Autor Tópico: ACPI e HD  (Lida 2195 vezes)

Offline celomorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
ACPI e HD
« Online: 23 de Setembro de 2008, 23:31 »
Olá galera, é a primeira fez que eu posto aqui nesse forum e espero postar muito mais como usuário do archlinux, bom chega de blabla, bom em maio desse ano eu comprei um notebook cuja a descriçõa está logo abaixo:

J74

Processador    Intel® Pentium Dual Core T2330
Clock / Barramento    1,60 GHz / 533 MHz
Cache    1 MB
Memória RAM    1 GB DDR2
Disco Rígido (HD)    80 GB
Sistema Operacional    Satux® Linux
Drive    DVD-RW - Gravador de CD/DVD
Chipset    SIS M672
Gráfico    Mirage 3+ graphic
Áudio    Realtek High Definition Audio
Rede    10/100Mbps
Rede sem fio    Wireless LAN 802.11b/g
Modem    56Kbps
Entradas USB    4
Leitor de Cartão    4x1 (MS, MS-Pro, MMC e SD)
Tela    Widescreen 14"
Teclado    Padrão Português
Touch Pad    Tradicional com scroll
Bateria    6 células

   
Conexões    Headphone-out
Entrada para microfone
VGA (15-pin)
RJ-11 e RJ-45

Só que ele veio com a distro Satux, bem, desistalei é óbvio e instalei o XP, só que eu começei a migrar pro mundo Linux e dai resolvi instalar o archlinux no note como sugestão de um amigo meu, o problema estava por vim, ao carregar o módulo da ACPI na distro o meu notebook travava e só me restava a reinicialização ou mesmo o desligando também testei com Ubuntu e deu a mesma coisa. Entrei em contato com o suporte da CCE e me informaram que para instalar as distro do Linux era preciso uma atualização da BIOS que é só feita em assitência autorizada. Entrei no próprio site e achei um arquivo pdf informando como proceder para a instalação do linux que é esse daqui http://www.cceinfo.com.br/adm/file/docmanual/Biosu40.pdf.
Como sugerido fui em uma assitência e atualizei. Como mostrado há uma opção no Setup que deverá ser configurada da seguinte maneira:
Para LINUX tem que ficar “Disable”
Para XP tem que ficar “Enable”

Bom quando deixo em "Disable" o archlinuix carrega a minha ACPI normal, mas quando vou instalar no hd, ele não reconhece o HD =/. Pois a opção do Setup andei lendo ela emula o HD SATA para IDE e mesmo com a opção do IDE LEGACY eu não cosigo reconhecer o HD =/

Instalando com a opção "Enable" ela carrega a ACPI mais trava como acontecia anteriormente. Eu instalei o archlinux da seguinte maneira. Deixei a opção em "Enable" e bootei o arch sem carregar o módulo. Funcionou perfeitamente "noapic nolapic acpi=off", mas o pior é que ficar com notebook sem gerenciamento de energio é ruim né. Será que com o tempo uma atualização do kernel vá resolver o meu problema? Estou precisando de ajuda urgente. GRATO.

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: ACPI e HD
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2008, 03:44 »
Bom isso realmente nao é bom amigo... mas voce pode controlar a velocidade do processador no arc deve ter algum comando que habilita isso... fazendo isso voce pode controlar a velocidade do cpu fazendo com que ele force um gerenciamento minimo de energia... essa é uma opnião minha nao sei se dará certo... no mais voce pode procurar o pacote sata_sis, que permite que ele reconheça o seu HD-SATA... assim nao vai precisar desabilitar o acpi ! :)
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D