Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176691 vezes)

Offline mope

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #450 Online: 05 de Julho de 2007, 13:59 »
alarcon, eu sou novo no fórum (postei poucas vezes) e tive alguns problemas com o modem (além do ubuntu, é claro) pq sou novato em linux e bicho velho de rwindows.... XD

O meu modem é um LG LM-I56N, que é smartlink

Então, tentei instalar numa primeira vez o seu pacote no Feisty Fawn 64 bits, e não deu certo. Como vi que eu não conseguia achar mtos drivers pra essa versão, instalei a de 32 bits mesmo... Tive problemas com a resolução (tanto no 64 como no de 32 bits), mas consegui resolver...
Então, com o versão 32 bits eu consegui instalar todo o seu pacote (mas antes tentei instalar o driver que tem no wiki do ubuntu, como ele deu uns erros, eu instalei o seu por cima e deu certo).

Mas agora eu to com o(s) seguinte(s) problema(s):

-ele faz o barulho de ligar o modem, mas não ouço a discagem. Como faço pra ouvir?
-ele faz a conexão (acredito que faz) e rapidamente desconecta... O que eu posso fazer?

Alarcon, não tenho certeza, mas já li sobre problemas da conexão não ficar nem 1min funcionando e cair de repente, mas não achei de novo esses tópicos, tanto aqui como em outros fóruns...

Grato pela atenção!

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #451 Online: 06 de Julho de 2007, 02:06 »
O meu é desse e só deixo marcado Reconectar automaticamente e Ignorar seqüencias de terminal. Acho que esse problema tem relação com o Verificar portadora.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #452 Online: 06 de Julho de 2007, 09:53 »
alarcon, eu sou novo no fórum (postei poucas vezes) e tive alguns problemas com o modem (além do ubuntu, é claro) pq sou novato em linux e bicho velho de rwindows.... XD

O meu modem é um LG LM-I56N, que é smartlink

Então, tentei instalar numa primeira vez o seu pacote no Feisty Fawn 64 bits, e não deu certo. Como vi que eu não conseguia achar mtos drivers pra essa versão, instalei a de 32 bits mesmo... Tive problemas com a resolução (tanto no 64 como no de 32 bits), mas consegui resolver...
Então, com o versão 32 bits eu consegui instalar todo o seu pacote (mas antes tentei instalar o driver que tem no wiki do ubuntu, como ele deu uns erros, eu instalei o seu por cima e deu certo).

Mas agora eu to com o(s) seguinte(s) problema(s):

-ele faz o barulho de ligar o modem, mas não ouço a discagem. Como faço pra ouvir?
-ele faz a conexão (acredito que faz) e rapidamente desconecta... O que eu posso fazer?

Alarcon, não tenho certeza, mas já li sobre problemas da conexão não ficar nem 1min funcionando e cair de repente, mas não achei de novo esses tópicos, tanto aqui como em outros fóruns...

Grato pela atenção!


Até onde eu sei não existem drivers para softmodems nas versões 64bits do linux, portanto os pacotes que faço e que vem embutido o driver Smartlink, só servem para versões 32bits do Linux ok.

Bom  com relação ao meu pacote, o melhor mesmo seria você só usá-lo com uma instalação limpa do Ubuntu 7.04 para que outras tentativas com outros modos de instalação não atrapalhem no que o meu se propõe a fazer.

Caso não seja possível reinstalar o Ubuntu 7.04 tente fazer, antes de instalar o meu pacote, assim: abra um  terminal e digite sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop e só então tente usar o meu pacote ok.

Com relação ao tom de discagem, me parece que alguns tipos de modems que usam o driver smartlink não se pode ouvir a discagem, não sei se esse é o seu caso, mas ele disca mesmo assim e se conecta normalmente.

Bom se você seguiu realmente as instruções contidas no meu pacote e leu o arquivo guia_instalação.pdf, já resolveria este problema de conectar e cair logo em seguida, mas vamos a algumas hipóteses do ocorrido:

- Pode ser que para seu modem a opção verificar portadora na aba Opções em Configurações do gnome-ppp precise estar desmarcada e por padrão vem marcada.

- Outra coisa é que talvez você não tenha colocado como nome de login do provedor  apenas usuario (por exemplo) e não ususario@provedor.com.br ( login completo)  e portanto a autenticação falha.

