Autor Tópico: Boot do Linux em cinco segundos  (Lida 13534 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:15 »
O pessoal fala de boot à jato mas isso tem que ir também para o uso da máquina, o meu boot leva em torno de 30-40 segundos (da tela de escolha de boot ao sistema pronto pro uso)

É meu tempo no EEE PC, porém faz falta um boot rápido quando se está com pressa. Eu adoraria um boot de 5 seg. Uma das promessas do Fedora 10 é esse boot mais rápido. Estou baixando o beta pra ver.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2008, 19:43 »
Bem, agente100gelo,

Sabado passado meu EeePc caiu do bagageiro da moto junto com um HD de 250 Gigas... ( E eu não vi onde caiu logo, sumisso permanente... )

[],s

Forum,


Como então eu tive que voltar pro meu Vaio, li este tópico, e resolvi instalar por minha conta a ultima versão do texasflood, mas ou fiz algo errado ( não carrega o Texas ) ou não mudou nadinha a velocidade no Ubuntu ( como afirmado em outros Forums )

Como encontrei pouca literatura em como configurar o Texas no Ubuntu( mexi sim no texasflood.conf ), se alguém aí tiver alguma dica para eu poder fuçar por favor não se acanhe.

[],s

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2008, 08:27 »
Não... :'( MAs se vc digitar no Youtube tem um video que um cara fez no Debian puro com e sem Texas Flood (o cara nem deu créditos ao criador  >:( )
Veja que no debian puro o tempo caiu pra menos da metade. Então seguindo esse raciocínio já que o Resu tem um pouco do Kanotix, Knoppix e Debian ETCH + um que não lembro com Texas Flood e rodando com KDE, então dá pra imaginar

Não tenho como filmar... Instale pelo VMware

Meu Celular/Telemóvel não tem filmadora ou câmera/camara. Vou ver se algum amigo meu me empresta. Bem... Basta perguntar também pra quem testou além de mim nesse fórum :) Só perde pro Gentoo



Faz assim ó Bud Spencer... instala o Bootchart e depois pões aqui o resultado.
Para instalares fazes um apt-get install bootchart e depois fazes um reboot.
Depois vais à pasta var/log/bootchart e terás uma imagem semelhante a esta com o teu boot time

O meu está em 26 s

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline 777User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2008, 19:15 »
Texas Flood é um acelerador de boot, baseado em balanceamento e pausa/simultaniedade controlado entre processos fazendo-os consumir ao máximo o processador para um boot rápido(alguns processos são inicializados simultaneamente, e o texas flood por meio de um simples script calcula as dependências e regula as prioridades de processos abaixando e reduzindo, isso "tempera" o boot reduzindo aspectos que tornam estes programas lentos(em seus projetos originais) fazendo o boot ser muito mais rápido, ao final do boot eles param de consumir tornando-se processos normais, ou levados a um patamar abaixo do normal que permite que o ambiente rode mais rapidamente).  Alem disso o Texas Flood promove que a interface seja iniciada rapidamente, por meio deste calculo de dependências deixando processos não dependentes para depois... olhando o script dele é quase impossível de entender como funciona(na verdade parece que ele não faz absolutamente nada) é preciso ler a biblioteca que fica em /usr/lib/texasflood.shlibs que contém o resto do código, ela contém comandos aparentemente simples em funções e procedimentos, mas que quando combinados podem produzir este efeito(que eu expliquei acima).

Ele é totalmente livre.... o problema é portabilidade para Ubuntu que ainda vem sendo estudada... mas meu objetivo é disponibilizar um pacote específico para distro de vocês sim, será meu próximo projeto após o término do Resulinux K4!

