Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176621 vezes)

Offline Alcebíades

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • Rebel Tux
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #465 Online: 10 de Julho de 2007, 11:50 »
Blz, esse CD eu comprei na internet, vou tentar conseguir outro, mais uma vez obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #466 Online: 10 de Julho de 2007, 12:26 »
Blz, esse CD eu comprei na internet, vou tentar conseguir outro, mais uma vez obrigado.

Que chato ! >:(

Mas neste site aqui:

https://shipit.ubuntu.com/

Você pode pedir gratuitamente o seu CD, o problema é que como vem de fora demora muito para chegar. Aqui demorou mais de 1 mês.

Acho que aqui no fórum existem usuários que enviam o CD, pesquise por aqui ok.

Infelizmente os que tinha por aqui já distribui entre amigos.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
RESOLVIDO: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #467 Online: 10 de Julho de 2007, 20:02 »
Caro Alarcon.

Realmente, muito obrigado por fazer o script. É assim que todos os programas Linux deveriam ser.

Memso assim, o slmodem é muito fácil de instalar, mas assim ficou show.

Sobre meu modem, ele é o Via Ac97, nao é o hp nao sei o que...

Fui bem feliz tentar fazer ele funcionar no Windows.... o mesmo erro: Só que o Windows, dava "modem ocupado".

Antes, esse modem funcionava num sistema linux Fenix, até que veio um baita de um raio... depois do raio (trovão), comecou os problemas, até que ele parou de funcionar.

Instalei o ubuntu nele, e nada....

Instalei o Windows...  e  TAMBÉM nada....

Resultado: O modem estragado. A entrada onde vai o cabinho do telefone estragou com a oscilação de energia ocasionada pelo raio. Nem no Ubuntu, nem no Windows XP Professional (o único Windows que é bom de verdade) nao funcionou. Mas claro, ele reconheceu o modem porque nada aconteceu com o slot do PCI nele. A mesma coisa no Windows, reconheceu o modem sem problemas, e não conecta.

Não sabem como eu fuquei feliz com isso.... Eu não poderia ser tão burro não. Ainda mais que uso Linux desde 1998...

É isso aí, viva o Ubuntu, e abaixo os nerds do Slackware !

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline mope

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #468 Online: 15 de Julho de 2007, 21:34 »
Alarcon, obrigado pela ajuda!

Estou postando isso pelo ubuntu com o modem LG que foi instalado com o pacote que você forneceu!!!!  :D

Eu fiz o seguinte:

Reinstalei o ubuntu o zero, e instalei o seu pacote. Fui conectar e deu uma mensagem de erro: "não é possível abrir o modem" (fiz desmarcando o pacote sl-modem-deamon).

Então refiz o processo de instalação, e marquei esse pacote. Mesmo erro...

Então refiz o processo de instalação, mas na parte de config do gnome-ppp, eu escolhi no string de inicialização o Alternativo1.

Ao conectar, funcionou!!!!!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #469 Online: 26 de Julho de 2007, 14:24 »
ATENÇÃO: Usuários dos softmodems MOTOROLA SM56

Navegando pelo fórum do Ubuntu me deparei com o seguinte post:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,17931.0.html

Lá o usuário luisambrosio perguntava como fazer o seu modem motorola sm56 funcionar. O usuário ximbar respondeu dizendo que usou o meu pacote modem-arquivos-v16.tar.gz feito para modems que usam o driver Smartlink e que resolveu seu caso.

Quando vi este texto logo pensei que o usuário ximbar estava equivocado, pois sempre soube que o driver smartlink não funcionava para este modem e que o mesmo só tinha driver para o kernel da versão 2.4.x, portanto bem antigo. Ao perguntar informações sobre o seu modem para o ximbar, constatei que o mesmo era um legítimo Motorola SM56 e portanto neste último driver Smartlink, para minha surpresa, passou a oferecer suporte para este modem mesmo não tendo sido informado nada no seu changelog. Logo para aqueles em que o seguinte comando lspci -d 1057:3052 retornar alguma informação deste tipo 01:01.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04), por exemplo, podem tentar o meu pacote que se encontra neste link aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg113490.html#msg113490
« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 14:34 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #470 Online: 02 de Agosto de 2007, 10:58 »
Novo pacote para instalação do Ubuntu 7.04 e Kubuntu 7.04


Bem resolvi adicionar no pacote de instalação um script para que usuários do Kubuntu 7.04 Feisty Fawn possam fazer seu modem funcionar com este pacote também.

A forma de instalação é praticamente a mesma dos pacotes anteriores só que agora ao invés de existir o script chamado de install-modem.sh, passou a existir dois scripts chamados de install-modem_Gnome e install-modem_Kde que são para instalar o modem para o Ubuntu e Kubuntu respectivamente.

OBS1: O arquivo em .pdf ainda só fala sobre a forma de instalação do Ubuntu e do script install-modem.sh, mais não mudou nada não, só a forma que as janelas gráficas se apresentam para você. Leiam também o arquivo texto chamado de Leia-me.

