Autor Tópico: Formatar Pen drive  (Lida 40634 vezes)

Offline reiskleiton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Formatar Pen drive
« Online: 07 de Outubro de 2008, 23:43 »
Ahe Galera. ;) ;D
Sou novo na comunidade.
Estou enfrentando alguns problemas com um pen drive Kingston.
Ele está infectado por um vírus que bloqueia o hardware, impedindo de formatar pelo Windows.

Gostaria de saber como faço para formatar ele pelo Ubuntu,?

Lembrando sou iniciante no Linux, nunca tive experiência alguma com esse SO.

gricwb

  • Visitante
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2008, 00:38 »
Amigo, use a ferramenta de pesquisa do forum.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29444.0/topicseen.html

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2008, 03:20 »
Primeiro instalas o Gparted
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gparted
Depois vais a Sistema -> Administração -> Editor de Partições

Escolhes a tua pendrive e podes formatar.


http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline reiskleiton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2008, 13:11 »
Ahe.
Silvestre como eu faço para realizar esses comando?
Em que aplicativo?

Não sei nada de Linux.

Obrigado.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2008, 13:15 »
Ahe.
Silvestre como eu faço para realizar esses comando?
Em que aplicativo?

Não sei nada de Linux.

Obrigado.

Para fazer como o Sylvester indicou, você pode pressionar as teclas "Alt+F2" e digitar gnome-terminal e dar enter, feito isso aparecerá a tão temida por todos 'tela-preta' e nela é só digitar o comando citado por nosso amigo (a senha que lhe será pedida é a sua senha de usuário mesmo)

ou você pode ir em 'Sistema - Administração - Gerenciador de Pacotes Synaptic' e procurar pelo programa sugerido, marcá-lo para instalação e clicar em 'Aplicar'

Boa sorte...

Offline reiskleiton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2008, 15:06 »
Ahe.
Silvestre como eu faço para realizar esses comando?
Em que aplicativo?

Não sei nada de Linux.

Obrigado.

Para fazer como o Sylvester indicou, você pode pressionar as teclas "Alt+F2" e digitar gnome-terminal e dar enter, feito isso aparecerá a tão temida por todos 'tela-preta' e nela é só digitar o comando citado por nosso amigo (a senha que lhe será pedida é a sua senha de usuário mesmo)

ou você pode ir em 'Sistema - Administração - Gerenciador de Pacotes Synaptic' e procurar pelo programa sugerido, marcá-lo para instalação e clicar em 'Aplicar'

Boa sorte...


Opa.

Bah galera esta dando um erro ???, capturei as telas, mas com não consegui postar elas aqui no fórum.Aproveitando a oportunidade gostaria de saber como postar imagens?
Voltando ao assunto, criei um pdf e postei no rapidshare.

http://rapidshare.com/files/152114442/Pen_drive.pdf.html

Espero que possam me ajudar.

OBS: As imagens estão em seqüencia.

Abraços.Vlw


Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2008, 15:35 »
Olha aqui a solução para livrar seu pendrive desse vírus!

Para usuários windows a leitura é bem grande... para usuários linux basta ler esta linha que transcrevo abaixo:

Citar
(...)
Pra quem usa Linux, nada que um chmod 644 e um rm -rf nos arquivos não resolva,
(...)
« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 15:38 por Felix »

Offline reiskleiton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:38 »
Olha aqui a solução para livrar seu pendrive desse vírus!

Para usuários windows a leitura é bem grande... para usuários linux basta ler esta linha que transcrevo abaixo:

Citar
(...)
Pra quem usa Linux, nada que um chmod 644 e um rm -rf nos arquivos não resolva,
(...)

Ahe Galera. 

Bah conforme proposto pelo nosso amigo Felix, tentei como usuário Windows, mas não obive sucesso.

Não consigo excluir o vírus, ele está travando o pen drive fazendo com que ele (pen drive), fique protegido contra gravação.
Sendo assim não posso fazer nada.

