Autor Tópico: Minha resolução foi pro saco  (Lida 5802 vezes)

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Minha resolução foi pro saco
« Online: 14 de Outubro de 2008, 21:17 »
Acabei de ligar o pc, e a resolucao foi para 800x600, tentei mudar pela maneira tradicional, pelo menu e talz, e nada nem tinha a opcao de 1280... dae entrei naquele arquivo xorg, troquei, dae no login screen fala...


O sistema esta funcionando em baixa resolucao pois nao achou graphic card... tentei configurar e nada...


ajuda plz.


edti:


ajeitei instalando o driver da nvidia, mas oq sera que aconteceu???


edit2:

agora eh o login screen ke ta fora pq*!!!!11


edit3:

o cara do suporte do IRC, falou para eu instalar o nvidia display settings, e ae ajeito tudo O.o


muito loco isso namoral...
« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 00:37 por Jaypur »

Offline Oswaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:19 »
Isso costuma acontecer quando se atualiza o kernel, aí tem de reinstalar o driver da placa de vídeo mesmo.
Parece que alguns links se quebram e ao reinstalar eles são recriados.
Aconteceu comigo tbm e eu tive o maior susto.

Offline k-noon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:35 »
Comigo aconteceu a mesma coisa, atualizei o kernel e pronto, de volta ao windows 95 resolução padrão VGA, desinstalei reinstalei tentei de tudo e não tive sucesso em recuperar meus sistema, é muito chato esse tipo de inconveniente, lá se foi um dia de trabalho perdido, e não consegui ainda, sou usuário linux a bem mais de dois anos e não acredito que ainda hoje esse tipo de besteira possa acontecer num sistema considerado robusto e sem falhas como o ubuntu.

Fiquei sim muito chateado com a situação vou batalhar para colocar novamente meu sistema de pé novamente, pois já passei por coisas piores, mas e quanto aos usuários que eu indiquei a distro como ponto de partida para o mundo linux, dois deles já me ligaram com o mesmo problema, eu que já estou nessa a bem mais tempo estou abalado com o ocorrido imagina os iniciantes, vão voltar ao Windows XPirate Edition  :-\


Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2008, 01:59 »
ae hj
eu fiquei muito put0, serio pensei que ia voltar pra porcaria do xp... serio mermo... ainda bem que tudo ta certo no momento...
« Última modificação: 17 de Outubro de 2008, 18:34 por Jaypur »

Offline k-noon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2008, 13:39 »
Resolvi, depois de queimar os neurônios, ficar sem áudio, resolução baixa, e teclado bagunçado, acabei removendo o kernel "21" novo e voltei a usar o antigo, desinstalei e instalei de novo o driver de vídeo, e reconfigurei o teclado para o padrão brasileiro e voltou a funcionar tudo como antes.

Que bagunça foi essa hein...

Removendo o kernel:

sudo apt-get remove linux-restricted-modules-2.6.24-21-generic

agora edite o arquivo de boot:

gksu gedit /boot/grub/menu.lst

Tudo que estiver relacionado ao desastrado kernel deve ser removido do arquivo menu.lst.

Fonte: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=5968800&postcount=2


Offline davisouzarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2008, 18:01 »
Também tive problemas com o vídeo. Pelo que vi nos fóruns internacionais, tá afetando alguns sistemas, notadamente com Core 2 Duo, som Intel e GPU Nvidia.

Usando o Kernel de final 19 funfa direitinho.
Gigabyte G31M-S2L | C2D E7200 @ 3.4GHz by HyperTX2 | ECS 9600GT @ 40oC by Accelero | 2x1Gb Kingston DDR2-800 *Orthos Primed*
Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat >>> GREEN AMBIANCE <<<

Offline hugonardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2008, 10:29 »
É... Também tive este problema no meu computador do trabalho.
Deixei ele funcionando sexta-feira passada (17/10/2008). Cheguei hoje para trabalhar e tomei um susto quando o Ubuntu jogou na minha cara que tava usando baixa resolução.
Não fazia nem idéia do que era, mas agora lendo este tópico me lembrei que atualizei o sistema na sexta-feira e não tinha reiniciado ainda.

