Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176625 vezes)

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #210 Online: 06 de Agosto de 2006, 10:01 »
Citação de: Bode
Então alarcon, depois de mto tempo, finalmente encontrei tempo pra formatar o meu pc, e juro p/ vc cara, segui passo-a-passo tdos os comandos do seu tutorial, mas... continua o msm erro  :(

Acusa que o /dev/slamr0 não pode ser encontrado ou não existe, mas ele está lá! Eu o vi!



Será que estou carregando algum módulo errado?? No meu lsmod o único dos três módulos que vc cita no começo do artigo, é o snd_via82xx (dessa forma, sem o "-modem")



Cara não sei mais oque fazer, hj eu vou tentar rodar o Kurumin com kernel 2.6 e copiar o slamr0, 1, 2 e 3 p/ meu Ubuntu, só por desencargo de conciência, pq aposto que isso não tem nada a ver  :oops:


Grato, e espero que você possa me ajudar!

abra um terminal e digite o seguite comando:

dmesg | grep slamr

e posta aqui o resultado para eu analizar o seu caso ok.
Olá Alarcon,
Vc já me ajudou muito no kurumin, é provável que o problema seja a necessidade do modulo ungrab_winmodem,  o meu modem só funciona se carregar este modulo antes do slamr. Para consegui-lo é baixá-lo lá no linmodem e o processo é o mesmo.

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #211 Online: 06 de Agosto de 2006, 19:08 »
Bom galera, o modem disca da o sinal da net (aquele sonzinho) mas não completa a conexão, acho que é do provedor ou do kppp pelço menos agora dá pra saber que no kubuntu tbm conecta com as mesmas dicas do aleksandre no forum, vou tentar mais uns passos e depois posto aqui, essa @@@@@ de IE é lerdo pra kct, que bosnia!!!
Be free.... 
...be Linux!!!

Offline rafael###

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #212 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:38 »
Caro alarcon, cara me ajuda???

Eu segui seu tutorial meu modem funciona graças a deus!!!!

Mas (esse mas sempre destrói  :'(), eu não consegui conectar ainda o porquê só deus e vc sabem heheh!!!

Aí vai:

Eu estou com o gnome-ppp o /home/usuário/.wvdial.conf esta configurado como vc citou em um de seus tópicos, tá belezinha creio eu!!!

Eu tenho isso nos logs de conexão:

Com chap-secrets e pap-secrets com permissão=rw-------

-> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.55
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT32418415
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT32418415
CONNECT 16800
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Tue Aug  8 19:03:42 2006
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
--> Pid of pppd: 8335
--> Using interface ppp0
--> local  IP address 201.69.62.42
--> remote IP address 200.205.227.45

e com pap-secrets e chap-secrets = rwxrwxrwx (total)

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.55
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT32418415
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT32418415
CONNECT 14400
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Tue Aug  8 19:20:07 2006
--> Pid of pppd: 8884
--> Using interface ppp0
--> local  IP address 201.69.62.183
--> remote IP address 200.205.227.45

com o ps -aux obtive esses resultados (e mais outros menos importantes, obs: o slmodemd ta rodando sempre em background):

rafael    7880  0.0  0.9   7760  2536 ?        S    18:49   0:00 wvdial --config /home/rafael/.wvdial.conf
root      7902  0.0  0.4   2684  1060 ?        S    18:50   0:00 /usr/sbin/pppd 460800 modem crtscts defaultroute usehostname -detach user rafael_henriqu noipdefault call wvdial usepeerdns idle 0 logfd 6

o meu .wvdial.conf ta igual vc ensinou ae:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4381.15

mudando o telefone e meus dados (senha e user)

Agora meu problema mais bem descrito:

Eu conecto o meu Ubuntu fala q conectou mas não conectou!!!!
Ele disca e conecta, faz barulho no telefone e td agora quando ele inicia o processo pppd e usa o ppp0 o telefone para sem explicação de fazer barulho de conexão!!! O Ubuntu mesmo com o telefone mudo diz q ta conectado mas na verdade ele não conectou!!! O q eu faço alarcon???
Me dá um help ae cara???To ficando desesperado jah, jah li mt tópico seu mas acho q nenhum rescolve meu problema :( !!!