Gostaria de saber como posso fazer isso pelo Ubuntu? Ou se tem outro modo? ??? ??? ???

OBS: Lembrando que nunca tive experiência alguma com Linux.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 15:41 por reiskleiton »

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2008, 09:33 »
Ahe Galera. 

Bah conforme proposto pelo nosso amigo Felix, tentei como usuário Windows, mas não obive sucesso.

Não consigo excluir o vírus, ele está travando o pen drive fazendo com que ele (pen drive), fique protegido contra gravação.
Sendo assim não posso fazer nada.

Gostaria de saber como posso fazer isso pelo Ubuntu? Ou se tem outro modo? ??? ??? ???


o chmod 664 proposto pelo Felix era para ser feito no ubuntu, nao pelo windows  :P

depois de entrar no ubuntu, abra o navegador de arquivos e va ate o pendrive, vai aparecer como mídia de XXXmb, sendo XXX o tamanho do pendrive, e tente excluir os arquivos q estiverem dentro

caso ele diga q vc nao ter permissao pra excluir o arquivo, clique com o botao direito na pasta do pendrive > abrir num terminal e digite

sudo chmod 664 nome /do /arquivo pra mudar a permissao

depois digite sudo rm -rf nome /do /arquivo

pra facilitar, começe a digitar o nome /do /arquivo e tecle <tab> pra auto completar

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2008, 15:48 »
Quando tem essa mensagem "protegido contra gravação" nem sempre é virus!!!
Pode ser a tabela de partições corrompida!

Tente escanear com o antivirus ClamAV, pois EU, sinceramente, não confio no "resultado" dos outros antivirus pagos... Sempre vai ter um aviso de virus que voce nunca saberá se é verdade!

Voltando ao assunto... Se o ClamAV não disser que tem virus, é porque dificilmente TEM virus...

Existe um LiveCD do Gparted que voce nem precisa instalar...
Eu aconselho utilizar esse CD do GParted para "consertar" a tebela de partições...
Se voce tiver paciencia pra ler um pouco sobre os comandos cfdisk ou mesmo o fdisk no terminal, pode ser ainda melhor o seu resultado.

O que ocorre: Quando retiramos o pendrive da porta USB sem "remover com segurança" (win) ou "desmontar" (linux), PODEMOS danificar um arquivo essencial para qualquer dispositivo de armazenamento: a "tabela de partições".
A tabela de partições é um arquivo localizado "bem no início" do dispositivo (pen-drive / disquete / CD / HD ...). Este arquivo é responsável por dizer ao seu sistema que parte do HD está livre ou ocupada. É como um controle na porta de um estacionamento... Este controle tem um "mapa" e indica onde existe espaço vago ou ocupado.
Se este arquivo for danificado, os dados continuam lá.... Voce pode até os enxergar... mas como o sistema fica sem saber onde pode ou não pode salvar dados, ele simplesmente diz que o dispositivo está protegido contra gravação...

Se fosse virus mesmo, voce formataria sem problemas!

Para consertar sem perder os dados:
1. LEIA MUITO SOBRE PARTICIONAMENTO...
2. Acesse um desses utilitários de particionamento (o Gparted é o mais fácil para iniciantes)...
3. Delete as partições existentes...
4. Crie novamente a mesma partição no mesmo início e no mesmo fim..
OBS: Se existir apenas uma partição, mais fácil pois o início e fim dela será no mesmo lugar... Se existirem mais de uma partição tome um cuidado maior: Antes de deletar, anote o tipo de partição e o tamanho exato... delete... crie imediatamente a nova partição lembrando o tipo e o tamanho exato que será o espaço livre deixado pela partição antiga... só então delete outra... e crie a nova...
5. mande aplicar...
OBS: NORMALMENTE essa aplicação afeta apenas o arquivo "tabela de partições"... os dados NORMALMENTE ficam no mesmo lugar. A não ser que nessa criada de partições, voce bobeie e coloque o inicio de uma partição num lugar diferente, o que pode cobrir algum dado...
OBS: Esse tipo de procedimento é preferível fazer com cfdisk ou o fdisk (esse último é um pouco mais complicado - mas é muito satisfatório seu resultado)
Se voce tiver dados muito importantes, leia muito sobre o fdisk.