Está assim, vídeo tosco no meu monitor de 17'', sem som... tá soda.

Bom, pelo menos agora sei o que é, vou seguir as dicas e ver o que acontece.


Valeu a todos!

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2008, 20:12 »
É... Também tive este problema no meu computador do trabalho.
Deixei ele funcionando sexta-feira passada (17/10/2008). Cheguei hoje para trabalhar e tomei um susto quando o Ubuntu jogou na minha cara que tava usando baixa resolução.
Não fazia nem idéia do que era, mas agora lendo este tópico me lembrei que atualizei o sistema na sexta-feira e não tinha reiniciado ainda.

Está assim, vídeo tosco no meu monitor de 17'', sem som... tá soda.

Bom, pelo menos agora sei o que é, vou seguir as dicas e ver o que acontece.


Valeu a todos!


tenta pelo recoverymode...

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2008, 22:23 »
Estes são problemas que ocorrem numa versão em desenvolvimento. Quanto ao Xorg, ele está cada vez mais independente do arquivo de configuração /etc/X11/xorg.conf, agora ele tenta reconhecer automaticamente o monitor e a placa de vídeo, pode ocorrer alguns problemas, dai tem que editar o xorg.conf, mas até agora isto não aconteceu comigo, ele detecta numa boa.

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2008, 22:27 »
Comigo não foi nem pelo recovery mode. DETALHE: MEU XORG NÃO TEM A SUBSEÇÃO DISPLAY


Dai do nada a resolução voltouj um dia...


mas ae ke ta, tem ke criar...

Offline hugonardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2008, 10:54 »
tenta pelo recoverymode...

Foi exatamente o que eu fiz.

Fui ao console pelo recovery mode e segui em partes os passos do nosso amigo k-noon:

1. Removi do menu.list as entradas do kernel desastrado;
2. Descobri que antes de atualizar meu xorg.conf o sistema fez um backup dele. Então copiei o backup por cima do original.

Aí funfou numa boa! :)

Mas agora já lançaram outra versão do kernel. Atualizei meio com medo mas corrigiram isto.


Agora estou com um novo problema: trocaram meu monitor aki na empresa (regredi de um 17'' LCD para um 15'' CRT).
Estava com compiz-fusion funcionando sem nenhum problema.
Então, após a troca, configurei o monitor e aparentemente continuava funcionando sem problemas o compiz-fusion.
Porém agora, não sei por que cargas d'água, SOMENTE na janela do navegador de arquivos Nautilus a barra de título não aparece. No mais funciona corretamente, mas no Nautilus dá essa pala...

O monitor está configurado corretamente (é um Samsung SyncMaster 551v, eu apontei o SyncMaster 550v, que deve ser bem parecido, em resolução 1024x768).

E aí? Alguma idéia?
Alguém conhece outro tópico com problema parecido com o meu? Eu não consegui encontrar.


Valeu pela ajuda!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2008, 11:12 por hugonardo »

Offline andreluizsoares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:32 »
Estou com o mesmo problema e já fucei bastante para entender o que pode ter ocorrido. Acho que vamos ter que aguardar mais casos e logo uma descoberta da solução.

Offline andreluizsoares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:11 »
ah, tem outra coisa interessante, quando chamo o Nautilus com gksu nautilus a barra aparece normalmente.

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2008, 01:18 »
po so sei pelo recovery mode, e tipo pelo gerenciador da placa de video...

Offline hugonardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Minha resolução foi pro saco
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2008, 15:21 »
Estou com o mesmo problema e já fucei bastante para entender o que pode ter ocorrido. Acho que vamos ter que aguardar mais casos e logo uma descoberta da solução.

André, este problema ocorreu numa situação igual à minha (troca de monitor)? Ou em alguma situação diferente?
Estou pensando em atualizar meu Ubuntu pra 8.10 pra ver se resolve...