Cara me ajuda???
E valw pela força no tutorial mt bem feito ae !!!
Só o gnome-ppp q ta fods mas o modem ta funcionando blzinha!!!

Vlw cara



GNU/Linux e SL um novo estilo de vida!!!!!!!!!!

Offline marcoalmodova

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #213 Online: 09 de Agosto de 2006, 06:40 »
eu não consegi configurar para a versão mais nova do ubuntu...
será q não tem como algum usuário mais experiente fazer o pacote igual ao alacron fez para a versão 5.04??
se puder eu agradeço muito

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #214 Online: 13 de Agosto de 2006, 18:01 »
 :'( Bom galera nada de navegar com o kubuntu msm, ele chega a conectar, mas não navega, na maioria das vezes mal conecta e já cai, dá um erro de saída que se não me falha a memoria é algo relacionado ao password, mas tenho certeza que minha senha esta certa, as vezes ele fica tentando validar o nome e senha de usuário e não sai mais disso, pego o tel. e vejo que tá conectado, mas não navega de jeito nenhum, alguem sabe a resposta?
Se puderem ajudar eu agradeço!!! :'(
Be free.... 
...be Linux!!!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #215 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:02 »
:'( Bom galera nada de navegar com o kubuntu msm, ele chega a conectar, mas não navega, na maioria das vezes mal conecta e já cai, dá um erro de saída que se não me falha a memoria é algo relacionado ao password, mas tenho certeza que minha senha esta certa, as vezes ele fica tentando validar o nome e senha de usuário e não sai mais disso, pego o tel. e vejo que tá conectado, mas não navega de jeito nenhum, alguem sabe a resposta?
Se puderem ajudar eu agradeço!!! :'(
veja nesta página aqui deste mesmo tópico que já falei algo a esse reispeito para o usuário tupa:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204.195

É o terceiro texto desta página aí, ou seja, da página 14 deste tópico e que foi direcionada para o usuário tupa.

veja se pode lhe ajudar estas informações e se é este tipo de problema o que vc está falando aqui.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #216 Online: 26 de Agosto de 2006, 00:14 »
Bom como somente agora consegui instalar o Ubuntu 6.06 Dapper no meu PC, resolvi fazer outro pacote para a instalação e ativação automática (ou quase isso :-)) dos modems que utilizam o driver Smartlink, pois havia recebido muitos pedidos neste sentido.

Coma já havia falado em outra oportunidade aqui neste tópico do fórum, meu PC antigo que tinha um  modem que usava o driver Smartlink pifou e então com este novo PC o meu modem passou a ser outro, portanto o pacote que fiz não foi testado para saber se está funcionando adequadamente para o Ubuntu 6.06 Dapper, entretanto segui a mesma lógica dos pacotes anteriores que tinha feito para o Ubuntu 5.10 Breezy e que se mostrou eficiente para muitos usuários que o testaram.

Estou disponibilizando o link aqui para que algumas “cobais” :-) se apresentem para testá-lo no Ubuntu 6.06 Dapper e relatar o sucesso ou fracasso do mesmo. Já tive ajuda de dois usuários nos testes, um ainda não me relatou nada e o outro me informou que no seu caso foi necessário fazer uns ajustes para que o seu modem funcionasse bem.