- Por fim tente um destes Init2 para ver o que melhor lhe serve:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=34

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=90


Antes que você me pergunte para fazer esta alteração abra um terminal e digite:

gedit .wvdial.conf

isto considerando que você abriu um terminal dentro da sua pasta de usuário na /home/ . Quando você abre um terminal (em Aplicações > Acessórios > Terminal) ele já abre automaticamente na sua pasta de usuário no interior da pasta home. O arquivo .wvdial.conf é um arquivo oculto (veja o sinal de ponto antes do nome) na sua pasta de usuário que guarda as configurações do gnome-ppp.

« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 09:58 por alarcon »

Offline mope

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #453 Online: 06 de Julho de 2007, 14:25 »
Citar
Até onde eu sei não existem drivers para softmodems nas versões 64bits do linux, portanto os pacotes que faço e que vem embutido o driver Smartlink, só servem para versões 32bits do Linux ok.

Bom  com relação ao meu pacote, o melhor mesmo seria você só usá-lo com uma instalação limpa do Ubuntu 7.04 para que outras tentativas com outros modos de instalação não atrapalhem no que o meu se propõe a fazer.

Caso não seja possível reinstalar o Ubuntu 7.04 tente fazer, antes de instalar o meu pacote, assim: abra um  terminal e digite sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop e só então tente usar o meu pacote ok.

Com relação aos drivers pra versões de 64 bits, acabei percebendo que não existe mesmo... rsrsrs
Vou trocar o meu HD hj, e reinstalo o ubuntu pra tentar de novo!

Com relação as dicas que vc passou agora, dei uma fuçada e achei todas, menos essa para para o sl-modem-deamon... Vou testar essa tbm.

Obrigado até agora pessoal!!!


Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #454 Online: 07 de Julho de 2007, 16:09 »
alarcon, eu sou novo no fórum (postei poucas vezes) e tive alguns problemas com o modem (além do ubuntu, é claro) pq sou novato em linux e bicho velho de rwindows.... XD

O meu modem é um LG LM-I56N, que é smartlink

Então, tentei instalar numa primeira vez o seu pacote no Feisty Fawn 64 bits, e não deu certo. Como vi que eu não conseguia achar mtos drivers pra essa versão, instalei a de 32 bits mesmo... Tive problemas com a resolução (tanto no 64 como no de 32 bits), mas consegui resolver...
Então, com o versão 32 bits eu consegui instalar todo o seu pacote (mas antes tentei instalar o driver que tem no wiki do ubuntu, como ele deu uns erros, eu instalei o seu por cima e deu certo).

Mas agora eu to com o(s) seguinte(s) problema(s):

-ele faz o barulho de ligar o modem, mas não ouço a discagem. Como faço pra ouvir?
-ele faz a conexão (acredito que faz) e rapidamente desconecta... O que eu posso fazer?

Alarcon, não tenho certeza, mas já li sobre problemas da conexão não ficar nem 1min funcionando e cair de repente, mas não achei de novo esses tópicos, tanto aqui como em outros fóruns...

Grato pela atenção!


Tenta isso:
digite no terminal:

sudo gnome-ppp
Configure seu login, senha, ativando o modo burro... etc
E veja se conecta

Depois volte a conectar como usuário normal que agora deve funcionar.

[]'s

Offline wpspereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #455 Online: 08 de Julho de 2007, 10:54 »
E ae Parabens pelo tutorial dps de quebrar a cabeça com o drive do modem Smart Link, fique com problemas na string mas
foi resolvido era só alterar valeuuuuu msm !!!!

Fiquei só com um problema na hora de desconectar que não aparece o a interface para desconectar vc tem alguma solução ae???
tipo estou usando o poff para sair tem como criar um icone na area de trabalho?????


valeuuuuuuuu

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #456 Online: 08 de Julho de 2007, 11:06 »
E ae Parabens pelo tutorial dps de quebrar a cabeça com o drive do modem Smart Link, fique com problemas na string mas
foi resolvido era só alterar valeuuuuu msm !!!!

Fiquei só com um problema na hora de desconectar que não aparece o a interface para desconectar vc tem alguma solução ae???
tipo estou usando o poff para sair tem como criar um icone na area de trabalho?????


valeuuuuuuuu

É o seguinte, se você usou alguns dos meus pacotes para modems (driver Smartlink) ele instala e configura o discador gnome-ppp, mas vomos ver como ele está:

Vá no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP na janela que se abre clique em Configuração e entre na aba Opções e veja se a opção mostrar na área de notificação está marcada. Quando você se conecta usando o discador gnome-ppp ele coloca no canto superior direito, proximo ao relógio um icone de atividade de conexão que ficar piscado com entrada e saidas de dados. Para desconectar basta clicar nele e não janela que abrir clicar no botão desconectar.

