Autor Tópico: Como atualizar programas que já estão instalados?[RESOLVIDO]  (Lida 33683 vezes)

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Como atualizar programas que já estão instalados?[RESOLVIDO]
« Online: 23 de Outubro de 2008, 12:27 »
Bom pra começar já existe um tópico idêntico a este e sem solução, moderadores antes de jogá-lo para quarentena nos ajude jé existem 2 usuários novos com a mesma dúvida, informo tbm que atualizei meu ubuntu seguindo as dicas do hamacker e que minha versão é a 7.10 ah! vão me perguntar porque não uso a 8.04 LTS eu já informo que meu HD SANSUNG DE 160GB SATA não aceita de forma alguma a versão 8.04 então eu fico de mãos atadas tentei inúmeras vezes atualizar mas sem sucesso, agora segue minha dúvida:

Exemplo 1: suponha que eu queira atualizar o OpenOffice.org 2.3 para 2.4 como procedo? Deixo claro que não domino muito bem o linux sou novo mas me esforço leio, busco mas tem coisas que são feitas por linha de comando e pra quem é novo complica um pouco então se puderem ser bem objetivos nos ajudaria bastante.

Exemplo 2: Passei uma informação errada ao amigo Alarcon e o mesmo se dedicou 3 dias me ajudando por eu ter omitido minha versão do ubuntu mas minha intenção é atualizar o pidgin para a versão mais nova isto se ela aceitar rodar na versão 7.10

Faço dual boot xp/ubuntu 7.10 aguardo uma ajuda de todos que puderem, moderadores, liga dos dinos, Clcampos entre outros que sempre prontamente me ajudam constantemente, desde já agradeço!!!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 19:26 por Jhonny Roger »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2008, 13:32 »
Olha só, dentro de uma versão do Ubuntu normalmente você não tem grandes atualizações de versões de pacotes (por exemplo, não se passa de Firefox 2 para o Firefox 3), e isso é feito na busca de maior estabilidade.

Provavelmente você deverá procurar no próprio site dos softwares (BrOffice por exemplo), ou sites como o getdeb pelos pacotes que deseja atualizar.

Em ambos os casos citados você encontra empacotamentos .deb.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2008, 20:42 »
Já fiz isto neste site aqui:http://www.getdeb.net/ mas os programas são voltados pra versão 8.04 LTS já pesquisei em outros fórunx tbm e toda ajuda que eu recebi sempre faltava alguma depedência que fugia até o entendimento quem estava me ajudando por exemplo o pidgin e o OpenOffice.org 2.4 não teve jeito e maneira de atualizar tentei muita coisa que me mandaram o pidgin 2.5.1 até apareceu nos repositórios mas não instalava de jeito nenhum e por isso eu to pedindo ajuda pra achar o que falta digo as dependências se puder verificar começando com o pidgin me ajudaria muito lembro que minha versão é a 7.10.

Agradeço a ajuda

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2008, 21:07 »
É, não tinha atentado para o problema da versão do seu sistema.

Acho que o caminho é compilar algumas coisas. Se for mesmo fazer isso recomendo ler o tópico Instalação de Programas no Ubuntu.

Uma última dúvida, nem usando o AlternateCD você conseguiu usar o 8.04?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2008, 21:30 »

Uma última dúvida, nem usando o AlternateCD você conseguiu usar o 8.04?

Esse procedimento eu não tentei vou tentar

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2008, 23:48 »
Esse procedimento eu não tentei vou tentar

Eu acho que ter a distro atualizada é a melhor forma de ter os pacotes também atualizados.

Claro que para uma empresa eu penso que é sempre bom usar versões com mais suporte (versões LTS), e é assim que procuro levar onde trabalho, mas para uso pessoal eu pulo no máximo uma versão, isso se realmente pulo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2008, 09:49 »
1º Abra o Consola
Aplicações>Acessórios>Consola
2º Escreva o seguinte comando
sudo apt-get update

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2008, 11:32 »
1º Abra o Consola
Aplicações>Acessórios>Consola
2º Escreva o seguinte comando
sudo apt-get update

Mas isso não iria atualizar até mesmo o sistema do cara? e (aparentemente) ele que somente atualiza os programas.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2008, 15:36 »
Então ele tem que ir pelo Gerenciador de Pacotes Sypnatic
Selecionar o Pacote (ex.: Google Earth = googleearth-packages)

Ai ele instala normalmente!

Offline angelo_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2008, 18:01 »
Você já tentou instalar a versão 8.04, pelo Live CD do zero? Bom, pode ser uma opção esperar mais alguns dias e tentar instalar a 8.10 que está chegando... Se houver algum erro com relação ao suporte ao seu HD, deve estar corrigodo nesta nova versão.... esperamos  ;)

Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2008, 10:35 »
Sim já tentei várias vezes sem êxito, cheguei a comprar nas bancas 2 cds pensando que o problema era do cd mas ao abrir um tópico neste fórum pedindo ajuda, o galactus verificou até em sites americanos e achou um caso igual ao meu meu HD é um SANSNUG 160 GB SATA mas não aceita a versão 8.04 LTS de jeito nenhum nem pelo cd nem pela gerenciador de atualizações então eu to travado na versão 7.10, e quanto ao:
sudo apt-get update não adianta no meu caso eu queria atualizar um programa específico ex: pidgin para a versão 2.5.1 mas não deu certo, e o outro era o OpenOffice.org 2.3 para 2.4 mas também não tive sucesso o amigo Alarcon quebrou a cabeça tentando me ajudar mas por um descuido meu não o havia informado minha versão do ubuntu e os procedimentos que foram adotados eram pra o 8.04.
Mas agradeço a todos ainda não vou fechar o tópico vou esperar mais um pouco de repente surge uma luz no fim do túnel.
Ah! eu sou novo no linux e ainda me atrapalho um pouco quando tenho que usar o terminal.
 

