Autor Tópico: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04  (Lida 8796 vezes)

Offline cassiojj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Online: 08 de Outubro de 2008, 19:52 »
Pessoal, é o seguinte.
Comprei um notebook da CCE W93, que vem com ma placa de red Wireless embutida e pelo que vi é uma Realtec, e também com uma placa de video SIS 3D de 128b MB.
Ele veio com o Satux instalado, mas como não gostei muito resolvi instalar o Ubuntu 8.04.
Acontece que não consegui configurar ne  aplaca de video para trabalhar com 3D e nem habilitar o Wireless.
Já tentei usar o ndiswrapper com o wifi-radar, mas não consegui sucesso.
Já recompilei o kernel dele com o arquivo de configuração do Satux e também não funcionou.
Alguém pode me dar uma luz.
Obrigado pela atenção de todos.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2008, 20:25 »
@Cassiojj

Eu também tenho um notebook CCE TCLD5 que funciona 'joinha' no Ubuntu devido ao fato de ter chipset INTEL. Os notebooks da CCE que tem chipset SIS não são recomendáveis para Linux, pois a SIS não oferece suporte (os drivers SIS são suportados por terceiros). Outra coisa que no Satux é usado o ndiswrapper para utilizar o driver do windows do adaptador Realtek, que é suportado no Linux porém há também problemas. No caso do Ubuntu, uma saída é utilizar o ndiswrapper para o teu adaptador wireless Realtek e esqueça 3D para a tua SIS.

Danpos.

Offline cassiojj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2008, 18:15 »
Então danpos, mesmo com o ndiswrapper, não está fucnionando, ele diz que o driver está instalado, mas quando pressiono Fuction + F10, nada.
E se vou pelo modo gráfico do ndis, ele fala que o dispositivo não está presente.
Quanto ao gráfico, não tem muita importancia,  pois não vou usar os recusrsos de 3D mesmo.

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2008, 03:55 »
Olá amigo... qual modelo da sua placa de rede wi-fi Realtek o que ???? especifique mais para que possamos ajudar !
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline cassiojj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:12 »
Caro Elvis,
Obrigado pela atenção. O medelo da minha placa é uma Realteck, e pesquisando pelos forums achei a rtl8187b. Mas coloquei um CD com o Everest e o mesmo achou o  medelo 8201cl.
No Ubuntu, quando dou o comando "lsusb" a saida é a seguinte:
Bus 003 Device 002: ID 0bda:0158 Realtek Semiconductor Corp
Ja fiz de tudo, e estou disposto a fazer mais, menos trocar de linux para windows.
Obrigado a todos.

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2008, 21:20 »
Citar
   
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Responder #4 em: Hoje às 15:12 »
   Responder com citaçãoCitar
Caro Elvis,
Obrigado pela atenção. O medelo da minha placa é uma Realteck, e pesquisando pelos forums achei a rtl8187b. Mas coloquei um CD com o Everest e o mesmo achou o  medelo 8201cl.
No Ubuntu, quando dou o comando "lsusb" a saida é a seguinte:
Bus 003 Device 002: ID 0bda:0158 Realtek Semiconductor Corp
Ja fiz de tudo, e estou disposto a fazer mais, menos trocar de linux para windows.
Obrigado a todos.

Então amigo a minha placa é a mesma da sua... a minha placa funciona em redes WPA-PSK, mas quando vou entrar em redes WEP e redes wifi totalmente abertas, não vai de maneira nenhuma, pelo que entendi a sua não funciona de maneira alguma neh  ??? bom estou correndo atrás aqui porque vi em um forum portugues onde o cara conseguiu instalar utilizando o Ndiswrapper + o drive da Realtek para Win98 o drive eu baixei vou testar assim que eu encontrar o howto outra vez... se der certo eu posto aqui o link do drive, e o howto + as minhas obeservações !
abraço
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline hano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2008, 19:32 »
Olá Elvis,

Funciona em uma rede com criptografia WPA-Tkip?

Grato!

Offline cassiojj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2008, 00:14 »
Obrigado Elvis...
Estou no aguardo e procurando tambem.. ???.

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2008, 01:44 »
Citar
   
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Responder #7 em: Hoje às 00:14 »
   Responder com citaçãoCitar
Obrigado Elvis...
Estou no aguardo e procurando tambem.. Hein?.

Sim, amigo funciona sim...
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2008, 02:14 »
Olá pessoal tenho novidades... eu achei um script que pode funcionar para habilitar a rede sem fio de voces... vou testar no laptop do meu amigo... e ver o que vai dar assim eu posto link do arquivo para voces... estarem fazendo tambem.