Offline wpspereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #457 Online: 08 de Julho de 2007, 11:20 »
Só que é o seguinte eu removi o painel superior e colocoquei em baixo no modo tradicional e fiz minha cofiguração no ad+ ao  painel
qual o icone de que eu tenho que colocar para ver ele e desconecar ????

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #458 Online: 08 de Julho de 2007, 12:56 »
Só que é o seguinte eu removi o painel superior e colocoquei em baixo no modo tradicional e fiz minha cofiguração no ad+ ao  painel
qual o icone de que eu tenho que colocar para ver ele e desconecar ????

Bom clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas inferior e clique em Adicionar ao Painel... e na janela que abrir tenter algo a esse respeito. Talvez em  Utilitários > Área de notificação na parte inferior da janela que irá abrir.

Tente também reinstalar o pacote .deb gnome-ppp após isso que falei acima para ver se ele colocará o ícone nesta barra desta vez.
« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 16:33 por alarcon »

Offline Alcebíades

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • Rebel Tux
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #459 Online: 09 de Julho de 2007, 12:25 »
Olá Alarcon e amigos do forum, esse é meu primeiro post no forum estou entrando agora no mundo linux e venho encontrando dificuldade em instalar meu modem na versao 7.04, depois de baixar os drivers que vc disponibilizou em seu tuto me deparei com mais um problema. Para fazer a instalação do pacote, é necessario que o Live CD esteja no drive de CD ROM. Até ai blz, mas após digitar o comando # apt-cdrom add aparece a seguinte mensagem:



Perceba que o CD ROM ja esta montado, como mostra a imagem do Desktop.
Depois de muita dor de cabeça percebi que o drive E: que o Ubuntu tenta montar quando é digitado o comando # apt-cdrom add não é meu drive de CD ROM, e sim um drive que o sistema criou.



A pergunta é: Como fazer para que quando seja digitado # apt-cdrom add o sistema acesse o drive q está o Live CD ao invés de acessar esse CD-ROM 1 ???

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #460 Online: 09 de Julho de 2007, 12:54 »
Olá Alarcon e amigos do forum, esse é meu primeiro post no forum estou entrando agora no mundo linux e venho encontrando dificuldade em instalar meu modem na versao 7.04, depois de baixar os drivers que vc disponibilizou em seu tuto me deparei com mais um problema. Para fazer a instalação do pacote, é necessario que o Live CD esteja no drive de CD ROM. Até ai blz, mas após digitar o comando # apt-cdrom add aparece a seguinte mensagem:



Perceba que o CD ROM ja esta montado, como mostra a imagem do Desktop.
Depois de muita dor de cabeça percebi que o drive E: que o Ubuntu tenta montar quando é digitado o comando # apt-cdrom add não é meu drive de CD ROM, e sim um drive que o sistema criou.



A pergunta é: Como fazer para que quando seja digitado # apt-cdrom add o sistema acesse o drive q está o Live CD ao invés de acessar esse CD-ROM 1 ???

Faz o seguinte abre a pasta /dev/ e vê pra mim para onde os link cdrom ou cdrw dvdrom ou dvdrw estão apontando e colar aqui o conteudo do seu arquivo fstab que fica na pasta /etc/.

OBS: Tive um problema semelhante, pois a detecção automatica do Ubuntu se confundiu e não fez o serviço direito com relação ao meu drive de cdrw e dvdrw. No meu fstab estava assim:

/dev/hdd    /media/cdrom0  ....

/dev/hdc    /media/cdrom1  ....

que na verdade deveria ficar assim:

/dev/scd0    /media/cdrom0  ....

/dev/scd1    /media/cdrom1  ....

E como eu soube disto, basta abrir o nautilus no lado direito clicar em Sistema de Arquivos e ir na pasta dev e lá clique  com o botão direito do mouse em cdrom ou cdrw  e dvd ou dvdrw  ir em Propriedades e na informação: Destino do link verifique para que dispositivo eles estão apontando e depois corrija no arquivo fstab que se encontra em /etc/.

