Autor Tópico: Ubuntu e Debian Lenny  (Lida 21220 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Ubuntu e Debian Lenny
« Online: 18 de Outubro de 2008, 21:38 »
Hj eu fiz um live-dvd da minha instalação do Ubuntu e instalei o Debian Lenny, que é a futura versão do Debian depois da Etch. Baixei e queimei o cd do sistema beta e vamos lá. Passei a tarde toda baixando mais de 600MB de atualizações e mais 300MB de programas diversos, que tiveram que ser instalados meio que na mão pq não tinha nos repositórios que eu achei pro sistema. Alguns deles: Mozilla Firefox, Thunderbird, QT Tube, XMMS, Picasa, Kompozer e outros, que tiveram que ser compilados ou instalados manualmente, sem arquivo deb já pré-compilado. Como navegadores tinha o Epiphany e o IceWeasel, mas não gosto deles. Instalação básica feita, Gnome todo feio (2.22.3 se não me engano) mas por pouco tempo.

Kernel 2.6.26.4 (eu acho, mas já é o 26.1 antes da atualização pós-instalação), boot rapidinho, internet funcionando (teve que ser instalado o pppoeconf), até o aptoncd funcionando, mas parou no Remastersys. Sacanagem, estava fazendo a instalação pra salvar a mesma em um live-dvd e não tinha pro Debian, aí achei um tutorial de como fazer isso no Debian (colocando os repositórios do Ubuntu) mas não funcionou; mas tudo bem, vamos seguindo com a instalação do que eu uso no Ubuntu. Plugin de java e de flash instalados na mão, tudo funcionando bunitinhu, até as fontes mscore foram instaladas sem problema, depois a parte multimídia e foi indo.

Depois o meio sufoco foi fazer o sistema acessar o outro hd formatado em ntfs que está instalado o Windows, mas bastou instalar o NTFS-3G, depois uma mudança básica no fstab e pronto, hd do Windows disponível.

Coloquei o gerenciador de pacotes GDeb mas o mesmo não estava interagindo com o apt-get no sentido de baixar as dependências de alguns pacotes deb como o do XMMS e outros que eu tinha baixado, aí eu tinha que ver o que estava faltando e tascar via Synaptics. No final, depois de umas 8 horas, baixado mais de 1GB de arquivos, backup do cache do apt, sistema com QUASE tudo que eu uso no Ubuntu, plano de fundo e temas de matar de inveja o Vista, vídeo e Compiz rodando mais rápido e o desempenho geral também, o que é que o mané aqui faz? Ripa o hd todo e recoloca o Ubuntu, hehehehe...

Agora falem, Ubuntu é ou não é um vício? ;)
« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 21:48 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2008, 21:57 »
Citar
Agora falem, Ubuntu é ou não é um vício?

Debian é mais rápido que o Ubuntu??

Sim.

Debian dá mais trabalho de manter que o Ubuntu?

Sim.

Depois que compilei o kernel do ubuntu e assim os problemas de velocidade sumiram passei a usufruir o sistema.

Não gosto de ficar tendo trabalho à toa para ficar compilando coisas, mexendo em diversos arquivos de configuração se o ubuntu diferente de algumas distros faz esse papel para mim.

Gosto do Ubuntu pq nele muita coisa funciona com mais facilidade e aí eu GANHO tempo (A minha versão ainda é a 7.10 com Firefox 3.03, Broffice 3.0, Kernel 2.6.27.2 e acho que até está bem atualizada) ao invés de ficar mexendo e mexendo e mexendo sem aproveitar a máquina.

