Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos  (Lida 9896 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #30 Online: 23 de Outubro de 2008, 10:30 »
Foi bom vc não ter instalado.
Vc ainda não tem a partição para instalar o Ubuntu e nem a swap.
Faz o seguinte :
Dando boot com o Live CD vc abre o gparted.
A sua sda5 precisa ser transformada em Ext3 porque está em NTFS que é do Windows.
Para isso vc clica nela com o botão direito e escolhe Formatar e Ext3 como sistema de arquivos.
Depois vc precisa da swap : clica na sda6 escolhe redimensionar (resize) e deixa um espaço livre de 1 GB.
Nesse espaço livre de 1 GB cria a swap  (new no gparted).

Seguindo o que o colega pintinho falou, entre novamente no Ubuntu rodando pelo CD fazendo aquele passo já comentado, ou seja:

Dê o boot com o CD na bandeja e selecione a primeira chamada de Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador (ou algo parecido com isso) para que você use o Ubuntu rodando direto do driver de CD-Rom.

Quando estiver no Ubuntu vá no menu superior Sistema > Administração > Editor de Partições, quando a janela do Gparted abrir você clica na partição /dev/sda5 com o botão direito do mouse e escolhe a opção Redmensionar/Mover para redimensionar esta partição, ou seja para diminuí-la em 1 Gb e este espaço vai ser usado para criar a partição swap com exatamente 1 Gb de tamanho.

Veja:



figura meramente ilustrativa ok.


Depois de feito isso vc terá as partições assim:

/dev/sda1 = para Windows  (partição primária) - 50gb - ntfs

/dev/sda5 = para Linux (partição extendida) - 49gb - ext3

/dev/sda6 = partição swap (partição extendida) - 1gb - linux-swap

/dev/sda7 = para arquivos pessoais (partição extendida) - 300gb - ntfs


Agora você formata a partição /dev/sda5 para ext3 e formata a partição /dev/sda6 para linux-swap como o pintinho falou.

Citar
Para isso vc clica nela com o botão direito  e escolhe Formatar e Ext3 como sistema de arquivos.



foto meramente ilustrativa ok.



« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 10:46 por alarcon »

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #31 Online: 23 de Outubro de 2008, 10:35 »
Bom dia, amigos instrutores!

Antes de aventurar-me por lugares que, daqui a algum tempo poderei dizer "outrora desconhecidos", gostaria de entender o que estou fazendo.
1 - Tenho três partições no Windows. Pelo que "pude" entender, me corrijam, por favor, se estiver incorreta, aparecem  nesses procedimentos feitos como:
Citar
/dev/sdal:UUID= "2878930D89208C0" LABEL="WINDOWS E ARQUIVOS DE PROGRAMAS "TYPE="n
tfs"
/dev/sda5/;///UUID="DE104377104355A5" LABEL="LINUX TYPE = " ntfs"
/dev/sda6:UUID="30D07029D06FF38E" LABEL="MM-ARCIA" type="ntfs

Então: sdal - minha partição C;
          sda5 - a minha partição D - a que deixei reservada para instalar o Ubuntu;
          sda6 - minha partição E - a partição com arquivos pessoais.

Entendendo que a relação seria essa, pergunto:
a) a sda5 -  é a partição em que instalo o Ubuntu. Não deveria  era redimensionar esta para deixar um espaço para o swap?
b) sendo, no meu entender, a partição sda6 a de arquivos pessoais do Windows não haverá problemas, conflitos, ou perda de dados se eu redimensioná-la para deixar um espaço para criar o swap?

Agradeço toda a paciência e  orientações que estão me dispensando.
Abraço!!!!!

OBS. Acho que com este "treinamento" de compreensão que estou fazendo e com o tempo que estou levando para isso o Ubuntu 10 chega aí e eu ainda estou tentando instalar o 8.04.1  RS ;D
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #32 Online: 23 de Outubro de 2008, 10:41 »
Martte, creio que este seu questionamento eu respondi logo acima, portanto veja com detalhes o que acabei de postar no texto que tem duas imagens da janela do gparted ok.

