Autor Tópico: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009  (Lida 40321 vezes)

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #90 Online: 18 de Outubro de 2008, 15:15 »

O synaptic foi criado por um brasileiro Alfredo Kojima que na altura era empregado da Conectiva.
http://en.wikipedia.org/wiki/Synaptic_Package_Manager
[/quote]

E o Mandriva é o resultado da junção entre o MANDRAKE+ CONECTIVA.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #91 Online: 18 de Outubro de 2008, 17:18 »
O Synaptic não está no Mandriva porque nunca esteve, simples.

Quando a Mandrake comprou a Conectiva, eles não fizeram nada além de comprar a empresa, até onde eu vi, o Mandrake continuou sendo o Mandrake Linux que foi obrigado a trocar a marca, por imposição da família do criador do mágico, que estava pedindo uma indenização pelo uso do nome, e como eles estavam adquirindo a empresa brasileira, simplesmente fizeram uma fusão dos nomes.

O Mandriva nada mais é do que o Mandrake Linux antigo, para quem conhecia, simplesmente com outro nome, o Conectiva Linux morreu com compra da empresa.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #92 Online: 18 de Outubro de 2008, 17:40 »
 Então isto explica a razão de o mandriva não usar o apt-rpm - outra criação do Kojima-sensei.


Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #93 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:14 »
Então me expliquem pq há tantos desenvolvedores brasileiros fazendo parte da Mandriva! Não é assim "simplesmente comprou", acho que muita gente que trabalhou com o conectiva passou a trabalhar com o Mandriva depois!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #94 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:20 »
Então me expliquem pq há tantos desenvolvedores brasileiros fazendo parte da Mandriva! Não é assim "simplesmente comprou", acho que muita gente que trabalhou com o conectiva passou a trabalhar com o Mandriva depois!

Não sei quanto aos funcionários, o que falei foi quanto a distribuição

Eu tive instalado no meu computador na época o Mandrake 10.1 que se eu não me engano foi o último com esse nome, depois veio o 2005 ou 10.2 não lembro bem, já como o Mandriva.

O que mudou na distro depois da fusão? nada, ela continuou sendo o que sempre foi, mesma arte, mesmas ferramentas, tudo exatamente igual ao que sempre foi.

O que sobrou da Conectiva? até onde sei, morreu com aquisição.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #95 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:21 »
A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operacional Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida em fevereiro de 2005 entre a Mandrakesoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, com atuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina.

A Mandriva possui escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, tem mais de 8 milhões de usuários e uma carteira de 170 grandes clientes corporativos, além de contar com 130 funcionários.


http://www.conectiva.com.br/
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #96 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:23 »
Eu conheço um cara que usa conectiva até hoje...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #97 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:47 »
Acho que o grande número de brasileiros, se dá pela herança de documentação em língua portuguesa. O que hoje já existe em quase todas as grandes distros, mais na época da fusão, isto poderia ser um fator a se considerar.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #98 Online: 18 de Outubro de 2008, 19:22 »
Eu conheço um cara que usa conectiva até hoje...

Mas se veio um cara esses tempos, dizendo que estava muito feliz de começar a usar o Fedora Core 01 (um), e já saiu perguntando uns troços...
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
10 Motivos de Kernel para dar uma chance ao Mandriva 2009
« Resposta #99 Online: 18 de Outubro de 2008, 20:58 »
10 Motivos de Kernel para dar uma chance ao Mandriva 2009

1 - Melhora do problema na escolha da resolução, dessa forma se o usuário escolher uma resolução ruim o sistema muda para uma que funciona (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

2 - Problema com placas mãe MSI que demoram muito tempo no boot resolvido pegando patch do Fedora 10 (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

3 - Diminuição da latência do acpi que era notada em máquinas lentas e melhoria de problemas do virtualbox (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão).

4 - Melhora da leitura do Ext3 dando mais velocidade (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

5 - Melhora do acpi nos laptops com placa de vídeo integrada intel incluindo driver para gpu (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

6 - Suporte para mudança de clock no atom (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

7 - Suporte para Sis 190 consertado e netfilter ipset adicionado (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

8 - Adiciona suporte wireless (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão):

at76_usb
r8169 8102 (melhoria)
b43 e b43 legacy
atl2 enic jme qlge

9 - Melhoria do suporte as placas de som ao incluir o novo alsa 1.0.18rc3 além de conserto de bugs e inclusão de suporte ao Sony Vaio e Toshiba Satellite e o som ALC662 da Gigabyte e Foxconn e inclusão de novos drivers usb e melhora do bluetooth

10 - Mais patches de terceiros de drivers para adicionar mais suporte ainda . (Não dá para falar de todos é muita coisa)

São mais de 50 patches e grande parte deles na melhoria de suporte a hardware. O kernel está um pouco inflado... porém a velocidade do 2.6.27 está muito boa e ele deve dar uma boa velocidade principalmente por ter resolvido problemas de regressão no sheduler.