O Ubuntu é muito prático (ele ainda não é perfeito e ainda tem os seus erros) e os diversos tutoriais de ubuntu na net facilitam muito e isso é um ponto positivo e acho que por dar essa tranquilidade ao usuário ele vicia mesmo. :D
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2008, 22:44 »
Realmente amigos...Ubuntu é um vício.
Também pudera...já tive uma experiência parecida com essa relatada pelo velox256 quando me meti a besta e, resolvi experimentar o Slackware (na verdade não me arrependi porque aprendi pra caramba).
Pra falar a verdade já experimentei n distros e nenhuma tirou meu vício pelo Ubuntu.
Agora, pra se ter um vício é porque a coisa é boa mesmo...rsrsrrsrsr!!!! 
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2008, 22:50 »
A cada distro eu ganho um vicio, mais o Ubuntu sempre permanece.

Uso Ubuntu e Debian. excelentes distros, o Ubuntu me dá comodidade, tranqüilidade, desempenho eu já corro pro Debian.

Estou atualmente testando o Gentoo, realmente é uma MARAVILHA! Adorei, um pouco complicado no início, nada que não se acostume.

Bom, distros vem e vão no meu grub, mais o Ubuntu sempre permanece. E não é por "Xiitismo"! Enquanto ele resolver os meus problemas, ainda estará instalado.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2008, 23:35 »
Eu concordo. O Ubuntu não para de perder minha resolução do monitor e minha vontade de mudar de distro não é grande.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2008, 01:51 »
 O Debian não vem com o ntfs-3g? Que dureza... bem que eles podiam facilitar a vida do usuário. Mesmo assim eu pretendo instalar o Lenny assim que sair (o final). E, sim, o Ubuntu é um vício, apesar que eu gostava mais do Gutsy que do Hardy. Agora estou tentando viciar no Resulinux, mas tá difícil. Não chega a ser uma distro fácil, e aquele texas flood até agora não fez nenhum milagre.


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2008, 09:15 »
O que me levou a fazer isso, a instalação do Debian, é que foi essa a distro que me fez gostar realmente de Linux. Qdo eu instalei pela primeira vez na minha máquina, o Debian Sarge (ou o Woody, não me lembro) rodou que foi uma maravilha no meu velho PIII 450Mhz, 390MB de RAM, hd de 40GB, placa de vídeo nvidia GF2 MX 200 e placa de som ISA SB16 da Creative Labs. Algum tempo depois eu experimentei o Ubuntu 6.06 LTS (ou foi uma versão anterior) que não tinha o configurador de placa de som alsaconf e não deu pra ficar com ele, voltando pro Debian e foi a distro que mais utilizei até atualizar a minha máquina e, depois disso sim, já no 7.04, passei a usar o Ubuntu e estou com ele até hj.

Eu até gosto de ter um certo trabalhinho pra fazer as coisas, dá uma satisfação pessoal danada isso, sem dizer o aprendizado, desde que funcione no final, claro. Mas não tive a mesma paciência qdo experimentei Slack, como já postei outras vezes, só ficou umas duas horas minutos na máquina, tirei fora e botei fogo nos cds de instalação, hehehehe...

Mas Debian é Debian...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2008, 17:53 »
Já testei o Debian Lenny, é muito bom e rápido!

Outra distro bem rápida é a Sidux, pra quem não sabe, baseada no Debian Sid, que é a versão mais instável de Debian. Mas eu ainda acho que Sidux é meio "crua", não é muito "user-friendly", assim como o Resulinux(que é bem rápido também).

O Big Linux posso falar que tem uma boa relação "custo x benefício", ele é bem leve e fácil de instalar/configurar/usar e já vem com vários aplicativos úteis instalados.

Bom...o que não me deixa largar o Ubuntu:
1. Facilidade de configurar e atualizar
2. Aplicativos atualizados
3. Comunidade excelente, poucas distros tem um fórum tão eficiente quanto este(e o fórum Ubuntu em inglês que também é muito bom)

O que às vezes me dá vontade de largar o Ubuntu:
É necessário ter um PC razoavelmente novo, com algo em torno de 1 Gb de RAM, com placa 3D, pra usufruir de todas as suas funcionalidades. Claro que para uso no dia-a-dia de usuários comuns talvez nem precise dessa configuração e 512 mb de ram e placa de vídeo onboard dêem conta do recado.
(mas quando eu tiver um PC mais novo eu paro de reclamar disso ;D)
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2008, 18:19 »
Uso o Debian Etch num PC não muito novo que tenho, e não tenho reclamação.

