Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos  (Lida 9895 vezes)

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Online: 18 de Outubro de 2008, 20:32 »
Boa noite, pessoal!!

Esta é minha primeira participação neste fórum. Estou muito interessada em aprender sobre o linux e a utilizar este SO.
Andei lendo sobre o Ubuntu e me interessei por ele. Baixei-o do site e gravei num cd iso. Achei que conseguiria, sem maiores problemas, instalá-lo.

DECEPÇÃO.
 
Não sei se fiz a gravação do downlood de forma errada ou não sei realmente o que fazer.

VAMOS À HISTÓRIA

Meu pc tem 4gb de ram e hd500gb. Processador intel core 2 duo.
Particionei o hd em 3: 1ª parte(50gb) com o SO windows XP e arquivos de pragramas (C) 2ª parte (50gb) para o SO Linux (D) e 3ª parte(300gb) para todos os arquivos pessoais (E).

Pergunto:

1- Esta partição está correta para eu instalar e usar o Ubuntu sem ter problemas com o XP e periféricos?
2- É necessário uma nova partição na parte destinada para o Ubuntu?

PROBLEMAS:
1- Não consegui instalar o Ubuntu pois ao colocar o CD ele não entra automaticamente e eu não encontrei nos arquivos dentro dele o Setup.

QUESTIONAMENTOS
1 -  Mesmo sem ter maiores conhecimentos a respeito do SO eu mesma posso fazer essa instalação?
2 - Me indicariam um tutorial primeiros passos para tal?

Agradeço as orientações que me derem.
Abraço :)


"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2008, 21:26 »
Se o seu pc está configurado para dar boot pelo drive de CD como disse o Alakazan, o problema pode ser na gravação da imagem ISO ou no download.
Para resolver essas dúvidas :

1- Confira o md5sum.
2- Esteja certa que gravou mesmo a imagem ISO (não basta copiar para o CD, tem que gravar a imagem usando um programa que faça isso - Nero por exemplo).
3- Quando for usar o CD teste tbém a sua integridade (tem essa opção no próprio CD).

Vc está esquecendo tbém de criar uma partição swap (separe na partição do Ubuntu mais ou menos 1 GB para isso).

Esse tópico também poderá te ajudar muito.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2008, 12:29 »
Bom dia!
Agradeço a disposição em responder-me.
Como disse em meu tópico, não estou familiarizada com o Linux, então, tentarei não ser repetitiva, mas querendo me esclarecer.
PERGUNTO:
1 - Com relação a partição que informei sobre meu HD, gostaria de uma opinião de vcs;
Alakazan
Citar
Para aprender a fazer isso, é bem fácil, use o Google, geral mente é del na inicialização, Advanced settings>Boot order
Não entendi como usar o Google.

pintinho
Citar
1- Confira o  md5sum.
não sei o que é

o que é e como criar partição swap? se tiver um tutorial sobre isso< me indiquem< por favor>
abraço

obs> meu teclado mudou todo ao escrever este tòpico????? o que serà?
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2008, 16:53 »
Se o seu pc está configurado para dar boot pelo drive de CD como disse o Alakazan, o problema pode ser na gravação da imagem ISO ou no download.
Para resolver essas dúvidas :

1- Confira o md5sum.
2- Esteja certa que gravou mesmo a imagem ISO (não basta copiar para o CD, tem que gravar a imagem usando um programa que faça isso - Nero por exemplo).
3- Quando for usar o CD teste tbém a sua integridade (tem essa opção no próprio CD).

Vc está esquecendo tbém de criar uma partição swap (separe na partição do Ubuntu mais ou menos 1 GB para isso).

Esse tópico também poderá te ajudar muito.