OBS2: Não testei o script para o Kubuntu, por que não tenho nenhuma distro baseada no KDE aqui, portanto preciso de voluntários para testar.

Segue abaixo o link do pacote modem-arquivos-v19.tar.gz:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v19.tar.gz?download


OBS3: Aos que pretendem usar o pacote modem-arquivos-v19.tar.gz com o Kubuntu 7.04, antes faça o seguinte procedimento:

Abra um terminal, acho que no kubuntu deve ser K > Sistema > konsole, e digite:

kwrite

se abrir ok. Agora digite:

sudo kwrite

se não abrir, com o terminal aberto,  como usuário comum, faça isso:

xhost local:root

Caso ocorra algum erro então antes do comando instale o pacote sux. Veja se ele se encontra no seu LiveCD tentando instalar assim:

sudo apt-get install sux

isso se o LiveCD estive adicionado no sources.lst do apt-get. Para fazer isso abra um terminal e digite:

sudo apt-cdrom add

irá aparecer uma informação do tipo:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Se o LiveCD do Kubuntu 7.04 estiver já no driver de CD-Rom basta teclar ENTER, caso contrário coloque-o no driver para depois teclar ENTER.



Caso não esteja adicionado no sources.lst ou não queira fazer isso, baixe daqui:

http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/universe/s/sux/sux_1.0.1-3.2_all.deb

instale, veja se é preciso alguma dependência extra, e repita o passo:

xhost local:root

para ver se agora funciona e siga em frente nos outros passos.

OBS4: caso o pacote sux precise de alguma dependência não instalada no seu Kubuntu 7.04 procure aqui:

http://packages.ubuntu.com/feisty/allpackages

OBS5: Para o caso do Kubuntu 7.04 Feisty Faw, onde eu falo para usar o comando sudo su, mude para sudo sux, obviamente depois de ter instalado o pacote sux como falei mais acima.

agora faça:

sudo nano /root/.bashrc

ou

sudo vi /root/.bashrc

use o que você souber usar (nano ou vi)

e coloque isto no final:

export XAUTHORITY=/home/name/.Xauthority

Onde name, obviamente é o seu nome de usuário na pasta home, aquele nome de login que você digita ao entrar no Ubuntu ok.

salve e saia do arquivo, feche o terminal, abra-o novamente e veja se agora o kwrite  abre via terminal como root. Se ainda não abrir, talvez seja necessário reiniciar o computador.

Citar
Como usar o Vi:

Pressione a tecla Esc e depois a letra i do teclado para inserir textos no arquivo em questão. Para salvar as alterações e sair do Vi pressione Esc novamente e agora Shift+zz ( a letra z do teclado por duas vezes com o Shift pressionado, ou seja, ZZ)

Quem quiser usá-lo com o Ubuntu 7.04 fique a vontade. ;D

Atenção: Os erros relatados logo abaixo pelo ilustre colega Sergio Morgado se referem ao pacote modem-arquivos-v17.tar.gz já retirado deste post. Fiz correções neste antigo pacote, sendo ele tranformado no atual modem-arquivos-v19.tar.gz que ainda não foi testado.

« Última modificação: 25 de Agosto de 2007, 13:36 por alarcon »

Offline Sergio Morgado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #471 Online: 06 de Agosto de 2007, 22:06 »
Olá Alarcon,

Instalei o Kubuntu pra testar o seu novo pacote.
Não sei se fiz algo errado.

Segui oque diz no arquivo leiame, após o comando ./install-modem_Kde, deu o seguinte erro:

./install-modem_Kde: Line 210: erro de sintaxe próximo a símbolo inesperado '(´
./install-modem_Kde: Line 210: 'kdialog --title "Configuração do Kpp" --inputbox "Entre com o número de acesso do seu Provedor (separe por dois pontos ":" se tiver mais de um)´


Pode ser que seja algum erro nesta linha do script, não sei. Da uma olhada.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #472 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:13 »
Olá Alarcon,

Instalei o Kubuntu pra testar o seu novo pacote.
Não sei se fiz algo errado.

Segui oque diz no arquivo leiame, após o comando ./install-modem_Kde, deu o seguinte erro:

./install-modem_Kde: Line 210: erro de sintaxe próximo a símbolo inesperado '(´
./install-modem_Kde: Line 210: 'kdialog --title "Configuração do Kpp" --inputbox "Entre com o número de acesso do seu Provedor (separe por dois pontos ":" se tiver mais de um)´


Pode ser que seja algum erro nesta linha do script, não sei. Da uma olhada.

Caro Sergio Morgado primeiramente obrigado por se dispor a testar este pacote.

Bem, como você deve saber eu uso o Ubuntu, mas sempre recebi pedidos de ajuda de como fazer o modem funcionar no Kubuntu, então resolvi fazer este script para ser usado por quem usa o Kubuntu, mas como não tenho o mesmo aqui não pude testar se este script está ok, ou seja, se as janelas gráficas feitas em kdialog apareceram corretamente para vocês. O kdialog é mais chato que o Zenity (gdialog) do Ubuntu.

