Autor Tópico: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?  (Lida 3178 vezes)

Offline malves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Amigos, procurei no fórum mas não consegui uma resposta completa. Talvez não tenha procurado direito mas o que quero é o seguinte:
No meu escritório temos um PC onde está instalado em dual boot Win XP e Kurumin 7.0 (esse é o mais usado). O Kurumin está instalado e /home está em partição exclusiva, com muita informação que não gostaria que se perdesse. Quero instalar o Ubuntu 8.04 (Hardy) em uma partição que criarei diminuindo drasticamente o espaço do Windows (somente usado para alguns programas proprietários de cálculos). Portanto necessitarei que no final da instalação conste no grub os 3 sistemas = Ubuntu, Kurumin e Windows e que a pasta /home seja comum no uso entre o Ubuntu e o Kurumin. Isso é viável? Teremos conflitos entre as configurações das distribuições? Agradeço a atenção de todos.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 12:42 por malves »

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2008, 12:45 »
1º faça um backup das informações contidas na partição /home

2º depois e só instalar sem medo não vai haver problemas de incompatibilidade e só lembrar na instalação do ubuntu não marcar a opção para formatar a partição que você vai escolher como /home

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2008, 14:21 »
Já vi alguns problemas com alguns softwares devido a diferenças de versão entre uma distro e outra.

Então ao instalar o ubuntu procure criar um nome de usuário diferente daquele usado no kurumin.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline malves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2008, 16:43 »
Já vi alguns problemas com alguns softwares devido a diferenças de versão entre uma distro e outra.

Então ao instalar o ubuntu procure criar um nome de usuário diferente daquele usado no kurumin.

Então teríamos uma partição /home comum entre as duas distribuições, mas com 2 usuários diferentes?
Neste caso se fizéssemos um trabalho no Kurumin e quiséssemos acessá-lo no Ubuntu teríamos que
adentrar o diretório do usuário da outra distribuição? Não sei se é vantagem, acho que escolho fazer
backup geral dos arquivos e transferir do /home existente para um novo criado na instalação do Ubuntu.
Será que devo renomear o antigo, para não ser substituído e depois mover tudo para ele?
Agradeço a orientação de todos. Pretendo executar a mudança nas próximas 24 horas.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2008, 16:52 »
Eu já alternei meu desktop entre Ubuntu, CentOS, Debian e Slackware... todos utilizando a mesma pasta home e o mesmo nome de usuário.

Tive alguns problemas sim, quanto as UID, mas resolvi conforme solução no meu blog

Offline malves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2008, 17:06 »
Felix e Clcampos, grato pelas informações. Não me julgo no presente momento apto a me aprofundar
nas entranhas do sistema para fazê-lo trabalhar como imagino. Julgo conveniente, se bem que de
maneira meio "comodista", que devo backup(ar) os arquivos importantes, aumentar o espaço que
teria que dividir com a distribuição Kurumin e aumentar esse espaço para uma partição /home mais
generosa, daí baixo todos os backups para um /home novinho em folha para usar de vez o Ubuntu.
Somente complementando, se na instalação do Ubuntu eu criasse um login de usuário diferente teria
os problemas relatados por vocês? Digo pelo fato de ainda estar usando a mesma /home?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Uma partição /home para Ubuntu que já estava sendo usada no Kurumin 7.0, pode?
« Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2008, 17:24 »
Teria sim.

Você pode criar um diretório em comum para os dois usuários (atentando para a UID deles no arquivo /etc/passwd), ou mesmo dando acesso ao diretório diretamente. Neste segundo caso você poderia criar um grupo em comum (não o nome, e sim o GID igual nos dois /etc/group), e dar direitos totais de acesso para este grupo.

Estas são algumas formas, e com certeza existem outras.

Atente para uma coisa, quando você mudar o particionamento confira no kurumin se nada mudou, ao menos nos arquivos /etc/fstab, e também /boot/grub/menu.lst.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!