Vocês podem estar se perguntando porque eu não testo no meu laptop... porque aqui esta funcionando... e eu estou usando o xubuntu ele reconheceu melhor que os outros sistemas da familia cannonical, testei com o Ubuntu e não funcionou tão bem quanto... então... quem quiser fazer o teste com o Xubuntu eu recomendo, mas não garando que vá funcionar como esta funcionando no meu laptop... outra questão é mesmo que venha a funcionar, tera uma perda de sinal, e as vezes até perda de conexão se estiver um pouco distante do AP, devido a placa não ser das melhores...  :-\ eu digo isso porque meu quarto fica a uns 3 a 6 metros do AP aqui dentro da empresa... e tenho uma perda relativa de pacotes... e as vezes de conexão... mas o jeito é ter paciencia abraço !
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline cassiojj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2008, 15:16 »
Elvis...
Continuo aguardando e procurando...
Quanto ao Xubuntu, não sei porque mas nunca tive vontade de usar....

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2008, 03:32 »
Olá cassiojj  desculpe a ausencia no forum... estava ajudando meu amigo ai acabei testando algumas coisas ai já sabe né mudei de sistema 3 vezes... bom eu gostei muito do xubuntu, bem leve e estavel tambem... porem... nao consegui re-instalar ele devido a midia estar uma derma... entao instalei o Ubuntu 8.04 novamente  ;D reconheceu minha placa de rede sem fio de cara, e o mais engraçado é que o sinal ficou melhor que no xubuntu... agora... porque eu nao sei... então... fiz o que foi possivel no notebook do meu amigo... instalei até o debian lenny, para ver se ia rolar... e nada... umas das soluçoes que eu vi na internet, mas não fiz porque eu nao sei... foi aplicar um path disponibilizado pelo responsavel pelo Slackzine, onde ele fez a placa de video e a rede sem fio funcionar... como que nao tenho muita experiencia em fazer isso até para falar a verdade eu nao sei fazer... sei compilar o kernel mas nao sei aplicar um path, fica dificil de ajudar... instalei no ubuntu a placa de tudo que é foi jeito... mas não funcionou... infelizmente em alguns funciona em outros não funciona... mas de uma coisa eu tenho certeza... para tentar todas as possibilidades tem que estar usando um kernel mais atual como o 2.6.22 em diante de preferencia e o 2.6.24 ! bom lamento nao poder ajudar... mas ainda vou continuar buscando uma solução ! se ei achar alguma novidade eu posto aqui !
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline NoDy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2008, 22:41 »
coloquei aki neste outro topico um link para o tutorial que diz como aplicar o patch para esta placa funcionar

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40869.0.html

Offline elvisricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2008, 02:21 »
Olá galera tenho novidades sobre a placa Rtl 8187, o laptop do meu amigo veio com o satux... agora pouco a gente estava tentando instalar o xubuntu de um erro muito escroto, até ai nada de mais então decidimos instalar o satux para ver que modulo da placa fazia, ela funcionar... entao descobrimos que ele usa o Ndiswrapper com o drive r73 linksys, então funcionou, agora estamos fazendo um teste vamos instalar o backtrak 3 no laptop dele e instalar o drive com o Ndis para ver se funciona quem quiser tentar em outra distribuição fica avontade ! e poste o resultado aqui !

linux Force !
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline cassiojj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wirelles no CCE W93 com Ubuntu 8.04 (Resolvido)
« Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2008, 08:56 »
Senhores é o seguinte, após muito pesquisar, e graças as dicas de vocês resolvi o problema da placa Wirelles no Ubuntu, e de quebra coloquei todas as funções para funcionar (rs..rs.. redudante né).
Vamos deixar de blá-blá e dizer o que fiz.

-> Instalei o Ubuntu com as seguintes opções de no boot:
    "acpi=off noapic nolapic nobluethoot"
-> Recompilei o kernel do meu Ubuntu com a versão 2.6.27.3, pois ele já vem com suporte a "rtl8187".
-> Depois, seguindo as dicas de um amigo que encontrei no Viva o Linux, adicionei e removi alguns parametros no GRUB, e pronto!!! Tudo funcionando como deve, ou seja apertando a tecla "fn" temos Wirelles, Brilho e as outras opções também. Para melhor entendimento a opção de kernel no meu GRUB ficou:
    "kernel          /boot/vmlinuz-2.6.27.3 root=UUID=4cb0561f-b7b6-48bf-8b1d-b565588cb85f ro quiet splash noapic nolapic pci=assign-busses apicmaintimer idle=poll reboot=cold,hard locale=pt_BR xforcevesa"

Agora depois de tudo isso, li um post do Morimoto falando que o funcionamento do CCE com o Linux, principalmente sobre a RTL8187 não é dos melhores, mas por enquanto estou usando a Wirelles sem cryptografia e esta fucionando, só que com WPA não obtive sucesso, mas continuarei efetuando os teste para resolver este problema.

E assim que tiver um tempo postarei um tutorial completo no meu site "http://cjj.eti.br" de como fazer a instalação do Ubuntu 8 no CCE W93. E quem quiser o arquivo de configuração do kernel, me envie um e-mail para: "cassio.jesus"cjj.eti.br", que envio o arquivo sem problemas.