Citar

#cat /var/log/texas-flood
Biblioteca Texas Flood 0.1d carregada, o balanceamento de processos foi habilitado...
 * .udev/ already exists on the static /dev!
 * Starting the hotplug events dispatcher udevd                          [ ok ]
 * Synthesizing the initial hotplug events...                            [ ok ]
 * Waiting for /dev to be fully populated...                             [ ok ]
Montando /dev/pts...
Balanceando prioridades para udevd...
557: old priority -4, new priority 0
Esperando até 30 segundos pelo hald-addon-stor...  *
Loading ACPI modules...     * Loaded module: battery
 * Loaded module: ac
 * Module already loaded: processor
 * Module already loaded: button
 * Loaded module: fan
 * Module already loaded: thermal
                                                                         [ ok ]
 * Starting Advanced Configuration and Power Interface daemon...         [ ok ]
 * Starting system message bus dbus                                       
                                                                         [ ok ]
 * Starting Hardware abstraction layer hald                                   
                                                                         [ ok ]
Balanceando prioridades para hald...
1465: old priority 0, new priority 19
1466: old priority 0, new priority 19
1621: old priority 0, new priority 19
1644: old priority 0, new priority 19
Balanceando prioridades para Xorg...

Comentário - Como seu computador estava configurado para desktop texas flood elevou ao máximo a capacidade que ele tem de desenhar gráficos, aumentando o poder do Xorg, já que a maioria dos usuários usa interface gráfica e terminais nesse caso:
1684: old priority -14, new priority -20

Comentário -Texas Flood percebeu um aumento significativo e rápido no uso de memória ele quer alterar o /proc novamente pedindo que o kernel use menos swap ou mais de acordo com o que ele ve no seu computador para uma inicialização mais rápida.

Texas Flood 3: Uso de memória aumentou significativamente mas o computador tem memória suficiente para não usar Swap.

Comentário -> Texas Flood descarta buffers e cache, de processos iniciados anteriormente (e que foram finalizados durante a carga normal de um sistema linux), o que acontece é que o Linux por ter extrema variedade não poderia ter no seu kernel uma programação adequada para diferenciar processos como este de processos do usuário, criando situações bobas mas desnecessárias que tornariam o boot lento.

Texas Flood 3: Processo pesado entrando na memória descartando buffers e cache de processos anteriores.

Comentário -> Note que nesta etapa o Texas Flood já estimulou os processos anteriores(por meio de alteração nas prioridades) a serem movidos para swap se o seu computador tem pouca memória, e conforme o Xorg entra, eles já são violentamente movidos para dar lugar ao espaço do usuário, depois eles voltarão quando vocês espetar um pendrive por exemplo(processos de detecção de hardware)

O Xorg entrou Texas Flood, deve aguardar pelo kicker segundo arquivo de configuração até chamar seu segundo estágio...

Esperando até 30 segundos pelo kicker... Ok.
ACPI Bios found, activating modules:
 ac battery button container dock fan processor sbs thermal video
SmartLink modem driver not available for this Kernel. Please read README.Debian
or try to install the package sl-modem-modules-2.6.23.13-resulinux-performance. Exiting...
Criando /media/cdrom1...
Mounting local filesystems...
nothing was mounted
 * Loading kernel module parport_pc
 * Loading kernel module lp
 * Loading kernel module snd_pcm_oss
 * Loading kernel module ndiswrapper
 * /etc/modprobe.conf exists but does not include /etc/modprobe.d/!
adding "alias wlan0 ndiswrapper" to /etc/modprobe.d/ndiswrapper ...
 * Starting apache 1.3 web server...                                            [Thu Oct  9 10:07:16 2008] [warn] module ssl_module is already loaded, skipping
                                                                         [ ok ]
Loading /usr/share/keymaps/i386/qwerty/br

Comentário Texas Flood tenta regular novamente a swap, de acordo com a situação final, a maioria das distribuições tem uma tendência a tentar mover dados para a swap enquanto geram uma enorme quantidade de buffers e cache e mover programas para swap(Deixando o computador todo pesado), isso acontecia até as ultimas versões do Resulinux, mas com o texas flood 3 não acontecem mais. O motivo pelo qual as distribuições fazem isso é que estão preparando uma memória gigantesca de por exemplo 2gb ou 1gb para apresentarem uma máxima eficiência em utilização final, porém a intermediária(enquanto a memória ainda não é utilizada), fica prejudicada, a geração de buffers e cache faz um computador com 1gb de memória funcionar como se tivesse 128... (em alguns momentos).

root@1[Incoming]#   

Citar
« Última modificação: 10 de Outubro de 2008, 19:45 por 777User »

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #19 Online: 10 de Outubro de 2008, 19:52 »
Legal saber que o pessoal do Resulinux & Texas Flood também pensa na gente!  ;D ;D ;D

VlW!