O que está colorido, md5sum e, Esse tópico, são links para vc acessar.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2008, 14:50 »
Oi, pessoal!
Estou começando a entender alguma coisa.
Mas ainda tenho dúvidas...e muitas. RS
Por exemplo: li sobre o MD5 - e estou tentando baixar para conferir se meu cd está ok. Mas ao abrir o site do download, deparei-me com um monte deles e aí, fiquei em dúvida qual versão devo baixar.
Será esta   Beta version 1.2.0.11 ?  Released 05-04-2006 - Download in ZIP format - Size: 463KB.
Fico aguardando uma resposta.
Abraço
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2008, 15:18 »
Não precisa baixar nada. Apenas digite no terminal:

$ md5sum [arquivo.iso]

Substituindo [arquivo.iso] pelo nome do arquivo que você quer verificar, lembrando que para dar o comando, você tem que estar no diretório onde se encontra o arquivo, ou colocar o caminho completo do arquivo no lugar de [arquivo.iso]. Compare o resultado com o que está no arquivo md5 do seu download ou que está no site de onde você baixou o arquivo.
Usuário GNU/Linux #478164

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2008, 15:27 »
PROBLEMAS:
1- Não consegui instalar o Ubuntu pois ao colocar o CD ele não entra automaticamente e eu não encontrei nos arquivos dentro dele o Setup.

Apareceu algum logo do Ubuntu ou apenas ignorou o CD?
Se ignorou você precisa mudar a ordem do boot da placa-mãe. Normalmente é teclando DELETE (ou F10) e verificando na sessão de boot  a ordem para o CD vir primeiro que o HD.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2008, 15:50 »
Olá!
Eu estou tentando verificar se o Ubuntu8.04 que baixei para instalar no meu HD está todo OK.
Portanto, ainda não o tenho instalado. Então tenho que verificar através do Windows. E pelo que estou lendo a respeito, pelo windows tenho que  fazer download do programa MD5Summer e executá-lo.

Léo Pinto
Citar
Não precisa baixar nada. Apenas digite no terminal:

$ md5sum [arquivo.iso]

Me parece que fazer assim é qdo já se tem o Ubuntu instalado não?
Corrija-me se estiver falando alguma besteira.
Abraço
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2008, 15:53 »
Citar
Não precisa baixar nada. Apenas digite no terminal:

$ md5sum [arquivo.iso]

Me parece que fazer assim é qdo já se tem o Ubuntu instalado não?
Corrija-me se estiver falando alguma besteira.
Abraço


Não falou besteira, tá correto o pensamento.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2008, 16:03 »
Boa tarde, agente100gelo !

Obrigada por sua atenção.
Continuo fazendo leituras para entender melhor os procedimentos de instalação do ubuntu pra não fazer besteira e deixar meu pc "imprestável".
Então pergunto:
Colocando o cd e dando o boot por ele, aparecerão todos os comando (em português) para que eu consiga instalar o ubuntu no HD, na partição que destinei para o Linux?
Ou devo fazer algum procedimento antes ?
abraço
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2008, 16:08 »
Olá!
Eu estou tentando verificar se o Ubuntu8.04 que baixei para instalar no meu HD está todo OK.
Portanto, ainda não o tenho instalado. Então tenho que verificar através do Windows. E pelo que estou lendo a respeito, pelo windows tenho que  fazer download do programa MD5Summer e executá-lo.

Léo Pinto
Citar
Não precisa baixar nada. Apenas digite no terminal:

$ md5sum [arquivo.iso]

Me parece que fazer assim é qdo já se tem o Ubuntu instalado não?
Corrija-me se estiver falando alguma besteira.
Abraço


Bom, nesse caso, o que você está querendo está aqui: http://www.cyberciti.biz/faq/linux-verify-md5-checksum-of-iso-file-using-windows-xp/

Siga as orientações e clique na palavra here. No link que se abre, clique no quarto link de download.
Usuário GNU/Linux #478164

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:26 »
OI a todos, novamente!!!
Sei que, provavelmente, daqui a algum tempo, se vier a ler este meu tópico novamente darei boas risadas, mas agora estou até um pouco tensa. Segundo o que todos dizem, no Linux tudo é muito fácil... talvez, gostaria de saber também... mas preciso, primeiro, instalar. rs

Léo Pinto:
Citar
Bom, nesse caso, o que você está querendo está aqui: http://www.cyberciti.biz/faq/linux-verify-md5-checksum-of-iso-file-using-windows-xp/

Siga as orientações e clique na palavra here. No link que se abre, clique no quarto link de download.

