Autor Tópico: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!  (Lida 6612 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil

   Esse depoimento começa no final de 2006, para ser mais exato, num Install Fest promovido pelo Guxlle (Grupo de usuários Linux de Joinville) na Sociesc. São ocasiões como essa que promovem a união de pessoas das mais variadas áreas profissionais. Afinal, o que um Dentista e uma Professora de Educação Física teriam em comum? Se você apostou em Software Livre, acertou! Eu era um dos instaladores do referido Install Fest e ela procurava ajuda na árdua tarefa de aprender, usar e implantar um novo e totalmente desconhecido sistema Operacional. Estou falando da Professora Kátia  Daniella Ramos. Outrora uma Professora de Educação Física, hoje ela possui vários cursos dentro da área de tecnologia na educação, incluindo aí uma pós-graduação em Multimídia e comanda um laboratório de informática.
   Na época em que a conheci, ela se via as voltas com muitas dúvidas e dificuldades de aprender, usar e escolher a melhor distribuição Linux para sua Escola. Seu envolvimento com Software Livre começara em 2004 com a distro TOM Linux, “jogada” pelo sistema público aos professores e alunos, mas não vou entrar em detalhes, senão isso vira um livro! :)
   Através de um pedido de ajuda pela lista de e-mail do Guxlle, fui eu que acabei atendendo ao pedido de ajuda da Kátia primeiro. Fui conhecer a Escola e ver no que poderia ajudar no uso do Edubuntu. Desde então venho ajudando no que posso, em alguns períodos com visitas semanais a escola, em outros só por telefone ou MSN mesmo! Em tempo, não fui eu que apresentei o Edubuntu para Kátia. Isso foi feito por professores da Sociesc. Depois da má sucedida empreitada do TOM Linux, ela já havia passado pelo Kurumin 5 e 6, agora era a vez do Edubuntu. Mas vou situar vocês um pouco melhor com um panorama das coisas boas e ruins ao ter que lidar com Software Livre que está sendo usado pelas nossas “jovens mentes brilhantes”!

   A Escola Municipal Governador Heriberto Hülse, situada a Rua Conselheiro Lafaette, 225  no Bairro Boa Vista – Joinville - SC, possui 507 alunos, é uma escola de ensino fundamental de primeira a quarta série. Tem como diretora a Senhora Marilda de Oliveira Ramos; “Dona” Marilda é Mãe da Kátia, mas não temos um caso de Nepotismo aqui não. A Kátia foi aprovada através de concurso público e já havia trabalhado em outras escolas por 16 anos até ter a oportunidade de trabalhar com a mãe.
   O Laboratório de Informática possui um total de 18 máquinas, duas recém compradas pela APP (Associação dos Pais e Professores) da escola e ainda só com Windows XP (que já veio instalado por padrão), essas ficarão em Dual Boot com o Edubuntu. O “Servidor” está em Dual Boot com XP/Edubuntu. Não foi feita uma instalação LTSP. Dois motivos principais para isso ter acontecido. O Primeiro é não haver recursos de hardware suficiente, o segundo é a uma questão burocrática. Eu digo burocrática pois existe pessoal capaz de montar e configurar o sistema, além é claro de treinar os professores, mas quando se acaba envolvendo questões administrativas públicas, as coisas se complicam uma enormidade.
   Cada máquina possui sua instalação individual, mas como 13 delas possuem Hardware quase idêntico, suas instalações foram clonadas. Infelizmente a clonagem foi de uma instalação padrão do Edubuntu, ou seja, sem os codecs de Áudio e Vídeo e todos os programas que ela usa no seu dia-a-dia. A clonagem foi feita com um programa do Windows pelos técnicos que fazem a manutenção das máquinas da escola. A grande diferença do “servidor” para as outras máquinas é o fato de que os dados contidos nele não são apagados, ele serve de “Backup” dos trabalhos das crianças e professores.
Vocês devem se perguntar o motivo do Dual Boot com o Windows, fácil, nem tudo o que a escola precisa funciona no Linux! Infelizmente, ainda existem programas que são utilizados que só rodam no Windows, mas estão tentando acabar com isso o mais rápido possível utilizando o WINE. A  intenção é a de se usar apenas software livre.
   A configuração das maquinas hoje varia muito, nos processadores temos Atlhons XP 2200, um Semprom LE 1100 e um PENTIUN 4 HT de 3GHz. Placas-Mãe da Gigabyte, WinFast e PCChips com Chipsets da VIA e SiS, todas com vídeo OnBoard. A memória varia de 384 a 512MB de RAM. E os Hds são de 40GB a 80GB IDE.
   A versão do Edubuntu utilizada atualmente é a 7.10. Não haverá migração para o Edubuntu 8.04, estão no aguardo da versão 8.10, mas seu uso está na dependência da necessidade de Hardware da versão 8.10.
   São realizadas atividades pedagógicas com os alunos dentro de todas as Matrizes e Habilidades (Matemática, Português, Ciências, Geografia, Educação Física, Inglês, História , artes e etc.), além é claro da realização e programação  de aulas  , digitação de notas e tudo mais que envolve o mundo tecnológico.
   Os programas mais utilizados são: Gcompris, Tuxpaint, Writer, Impress, Firefox e o Wine. O Wine é usado para abrir Programas do Windows que não abrem no Linux ( EX:  Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, Hagaque e Gibizinho). O Firefox é um dos campeões em utilização, são acessados Sites de pesquisa e apoio, sites educativos( previamente escolhidos) e o Blog da Escola.
   A Heriberto Hülse é uma escola “premiada”,pois possui máquinas relativamente novas, Internet e uma professora  que realmente busca soluções pra os problemas (seja em Fórums ou Install Fests)  e gestores altamente comprometidos   com a qualidade da educação.
A realidade na grande maioria das escolas da rede municipal é outra, nelas existem máquinas bastante antigas e muitas delas (rurais) ainda não possuem Internet. Apesar da grande propaganda em relação a todas as escolas do município estar informatizadas. Apesar de alguns cursos ministrados , ainda falta pessoal capacitado para treinar os professores quanto ao  uso do  Linux.
Cada escola deve arcar com os custos de manutenção das máquinas com o seu magro orçamento. Sim, isso mesmo, se a escola tem dinheiro para manutenção das máquinas, muito bem, se não tem o dinheiro...  Geralmente o serviço de manutenção é terceirizado, paga-se uma mensalidade com limite de visitas por mês para se resolver os eventuais pepinos. E acreditem, essa é uma boa maneira de se conseguir que suas máquinas continuem operando com um orçamento pra lá de magro! 
É por isso que até pouco tempo atrás a Heriberto Hülse era servida por uma conexão de 300kbps (como todas as outras escolas da rede) para 20 máquinas! Além do laboratório de informática, existem mais dois computadores, um na biblioteca (um Celeron/Lentium desmemoriado com Windows XP), e outro na Secretaria que vive pegando Gripes eventuais! Já devem imaginar como era a velocidade da rede, que não é Gigabit, é claro!
   A burocracia do serviço público atrapalha muito, um exemplo recente foi quando a escola conseguiu aumentar a velocidade da conexão para 2 Megas. Pasmem, foi preciso cancelar o contrato dos 300kbs, ou seja, a escola ficou sem Internet por quase duas semanas (a previsão era de 28 dias), para depois realizar um novo contrato para conexão dos 2 Megas, ao invés de simplesmente aumentarem a velocidade da conexão.

   A seguir alguns pontos importantes colocados pela professora Kátia:


- Falta de pessoal especializado para ensinar de maneira didática o Linux.
- Falta de pessoal para manutenção (resolver problemas em sistemas Linux).
- Grande dificuldade de resolver os problemas no terminal, já que os usuários do sistema são Professores e Alunos sem conhecimento técnico do Sistema.
- Enorme dificuldade em convencer aos professores  a migrar para LINUX e usar outras  aplicações Livres com as mesmas funções que usavam com um software proprietário.
- Os alunos não tem dificuldade nenhuma em relação ao uso do Linux e muitos pedem o CD de instalação para instalarem em casa.
- Muitas atividades próprias para crianças já vem prontas para usar (Gcompris, Tux Paint).
- Gcompris com travamente eterno depois de um certo tempo de jogo.
- Necessidade de mais atividades e/ou jogos Educativos( que realmente passem pela revisão de um pedagogo).


E agora algumas fotos:








BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2008, 00:47 »
Cara, que história bacana. Ela bem que poderia montar um blog contando os sucessos e as dificuldades do dia a dia, óbvio que não com essa frequência, mas isso serviria de incentivo e caso de sucesso para os que quiserem enfrentar uma batalha parecida.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2008, 02:12 »
 Também curti a história.
 O maior problema da Administração Pública é a falta de critério técnico (e de técnicos). As vezes a terceirização soa como uma solução, mas na verdade a privatização dos serviços de manutenção e infra-estrutura é a maior inimiga do orçamento público e da qualidade. Afinal, os critérios de admissão de profissionais da Administração são bem rígidos e os funcionários (pelo menos os da União) são mais bem remunerados - para vocês terem uma idéia, o IPEA está pagando quase R$9.000 de inicial para analista de sistemas. E mesmo assim, podem ter certeza que pagar empresas teceirizadas, cheias de estagiários formatadores de windows é mais caro que utilizar funcionários públicos especializados na função. Só estou dizendo isso porque é revoltante ver a negligência do governo sendo que o próprio Estado tem uma boa estrutura e bons profissionais.
 Mas, voltando à vaca fria, eu gostaria de saber o que será que a professora Kátia acha do OLPC. É a primeira coisa que vem à cebeça hoje em dia quando se fala em informatização da educação pública.

Citar
- Gcompris com travamente eterno depois de um certo tempo de jogo.
Não se sabe qual a causa disso?
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 02:14 por 0tacon »


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2008, 07:33 »

Citar
- Gcompris com travamente eterno depois de um certo tempo de jogo.
Não se sabe qual a causa disso?

Eu tenho algumas suspeitas. A principal fica com as placas de vídeo OnBoard Sis e VIA sem aceleração 3D. Depois tem as memórias, estranhamente em máquinas com a mesma placa-mãe e processador, mas com memórias diferentes, algumas travam antes do que outras. Já usei o Gcompris em minhas máquinas com vídeo Intel ou Nvidia e ele não trava. Com o Mandriva também não trava, nas minhas máquinas. Tentamos com Debian Etch e ele trava a parte de vídeo também depois de algum tempo. Duas máquinas em especial travam muito. Vai e voltam para o técnico e não resolve o problema.

A Kátia vai responder a pergunta do OLPC.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2008, 09:53 »
Sugiro instalar mais programas, como o kmplot (para estudantes de matematica do 2o. grau), o kstars, google earth, homem batata (para crianças pequenas), entre outros.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

alexcosta67

  • Visitante
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2008, 10:20 »
Iniciativas como essa, são louváveis.
Acho que o futuro do linux está aí, se as crianças aprenderem primeiro no linux, ao contrário da maioria de nós, o linux crescerá muito.
Talvez fosse interessante parcerias entre faculdades e escolas públicas na implantação e suporte nessas escolas.
Por exemplo, o estudante de nível superior em tecnologia, faria estágio nessas escolas e receberia um auxilio financeiro da prefeitura ou governo estadual.
Eu me interesso muito por este assunto, pois minha esposa é professora de educação infantil.

Parabéns à profa. Kátia, Galactus e a todos os envolvidos, e torço para que tenham êxito no projeto.

Offline nihil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2008, 00:51 »
 :) Cara !! PARABÉNS !!
Estudei nessa escola quando era moleque cara 87/88, e a Dona Marilda já era diretora naquela época eheheheh
se precisar de uma ajudinha da um toque

nihil
Nihil esteve aqui !!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2008, 04:21 »
Sugiro instalar mais programas, como o kmplot (para estudantes de matematica do 2o. grau), o kstars, google earth, homem batata (para crianças pequenas), entre outros.

Carlos
Ei estás a chamar-me criança pequena? :D O homem batata é demais! Até eu já me perdi a jogar aquilo quando instalei o edubuntu para os filhos de uma amiga minha. ;D
 

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Conheçam a Heriberto Hülse e um retrato do Edubuntu nas escolas Públicas!
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:06 »
Sugiro instalar mais programas, como o kmplot (para estudantes de matematica do 2o. grau), o kstars, google earth, homem batata (para crianças pequenas), entre outros.

Carlos
Ei estás a chamar-me criança pequena? :D O homem batata é demais! Até eu já me perdi a jogar aquilo quando instalei o edubuntu para os filhos de uma amiga minha. ;D
 

Homem Batata é d+
Ubuntu Lucid é 10 !!!