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2008, 11:58 »
Jhonny Roger, peço a sua atenção para esse tópico.

Essa será uma tentativa de resolver seu problema.

Abra o Gerenciador de Pacotes SynaptIc (SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC)

Ao abrir vai pedir a senha do administrador, coloque-a e aperte ENTER.

Vai carregar os pacotes instalados!

Tem uma opção lá em cima de MARCAR TODAS AS ATUALIZAÇÕES

Marque e confirme!

Após isso se der erro novamente posta aqui que nós vamos dar um jeito!

Até mais!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2008, 16:11 »
Jhonny Roger, peço a sua atenção para esse tópico.

Essa será uma tentativa de resolver seu problema.

Abra o Gerenciador de Pacotes SynaptIc (SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC)

Ao abrir vai pedir a senha do administrador, coloque-a e aperte ENTER.

Vai carregar os pacotes instalados!

Tem uma opção lá em cima de MARCAR TODAS AS ATUALIZAÇÕES

Marque e confirme!

Após isso se der erro novamente posta aqui que nós vamos dar um jeito!

Até mais!

Rodrigo acho que você ainda não entendeu o problema.

Ele não quer atualizar o sistema. Ele quer atualizar pacotes na versão 7.10, mas que não estão disponíveis nos repositórios dessa versão, e sim somente nas próximas, como o OpenOffice 2.4, pidgin e se não me engano Firefox 3.

Se é assim ele não vai mesmo conseguir atualizar via apt-get usando os repositórios oficiais, então ou faz na mão (compilar, ou achar os pacotes para a versão do sistema dele e usar o dpkg), ou então acha algum repositório de terceiros (o que acho perigoso) para conseguir fazer usando o apt-get.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2008, 17:33 »
A todos que estão acompanhando a minha dúvida o Clcampos está correto mas o firefox 3.0 eu já instalei só falta os outros 2 supracitados pelo amigo.
ainda vou esperar uma ajuda pra poder fechar o tópico.

Vlw pela força!!!

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como atualizar programas que já estão instalados?
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2008, 19:25 »
A dica a seguir foi me dada pelo amigo wildner os créditos por este tópico estar resolvido é dele, segue abaixo a dica que resolveu o tópico:

Vou resumir ao máximo, então leia com calma e siga cuidadosamente os procedimentos:

1. Baixar arquivo:
Vc já deve ter baixado o arquivo conforme link que te passei e o nome do arquivo deve ser conforme abaixo, confira:
BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz
Se estiver correto siga em frente.

2. Remoção do Office 2.3:
Abra o terminal conforme endereço Aplicações\Acessorios\Terminal e digite: (iremos remover todo e qualquer arquivo do office que está instalado em sua máquina não se preocupe pois se vc não conseguir instalar o novo office, vc entra no Synaptic e instala ele automaticamente de novo, vá em frente.

2.1. Remova primeiro o OpenOffice, digite no terminal o comando:
$ sudo apt-get remove openoffice*        "o sistema irá pedir a sua senha e vá aceitando a remoção conforme o sistema te pedir.

3.Instalação
Exemplo:  Quando o Ubuntu é instado na hora da configuração ele te pediu um nome de usuário, o sistema cria em \home\este nome de usuario:
exemplo: Se vc disse que o usuario se chamaria Jhonny então vc terá uma pasta com este nome de usuario conforme abaixo:
\home\Jhonny     "esta pasta é a sua pasta e é onde o terminal abre automáticamente.
Então se vc abrir o terminal e digitar ls "comando que lista os arquivos" os arquivos listados serão da pasta Jhonny, entendeu? Pois o terminal abre sempre a pasta do usuario que neste caso é Jhonny ou o nome de usuario que vc configurou.

3.1 Desempacotar
o arquivo BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz deve estar na sua pasta de usuário, digite ls e confira se está na sua pasta.  Se estiver ok se não ache ele e copie para ela, isso pode ser pelo modo grafico sem problemas não precisa usar o terminal, depois volte para o terminal digite ls e confira se a copia está na pasta.

3.2 o Desempacotamente propriamente dito:
no terminal digite:
sudo tar -zxvf BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz  " Tecle enter"

Desempacotar é o mesmo que dezipar o arquivo acima está "zipado" só que não temos o Zip aqui estão o termo usado é ao agrupar ou compactar um arquivo é o mesmo que empacotar e depois desempacotamos ok.
Os arquivos desempacotados estão em uma pasta chamada:
OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358
Para entrar nela usamos o seguite comando no terminal:
lembre que vc não precisa digitar o nome todo da pasta é só escrever as iniciais e teclar tab que o sistema autocompletara.
cd ./OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358  "o cd ./ é o que usamos para entrar em pastas"
Depois tecle ls e veja que existe uma pasta chamada DEBS entre nela:
cd ./DEBS

tecle ls dentro da pasta DEBS e verá que terá um monte de arquivos .deb então digite:
$ sudo dpkg -i --force all *.deb  "o seu novo office será instalado, confirme senha e Aceite a instalação"

Feche o terminal e no navegador de arquivos abra as pastas
/home/nomedosueusuario/OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358/DEBS/desktop-integration
É a pasta onde estão os arquivos DEBS lembra.
Localize o arquivo: broffice.org3.0-debian-menus_3.0-9354_all.deb,  de dois cliques e mande reinstalar o pacote.(pronto)