Autor Tópico: o mysql e gratuito?  (Lida 12804 vezes)

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
o mysql e gratuito?
« Online: 22 de Setembro de 2008, 00:10 »
eu foi no site do mysql da sun e la ta escrito baixe a versãa trial enterprise em ingles

ele e gratuito ou e pago?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2008, 07:25 »
Se é trial é pq é pago, né? Trial significa demonstração, teste, julgamento, se fosse grátis não seria trial...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2008, 10:24 »
Tem uma versão gratuita, e outra paga, que tem umas "engines" adicionais, desenvolvidas pela propria Sun ou pelos responsáveis pelo desenvolveimento antes da compra da mesma pela Sun.

Nos repositorios do Ubuntu tem a versão gratuita, que serve 100% para manter sites, BD de pequenas lojas, ec. É um banco simples e bem rápido, 100 vezes melhor do que usar um Access da vida.

Já a versão paga pretende se equiparar um dia a um Oracle ou a um PostgreSQL. Veremos: A Sun tem bala na agulha sim!

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline nautilus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:10 »
Citar
Nos repositorios do Ubuntu tem a versão gratuita, que serve 100% para manter sites, BD de pequenas lojas, ec. É um banco simples e bem rápido, 100 vezes melhor do que usar um Access da vida.

Mas como posso fazer os formulários que existem no Access?

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:16 »
No MySQL você "joga" os dados com comandos SQL pelo Terminal (Consola) de sua plataforma operacional.

Você manda criar um banco de dados com:

Código: [Selecionar]
CREATE DATABASE meu_banco;
Logo uma tabela:

Código: [Selecionar]
CREATE TABLE minha_tabela <
-> primeiro_valor INT NOT NULL PRIMARY KEY auto_increment,
-> segundo_valor VARCHAR(30) NOT NULL;

São comandos SQL, existem excelentes apostilas sobre isto na net.

Se você tem interesse em trabalhar com PHP, existe um sistema desenvolvido em PHP para "administrar" via browser o MySQL, o chamado PhpMyAdmin, excelente aplicativo (gratuito), que para rodar localmente necessita apenas do PHP, MySQL e Apache.

A segurança, velocidade, praticidade, e portabilidade do MySQL deixa o IIS da Micro$oft comendo poeira!  :D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline nautilus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2008, 20:38 »
Citar
Se você tem interesse em trabalhar com PHP, existe um sistema desenvolvido em PHP para "administrar" via browser o MySQL, o chamado PhpMyAdmin, excelente aplicativo (gratuito), que para rodar localmente necessita apenas do PHP, MySQL e Apache.

Poderia indicar-me algumas fontes de informação sobre a forma como poderei instalar localmente o PHP, MySQL e Apache?
Obrigado.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2008, 14:31 »
Como sabem, estou aos poucos fazendo meu blog, e para aproveitar a "onda/idéia", e aumentar o conteudo do mesmo, desenvolvi este artigo:

Ambiente de Desenvolvimento PHP no Ubuntu (Sujeito a correções, alterações)

Espero que Goste!
Citar
Se você tem interesse em trabalhar com PHP, existe um sistema desenvolvido em PHP para "administrar" via browser o MySQL, o chamado PhpMyAdmin, excelente aplicativo (gratuito), que para rodar localmente necessita apenas do PHP, MySQL e Apache.

Poderia indicar-me algumas fontes de informação sobre a forma como poderei instalar localmente o PHP, MySQL e Apache?
Obrigado.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline nautilus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: o mysql e gratuito?
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2008, 17:46 »
Obrigadão.
Não podia ser melhor.