Fui...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #100 Online: 18 de Outubro de 2008, 23:37 »
Amanhã passarei o dia baixando. qual a diferença entre o One e o Power Pack?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline PNicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #101 Online: 19 de Outubro de 2008, 07:27 »
Amanhã passarei o dia baixando. qual a diferença entre o One e o Power Pack?

O Mandriva One é um live cd, não precisas de instalar no entanto também tens a opção de o instalar no pc se quiseres. Já o PowerPack é a versão paga da distribuição (inclui software proprietário). Existe ainda a versão Free, que é um dvd que apenas possui software livre, não possui drivers proprietários de origem, no entanto podes instalar através dos repositórios PLF.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: 10 Motivos de Kernel para dar uma chance ao Mandriva 2009
« Resposta #102 Online: 19 de Outubro de 2008, 07:29 »
10 Motivos de Kernel para dar uma chance ao Mandriva 2009

1 - Melhora do problema na escolha da resolução, dessa forma se o usuário escolher uma resolução ruim o sistema muda para uma que funciona (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

2 - Problema com placas mãe MSI que demoram muito tempo no boot resolvido pegando patch do Fedora 10 (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

3 - Diminuição da latência do acpi que era notada em máquinas lentas e melhoria de problemas do virtualbox (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão).

4 - Melhora da leitura do Ext3 dando mais velocidade (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

5 - Melhora do acpi nos laptops com placa de vídeo integrada intel incluindo driver para gpu (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

6 - Suporte para mudança de clock no atom (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

7 - Suporte para Sis 190 consertado e netfilter ipset adicionado (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão)

8 - Adiciona suporte wireless (patch utilizado já que isso não está no kernel 2.6.27 padrão):

at76_usb
r8169 8102 (melhoria)
b43 e b43 legacy
atl2 enic jme qlge

9 - Melhoria do suporte as placas de som ao incluir o novo alsa 1.0.18rc3 além de conserto de bugs e inclusão de suporte ao Sony Vaio e Toshiba Satellite e o som ALC662 da Gigabyte e Foxconn e inclusão de novos drivers usb e melhora do bluetooth

10 - Mais patches de terceiros de drivers para adicionar mais suporte ainda . (Não dá para falar de todos é muita coisa)

São mais de 50 patches e grande parte deles na melhoria de suporte a hardware. O kernel está um pouco inflado... porém a velocidade do 2.6.27 está muito boa e ele deve dar uma boa velocidade principalmente por ter resolvido problemas de regressão no sheduler.

Fui...

Olá Hqxriven,

Quem é vivo sempre aparece...

Estava sumido hein.

Como sempre, uma análise muito legal voltada a estrutura de kernel e relação com desempenho... muito legal!

Testei aqui em casa o Mandriva 2009 e realmente está muito legal, apesar de não rodar via Live CD em meu note Compaq.

Mas não tem jeito, meu 8.04 está redondinho tanto no pc qto no notebook.

Abraço
Junior

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #103 Online: 22 de Outubro de 2008, 12:38 »
Show de bola a análise!!!

Falando em kernel. uma vantagem do gentoo, que eu também uso, é a chance de ajustar tudo isso na instalação. Eu posso instalar ele até num PS3, bastando setar tudo o que tem direito na hora da inicialização e compilação do kernel.

O gentoo sem dúvida é o Linux mais rápido de todos. Mais rápido na execução de programas e operação do sistema.

Claro... se for instalar um OpenOffice da vida, leva horas e horas compilando. Tudo nele é para compilar. Mas, tem os portages, que também tem um relativo poder de "super vaca". (exemplo, emerge --pretend --verbose openoffice)

Tô coçando para baixar o Mandriva, distro essa, que, há 09 anos atrás, comprei na revista PC Master o Mandrake 6 (ainda tenho o CD aqui) ... velhos tempos.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #104 Online: 23 de Outubro de 2008, 00:41 »
to testando o mandriva 2009 e to gostando...mas nao tem jeito o ubuntu é melhor.