Autor Tópico: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?  (Lida 7318 vezes)

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Online: 24 de Setembro de 2008, 09:21 »
Depois da conferencia em que Greh-Hartman um dos principais repsonsáveis pelo kernel afirmou que a Canonical não contribuia para o kernel, a resposta não se fez tardar.Ben Collins, em resposta à GreKH afirmou:

BenC: Primeiramente, a Canonical não existe há cinco anos, logo, expressar os números dessa forma leva à conclusões equivocadas. Em segundo, checando por ^Author com um email da canonical.com ou ubuntu.com na tag v2.6.25 da árvore de upstream do kernel, mostra 91 atos (eu deveria saber estes números, afinal 63 desses são meus). De fato, a RedHat e a Suse nos superam consideravelmente, mas nós não temos mais de 100 desenvolvedores de kernel em nossa equipe.

Então, como Greg cometeu esse erro? Depois de falar com ele, parece que ele só checava por endereços da canonical.com. Foi recentemente que começamos a usar canonical.com como hábito para trabalho em upstream (usávamos ubuntu.com).

Parece que as pessoas preferem se apegar em números, por mais inconclusivos que sejam. O que posso dizer é que reconsiderem e olhem o todo. Todos trabalhamos em direção ao mesmo fim, e todos temos nossas contribuições.


http://blog.phunnypharm.org/2008/07/canonical-and-linux-kernel.html

Agora como foi noticiado esta semana na Distrowatch Grekh voltou a falar sobre a Canonical no seu site. Ele reconhece ter-se equivocado nos numeros quamndo falou em 5-6 patches em 5 anos.
Afinal com quantos patches contribui a Canonical? Ele responde:


isso significa que...

Em termos de Distros

Em termos de gcc

Xorg (a pple está em 10)


Ver o resto em http://www.kroah.com/log/linux/lpc_2008_keynote.html


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2008, 10:56 »
Se criarmos um gráfico sobre a quantidade de novos usuários e mídia trazidos pela Canonical em comparação às outras distros, qual seria a porcentagem?

70%? ou talvez 80%?
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2008, 12:05 »
Se só usásse mos somente quem contribui mais com o Kernel, não iríamos além de Red Hat, Novell e Sun!
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2008, 13:41 »
Já li artigos e reportagens do Greh-Hartman, e sempre me pareceu contrário a Canonical, por isto digo, ele é uma pessoa "suspeita" para "julgar" a Canonical.

Outro assunto relevante é: "O sistema não é só kernel!", E o GNU?  :D Falando sério: Além de kernel, se tem desenvolvimento de aplicações, suporte, comunidade, marketing e documentação (entre outros meios de colaborar com o GNU/LinuX).

Se tivéssemos o kernel mais completo, sem falhas, compativel com 100% do hardware disponivel do mercado, ainda não teriamos um sistema completo como um todo.

[OFF] Greh-Hartman não tem ligação com a Novell?
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2008, 15:06 »
È a canonical pode dizer que sua contribuição é pouca pq ele é mais jovem que as demais usadas no comparativo.
Mas ele está ganhando dinheiro com isso e logo logo vai ter que aumentar a contribuição se não quiser que a comunidade o classifique como sangue-suga. Até a Apple contribui mais que a canonical segundo esses gráficos.





Mas o recente anuncio de que a canonical está contratando mais pessoal para desenvolver o sistema talvez mude isso. Eu espero.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline genaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2008, 22:57 »
A minha posição quanto a isso pode ser polêmica, mas sinceramente, ao meu ver, a cannonical não contribui em praticamente nada no Gnu/Linux, a não ser em hangariar mais usuários (o que não necessáriamente é uma contribuição, em muitos momentos). Me digam, com toda o critério, o que é que a cannonical faz de tão inovador além de adaptar um repositório não estável do debian e pintar o desktop todo de marrom, alem de uma ou outra gambiarra gráfica pra aparentar uma facilidade que às vezes complica ainda mais o usuário novo?

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2008, 02:16 »
Bem, do meu ponto de vista, se não fosse a Canonical "o tal Linux" seria algo inacessível. Prestem atenção em quantos usuários tiveram um primeiro contato efetivo com o GNU/Linux por meio do Ubuntu (comecei com o Kurumim, mas sem segurança alguma).