Fiz isto. Baixei o programa.
A MD5 Sum que consigo é 93a551cac243d71101a664564b14f9ab
No site não tem nada que coincida.
Isto significa que há algum erro no programa!?
Tanto a gravação no CD como no arquivo baixado dão esse número.
PERGUNTO;
1- devo baixar o programa novamente?
2 - se sim, por favor, me dêem o link "bom" para isto.
abraço

Desculpem se estou sendo muito repetitiva e chata.
E precisaria de respostas também para algumas perguntas feitas anteriormente.

1 -
Citar
Então pergunto:
Colocando o cd e dando o boot por ele, aparecerão todos os comando (em português) para que eu consiga instalar o ubuntu no HD, na partição que destinei para o Linux?
Ou devo fazer algum procedimento antes ?

2 -
Citar
Meu pc tem 4gb de ram e hd500gb. Processador intel core 2 duo.
Particionei o hd em 3: 1ª parte(50gb) com o SO windows XP e arquivos de pragramas (C) 2ª parte (50gb) para o SO Linux (D) e 3ª parte(300gb) para todos os arquivos pessoais (E).
Pergunto:
1- Esta partição está correta para eu instalar e usar o Ubuntu sem ter problemas com o XP e periféricos?



"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:38 »
1- Sim. quando vc der o boot pelo Live CD vc escolhe a linguagem português do Brasil. Quando a instalação chegar na parte do particionamento vc escolhe particionamento Manual. Vc vai escolher então a partição do Linux que vc já fez. Basta seguir em frente (tipo de partição Ext3 e ponto de montagem "/").

2- O seu HD está bem dividido faltando apenas a partição swap (basta redimensionar a do Linux deixando um espaço de até 1 GB para a swap).
    É bom vc fazer isso antes de começar a instalação.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:42 »
Digamos que você baixou o Ubuntu 8.04.1 LTS (Hardy Heron), arquivo ubuntu-8.04.1-desktop-i386.iso, deste link aqui:

http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/hardy/

lá vai ter um arquivo de texto chamado de MD5SUMS com todos os md5sums das várias versões para downloads neste link dado acima e a relativa a ISO seria:

Citar
38e3f4d0774a143bd24f1f2e42e80d63 *ubuntu-8.04.1-alternate-amd64.iso
bbd21ded02c06b41c59485266833937a *ubuntu-8.04.1-alternate-i386.iso
b78ef719e3361e726b89bab78c526ad0 *ubuntu-8.04.1-desktop-amd64.iso
c69e34e92d5402d1b87e6babc739f774 *ubuntu-8.04.1-desktop-i386.iso
e7351d79903588699a383ae77854f734 *ubuntu-8.04.1-server-amd64.iso
7232c6004ba438890cd09aded162dc8e *ubuntu-8.04.1-server-i386.iso

o que destaquei em negrito na relação acima.

pelo windows você usa o aplicativo já fornecido pelos colegas ou esse aqui:

http://superdownloads.uol.com.br/download/159/md5summer/

para verificar se o md5sum da ISO baixada é igual ao do arquivo de texto MD5SUMS. Se forem, então seu download foi um sucesso, se não for exatamente o mesmo, seu download chegou corrompido.

Constatando o sucesso do download vc tem de usar pelo windows algum programa de gravação de CDs, mas tem de usar a opção de gravar imagem ou gravar imagem ISO, para que o CD gravado seja um CD de boot e não um simples CD de dados que não irá dar o boot quando vc reiniciar o PC com o CD na bandeja.

