Conforme prometido ontem, instalei hoje no meu eeePC o Mandriva. Realmente muito bonito e com um aspecto ainda melhor quando instalei o tema do powerpack (disponível nos repositórios).
Como instalei numa pendrive de 4G pude fazer o comparativo com o Ubuntu que tenho também instalado numa pendrive no eeePC.
Achei o Ubuntu mutio mais rapido nas tarefas mais simples como abrir um pdf, Firefox ou Openoffice.
Apesar do Ubuntu consumir mais ram é bem mais rapido no desempenho geral.
Acho que naquilo que o Ubuntu perde é mesmo na aparencia.
Conclusão: gostei muito e a nota para a Mandriva é positivo, mas para mim ainda não há distro como o Ubuntu - rapido, simples e eficiente.
EDIT: encontrei agora um comparativo entre o Xandros, Mandriva, Fedora e Ubuntu no eeePC e ao que parece as conclusões foram semelhantes às minhas.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=asus_eee_distros&num=1
As vezes somente o consumo de RAM não traduz a rapidez de um sistema operacional.
veja bem:
O Ubuntu, quando carrega seus 180 mega,carrega praticamente todas as bibliotecas GTK. Executar um programa GTK (nautilus, firefox (que é em GTK), calculadora do gnome, entre outros) será muito rápido quase instantaneo. Porém, se carregar um skype, por exemplo, que usa qt3, daí é mais lento. assim como o amarok, etc... tudo isso, falando de gnome.
No KDE, é a mesma coisa.
O KDE 4 apresenta uma vantagem técnica em relação ao 3, que é a melhor integração ao GTK. Experimente, dentro do gnome, carregar uma aplicação QT4, e uma QT3, a QT4 vai carregar mais rápido.
Mesmo que exista uma série de programas QT3 ou QT4, a maioria é gtk, por isso, que as vezes, causa uma impressão que o Ubuntu é mais rápido que outras distros para carregar aplicativos. As vezes, mesmo consumindo mais RAM, parece ser , Ubuntu mais rápido.
Carlos