Quem sabe eu possa ter Texas Flood no Debian(já tenho) e no Ubuntu.

Show!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #20 Online: 11 de Outubro de 2008, 17:04 »
roda num slackware com kde?

só pra garantir, porque eu acho que nao deve funcionar, pq slack nao usa sysvinit, usa bsdinit, dae nem rola né?
Ou pra minha felicidade funciona??

Offline 777User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #21 Online: 11 de Outubro de 2008, 20:43 »
Você esta falando do Texas Flood?

Se for, provavelmente não, ele atualmente esta suportando só Debian e Resulinux e estou querendo portar para Ubuntu também.

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 20:19 »
hmm, é sim, do TexasFlood :)

mas beleza, valeo cara..
dei mais umas lidas por aí, belo trabalho, tá de parabéns  ;)

abraço

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #23 Online: 17 de Dezembro de 2008, 12:11 »
instalaei o texas flood em um debian lenny para testes e de 52 segundos caiu para 24 mas nao esse milagre de 7 segundos.
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #24 Online: 17 de Dezembro de 2008, 13:45 »
instalaei o texas flood em um debian lenny para testes e de 52 segundos caiu para 24 mas nao esse milagre de 7 segundos.

É preciso Otimizar, também não é qualquer computador. Eu estou conseguindo boots de 14 segundos no Debian Lenny também, vou desativar alguns processos para tentar melhorar esta marca.  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #25 Online: 17 de Dezembro de 2008, 13:58 »
eu segui estas dicas e fiquei com um boot de 11 segundos no eeePC com o debian lenny.
http://wiki.debian.org/DebianEeePC/Boot
Mas já vi um eeePC  com um boot de 9 segundos com o ubuntu!
É como o felipeborges disse, é preciso optimizar, mas deve-se ter atenção que algumas configurações podem dar cabo do sistema.
agora voltei a por o ubuntu no eeePC e ele faz 45 segundos... vou utilizar as mesmas dicas que usei para o debian e ver até onde posso chegar!

O que eu ainda gostava de ver era o bootchart do budspencer que afirma que o resulinux na maquina dele faz 7 segundos.
Há pessoal que quando abre a boca...nem sabe o que diz ;D
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 14:03 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:20 »
como instalr este texas flood?

Tem muita configuração pra fazer ou é só instalar, pois estou instalando debian em uma pequena loja e seria interessante essa agilidade de boot!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2008, 12:56 »
como instalr este texas flood?

Tem muita configuração pra fazer ou é só instalar, pois estou instalando debian em uma pequena loja e seria interessante essa agilidade de boot!!!

Veja: http://www.resulinux.forumdebian.com.br/texasfloodweb/index_pt_BR.html

Muito fácil e intuitivo.

Lembrando, somente para distros com INIT! Ainda não funciona no Ubuntu.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #28 Online: 20 de Dezembro de 2008, 10:00 »
agora quando coloquei no debian o meu sistema ficou todo em inglês alguém sabe dizer porque? outra coisa ele roda no ubuntu??
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Boot do Linux em cinco segundos
« Resposta #29 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:03 »
agora quando coloquei no debian o meu sistema ficou todo em inglês alguém sabe dizer porque? outra coisa ele roda no ubuntu??

Não roda no Ubuntu.
No Arquivo de configuração do Texas Flood existem algumas linhas para especificar a linguagem, experimente descometa-las e acrescentar o seu idioma preferido.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.