Antes de fornecer o link quero fazer umas considerações:

No caso do Ubuntu 6.06 Dapper, para se instalar corretamente o modem é necessários instalar alguns pacotes .deb que não foram instalados durante o processo normal de instalação do LiveCD do Ubuntu 6.06 Dapper, mas que se encontram dentro do LiveCD. Nesta nova versão do Ubuntu o CD não está incluído no sources.list do apt-get como na versão anterior, então eu adicionei um comando no script para adiconar o CD-Rom como fonte de busca para pacotes .deb, mas não sei se a forma que fiz está totalmente correta, pois não testei, pq agora tenho outro tipo de modem. Mas o que fiz no script foi o seguinte:

Adicionei o comando apt-cdrom add, quando da execução do script, que irá fazer a seguinte pergunta no terminal para vc:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Ou seja, ele está pedindo para que vc coloque o LiveCD do Ubuntu no driver de CD-Rom e depois precione ENTER para ele adicionar o CD-ROM no sources.list do apt-get. Depois de colocar o LiveCD e pressionar ENTER continue com o processo de instalação respondendo ao que for perguntado quer seja por via do terminal, quer seja por via de janelas gráficas que se apresentem durante o processo de instalação, portanto fique atento.

OBS: Deixe o LiveCD no driver de CD-ROM durante o processo de instalação pq ele será necessário como já foi dito logo acima.

O processo de utilização deste pacote é o mesmo que das versões anteriores, ou seja baixe o pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v9.tar.gz?download


Citar
Obs: já foi feito um pacote mais novo do que este do link anterior que trás o mais recente driver Smartlink datado de 29/10/2006 e o link para o texto que fala deste novo pacote é este aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204.msg69619#msg69619


depois abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) entre na pasta onde você colocou o arquivo modem-arquivos-v9.tar.gz, por exemplo:

cd /home/usuario_corrente

descompacte o arquvico com:

tar -zxvf modem-arquivos-v9.tar.gz

Vire root:

sudo su
Password: Digite aqui sua senha

Entre na pasta criada depois da descompactação (modem-arquivos-v9):

cd modem-arquivos-v9

Agora dê permissão de execução para o instalador:

chmod +x install-modem.sh

E para executar digite (ainda como root)

./install-modem.sh

E aguarde o processo de instalação respondendo corretamente ao que for perguntado para vc tanto via terminal quanto via janelas gráficas ok.


Por fim, qualquer dúvida leia o arquivo chamado de Leia-me que se encontra dentro do arquivo compactado modem-arquivos-v9.tar.gz par maiores explicações de como usar este pacote.

Caso após a instalação do pacote seu modem continue sem funcionar ou o mesmo se encontre instável faça a seguinte:

abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

isto irá abrir o arquivo de configuração do gnome-ppp

Altere a seguinte linha deste arquivo:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

ou para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34

tente as duas (uma de cada vez, é claro) opções diferente da padrão, para ver qual é a melhor para o seu caso. Salve e sai do arquivo de configuração e veja se agora seu modem funciona corretamente.

Alguns tipos de modems que usam o driver Smartlink requerem que a opção verificar portadora das configurações do gnome-ppp fique desabilitada e que por padrão vem habilitada. Para desabilitar, se for esse o seu caso, abra o gnome-ppp clique no botão Configuração,  depois na aba Opções e desmarque a opção verificar portadora.

Atenção: para usar este pacote é extremamente recomendável que vc instale novamente o Ubuntu 6.06 Dapper para que as chances de falhas sejam pequenas devido a tentativas anteriores a esta para fazer o seu modem funcionar ok.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 12:02 por alarcon »

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #217 Online: 26 de Agosto de 2006, 01:06 »
Olá, a todos!
Tinha dado um tempo com o Ubuntu; estava testando o Suse 10.1!
As coisas evoluiram por aqui!
Alarcon, fico feliz que esteja novamente com o Ubuntu! Creio que todos os usuários que usam modem também!
Vou depois ver um tempo e fazer uma nova instalação do Ubuntu em uma partição por aqui e testar esse seu novo pacote.
Depois te digo alguma coisa!
Ateh!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #218 Online: 26 de Agosto de 2006, 16:43 »
Olá, a todos!
Tinha dado um tempo com o Ubuntu; estava testando o Suse 10.1!
As coisas evoluiram por aqui!
Alarcon, fico feliz que esteja novamente com o Ubuntu! Creio que todos os usuários que usam modem também!
Vou depois ver um tempo e fazer uma nova instalação do Ubuntu em uma partição por aqui e testar esse seu novo pacote.
Depois te digo alguma coisa!
Ateh!

