existe um meio de voce manter os dois sistemas operacionais no seu computador ao mesmo tempo, a esse  meio se dá o nome de "Dual Boot" que é basicamente dividir o HD em duas partes uma para o Windows e outra para o Linux, (supondo que voce tenha um HD de 80GB)primeiro voce formata o windows criando uma partição para ele e deixando um espaço vazio no disco para instalar o Ubuntu (voce criou uma partição de 40GB e deixou 40GBlivre). No linux normalmente usamos 3 partições, e voce tem 40 GB para isso, a primeira partição é a Raiz simbolizada pela barra / essa partição é onde vão ficar os arquivos de sistema, eu sugiro que ela tenha pelo menos 10GB, a segunda é a Swap    que é uma partição pequena que serve para como uma espécie de memoria RAM de reserva, para ela é recomendado deixar o dobro do tamanho de sua memória RAM, se voce tiver 1gb de Ram deixa a partição swap com 2GB em terceiro é tambem muito usado a partição home onde vão ficar seus arquivos pesoais, musicas textos e outros, criando ela separado quando voce for reinstalar seu Ubuntu voce não precisa formatar essa partição assim seus arquivos musicas e textos continuam intactos.

O particionamento acontece durante a instalação ok! Não esqueça de anotar seu nome de usuario e senha durante a instalação se não depois voce não acessa o sistema!

Como instalar programas depois do Ubuntu instalado?
O Ubuntu é desenvolvido a partir de uma distribuição muito antiga e famosa chamada Debian, assim os programas que podem serem instalados no ubuntu são impacotados e recebem a extenção .deb exemplo: convertit.deb (programa de conversão de arquivos multimidia). Outro habito que o usuario windows precisa mudar é o de buscar programas em sites na Internet para instalar, no Ubuntu existe um "servidor" nomeado de repositório onde ficam armazenados todos os programas garantidos pelo Ubuntu que foram testados e são garantidos pela comunidade como programas não maliciosos. Os meios mais simples de se ter acesso a estes programas é pelo "menu >adicionar/remover"  ou pelo "gerenciador de pacotes Synaptic"

Voce ainda tera a possibilidade de acressentar novos repositorios (servidores) para ter uma maior gama de programas.

Voce disse em outro tópico que esta aguardando para instalar, mais se eu fosse voce eu fazia um dual boot e tentava, tenta até conseguir fazer funcionar tudo.!!!

Poste neste topico novas duvidas sobre a istalação que eu te ajudo no que eu puder.




« Última modificação: 22 de Setembro de 2008, 20:41 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2008, 00:25 »
quanto a parte de dual boot não pretendo fazer pois o que sei bem e de windows o que eu to querendo e comprar outro hd não sei quando mas acredito que logo

para ter uma ideia na minha familia poucos tem computador deve deve ser ums deiz somente e olha que e grande tenho muitos primos tios então como e sou o mais procura tudo souum dos que mais entendo de informatica sendo que o marido de uma tia minha sabe em algumas partes mais que eu

sabe porque to querendo usar o ubuntu?

R: ja ouvi muito que ele e o linux mais facil de usar mas mesmo assim ainda tenho duvidas a epala segurança tambem


e outra coisa que pelo jeito da qui ums anos o linux serão muito usado no brasil
ja que o governo vai por linux em todo lugar pelo jeito


agora quanto ao governo do brasil querer por linux em todo lugar tem vantagens e desvantagens veja quais que eu acho


vatagens:

economia
segurança
e outros


desvantagens

irá ter que gastar dinheiro desenvolvendo softwares (mas o dinheiro de pois de um tempo sera reconpensado

difilcudade no aprendizado (por que onde tem curso de linux e caro)

agora uma pergunta:

eu quero comprar um hd de 80 gb ja tenho um


eu poço deixar 5 GB de swap?


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2008, 06:28 »
Aff Maria... :)


quanto a parte de dual boot não pretendo fazer pois o que sei bem e de windows o que eu to querendo e comprar outro hd não sei quando mas acredito que logo

para ter uma ideia na minha familia poucos tem computador deve deve ser ums deiz somente e olha que e grande tenho muitos primos tios então como e sou o mais procura tudo souum dos que mais entendo de informatica sendo que o marido de uma tia minha sabe em algumas partes mais que eu

sabe porque to querendo usar o ubuntu?

R: ja ouvi muito que ele e o linux mais facil de usar mas mesmo assim ainda tenho duvidas a epala segurança tambem


e outra coisa que pelo jeito da qui ums anos o linux serão muito usado no brasil
ja que o governo vai por linux em todo lugar pelo jeito


agora quanto ao governo do brasil querer por linux em todo lugar tem vantagens e desvantagens veja quais que eu acho


vatagens:

economia
segurança
e outros


desvantagens

irá ter que gastar dinheiro desenvolvendo softwares (mas o dinheiro de pois de um tempo sera reconpensado

difilcudade no aprendizado (por que onde tem curso de linux e caro)

agora uma pergunta:

eu quero comprar um hd de 80 gb ja tenho um


eu poço deixar 5 GB de swap?


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:57 »
Eu acho que o swap nunca ira usar mais que o dobro de sua memoria RAM, por isso é que é recomendado o dobro da memoria ram que a maquina tiver, mais nada impede que voce deixe mais.

Quanto ao dual boot com dois HDs fica ainda melhor, o linux tem que estar instalado perfeitamente em um deles, dai você pluga o outro no computador (os dois devem estar plugados) então você da o boot no cd do ubuntu e instala no hd novo, será criado uma tela que deixa você escolher em qual sistema quer entrar ao iniciar o computador (conhecida como grub).

Quanto a questão de segurança o Linux atualmente é indiscutivelmente melhor!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2008, 20:26 »
Para mim a regra de colocar o dobro de swap em relação a quantidade de RAM só serve para maquinas com 256Mb de RAM ou menos.

Caso eu tivesse 512Mb de RAM até deixaria 512Mb de swap (por precaução), mas a partir do momento que você tem 1Gb de RAM praticamente não se precisa de swap, e nestes casos eu deixaria uns 256Mb de swap, e também por precaução.

5Gb para swap em um desktop é algo impensável, é jogar recursos da máquina fora, e a toa.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2008, 00:32 »
Citar
Para mim a regra de colocar o dobro de swap em relação a quantidade de RAM só serve para maquinas com 256Mb de RAM ou menos.

É verdade depois que coloquei 1 GB no meu pc raramente ele usa swap, e mesmo assim nunca passa de alguns MB de uso...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline ubuntu123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2008, 01:24 »
eu tambem tenho uma duvida

swap é memoria ram ou memoria do hd?

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2008, 02:37 »
Swap é a memória do Hd, também chamada no Windows de Memória Virtual.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline ubuntu123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2008, 02:45 »
olha linux e "DIFICIL" demais


o unico mais facil e o ubuntu

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: para instalar o ubuntu tenho que formatar o computador com o cd do windows xp?
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2008, 04:32 »
olha linux e "DIFICIL" demais


o unico mais facil e o ubuntu

E eu que pensava que ubuntu era linux, olha só :o "tirando um sarrinho"

Não só o ubuntu é mais facil, como mandriva, kurumim, é só pesquisar a forma de instalação de cada uma, e os termos que não entendem, pesquisar, o que é swap, raiz e pronto.
Se quiser fazer igual ao windows, ai vai se perder no caminho.

É o mesmo que entrar em um uno e querer engatar a ré igual a um corsa, só porque o corsa a ré é na frente, do lado da 1ª, não quer dizer que a ré pra trás do uno não faça a mesma coisa.
 ;D

Abraço.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 04:38 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511