Para editar o fstab abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/fstab

e mude as seguintes linhas:

/dev/hdd       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdc       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0


para

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/scd1       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0


onde scd0 e scd1 serão, para o seu caso, o que você verificar para onde os links cdrom ou cdrw  e dvd ou dvdrw da pasta do sistema /dev/ estiverem apontando. No meu caso, como disse o fstab estava em hdd e hdc mais o correto seria scd0 e sdc1

Atenção: Se você tem um driver leitor e gravador de cd e ao mesmo tempo apenas leitor de dvd, ele muito provavelmente será o dispositivo scd0. Caso você ainda tenha um driver de leitor de cd  apenas,ele muito provavelmente será o scd1. 0 significa o driver primário e o 1 o secundário, portanto troque a ordem se o cdrw/dvd não for o principal e sim o cd-rom.

« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 13:56 por alarcon »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #461 Online: 09 de Julho de 2007, 17:05 »
O modem de uma máquina aqui é o AC'97.

Belo script, meu caro. Se todos os programas Linux fossem assim... Está de parabéns.

Só que... insistentemente, o meu modem dá : "sem tom de linha".

O problema é persistente, e não consigo fazer ele conectar. Alguém já teve problema parecido ? Já instalei o script de instalação do modem, funcionou bem, ele reconhece o modem quando lhe é perguntado.. Só que ele dá sempre "sem tom de linha".
Ubuntu Lucid é 10 !!!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #462 Online: 09 de Julho de 2007, 17:12 »
O modem de uma máquina aqui é o AC'97.

Belo script, meu caro. Se todos os programas Linux fossem assim... Está de parabéns.

Só que... insistentemente, o meu modem dá : "sem tom de linha".

O problema é persistente, e não consigo fazer ele conectar. Alguém já teve problema parecido ? Já instalei o script de instalação do modem, funcionou bem, ele reconhece o modem quando lhe é perguntado.. Só que ele dá sempre "sem tom de linha".

Seu modem é o HSP56 MR (SiS)?

Se for ele é o tipo suportado que mais causa problemas, mas tente isso antes de conectar:

- Abra um terminal e digite: sudo /etc/init.s/sl-modem-daemon restart

E só aí tente se conectar pelo gnome-ppp.

No botão Configuração do gnome-ppp e na aba Opções deixe desmarcada a opção verificar portadora e tente usar uma das 4 opções do Init2 que postei por aqui ok.

Outra coisa deixe somente o PC ligado a linha telefônica, ou seja, retire o telefone do Pc. Ou tente usar um filtro de linha para telefone.

Citar
- Por fim tente um destes Init2 para ver o que melhor lhe serve:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=34

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=90


Antes que você me pergunte para fazer esta alteração abra um terminal e digite:

gedit .wvdial.conf

isto considerando que você abriu um terminal dentro da sua pasta de usuário na /home/ . Quando você abre um terminal (em Aplicações > Acessórios > Terminal) ele já abre automaticamente na sua pasta de usuário no interior da pasta home. O arquivo .wvdial.conf é um arquivo oculto (veja o sinal de ponto antes do nome) na sua pasta de usuário que guarda as configurações do gnome-ppp.
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 17:18 por alarcon »

Offline Alcebíades

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • Rebel Tux
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #463 Online: 10 de Julho de 2007, 11:33 »

Faz o seguinte abre a pasta /dev/ e vê pra mim para onde os link cdrom ou cdrw dvdrom ou dvdrw estão apontando e colar aqui o conteudo do seu arquivo fstab que fica na pasta /etc/.

OBS: Tive um problema semelhante, pois a detecção automatica do Ubuntu se confundiu e não fez o serviço direito com relação ao meu drive de cdrw e dvdrw. No meu fstab estava assim:

/dev/hdd    /media/cdrom0  ....

/dev/hdc    /media/cdrom1  ....

que na verdade deveria ficar assim:

/dev/scd0    /media/cdrom0  ....

/dev/scd1    /media/cdrom1  ....

E como eu soube disto, basta abrir o nautilus no lado direito clicar em Sistema de Arquivos e ir na pasta dev e lá clique  com o botão direito do mouse em cdrom ou cdrw  e dvd ou dvdrw  ir em Propriedades e na informação: Destino do link verifique para que dispositivo eles estão apontando e depois corrija no arquivo fstab que se encontra em /etc/.

Para editar o fstab abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/fstab

e mude as seguintes linhas:

/dev/hdd       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdc       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0


para

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/scd1       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0


onde scd0 e scd1 serão, para o seu caso, o que você verificar para onde os links cdrom ou cdrw  e dvd ou dvdrw da pasta do sistema /dev/ estiverem apontando. No meu caso, como disse o fstab estava em hdd e hdc mais o correto seria scd0 e sdc1

Atenção: Se você tem um driver leitor e gravador de cd e ao mesmo tempo apenas leitor de dvd, ele muito provavelmente será o dispositivo scd0. Caso você ainda tenha um driver de leitor de cd  apenas,ele muito provavelmente será o scd1. 0 significa o driver primário e o 1 o secundário, portanto troque a ordem se o cdrw/dvd não for o principal e sim o cd-rom.