Oi...

Lhe agradeceria muito se vc pudesse testar esta nova versão do pacote, pq como coloquei a versão mais nova do gnome-ppp e do libasound não sei se para quem usa o Ubuntu 6.06 Dapper da forma como veio do LiveCD, ou seja, sem as atualizações posteriores, ele daria algum tipo de problema com relação a dependnecias. Também modifiquei um pouco o sl-modem-daemon das versões anteriores.

Offline darkclaw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #219 Online: 30 de Agosto de 2006, 11:10 »
OI alacron tentei instalar o seu drive para o modem HSP56 no edubuntu 6.06 mas a primeira vez q instala  ele encontra o modem so que da problema na hora que vai discar, ele disca mais não conecta, depois  quando o reinicio o pc ele não encontra mais o modem e não consigo reinstalar porque ele da erro

Offline guedesedson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #220 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:21 »
Alarcon seu tutorial foi muito util, consegui instalar o drive muito fácil e rápido, está de párabens, continue assim.....
Estou entusiasmado porque no rh9 fiquei quase uma semana tentando...... vaelu mesmo.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #221 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:28 »
OI alacron tentei instalar o seu drive para o modem HSP56 no edubuntu 6.06 mas a primeira vez q instala  ele encontra o modem so que da problema na hora que vai discar, ele disca mais não conecta, depois  quando o reinicio o pc ele não encontra mais o modem e não consigo reinstalar porque ele da erro

Caro Darkclaw não conheço o Edubuntu, então esse erro que está acontecendo com você pode ser , por exemplo, por que o script que fiz para a instalação do modem tenha sido feito em gdialog e o Edubuntu possa não trabalhar com ele, ou seja, pode ser (como disse não conheço) que o Edubuntu seja baseado no kde (que usa o kdialog) e não no gnome que é onde o gdialog funciona bem.

Se você usou o meu texto anterior, onde tem disponível para download o pacote que fiz para fazer a instalação e ativação do modem para o Ubuntu 6.06 dapper, quero fazer uma pequena observação sobre este texto que é a seguinte: ele sofreu duas modificações quanto a versão do pacote que fiz. No inicio eu tinha disponibilizado este aqui modem-arquivos-v6.tar.gz, que posteriormente sofreu uma correção e passou a se chamar modem-arquivos-v8.tar.gz e que novamente sofreu mais uma correção e finalmente passou a se chamar modem-arquivos-v9.tar.gz que é o mais atual e que está disponível para dowload no texto anterior. Portanto gostaria de saber se o pacote que você usou e não deu certo foi exatamente este último chamado de modem-arquivos-v9.tar.gz ou não?

Caso tenha sido uma versão mais antiga que atual, me desculpe por não ter colocado um aviso aqui, mas é que estive sem tempo para corrigir isso no fórum e como praticamente as correções tinham sido feitas quase que no mesmo dia, pensei que não haveria necessidade por achar que ninguém ainda tinha baixado as versões anteriores.

Se o Edubuntu trabalha com o gnome, se você usou o pacote mais novo disponibilizado aqui, então escreva aqui qual é o modelo do seu modem e mais, abra um terminal e digite cada um dos seguintes comandos:

ps -aux | grep slmodemd

dmesg | grep slamr

lsmod

Post aqui o resultado de cada um dos comandos anteriores ok.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #222 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:29 »
Alarcon seu tutorial foi muito util, consegui instalar o drive muito fácil e rápido, está de párabens, continue assim.....
Estou entusiasmado porque no rh9 fiquei quase uma semana tentando...... vaelu mesmo.