Fiz como lembrava, mas pelo jeito está com falhas, então peço por favor que faça esta correção aqui:

Abra o script install- modem_kde vá na linha 210 e troque isto:

kdialog --title "Configuração do Kppp" --inputbox "Entre com o número de acesso do seu Provedor (separe por dois pontos ":" se tiver mais de um)
Ex: 1500200:15002808:15002800"  2> /dev/null > /tmp/Var5


por isto:

kdialog --title "Configuração do Kppp" --inputbox "Entre com o número de acesso do seu Provedor, separe por dois pontos se tiver mais de um
Ex: 1500200:15002808:15002800"  2> /dev/null > /tmp/Var5


ou seja, você apenas tirou esta entrada ":" e os parênteses (), talvez seja erro de codificação. Veja se agora funciona.

OBS: Para alterar este arquivo use o kwrite, depois de corrigir e ainda com o script aberto, vá no Menu Ferramentas > Codificação> Europeu Ocidental(iso 8859-15) e escolha Salvar por que é esta a codificação usada pelo KDE e não UTF-8. .

Tente novamente fazer os procedimentos e se em algum outro ponto aparecer mais algum outro defeito, por favor me avise.

Obrigado.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 12:49 por alarcon »

Offline Sergio Morgado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #473 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:27 »
Alarcon,

Depois de corrigir a linha 210, deu erro na linha 369 pelo mesmo motivo, ai tirei os parenteses dessa linha. Ai deu erro na linha 378: " fim do arquivo inesperado enquanto procurava por `"´ " e erro na última linha "erro de sintaxe: fim de arquivo inesperado"


alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #474 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:51 »
Alarcon,

Depois de corrigir a linha 210, deu erro na linha 369 pelo mesmo motivo, ai tirei os parenteses dessa linha. Ai deu erro na linha 378: " fim do arquivo inesperado enquanto procurava por `"´ " e erro na última linha "erro de sintaxe: fim de arquivo inesperado"



Olha só acho que estes erros acontecem por causa da codificação, pois eu tenha aqui o archlinux com gnome e resolvi instalar o KDe só para testar as entradas que você falou, mas aqui esta tudo ok.

Faça assim, pegue o script original, sem suas alterações, e antes de executá-lo abra o script com o kwrite vá em Ferramentas > Codificação> Europeu Ocidental(iso 8859-15) e escolha Salvar por que é esta a codificação usada pelo KDE e não UTF-8. Só então dê permissão de execução para o arquivo e tente usá-lo ok.

Aqui apareceu corretamente as janelas que deveriam aparecer. Agora eu fiz estes procedimentos, pois no Ubuntu usa-se UTF-8 e no Kubuntu iso 8859-15.



Offline Sergio Morgado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #475 Online: 07 de Agosto de 2007, 14:00 »
OK !!

Vou fazer isso depois digo se deu certo.

Offline Sergio Morgado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #476 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:22 »
Fiz do jeito que vc explicou, mas mesmo assim continua dando o mesmo erro.  ???

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #477 Online: 08 de Agosto de 2007, 09:59 »
Fiz do jeito que vc explicou, mas mesmo assim continua dando o mesmo erro.  ???

Ok Sergio Morgado, vou verificar aqui novamente e refazer o script já que agora nesta minha outra distribuição linux (ArchLinux) eu instalei o KDE para fazer estes testes, gosto mais do Gnome.

Qualquer coisa te aviso e mais uma vez muito obrigado por testar.

OBS: Aos que pretendem usar o pacote modem-arquivos-v17.tar.gz com o Kubuntu, não usem por que ainda não está funcionando como deveria ok.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #478 Online: 08 de Agosto de 2007, 11:05 »
Fiz do jeito que vc explicou, mas mesmo assim continua dando o mesmo erro.  ???

Acho que descobri o erro!

Faça o seguinte pegue o script, install-modem_Kde, original e vá na linha 149 e coluna 1 e onde está ssim:

echo "#cd /etc

deixe assim:

cd /etc

ou seja você retirou do início isso: echo "#


Agora vá na linha 164 e coluna 36 e onte está assim:

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart"

Deixe assim:

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

ou seja você retirou do final isso: "

Salve e feche o script e tente rodá-lo agora para ver se funciona. Quando disse que aqui estava dando certo era comando por comando e não o script todo aí percerbi esta falha aí, veja se resolve.

Offline Fal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #479 Online: 08 de Agosto de 2007, 20:09 »
Como prometido, o link para o pacote modem-arquivos-v16.tar.gz para o Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn é este:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v16.tar.gz?download

Para instalar siga os mesmos procedimentos dos pacotes anteriores. Dentro do pacote existe um arquivo texto chamado de Leia-me que explica de uma forma resumida como instalar este pacote e um arquivo chamado de guia_instalação.pdf que explica mais detalhadamente com ilustrações e com uma explicação sobre os problemas mais comuns encontrados com este driver.

Caro Alarcon,
Qual o procedimento do pacote anterior, eu não sei como funciona? Me ajuda aew plx.

Grato,
Usando Ubuntu 8.04