Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176749 vezes)

Offline MarcosSoares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #435 Online: 08 de Junho de 2007, 11:15 »
Alarcon,

   O meu modem funcionou de primeira com o seu pacote, claro com o sistema instalado do zero.
   Para quem quiser saber o meu tipo de modem, a saída do comando lspci é:
00:09.0 Modem: Smart Link Ltd. Unknown device 8800 (rev 02)
Comprei este modem como LG-i56N.
   
   Para aqueles que estão tendo problemas com o gnome-ppp, recomendo fortemente que instalem o kppp (que é o discador do kde), mesmo que usem o gnome.  Uma dica para baixar o pacote com todas as depêndencias é dar dois comandos no terminal:

$ apt-get -qq --print-uris install kppp >>lista_pacotes.txt
$ sed "s/'\(.*\)'.*/\1/" lista_pacotes.txt >>url_pacotes.txt

   Vai ter um arquivo chamado url_pacotes.txt com todos os arquivos a serem baixados. Você pode baixar através de uma lan-house ou como desejar. Depois basta copiar os arquivos baixados para a pasta /var/cache/apt/archives e em um terminal executar o comando:

$ sudo apt-get install kppp

  Eu sei que é mais complicado para instalar o kppp, mas acreditem, no gnome-ppp SEMPRE ao me conectar ocorre algum problema, agora no kppp é só alegria.

Abraços a todos vocês e muito obrigado Alarcon por esta força.

Obs:
- Os comandos para url_pacotes não são de minha autoria. Um usuário que não tenho como identificar deu a dica (do grupo do ubuntu brasil no yahoo);

- Se quiser uma lista de downloads de atualizações a fazer (no caso de ter algum outro computador com banda larga) basta executar o seguinte comando:
$ apt-get -qq --print-uris dist-upgrade >>lista_pacotes.txt
$ sed "s/'\(.*\)'.*/\1/" lista_pacotes.txt >>url_pacotes.txt

- Qualquer dúvida é só me contactar.

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #436 Online: 11 de Junho de 2007, 15:59 »
Alarcon,

Gostaria de saber  (se você souber) por que só algumas pessoas tem que instalar o driver da smartlink pro modem funciionar e outras que instalam apenas os pacotes que coloquei no meu tuto já rodam a net sossegadamente????
ou o sl-modem-daemon já vem o driver por default???
Be free.... 
...be Linux!!!

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #437 Online: 12 de Junho de 2007, 01:28 »
Com certeza, o pacote já vem o driver pronto, pois o modem só funciona com algum driver gerenciando e carregado na memória :)


alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #438 Online: 12 de Junho de 2007, 10:59 »
Alarcon,

Gostaria de saber  (se você souber) por que só algumas pessoas tem que instalar o driver da smartlink pro modem funciionar e outras que instalam apenas os pacotes que coloquei no meu tuto já rodam a net sossegadamente????
ou o sl-modem-daemon já vem o driver por default???

Caro daniel.netti é o seguinte, os pacotes .deb feitos para os modems que usam o driver Smartlink nas distribuições Debian, até onde eu sei, já são compilados para serem usados de imediato. O meu pacote, diferentemente dos que são disponibilizados em .deb, traz o próprio driver para ainda ser compilado. O pacote .deb nas distribuições Debian só traz o executável slmodemd e o script sl-modem-daemon responsável pela ativação do modem no boot do sistema.

   O driver Smartlink na sua compilação padrão cria o executável slmodemd e dois módulos slamr.ko e slusb.ko. Dependendo da sua placa mãe e sua respectiva placa de som, o kernel do linux disponibiliza um destes módulos: snd-intel8x0m, snd-via82xx-modem ou snd-atiixp-modem que tornam desnecessários os módulos slamr.ko e slusb.ko precisando apenas do executável slmodemd. Mas para que o driver Smartlink trabalhe com um destes módulos que já vem no kernel, você tem de compilar o driver Smartlink não na forma padrão, mas na forma ALSA para que o driver Smartlink não entre em conflito com os módulos que vem no kernel (isso para algumas placas de som ok). Explicando melhor, quando você compila o driver Smartlink na forma ALSA você está criando o executável slmodemd com a capacidade de usar um destes módulos do kernel: snd-intel8x0m, snd-via82xx-modem ou snd-atiixp-modem para substituirem os mólulos slamr.ko ou slusb.ko que não serão usados. Nos pacotes que são usados nas Distribuições Debian eles compilam o driver Smartlink na forma ALSA, que só é preciso o executável slmodemd, por que me parece que é proibido fornecer os móludos (slamr.ko e slusb.ko) já compilados, ou seja, é o próprio usuário que tem de criá-los com a compilação, trata-se de uma questão legal. Portanto os pacotes .deb só servem para os usuários que por sorte possuem uma determinada placa de som que usa um destes módulos carregados, por padrão, pelo kernel linux:  snd-intel8x0m, snd-via82xx-modem ou snd-atiixp-modem.