Caro Guedesedson, fico satisfeito que você tenha conseguido fazer o seu modem funcionar, agora gostaria de saber, já que não ficou explícito aqui, como você fez para isso, ou seja, você usou este meu último pacote ou fez de forma manual a instalação conforme é explicado aqui neste tópico do fórum e mais ainda qual é a versão da sua distribuição linux, seria por acaso o Ubuntu 6.06 dapper?

Por fim, qual é o modelo do seu modem.

Offline rafael###

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #223 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:48 »
Alarcon meu modem ainda nada !!! Quer dizer o modem ta funcionando ele disca e talz o ruim é o gnome-ppp ele não conecta nem a pau e da o mesmo erro q dava:

Citar
--> WvDial: Internet dialer version 1.54.0
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT32418415
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT32418415
CONNECT 33333
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Sat Aug 12 15:26:13 2006
--> pid of pppd: 11246
--> Using interface ppp0
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> local  IP address 201.69.62.10
--> pppd: ATZ
--> remote IP address 200.205.227.45
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> Connect time 2.5 minutes.
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> Disconnecting at Sat Aug 12 15:28:51 2006
--> The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> Try again and look into /var/log/messages and the wvdial and pppd man pages for more information.

Posso usar qualquer pacote, qualquer versão de Ubuntu (5.10 e 6.06) da td na mesma não sei mais o q fazer, o módulo ungrab-winmodem ta instalado, jah tentei sem ele não deu tmbm, cara a coisa ta mt feia!!

Flw



GNU/Linux e SL um novo estilo de vida!!!!!!!!!!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #224 Online: 01 de Setembro de 2006, 13:27 »
Alarcon meu modem ainda nada !!! Quer dizer o modem ta funcionando ele disca e talz o ruim é o gnome-ppp ele não conecta nem a pau e da o mesmo erro q dava:

Citar
--> WvDial: Internet dialer version 1.54.0
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT32418415
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT32418415
CONNECT 33333
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Sat Aug 12 15:26:13 2006
--> pid of pppd: 11246
--> Using interface ppp0
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> local  IP address 201.69.62.10
--> pppd: ATZ
--> remote IP address 200.205.227.45
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> Connect time 2.5 minutes.
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> pppd: ATZ
--> Disconnecting at Sat Aug 12 15:28:51 2006
--> The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> Try again and look into /var/log/messages and the wvdial and pppd man pages for more information.

Posso usar qualquer pacote, qualquer versão de Ubuntu (5.10 e 6.06) da td na mesma não sei mais o q fazer, o módulo ungrab-winmodem ta instalado, jah tentei sem ele não deu tmbm, cara a coisa ta mt feia!!

Flw

Rafael### não se trata de erro do gnome-ppp, pq senão outros usuários não conseguiriam conectar também, pode até ser erro de configuração do gnome-ppp para o seu caso e provedor, mas não é erro do programa gnome-pp em si. Gostaria de saber qual é o provedor que vc usa, pq talvez para este provedor seja necessário vc fornecer o DNS primário e secundário do mesmo e não deixar que o gnome-ppp obtenha este valores de maneira automática, verifique isso com o seu provedor.

Outra coisa que quero chamar sua atenção é para o nome de usuário do provedor usado por vc, observei que vc apenas digita o username sem o @provedor.com.br e que talvez seja necessário a digitação deste complemento no nome de usuário, ou seja, username@provedor.com.br e não só o username. No windows vc deve apenas digitar o username pq o próprio discador do provedor deve se encarregar de adicionar o resto, mas no gnome-ppp ele não faz isso até pq ele é um discador genérico que serve para todo e qualquer provedor, portanto veja se não há a necessidade de digitação completa do seu nome de usuário, ou seja, ao invés de digitar username vc deveria digitar username@provedor.com.br no espaço para Nome de usuário do gnome-ppp.

Por fim, se vc não tentou colocar o nome completo e irá tentar com ele completo agora, vc tem também que modificar lá naqueles arquivos chap-secrets e pap-secrets também que te falei do nome de usuário somente para a forma completa agora ok.