Autor Tópico: [resolvido] Como aproveitar partições do Windows?  (Lida 4052 vezes)

Offline simon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
[resolvido] Como aproveitar partições do Windows?
« Online: 29 de Outubro de 2008, 22:02 »
Meu Windows Vista não inicia nem com reza brava. Sempre que tento iniciar o Windows aparece um erro dizendo que não encontra o disco. Já tentei atualizar o grub e recuperar o Windows pelo DVD de instalação, mas sem resultado. Gostaria de saber se há como reparticionar o HD para criar uma única partição a partir das duas partições usadas pelo Windows ou redimencionar alguma das partições do Ubuntu para usar o espaço dessas partições. Caso não seja possível aproeitar essas partições, alguém tem idéia de como recuperar o Windows? ???
« Última modificação: 31 de Outubro de 2008, 14:11 por simon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como aproveitar partições do Windows?
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:41 »
O gparted pode muito bem unir as partições windows para você em uma só, isso dependendo de como esta o particionamento ai, claro.

Antes de começar a mexer em partições recomendo um backup, pois é uma tarefa delicada, na qual você pode perder os dados das partições envolvidas no processo.

Ao usar o gparted tenha certeza que as partições a manipular estão desmontadas, e por isso é sempre mais fácil fazer a operação pelo LiveCD. Para chamar o gparted não se esqueça de usar o sudo (pelo terminal), ou então usar a linha gksudo  gparted na janela Executar Aplicações (aberta através do atalho Alt + F2).

Caso você venha a alterar o particionamento verifique como o Linux esta reconhecendo sua partição raiz (/), e outras usadas pelo Linux, caso as tenha criado. Tendo a informação em mãos confira os arquivos /etc/fstab, e /boot/grub/menu.lst afim de verificar se existe a necessidade de adequação dos arquivos.

Quando ao novo espaço aberto sugiro colocá-lo como sua $HOME, separando ela da partição raiz (/), e para isso o tópico De novo - mudar a /home... [RESOLVIDO!] pode ser uma boa ajuda.

Caso precise de algo é só falar, que se tiver ao alcance será um prazer ajudá-lo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline simon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Como aproveitar partições do Windows?
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2008, 11:58 »

Quando ao novo espaço aberto sugiro colocá-lo como sua $HOME, separando ela da partição raiz (/), e para isso o tópico De novo - mudar a /home... [RESOLVIDO!] pode ser uma boa ajuda.

Caso precise de algo é só falar, que se tiver ao alcance será um prazer ajudá-lo.

[]'s

Cristiano

Não consigo unir as partições. A partição /dev/sda5, de 30GB, não é excluída nem a pau. Aparece uma mensagem dizendo:
Please unmount any logical partitions having a number higher than 5
Quanto ao tópico citado sobre como mudar a /home, gostaria de saber se há como mudar o diretório raiz. Quero mudar ele para uma partição maior, já que deixei apenas 10GB para ele para sobrar mais espaço pra #@*& do Windows Vista que ocupava muito espaço.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como aproveitar partições do Windows?
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2008, 12:05 »
Não consigo unir as partições. A partição /dev/sda5, de 30GB, não é excluída nem a pau. Aparece uma mensagem dizendo:
Please unmount any logical partitions having a number higher than 5
Quanto ao tópico citado sobre como mudar a /home, gostaria de saber se há como mudar o diretório raiz. Quero mudar ele para uma partição maior, já que deixei apenas 10GB para ele para sobrar mais espaço pra #@*& do Windows Vista que ocupava muito espaço.

Bem como eu disse a partição deve estar desmontada para que você faça algo com ela usando o gparted. Tente mexer usando o LiveCD.

Eu particularmente acho que 10Gb para partição raiz (/) um tamanho bom. Tenho aqui 20Gb para ela, e uso 8Gb, e vou te dizer que instalo tudo que passa pela frente para testar, sem contar que não limpo o cache aqui.

Então vem a pergunta, você precisa mesmo de mais espaço? Ainda mais se tiver sua $HOME separada?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline simon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Como aproveitar partições do Windows?
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2008, 14:10 »
Consegui reparticionar pelo live cd. Mas o grub foi pro saco e não consegui recuperar ele de jeito nenhum. Tive que reinstalar o sistema.  :'(

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como aproveitar partições do Windows?
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2008, 15:11 »
Consegui reparticionar pelo live cd. Mas o grub foi pro saco e não consegui recuperar ele de jeito nenhum. Tive que reinstalar o sistema.  :'(

Como escrevi na primeira mensagem, ao mexer no particionamento do disco deve-se verificar os arquivos /etc/fstab, e /boot/grub/menu.lst antes de reiniciar a máquina.

Muito provavelmente era algo fácil de corrigir, mas se já reinstalou também resolveu... rs

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!