Ubuntu é muuuuuito bom, mas precisa de hardware pra funcionar.

Já o Debian, que é pai do Ubuntu, não exige tanto da máquina.

Boas escolhas a todos.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2008, 00:48 »
Uso o Debian Etch num PC não muito novo que tenho, e não tenho reclamação.

Ubuntu é muuuuuito bom, mas precisa de hardware pra funcionar.

Já o Debian, que é pai do Ubuntu, não exige tanto da máquina.

Boas escolhas a todos.
É, por isso eu sempre estou de olho no Debian, mal posso esperar o Lenny final. O que quase me fez largar o Ubuntu foi o Xorg do Hardy Heron, que comigo é bem mais pesado que o do Gutsy, não importa o que digam. Ainda é bem generoso com o 3d, mas o meu Lentium 4 2.4 as vezes senteo peso da idade por causa do Xorg.


Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2008, 09:45 »
Aqui estão as isos do Lenny(ultima modificação dia 6/Out nesse caso), uma vez quando instalei eu baixei apenas o CD 1, acho que é o mínimo necessário desses CDs, depois é só ir instalando o que quer, mas tem 31 CDs + o com XFCE e o com KDE.

http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/i386/iso-cd/

ou 5 DVDs

http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/i386/iso-dvd/

nossa, fazendo os cálculos bem por cima da uns 25 GB  :o

*edit >> mas num precisa baixar tudo isso não! Baixa só o CD 1 e vai baixando os programas que vc quiser depois (mas o CD 1 já vem com os programas básicos)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 17:37 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:25 »
Se o Debian é leve porque ele é tããããão grande?A O UBUNTU 8.04 64-bit.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:38 »
Esse monte de cds são pacotes extras de desenvolvimento, seria quase o mesmo que se o Ubuntu disponibilizasse os repositórios oficiais em cds prontos para download. Se o usuário escolher baixar todos os cds do Debian, vai precisar baixar pouca coisa dos repositórios a não ser as atualizações de pacotes. Se vc quer instalar o Debian Lenny, basta baixar o primeiro cd. Várias coisas deverão ser instaladas manualmente, como o pppoeconf, ntfs-3g, firefox, thunderbird, plugin java e flash e outras coisas, mas aí é que está a graça do bagulho, hehehehe... Outra coisa, se vc usa monitor lcd vai ser grande a possibilidade de não conseguir ver algo na tela, mesmo que o sistema esteja 'por baixo'. Em 5 instalações de teste que eu fiz do Lenny em 5 máquinas diferentes usando monitores de lcd de 14 a 21 polegadas no monitor dava "out of range" e tive que editar o xorg.

Mas o sistema é rapidinho, tirando essas coisas manuais...


Se o Debian é leve porque ele é tããããão grande?A O UBUNTU 8.04 64-bit.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:41 »
O Debian não tem live cd, né? (poxa eu to apanando pra faze funfa o mandriva que eu baixei, é a 3ª vez que gravo num dvd)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:35 »
O Debian não tem live cd, né?
Que eu saiba não, mas possui um instalador gráfico muito bom.(tem a opção de texto também)
*Live : http://debian-live.alioth.debian.org/

Bom, se tiver procurando live CD pra testar se funciona.... à primeira vista é bem parecido com o Ubuntu, te garanto isso, e se tiver preocupado com compatibilidade, fica tranquilo que esse é um ponto forte do Debian, além da estabilidade.

Se não quiser ficar um tempo baixando os 650 mb, tem a opção de baixar um arquivo pequeno e gravar num CD, tem uns 180 mb(http://www.debian.org/distrib/netinst), que instala o básico do sistema, aí você depois baixa somente o que quiser, é uma opção boa para quem quer personalizar.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 17:41 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor