Além desses problemas com o suporte técnico dessas empresas, ainda tem o problema com outras, como a Telemar. Outro dia eu estava na casa de um cliente pra descobrir o pq do Velox dele não estar funcionando. O meu cliente ligou para o suporte do Velox, fez todo aquele rolo de liga-desliga-comando até que a atendente mandou ele procurar um técnico pois o problema era na máquina dele. Aí eu fui lá, levei um hd novo, uma placa de rede, um outro modem adsl e o meu notebook e testei a conexão com 4 sistemas diferentes, em todos eles não houve conexão, mesmo com o modem alinhado com o sinal adsl. Liguei pro suporte da Telemar e pedi para que me transferissem para o 'suporte avançado' pois já tinha feito 'o básico' e não queria perder tempo e passar a vez para outro usuário que estivesse com problemas (só pra não parecer grosso, heheheh). Aí me passaram pra três manés que tiveram o desplante de falar que o defeito era na máquina. Diante dos meus argumentos (pô, duas máquinas diferentes, placa de rede e modems novos, fora os sistemas testados) e vendo que eu não era um usuário peidão (dei a sugestão deles olharem a porta lá na ds-lan deles), foram mexer no roteamento do link e ainda assim não funcionou, aí eu perguntei: "vcs trocaram pelo menos a porta de conexão? Se ela estiver com defeito, o re-roteamento não vai funcionar, é o mesmo que trocar uma bomba de combustível se o defeito for entupimento na mangueira". Trocaram de porta e 'voilá', conexão funcionando de novo.
Mas as empresas estão certas em se cercar de cuidados qto aos equipamentos que vendem, imagine vc comprar um I-Pod caro pra cacete e comprar uma fonte "alternativa e compatível", aí vc liga o bagulho no I-Pod e pimba, queima ele, vc vai falar o que na hora da garantia, vai colocar a culpa no filho neném? No gato? Sou montador de máquinas e a minha garantia é só relativa ao hardware, qual é a culpa que eu teria se o usuário enche a máquina de vírus indo em sites de sacanagem ou de crackers? Claro que, em se tratando de Windows, eu faço de tudo pra armar a máquina para deixá-la o mais invulnerável possível a essas ameaças, dou aulinhas de programas e procedimentos de uso da máquina pra assim eu me isentar de qq problema oriundo de mau uso da máquina. Claro que, nos primeiros 3 meses, até dá pra, em nome do bom relacionamento, dar uma colher de chá qdo o problema for de software (vírus) sem cobrar hora técnica ou mesmo a visita, mas não dá pra fazer isso sempre pq senão vira zona...