Obrigado Alarcon pela dica, consegui resolver o problema do CD ROM, mas agora to com mais um rsrsrsrs. É o seguinte- Na instalação dos pacotes essenciais gcc, build-essential e linux-headers pelo gerenciador synaptic, os arquivos são localizados no CD, mas no momento da instalação aparece a mensagem:
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/l/linux-source-2.6.20/linux-libc-dev_2.6.20-15.27_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/glibc/libc6-dev_2.5-0ubuntu14_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/gcc-4.1/libstdc++6-4.1-dev_4.1.2-0ubuntu4_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/gcc-4.1/g++-4.1_4.1.2-0ubuntu4_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/gcc-defaults/g++_4.1.2-1ubuntu1_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/d/dpkg/dpkg-dev_1.13.24ubuntu6_all.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/b/build-essential/build-essential_11.3_i386.deb
  MD5Sum incorreto


Cara, isso ta muito complicado, to pensando em desistir  ::) ::)



alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #464 Online: 10 de Julho de 2007, 11:36 »

Faz o seguinte abre a pasta /dev/ e vê pra mim para onde os link cdrom ou cdrw dvdrom ou dvdrw estão apontando e colar aqui o conteudo do seu arquivo fstab que fica na pasta /etc/.

OBS: Tive um problema semelhante, pois a detecção automatica do Ubuntu se confundiu e não fez o serviço direito com relação ao meu drive de cdrw e dvdrw. No meu fstab estava assim:

/dev/hdd    /media/cdrom0  ....

/dev/hdc    /media/cdrom1  ....

que na verdade deveria ficar assim:

/dev/scd0    /media/cdrom0  ....

/dev/scd1    /media/cdrom1  ....

E como eu soube disto, basta abrir o nautilus no lado direito clicar em Sistema de Arquivos e ir na pasta dev e lá clique  com o botão direito do mouse em cdrom ou cdrw  e dvd ou dvdrw  ir em Propriedades e na informação: Destino do link verifique para que dispositivo eles estão apontando e depois corrija no arquivo fstab que se encontra em /etc/.

Para editar o fstab abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/fstab

e mude as seguintes linhas:

/dev/hdd       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdc       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0


para

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/scd1       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0


onde scd0 e scd1 serão, para o seu caso, o que você verificar para onde os links cdrom ou cdrw  e dvd ou dvdrw da pasta do sistema /dev/ estiverem apontando. No meu caso, como disse o fstab estava em hdd e hdc mais o correto seria scd0 e sdc1

Atenção: Se você tem um driver leitor e gravador de cd e ao mesmo tempo apenas leitor de dvd, ele muito provavelmente será o dispositivo scd0. Caso você ainda tenha um driver de leitor de cd  apenas,ele muito provavelmente será o scd1. 0 significa o driver primário e o 1 o secundário, portanto troque a ordem se o cdrw/dvd não for o principal e sim o cd-rom.



Obrigado Alarcon pela dica, consegui resolver o problema do CD ROM, mas agora to com mais um rsrsrsrs. É o seguinte- Na instalação dos pacotes essenciais gcc, build-essential e linux-headers pelo gerenciador synaptic, os arquivos são localizados no CD, mas no momento da instalação aparece a mensagem:
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/l/linux-source-2.6.20/linux-libc-dev_2.6.20-15.27_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/glibc/libc6-dev_2.5-0ubuntu14_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/gcc-4.1/libstdc++6-4.1-dev_4.1.2-0ubuntu4_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/gcc-4.1/g++-4.1_4.1.2-0ubuntu4_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/g/gcc-defaults/g++_4.1.2-1ubuntu1_i386.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/d/dpkg/dpkg-dev_1.13.24ubuntu6_all.deb
  MD5Sum incorreto
W: Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)]/pool/main/b/build-essential/build-essential_11.3_i386.deb
  MD5Sum incorreto


Cara, isso ta muito complicado, to pensando em desistir  ::) ::)




Você baixou da rede?
O que está mostrando é que sua cópia está corrompida, se você baixou da rede a imagem ISO, deveria antes de copiar para um CD verificar o md5sum da cópia para verificar se o arquivo não chegou corrompido, pois aí o sistema irá falhar em algum ponto.