   O meu pacote visa ser uma instalação a mais genérica possível, ou seja, que abrange o maior número de casos e ainda com um plus que é a instalação e configuração do discador Gnome-ppp. Mesmo para quem usa o pacote .deb disponível, eu acho que o pacote que faço também é uma boa escolha por que você não fica dependente de que alguém disponibilize um novo pacote para um novo kernel que você acabou de atualizar via gerenciador de atualizações do Ubuntu (update-manager). No caso do meu pacote é só executar novamente a instalação dos mesmo, pulando alguns passos já que os arquivos necessários para a compilação do driver já foram instalados e a configuração do Gnome-ppp já foi feita só restando recompilar o driver Smartlink e o Ungrab-Winmodem que é necessário para alguns usuários, ou seja, você tem autonomia para fazer o seu modem funcionar neste novo kernel e não tem de ficar esperando por alguém disponibilizar o driver já compilado para você que tanto pode ser rápido como pode demorar, isto eu não sei dizer. Tudo está explicado no guia_instalação.pdf que tem no meu pacote ok.

   Como disse o pacote que fiz foi o resultado de uma longa experiência que tive em fazer o meu modem funcionar e de fazer o modem de alguns colegas pelo mundo linux também. Este pacote tentar resolver todos os problemas encontrados até agora, por isso ele funciona para alguns usuários em que a simples instalação do pacote .deb não funciona. É certo que a instalação dos pacote .deb é bem mais fácil, mas infelizmente não resolve todos os casos e você fica dependente de alguém. Procurei fazer o meu pacote o mais fácil possível para minimizar os erros na sua utilização e espero ter conseguido :-).

   Bom tentei explicar o motivo do meu pacote e o por quê da falha, em alguns casos, dos que usam os disponibilizados em .deb. Não é uma tarefa fácil mas espero que você tenha entendido um pouquinho do que quis dizer.

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #439 Online: 13 de Junho de 2007, 00:21 »
A minha instalação não tava funcionando por falta de dependências. Depois de instalar tudo apareceu um alerta, no gerenciador de atualização, de pacote quebrado libasound2-dev.

No terminal não indicou o problema de instalação, pra ver tinha que passar o texto até achar o problema de dependências. Não sei porque, mas as dependências estavam no CD e não tinham sido instaladas.

Talvez aconteceu porque fiz a instalação limpa do Ubuntu.

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #440 Online: 13 de Junho de 2007, 11:01 »
   Bom tentei explicar o motivo do meu pacote e o por quê da falha, em alguns casos, dos que usam os disponibilizados em .deb. Não é uma tarefa fácil mas espero que você tenha entendido um pouquinho do que quis dizer.


Com certeza eu entendi...mas tenho outra duvida.....no meu caso por exemplo (onde usei o que vem por default) cheguei até a tentar instalar o driver separado (peguei um de seus pacotes anteriores) mas deu erro (não me lembro qual) logo no começo da instalação, é isso que achei mais estranho, quer dizer que se eu quiser instalar o seu pacote por exemplo não vou conseguir???
Be free.... 
...be Linux!!!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #441 Online: 14 de Junho de 2007, 11:08 »
   Bom tentei explicar o motivo do meu pacote e o por quê da falha, em alguns casos, dos que usam os disponibilizados em .deb. Não é uma tarefa fácil mas espero que você tenha entendido um pouquinho do que quis dizer.


Com certeza eu entendi...mas tenho outra duvida.....no meu caso por exemplo (onde usei o que vem por default) cheguei até a tentar instalar o driver separado (peguei um de seus pacotes anteriores) mas deu erro (não me lembro qual) logo no começo da instalação, é isso que achei mais estranho, quer dizer que se eu quiser instalar o seu pacote por exemplo não vou conseguir???

Como disse, o meu pacote foi feito para ser o mais genérico possível, portanto para ser usado por todos. Há várias situações que podem causar erros e fica difícil uma avaliação sem sua especificação mais detalhada dos erros que ocorreram com você.

Vou tentar falar sobre alguns erros.

Primeiro, como o meu pacote usa o driver Smartlink ainda não compilado, então pode ser que você não tenha instalado os compiladores e outros pacotes necessários para a compilação do driver.

Segundo, você pode até ter deixado todos os itens marcados que o meu instalador mostra, mas na hora de adicionar o LiveCD do Ubuntu você não tenha feito isso por não ter observado o comando no terminal para isso e a instalação foi em frente mais deu erro por falta dos pacotes para compilação.

Terceiro, você pode ter usado um pacote que fiz para uma determinada versão do Ubuntu sendo que a sua é outra (ou mais nova ou mais antiga).

Quarto, às vezes uma determinada versão do driver Smartlink que uso no meu pacote não funciona adequadamente para um tipo específico de modem que este driver Smartlink da suporte, então quando aparece uma nova versão do driver Smartlink eu adiciono no meu pacote (em uma nova versão para a mesa versão do Ubuntu) este novo driver para ver se resolve o problema de mais alguém. Isto já aconteceu, portanto sempre pegue a versão mais recente para a sua versão do Ubuntu ok.

Quinto, pode ser que por você já ter usado outras formas de ativação do seu modem, quando for usar o meu pacote, estas outras formas entrem em conflito e por isso eu peço para quem puder que comece do zero, pois o meu pacote foi feito pensado naquele usuário que acabou de receber ou baixar o LiveCD de instalação do Ubuntu.

Sexto, você pode ter instalado o pacote .deb que vem nos repositórios do Ubuntu e que funcionou para o seu modem, mas quis testar o meu pacote, porém não deu certo. Isso pode ter ocorrido, por exemplo, por que ao tentar compilar o driver no meu pacote o executável slmodemd esteja rodando ainda no seu sistema através do script sl-modem-daemon instalado pelo pacote .deb, portando antes de usar o meu pacote, caso você já tenha o modem funcionado dê o comando: sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop.

Sétimo e ultimo, por enquanto :-), pode ser que você tenha feito seu modem funcionar por um pacote .deb, tenha feito algumas atualizações em seu sistema pelo gerenciador de atualizações (update-manager) e quando foi usar o meu pacote as versões dos pacotes que são instalados não sejam mais as mesmas e portanto gerando problemas de conflito nas dependências dos mesmos. Um exemplo típico é que em várias atualizações do Ubuntu você certamente vai mudar de kernel e aí como é preciso, para compilar, o linux-headers de mesma versão do kernel, mas o meu instalador só procura pelo linux-headers de mesma versão do kernel no LiveCD e não irá encontrará esta nova versão causando erros de compilação, pois você atualizou seu sistema e este novo linux-headers só se encontra na internet nos repositórios do Ubuntu, aliás até que o meu pacote instalaria este novo linux-headers se no momento da execução do pacote você estivesse online, mas como se para instalar é preciso antes “matar” o executável slmodemd...

Bom é isso, se você pudesse colar aqui o log dos erros seria bem melhor.

Qual é o seu modem mesmo?

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #442 Online: 15 de Junho de 2007, 09:32 »
 ;Dvaleu, mas se for colocar o log aqui teria que reinstalar o modem(que esta funcionando) enato vamos deixar para que chegou agora testar ok? Ah o modem é o netodragon da LG....valeu pela força!!!!!
Be free.... 
...be Linux!!!

Offline gaucho.online

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #443 Online: 16 de Junho de 2007, 16:20 »
Olá alarcon e pessoal, uma duvida, meu hardware(que 256mb ram e um sempron 2400) não suportou o live cd, portando busquei um alternate install, e na hora do seu pacote pedir o CD, coloco qual dos dois?Eu instalei o pacote mas ficou instavel, e no fim tive maius alguns problemas e então deletei tuda a partição e instalei tudo de novo, e agora estou com esta duvida.