A meu ver, o fato da Canonical contribuir ou não com o Kernel não tem importância nenhuma, já que GNU/Linux não é só o kernel e as atividades dessa empresa em outras frentes foram de extrema importância para que hoje esse sistema seja visto com menos preconceito pelo usuário comum.

E mesmo que toda contribuição da Canonical se resumisse apenas a adaptar um repositório não estável do debian e pintar o desktop todo de marrom, alem de uma ou outra gambiarra gráfica pra aparentar uma facilidade, isso seria um gigantesco demérito para as outras distribuições, já que algo tão simples não tinha sido implementado antes.


Daqui à pouco aparece alguem dizendo: "A Canonical traiu o movimento do software livre, veio!"

LOL
« Última modificação: 25 de Setembro de 2008, 02:19 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2008, 02:25 »
A minha posição quanto a isso pode ser polêmica, mas sinceramente, ao meu ver, a cannonical não contribui em praticamente nada no Gnu/Linux, a não ser em hangariar mais usuários (o que não necessáriamente é uma contribuição, em muitos momentos). Me digam, com toda o critério, o que é que a cannonical faz de tão inovador além de adaptar um repositório não estável do debian e pintar o desktop todo de marrom, alem de uma ou outra gambiarra gráfica pra aparentar uma facilidade que às vezes complica ainda mais o usuário novo?
Vou te dar apenas um exemplo:
Achas isto

Parecido com  isto?

Isto é apenas um exemplo da contribuição da canonical para o software livre.
As pessoas tem de se lembrar que a Canonical é uma empresa jovem com recursos limitados. Á medida que são forem obtendo dividendos do investimento que o Mark fez, acredito que começará a colaborar ainda mais com o kernel e outros projectos do gnu/linux.
Aliás o Mark já anunciou a contratação de mais desenvolvedores para o Gnome /Kde e kernel.
Eu penso é que há muita inveja no meio disto tudo. Aquilo que greg disse é verdade, mas ele é empregado da Novell e já é normal da parte dele comentários anti-Canonical.
Acho que Novell e Red Hat escolheram o seu caminho quando disseram não estar interessados no Desktop -  e a Canonical aproveitou!
O ubuntu hoje é um nome bem conhecido, o que acaba por fazer com que cada vez mais e mais o Ubuntu seja também usado em server. Nos Estados Unidos o Ubuntu já tem 20% do mercado corporativo.
Edit: se querem saber onde fui buscar o numero de 20% foi dito pelo próprio Mark aqui:
http://br.youtube.com/watch?v=3jG2ZglBS2E
« Última modificação: 25 de Setembro de 2008, 02:44 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2008, 02:32 »
Bem, do meu ponto de vista, se não fosse a Canonical "o tal Linux" seria algo inacessível. Prestem atenção em quantos usuários tiveram um primeiro contato efetivo com o GNU/Linux por meio do Ubuntu (comecei com o Kurumim, mas sem segurança alguma).

A meu ver, o fato da Canonical contribuir ou não com o Kernel não tem importância nenhuma, já que GNU/Linux não é só o kernel e as atividades dessa empresa em outras frentes foram de extrema importância para que hoje esse sistema seja visto com menos preconceito pelo usuário comum.

E mesmo que toda contribuição da Canonical se resumisse apenas a adaptar um repositório não estável do debian e pintar o desktop todo de marrom, alem de uma ou outra gambiarra gráfica pra aparentar uma facilidade, isso seria um gigantesco demérito para as outras distribuições, já que algo tão simples não tinha sido implementado antes.


Daqui à pouco aparece alguem dizendo: "A Canonical traiu o movimento do software livre, veio!"

LOL
Desculpa mas não concordo! Contriubuir com o Kernel tem muita importancia. O próprio Mark falou acreca disso aqui: http://www.markshuttleworth.com/archives/162
A questão é outra. Se o dinheiro que ele investiu no inicio fosse todos para o desenvolvimento do kernel ou outros projectos- o dinheiro rapidamente acabaria e o Ubuntu também.
 Foi uma questão de prioridades. Primeiro tornar o nome conhecido, e quando os lucros começarem a surgir, então sim poder investir com o upstream -algo que parece estar para breve.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2008, 09:47 »

Desculpa mas não concordo! Contriubuir com o Kernel tem muita importancia. O próprio Mark falou acreca disso aqui: http://www.markshuttleworth.com/archives/162
A questão é outra. Se o dinheiro que ele investiu no inicio fosse todos para o desenvolvimento do kernel ou outros projectos- o dinheiro rapidamente acabaria e o Ubuntu também.
 Foi uma questão de prioridades. Primeiro tornar o nome conhecido, e quando os lucros começarem a surgir, então sim poder investir com o upstream -algo que parece estar para breve.