O Gparted é gráfico, visualmente mais fácil, mas pode apagar seus dados...

Essas aplicações criarão a NOVA tabela de partições... Com uma tabela de partições inteira indicando corretamente cada espaço vago e ocupado, qualquer sistema poderá acessar seu pendrive!!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline reiskleiton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2008, 11:21 »
Ahe Galera. 

Bah conforme proposto pelo nosso amigo Felix, tentei como usuário Windows, mas não obive sucesso.

Não consigo excluir o vírus, ele está travando o pen drive fazendo com que ele (pen drive), fique protegido contra gravação.
Sendo assim não posso fazer nada.

Gostaria de saber como posso fazer isso pelo Ubuntu? Ou se tem outro modo? ??? ??? ???


o chmod 664 proposto pelo Felix era para ser feito no ubuntu, nao pelo windows  :P

depois de entrar no ubuntu, abra o navegador de arquivos e va ate o pendrive, vai aparecer como mídia de XXXmb, sendo XXX o tamanho do pendrive, e tente excluir os arquivos q estiverem dentro

caso ele diga q vc nao ter permissao pra excluir o arquivo, clique com o botao direito na pasta do pendrive > abrir num terminal e digite

sudo chmod 664 nome /do /arquivo pra mudar a permissao

depois digite sudo rm -rf nome /do /arquivo

pra facilitar, começe a digitar o nome /do /arquivo e tecle <tab> pra auto completar

Ahe Galera... desculpa ficar tanto tempo sem comentar sobre o problema.

Mas ainda não encontrei a solução. Tentei todas as maneiras citadas neste tópico, entretanto todas falharam.
Em minha última tentativa realizei os comandos citados pelo nosso amigo Erick, entretanto surge a mensagem de que não posso alterar as permisões, que no caso do pen drive está somente leitura. Assim não consigo remover o virus.

Gostaria de saber outra solução. Desde já agradeço.

Att,

Kleiton

Offline yorrany

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Yorrany Braga
    • Ver perfil
    • KliPZ!
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2010, 18:05 »
Primeiro instalas o Gparted
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gparted
Depois vais a Sistema -> Administração -> Editor de Partições

Escolhes a tua pendrive e podes formatar.



Funcionou.. ufa!
Que sufoco o linux dá na gente (que tá iniciando) de vez em quando!

Offline yorrany

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Yorrany Braga
    • Ver perfil
    • KliPZ!
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2010, 18:08 »
Primeiro instalas o Gparted
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gparted
Depois vais a Sistema -> Administração -> Editor de Partições

Escolhes a tua pendrive e podes formatar.



Funcionou legal.. as vezes o Linux dá esse sufoco na gente..

PS: Apenas uma atualização: a última opção agora chama-se: Gparted (ao invés de "Editor de Partições")

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Formatar Pen drive
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2010, 02:52 »
Primeiro instalas o Gparted
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gparted
Depois vais a Sistema -> Administração -> Editor de Partições

Escolhes a tua pendrive e podes formatar.



Funcionou legal.. as vezes o Linux dá esse sufoco na gente..

PS: Apenas uma atualização: a última opção agora chama-se: Gparted (ao invés de "Editor de Partições")


Camarada, você pega vírus no windows, o gnu/linux resolve o problema e sua conclusão é que o linux dá sufoco?
Isso foi injusto.
Mesmo assim lembre-se que o gparted está no live cd, não precisa nem instalar o Ubuntu para resolver.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!