Essas informações você deixa em todos os sites que visita.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #444 Online: 16 de Junho de 2007, 16:34 »
Olá alarcon e pessoal, uma duvida, meu hardware(que 256mb ram e um sempron 2400) não suportou o live cd, portando busquei um alternate install, e na hora do seu pacote pedir o CD, coloco qual dos dois?Eu instalei o pacote mas ficou instavel, e no fim tive maius alguns problemas e então deletei tuda a partição e instalei tudo de novo, e agora estou com esta duvida.

Tanto faz, pois a diferença é apenas no modo de intalação, ou seja, gráfico ou em modo texto.

Quando você adiciona o CD (Alternate install ou Live-CD) ele vai buscar os arquivos no CD-Rom e os pacotes são os mesmo no LiveCD ou no alternate install, apenas mudando a forma de instalação.

« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 16:39 por alarcon »

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #445 Online: 18 de Junho de 2007, 21:12 »
Oi, Alarcon e demais ubunteiros

Viram que há um drive alpha para os muito comuns modens V92?

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8458

Espero que chegue ao fim esse drama de quem tem que utilizá-lo (não é fácil encontrar V90 mais).

Eu tentei instalá-lo aqui no computador (o v92), mas não deu certo. É um computador de uma escola e terei que, infelizmente, fazer o famoso dualboot  :( . Acaba sendo uma propaganda negativa do Linux.

Forte abraço,

Jamiro

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #446 Online: 23 de Junho de 2007, 18:06 »
Oi, Alarcon e demais ubunteiros

Viram que há um drive alpha para os muito comuns modens V92?

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8458

Espero que chegue ao fim esse drama de quem tem que utilizá-lo (não é fácil encontrar V90 mais).

Eu tentei instalá-lo aqui no computador (o v92), mas não deu certo. É um computador de uma escola e terei que, infelizmente, fazer o famoso dualboot  :( . Acaba sendo uma propaganda negativa do Linux.

Forte abraço,

Jamiro

Jamiro você antes de tentar usar a dica do link que você informou instalou os pacotes necessários para a compilação do driver do modem?

Seriam estes aqui:

make
gcc
build-essential
install linux-headers-2.6.20-15 (para o Ubuntu 7.04 Original, sem nenhuma atualização)
libasound2
libasound2-dev
gnome-ppp

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #447 Online: 25 de Junho de 2007, 10:29 »

Jamiro você antes de tentar usar a dica do link que você informou instalou os pacotes necessários para a compilação do driver do modem?

Seriam estes aqui:

make
gcc
build-essential
install linux-headers-2.6.20-15 (para o Ubuntu 7.04 Original, sem nenhuma atualização)
libasound2
libasound2-dev
gnome-ppp

Agora já entreguei o computador, mas creio ter feito uma atualização antes, já não me lembro. E eu tinha todos os pacotes, sim. Lembro-me de ter conferido isso.

Mas consegui encontrar um modem pré-histórico de outra máquina da mesma escola. Procurei driver para linux e encontrei um site (www.linuxant.com) que o fornecia mediante pagamento (!) e tinha uma versão gratuita com limitação de taxa de conexão (14 kbps). O nome do modem era HCF da conexant. Instalei a  versão gratuita e não me pareceu nada mal para recebimento/envio de e-mails - que será a principal tarefa.

A questão continua. Assim que tiver um pouco mais de tempo, voltarei a testar aqui no meu próprio PC. Terei que fazer uma partição só para isso (testes), mas não tem problema. Em julho estarei de férias.

Abraços,

Jamiro

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #448 Online: 25 de Junho de 2007, 23:21 »
Obrigado Alarcon! Aqui funcionou tranquilo, estava com um problemão :D
O meu modem é indicado assim no lspci:
Código: [Selecionar]
00:08.0 Modem: Smart Link Ltd. Unknown device 8800 (rev 02)E a string que funcionou perfeitamente para mim foi essa aqui:
Código: [Selecionar]
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +MS=90
Recomendo o pacote a todos que tem um modem smartlink :D
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #449 Online: 30 de Junho de 2007, 16:39 »
Alguém mais tem problema com o modem sendo perdido pelo sistema? Tem num LG que para de funcionar de repente e só volta depois de reiniciar.