Não precisa se desculpar, o que disse acima é apenas a minha visão. Como usuário final e iniciante na época as outras ações da Canonical tiveram muito mais importância pra mim que contribuições para o Kernel.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2008, 09:57 »
Acho que Novell e Red Hat escolheram o seu caminho quando disseram não estar interessados no Desktop -  e a Canonical aproveitou!

Bem colocado Sylvester. No momento que todo mundo ia desistindo do desktop veio Ubuntu com objetivo de fazê-lo simples para o usuário.

Eu não me importaria se a Canonical nunca tivesse contribuído com o kernel. O software livre é feito por pequenos pedaços que se encaixam em produtos maiores. Eu posso fazer minha parte desenvolvendo um plugin para o Gedit. A Canonical fez sua parte, de nada desprezável.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:13 »
Bem, é inegável que a principal contribuição que o ubuntu fez foi trazer novos usuários para o linux, com isso mais pessoas se interessam em aprender e entender os sistema e quem sabe no futuro possam contribuir, mas não é obrigatório a um usuário contribuir.

como já disseram SO não é só kernel e a estratégia do ubuntu é até bem básica, primeiro promove o nome e depois se arrisca em gastos de desenvolvimento avançado ( como parece que ele está fazendo agora com esse anuncio de deixa-lo mais "fácil" que o MacOS e contratando profissionais para isso.

Como eu já disse antes, ele é uma empresa que se baseia na comunidade, apesar de ter implementado muito a melhor parte do existe no mundo linux, tecnicamente não  fez esses avanços todo. Cedo ou tarde terão que aumentar esse trabalho técnico e acredito que já estão fazendo isso vide esse anuncio de contratação de técnicos.

É questão de tempo para que esse tipo de argumento perca o fundamento, eu acho.

Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline genaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2008, 16:38 »
Vejam bem, eu não quis atacar a Cannonical, nem tenho "ciúme de distro" quanto a ela. Mas se muitos de vocês analisarem cautelosamente, verão que concordam comigo.

Eu utilizei por muito tempo a distro ubuntu. Mais especificamente desde o dapper até o início do gutsy, versão que eu já considerei problemática demais. Antes do ubuntu, utilizei como primeira experiência com linux o conectiva (que era excelente, pena que era kde e que perdeu demais com a fusão mandriva), kurumin (essa sim, é a distro mais cheia de gambiarras e de jeitinhos brasileiros) e por fim o debian, versão sarge. Fiquei muito contente com o sarge, mas ainda não tinha domínio do linux suficiente para configurá-lo ao meu gosto e necessidade. Vi no ubuntu uma possibilidade de usar o linux mesmo com pouca experiência e aprender com isso. O dapper drake foi o gnu/linux mais satisfatório que eu tinha utilizado na época. Unia estabilidade minima necessária a pacotes um pouco mais recentes que o padrão estável debian. Enfim, nota 10 para o ubuntu. Então veio o edgy, a princípio um tanto bugado, mas que em alguns meses melhorou bastante e alcançou um nível praticamente igual ao 6.06. Já no feisty tive diversos problemas em ativar o driver 3d, em editar a resolução, com uma perda relativamente significativa do desempenho, etc. A distro estava ficando inflada demais. Do gutsy em diante foi só dor de cabeça e a partir disso, como todo bom filho à casa retorna, voltei para o debian e, como o etch ja estava um pouco defasado, resolvi dar um update pro lenny. Para a minha surpresa, em um dia, questao de umas 5 horas na frente do meu pc, ele já estava todinho configurado, tanto visualmente quanto em usabilidade ao meu gosto. As minhas pesquisas sempre atrás dos workarounds para funcionamento correto do ubuntu me fizerem aprender muito mais do que eu imaginava sobre linux e, a partir daí, passei a não me considerar um usuário tão "novato" assim. Mas fora isso, com certeza o debian ficou bem mais "user-friendly".