Caso você tenha feito a gravação corretamente, ou seja, tenha feito a gravação escolhendo a opção gravar imagem ou imagem ISO, então é por que na sua BIOS o driver de CD não está configurado como uma das opções de Boot, normalmente a seqüencia é HD, driver de CD/DVD e disquete.

===Editado===

Quanto ao particionamento do HD eu pergunto se são todas (as 3 partições) primárias ou se tem algumas estendidas (ou secundárias). Pergunto isso por que se não me falha a memória só se pode ter 3 partições primárias e para criar a swap, já que vc já tem 3 parições, teria de ser do tipo estendida (ou secundária) e não primária.

Já é um link antigo e que fala da instalação do Ubuntu 7.04/7.10, mas serve para dar uma noção do que todos estamos falando aqui, portanto não deixe de dar uma olha se já não tiver feito isso:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,19226.0.html

principalmente na parte que fala: Início da instalação gráfica.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 18:10 por alarcon »

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:43 »
OI a todos, novamente!!!
Sei que, provavelmente, daqui a algum tempo, se vier a ler este meu tópico novamente darei boas risadas, mas agora estou até um pouco tensa. Segundo o que todos dizem, no Linux tudo é muito fácil... talvez, gostaria de saber também... mas preciso, primeiro, instalar. rs

Léo Pinto:
Citar
Bom, nesse caso, o que você está querendo está aqui: http://www.cyberciti.biz/faq/linux-verify-md5-checksum-of-iso-file-using-windows-xp/

Siga as orientações e clique na palavra here. No link que se abre, clique no quarto link de download.

Fiz isto. Baixei o programa.
A MD5 Sum que consigo é 93a551cac243d71101a664564b14f9ab
No site não tem nada que coincida.
Isto significa que há algum erro no programa!?
Tanto a gravação no CD como no arquivo baixado dão esse número.
PERGUNTO;
1- devo baixar o programa novamente?
2 - se sim, por favor, me dêem o link "bom" para isto.
abraço

Desculpem se estou sendo muito repetitiva e chata.
E precisaria de respostas também para algumas perguntas feitas anteriormente.

1 -
Citar
Então pergunto:
Colocando o cd e dando o boot por ele, aparecerão todos os comando (em português) para que eu consiga instalar o ubuntu no HD, na partição que destinei para o Linux?
Ou devo fazer algum procedimento antes ?

2 -
Citar
Meu pc tem 4gb de ram e hd500gb. Processador intel core 2 duo.
Particionei o hd em 3: 1ª parte(50gb) com o SO windows XP e arquivos de pragramas (C) 2ª parte (50gb) para o SO Linux (D) e 3ª parte(300gb) para todos os arquivos pessoais (E).
Pergunto:
1- Esta partição está correta para eu instalar e usar o Ubuntu sem ter problemas com o XP e periféricos?





Querida Martte !

Vamos lá,

Para não ter que baixar tudo novamente sem ter certeza de que deu errado, primeiro grava a iso num cd e depois rode-o. Se conseguir entrar no live cd, é porque deu certo. SE der algum erro, tente baixar a iso daqui: http://comunidade-linuxnarede.eti.br/modules/PDdownloads/singlefile.php?cid=1&lid=155 . Repare que logo abaixo do ícone de download, tem um código de md5sum para você comparar depois. Dando tudo certo, grave num cd mas use uma velocidade baixa de gravação, tipo 6x ou no máximo 8x. Já consegui com 10x mas nem sempre dá certo.

Quanto ao boot no cd, os comandos aparecerão em português, desde que você escolha a língua "português do Brasil" logo na primeira tela da distro. Se você não fizer nenhuma escolha de língua em 30 segundos, o sistema vai rodar o cd em inglês.

Quanto à sua dúvida de partição, não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, porque nunca particionei antes. Meu notebook está exclusivamente com Ubuntu.
Usuário GNU/Linux #478164