Depois que você redimensiona a partição /dev/sda5 de 50Gb para 49Gb, deixa livre um espaço de 1 Gb que é o que vai ser usado para a partição swap que vai ser chamada de /dev/sda6 e a partição de 300Gb para arquivos pessoais que antes do redimensionamento se chamava de /dev/sda6 vai passar a ser chamada de /dev/sda7, fui claro agora?
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 10:54 por alarcon »

Offline Martte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #33 Online: 23 de Outubro de 2008, 10:49 »
alarcon !
Coincidentemente, enquanto eu escrevia meu questionamento, vc postou. Portanto, eu o escrevi sem ler sua orientação.
E realmente esclareceu-me mais.
 Se não tivesse questionado, teria redimensionado a partição sda6.
Grata

* Vou ler  seu post com mais atenção e seguir as orientações.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 10:51 por Martte »
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
                                  Fernando Pessoa

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #34 Online: 23 de Outubro de 2008, 10:51 »
alarcon !
Coincidentemente, enquanto eu escrevia meu questionamento, vc postou. Portanto, eu o escrevi sem ler tsua orientação.
E realmente esclareceu-me mais.
 Se não tivesse questionado, teria redimensionado a partição sda6.
Grata


Leia só o último parágrafo do meu texto anterior a este seu que acrescentei algo mais e acho que vc não leu.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #35 Online: 23 de Outubro de 2008, 11:15 »
Depois que você tiver criado todas as partições com o aplicativo gparted pelo CD do Ubuntu e tudo estiver adequado, ou seja, assim:

/dev/sda1 = Windows  (partição primária) - 50gb - ntfs

/dev/sda5 = Ubuntu (partição extendida) - 49gb - ext3

/dev/sda6 = Swap (partição extendida) - 1gb - linux-swap

/dev/sda7 = Arquivos Pessoais (partição extendida) - 300gb - ntfs


você pode constatar se existem realmente estas partições, depois de ter usado o gparted, usando aqueles comandos que já falei pelo terminal do Ubuntu:

Citar
Quando estiver rodando o Ubuntu via CD vou pedir para você ir no menu superior chamado Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal e quando a janela abrir digitar:

sudo su

depois digite:

blkid

copie o resultado para postar aqui.

Depois mais este outro comando:

fdisk -l

o -l é a letra L minúscula e não a letra i ok.


Com tudo ok e ainda com o Ubuntu rodando do CD, para instalar agora você clica no ícone Instalar Sistema no computador presente na Área de trabalho (Desktop) do Ubuntu.

Vá seguindo as Telas de instalação e quando chegar nesta:

http://www.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/1223703758.06.png
fotos meramente ilustrativas, não vá usar exatamente os mesmos valores mostrados ok.


você escolhe a última opção que fala em Manual.

Será mostrado logo em seguida uma janela com a lista de todas as partições presentes no seu HD, então vc seleciona a /dev/sda5 e clica no botão editar partição e quando abrir esta janela:

http://bp1.blogger.com/_8N52-LVNpVo/SJC0IlHZN0I/AAAAAAAAAJU/GZtNQLdH0po/s1600-h/hardy00.jpg
fotos meramente ilustrativas, não vá usar exatamente os mesmos valores mostrados ok.


você verifica se em Usar como: está a opção sistema de arquivos com journaling ext3 e em ponto de montagem coloque / que é a raiz do sistema, deixe também marcada a opção formatar a partição, em seguida dê ok para confirmar.

Repita o passo para a partição /dev/sda6, ou seja selecione ela na lista de partições, depois clique em editar partição e na janela que abrir na opção Usar como: use a que fala sobre partição swap, pois esta partição /dev/sda6 de 1Gb será a sua swap ok.


O resto é só seguir o instalador.

Espero que agora dê tudo certo. ;)

« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 11:19 por alarcon »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04 - primeiros passos
« Resposta #36 Online: 23 de Outubro de 2008, 21:09 »
alarcon !
Coincidentemente, enquanto eu escrevia meu questionamento, vc postou. Portanto, eu o escrevi sem ler sua orientação.
E realmente esclareceu-me mais.
 Se não tivesse questionado, teria redimensionado a partição sda6.
Grata

* Vou ler  seu post com mais atenção e seguir as orientações.


Não existe nenhum risco de redimensionar a partição sda6 (sua partição de dados).
Se vc usa um particionador que vc conhece não há esse problema.
Eu nunca fiz backup usando o Partition Magic do Windows ou o gparted do Linux.
Já fiz esse procedimento, inclusive redimensionando a partição com o SO instalado, muitas e muitas vezes sem nunca ter tido problema.
Porém, quando for fazer uma alteração dessas, sua única preocupação deve ser um backup antes.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog