Autor Tópico: Parabens!  (Lida 2968 vezes)

Offline renatonog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Parabens!
« Online: 14 de Outubro de 2008, 15:13 »
Salve galera!É com imenso prazer que venho parabenizar todos do forum pelo excelente trabalho que vem realizando.
Tenho feito muitas coisas em casa,seguindo as dicas dos colegas daqui,mas sou novato em Linux/Ubuntu e qual nao foi minha surpresa em descobrir que existem varias fontes de leituras e tutos sobre o SO.
Na posiçao de iniciante venho pedir aos amigos uma dica;qual seria a melhor leitura para quem esta (como eu)começando neste universo?
Visto que uso Ubuntu 8.04 e alguns dizem que tenho que ler o FOCA,outros acham melhor começar pelos livros sobre Linux no geral,enfim estou com essa duvida.
Não posso negar que estou adorando o Ubuntu,cada dia me distancio do XP (nada contra,cada um é cada um)que me serve de apoio no meu trabalho,mas em casa naõ da outra.
Cada comando digitado serve para um e outro sistema?São os mesmos para todas as distrôs?
Tenho aqui a apostila do Ygor Abreu que sempre dou uma olhada para algo que esta errado e assim vai,mas tenho tambem a apostila do Linux do Senac,que é gigante e ai me confundo (entendem?),sera que no Ubuntu serve?Espero nao estar sendo vago ou coisa assim,mas escolhi e vou ate o fim.
Abraços e desde ja agradeço a atençao dos irmaos da comunidade.   
Renatonog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Parabens!
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:19 »
Uma ótima fonte de leitura é a apostila que você encontra pelo link:

Traduzido p/ o português o Curso de Ubuntu Oficial da Canonical
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Parabens!
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:24 »
Visto que uso Ubuntu 8.04 e alguns dizem que tenho que ler o FOCA,outros acham melhor começar pelos livros sobre Linux no geral,enfim estou com essa duvida.

Eu acho um exagero estas sugestões. Eles se aprofundam demais. Para alguém que vai trabalhar com servidores, tudo bem. Para um usuário comum, não.

Eu sugiro também: http://wiki.ubuntu-br.org/
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Parabens!
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:23 »
A parte básica (e pequena) do Guia FOCA vale muito a pena ler, são poucas páginas, muito esclarecedor com pequenas noções de linha de comando, além de apresentar a filosofia, Linux e Hardware e etc...

Tem também a: Apostila Ubuntu por Ygor Abreu

Seja bem vindo ao fórum!!  ;)


Citação de: EDIT
Correção ortográfica, frase redundante corrigida
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 20:48 por felipeborges »
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline renatonog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Parabens!
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2008, 18:44 »
felipeborges,agente100gelo e clcampos , valeu pelas dicas , já  estou  mais  tranquilo quanto a isso e obrigado.
Agora é mão na massa e força na peruca!!!
Um abraço e até mais.
Renatonog

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Parabens!
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2008, 01:33 »
Citar
Cada comando digitado serve para um e outro sistema?São os mesmos para todas as distrôs?
Depende do comando. Os que variam mais são os relacionados ao gerenciamento de pacotes. É o tema mais complexo do Linux, creio eu, pois são várias as alternativas de gerenciador, de acordo com a distro. O distrowatch está fazendo um índice dos comandos em todos os gerenciadores conhecidos. Tem algumas alternativas bem curiosas. o Portage (do Gentoo) "emerge" o pacote. Tem outro que lança feitiço! Se estiver afim de reparar nas diferenças dá uma olha lá. http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20081013