Autor Tópico: Estou gostando e tudo, mas...  (Lida 5038 vezes)

Offline clown125

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Estou gostando e tudo, mas...
« Online: 28 de Outubro de 2008, 01:04 »
Resolvi migrar para o linux porque tive problemas de segurança e tudo mais e um amigo me recomendou o Ubuntu,
Bom gostei de um monte de coisas no sistema e tudo mais, ao contrario de muitos não achei dificil,
a maioria das coisas consegui resolver pela interface grafica msm, sem maiores pepinos.
Mas estou a ponto de desistir por um problema fatal pelo menos pra mim, instalei a versao 8.04 do Ubuntu, mas nenhum dispositvo usb meu funciona, já tentei procurar solução pro meu problema em diversos lugares e nenhuma soluçao funcionou, ou ninguem pode me responder,
eu sei que se não me responderam é porque não sabiam como resolver, e este é o principal problema, como eu usuario domestico comum vou ficar com um sistema, onde eu não consigo resolver um problema como este e não consigo achar uma solução para ele? =/
Bom talvez eu tente alguma outra distro antes de desistir de vez, alguem recomendaria alguma?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2008, 01:47 »
Pô, cara, que pena que você tá com esse problema. Bem estranho, nunca tinha ouvido falar de ninguém ficar sem usb no Ubuntu...

Eu o encorajo fortemente a tentar outra distro. Se você quer algo meio parecido com o Ubuntu, tenta Debian ou Fedora, são muito bons. Essa última é pioneira em novidades, às vezes mais do que o próprio Ubuntu. Mas também há outras opções famosas, como OpenSuse, Kurumin NG, Big Linux, etc. Dessas, testei apenas o Kurumin NG (via live-cd), e gostei bastante.

Há um site que pode lhe ajudar a fazer a sua escolha. Segue o link: http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br. Boa sorte!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2008, 08:36 »
Digita no terminal: lsusb
Isso de não reconhecer o usb é muito estranho, acho que a gravação da imagem iso estava incorreta.Tenta atualizar para o 8.10 RC, a versão final sai dia 30.Boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2008, 09:07 »
Desculpa a pergunta, mas o que vocẽ quer dizer com "dispositivos USB"?

Mouses, teclados, unidades de disco e pen drives funcionam na hora, plug 'n' play, agora se você se refere a câmeras, placas de som ou de captura USB, aí fica mais complicado, cada caso é um caso, geralmente com solução, mas um pouquinho complicada as vezes.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2008, 10:23 »
Você fez a instalação do Ubuntu via boot da máquina ou esta usando algum programa de virtualização?

Instalei o Ubuntu em três máquinas diferentes, e nunca tive nenhum problema de Usb por enquanto.
É só plugar o pendrive por exemplo que o sistema detecta na hora, nunca tive que fazer nenhuma configuração especial.
Concordo com o Polaco quando diz, que cada caso é um caso, assim você pode ter um Joystick para instalar via Usb por exemplo, ou um teclado.

Por outro lado utilizando o Ubuntu, ou outra distro via virtualização pelo Virtual-Box estou tento dificuldades para acertar a Usb, mas este é um problema do Virtual-Box e não do Linux, mas parece que tem conserto.
No meus micros consegui instalar via usb até a Tim-web.
Penso que não é o caso de instalar outra distro, no Ubuntu tem que funcionar, e para os técnicos te ajudarem necessitam de maiores detalhes na informação do seu micro e da finalidade o uso da usb, ou o tipo de periférico que voce quer utilizar.

Offline clown125

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2008, 13:54 »
o lsusb retorna isso:
Citar
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 

Entao instalei na máquina mesmo não foi com virtualização, e por dispositivos usb eu digo impressoras, pen drives, td que deveria ser plug and play...
mas vou tentar atualizar dia 30 ver se consigo corrigir =/
mesmo porque o pessoal aqui de casa já ta acostumando com o linux e inclusive gostando.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2008, 14:48 »
Olha o meu lsusb:
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 003: ID 0ac8:305b Z-Star Microelectronics Corp. ZC0305 WebCam
Bus 002 Device 002: ID 067c:e240 Efficient Networks, Inc.
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 002: ID 045e:0083 Microsoft Corp. Basic Optical Mouse
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 
Aparecem o mouse, a webcam e modem.
Será alguma configuração no Bios?
Usuário Linux- 449417

Offline paulo87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2008, 20:54 »
aconselho vc continuar tentando, mas caso não tenha sucesso, eu aconselho vc a usar o Fedora, já q o seu problema é segurança, pois essa a a distro amigável mais segura q eu conheço e a versão 9 está muito boa.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2008, 23:01 »
É muito estranho isso, se você tem certeza que as portas USB do teu computador estão funcionando perfeitamente e ativadas na BIOS, tente rodar um live CD qualquer pra ver se ele reconhece, pode ser o próprio CD de instalação desktop do Ubuntu, de repente sua instalação ou até mesmo a mídia utilizada para instalar esteja defeituosa.

Reconhecimento de dispositivos USB como mouse e teclado nunca chegou a ser um problema para o Linux, mesmo se ele não instalar o driver correto, o dispositivo conectado deveria ser exibido com o comando lsusb.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline clown125

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2008, 23:26 »
É então é bem estranho mesmo, justamente pq sempre vi muitos elogios ao ubuntu quanto a reconhecimento de hardware e afins.
Bom vou tentar atualizar quando sair a versão final do 8.10 e vou tentar ver com um live cd do Kurumim de um amigo meu, vamos ver se funciona, sinceramente estou torcendo muito para que funcione...

E ah só um adcional, hoje foi bem engraçado quando chego em casa e meu irmão que estava me xingando até as tampas por eu ter instalado linux na máquina a uns dias atras, vira pra mim e pergunta se eu consigo deixar o ubuntu rodando redondinho, e deixar sem o windows mesmo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 23:35 por clown125 »

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2008, 23:43 »
Olá, só uma pergunta...

Vc fez a instalação a partir do cd com ubuntu? Ou utilizou um pendrive e deu o boot com ele para a instalação? Caso tenha feito a instalação com pendrive, lhe aconselho fazer a instalação pelo CD...

Abraço!
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline clown125

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Estou gostando e tudo, mas...
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2008, 23:52 »
Instalei direto do CD, mas comos muitos falaram deve ter sido algum problema na .iso ou na instalaçao mesmo.