O que eu estou querendo dizer com todo esse depoimento é que eu fico muito triste com a cannonical, que a cada seis meses e versões que passam, parece que se preocupam muito mais com o marketing do lançamento do que com a funcionabilidade da distro em si. Como por exemplo, o pulseaudio cheio de falhazinhas chatas pro usuário comum lidar, o xorg e suas configurações via interface que volta e meia não funcionam direito, o teclado que desconfigura por mexer no xorg e nem modificando manualmente conserta, essas pequenas coisas que de imediato eu me lembro, mas existem outras.

Por isso que eu considero que a cannonical contribui pouco para o linux. Por que até agora, tudo que eles fizeram foi muito mais marketing do que soluções, no sentido real e prático da palavra. Agora com essas promessas de aumento da equipe de desenvolvimento eu realmente espero que esse quadro se reverta, porque é um tanto chato todo semestre tem vários mockups de como o ubuntu vai ser na próxima versão e pouco disso se efetivar.

Aliás, não acho que uma empresa que se preza a mandar quantos cds de graça pra alguem que queira globalmente com poucos recursos não. E vale muito ressaltar também que as "dinossauras" do linux, se hoje se voltam para o server, ja deram muita força tambem aos desktops. O gnome não seria a metade do que é hoje se não fosse a red hat, por exemplo. Sem contar nas empresas que efetivamente injetam dinheiro no linux, coisa que a cannonical passou a fazer há pouquíssimo tempo.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2008, 01:04 »
Essa discussão é longa demais, mas vamos voltar um pouco no tempo.

Lá por 2004 o Linux no desktop era praticamente como o Brasil fora para a geração dos meus pais: Uma "promessa de futuro glorioso", futuro esse que nunca chegava. A toda poderosa Red Hat tinha abandonado o mercado de desktops chegando ao ponto de recomendar o sistema das Janelas XP para os usuários finais, a SUSE era paga e fechada e quase ninguém conhecia e o Mandrake que até então era a distro mais "user friendly" do mercado estava tão mal das pernas que a empresa estava a beira da falência.

O Linux rodava em bem menos de 1% dos desktops do mercado.

Em meio e esse "caos" surge a Canonical, injetando dinheiro massivamente no marketing e em algo até então inacreditável por muitos, o envio de CD's gratuitamente para quem quisesse, em qualquer canto do planeta.

Otimizando o Debian e "enxugando" a distribuição para que ela fosse de um tamanho reduzido e com um visual e funcionamento mais amigável possível surge o Ubuntu, e setores da mídia que até então ignoravam o Linux passaram a divulgar, muitos até a recomendar o sistema! a mídia e os usuários comuns viram que era uma possibilidade real utilizar o sistema em desktops e várias empresas passaram a suportar o sistema com o aumento de usuários e espaço na mídia.

Todo esse estardalhaço fez até algumas empresas como a Red Hat, que havia abandonado o mercado desktop, a repensar sua posição, sem falar no GNOME, que era bem menos utilizado que o KDE e hoje graças ao Ubuntu é o gerenciador de janelas mais popular, bem como a biblioteca GTK2.

Apenas isso, na minha opinião, já se valeu de qualquer outra "ajuda" que a empresa poderia ter dado no desenvolvimento de qualquer aplicação, sem falar que se a Canonical fosse uma "heavy developer" do núcleo do sistema, com certeza ainda teria uma legião de chatos reclamando que eles não ajudam no desenvolvimento do GNOME, ou do KDE ou de qualquer outro programa que a distro utilizasse.

Quem é o mais importante na construção de uma casa, o pedreiro, o encanador ou o pintor? se cada um se dedicar a fazer o que sabe de melhor e fizer bem feito, o resultado final é o que importa.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 01:10 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2008, 15:28 »
Só pra dar mais polêmica: conheci o mundo linux através do Ubuntu.

Hoje conheco outras distros, vejo semelhanças e diferenças entre elas.

Em alguns casos, acho mais recomendável o ubuntu, em outros o debian, o famelix, etc...

Ou seja, o ubuntu contribuiu para que eu conhecesse o mundo do open source.

Cada um tem suas necessidades. Coloque um usuário iniciante em frente de um pc com o Slackware. Ele vai desistir, sem dúvida.

Por quê? Porque o Slack é ruim? De forma alguma. Só não é feito pensando no usuário final.

Como disse o amigo aí de cima, cada um dá sua contribuição da forma que acha mais conveniente.

O Ubuntu deu, tem dado e vai continuar dando a sua parcela.

E viva o código livre!

"Because we love the freedom!"

Um dia eu faço um blog... um dia.