Autor Tópico: Problema com nVidia  (Lida 3159 vezes)

Piras

  • Visitante
Problema com nVidia
« Online: 01 de MAR?O de 2006, 19:32 »
Ocorreu-me um problema esquisitíssimo com os drivers da nVidia, que nem tenho idéia do que seja.

Anteontem quando usava o meu sistema normalmente - creio que digitava alguma coisa - ele travou de repente, sem causa aparente e sem jeito de fazê-lo voltar a trabalhar normalmente. Nem mesmo o comando Ctrl-Alt-Backspace produziu algum efeito. Só me restou reinicializar a máquina.

No entanto, quando o boot terminou o X simplesmente empacou, não abrindo de jeito nenhum. Tentei tudo inutilmente; nem  mesmo conseguia digitar algum comando no prompt! Era como se tudo estivesse travado novamente!

Tive então que reinstalar o Ubuntu, mas toda vez que instalava e configurava os drivers da nVidia - via Automatix ou seguindo passo-a-passo as intruções do Guia Não-Oficial Ubuntu Breezy - o efeito era o mesmo: quando reinicializava a máquina o X empacava novamente, antes mesmo de abrir o GDM! Tentei até mesmo instalar o meu Mepis - que nunca falhou comigo! - mas como escolhi a opção de ativação dos drivers da nVidia ali também (é opção presente já no instalador) aconteceu a mesma coisa: o sistema não abriu o X. Nunca vi algo paecido, pois há vários meses que tinha os drivers nVidia instalados e configurados em meu sistema via Automatix ou Guia Não-Oficial e tudo funcionava normalmente.

Afinal, o que  foi que eu fiz? Alguém já viveu situação semelhante?

Agradeço antecipadamente o auxílio.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Problema com nVidia
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2006, 21:26 »
Nunca passei por isso. Mas já que o problema acontece com outra distribuição, não será problema de Hardware?

Tem como testar com outra placa? Ou mais distros pra ver se o problema se repete?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Piras

  • Visitante
Problema com nVidia
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2006, 01:51 »
Olá Galactus,

Obrigado pelo interesse! O interessante é que o monitor está funcionando normalmente sem os drivers da nVidia. No entanto, basta instalá-los e ativá-los para que não consiga mais acesso ao X. Estranhíssimo! E quando instalei a Mepis, que permite a ativação do nVidia ainda durante o processo de instalação, a coisa desandou novamente. E eu já havia já instalado a Mepis com nVidia e tudo há uns seis meses atrás! Agora lembrei-me que tenho um Live CD do Kalango que vem com os drivers nVidia ativados por default, com o sistema rodando ainda do driver de CD.
Se não conseguir nem entrar no X do Kalango talvez você tenha razão: o próprio equipamento deve ter sofrido algum dano.

Piras

  • Visitante
Problema com nVidia
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2006, 23:14 »
Como eu já imaginava, o CD Kalango, que vem com os drivers da nVidia ativados por "default" funcionou até o momento de abrir o X. E não conseguiu, é claro! Então o problema é mesmo do "hardware". A questão é saber que tipo de problema seria este, pois é completamente desconhecido para mim.