Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176628 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #375 Online: 14 de MAR?O de 2007, 17:55 »
Oi a todos,

Estou com problemas para me conectar pelo ubuntu.

Meu ubuntu é o Dapper 6.06; meu modem tem o id 2000:2800.

Inicialmente eu havia me conectado pela placa de rede (velox). Atualizei tudo, exceto o que começasse com "linux-..." com medo que fosse atualizado o kernel. Atualizei ainda o Java, desinstalei o openoffice e instalei o broffice, instalei fonts, multimídia... etc. Como o computador não terá velox, eu o retirei do modem externo da Telemar e tentei instalar o modem id 2000-2800. Utilizei o pacote v-14 do Alarcon. Não deu muito certo, mostrava vários erros, não criou pastas, sei lá. Resolvi instalar o pacote estando conectado pela rede, então o pacote baixou outros arquivos, fez atualizações. Tudo o.k. Retirei a rede novamente. Reiniciei o computador.
Quando tentei me conectar, ele reconhecia o modem - como tenho bina, vi que ele "pegava" a linha, porém no terminal aparecia "no dial tone".
Tentei as três string (será isso mesmo?) de inicialização, sem sucesso.
Tentei o comando para reiniciar o Smartlink (isso havia funcionado em um outro computador graças a este mesmo fórum - meus atrasados agradecimentos), sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart. Ele reiniciava, mas mesmo assim "no dial tone". Desisti - mesmo tendo chegado tão perto...

Reinstalei o ubuntu, reformatando todas as partições, inclusive a que eu tinha posto a /home.

Não atualizei nada, instalei primeiro o pacote v.14 - tudo certo novamente, mas... "no dial tone". Tentei todas as strings de inicialização novamente (as três), tentei o daemon restart e nada. Então... chorei  :-[  E estou aqui perdindo uma luz.

Abraços,

Jamiro.

Jamiro verifique se seu softmodem foi corretamente instalado na sua placa mãe, ou melhor, me responda, caso você use o windows em dual boot com o linux, se com o windows o softmodem funciona perfeitamente.

Gostaria de saber se você baixou e leu o tutorial ilustrativo que fiz chamado de guia_instalacao.pdf que não só ensina como instalar o pacote modem-arquivos-v14.tar.gz como na sua parte final dá várias dicas sobre os problemas comumente encontrados pelos usuários. Seria interessante que você lesse este tutorial, pois evitaria que eu escrevesse sobre problemas que o tutorial já resolveria, ficando assim só com os problemas que realmente não tem solução até o momento ok.

O link para baixar o tutorial chamado de guia_instalacao.pdf é esse aqui:

http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/projeto-messias/guia_instalacao.pdf

Caso tenha lido é estranho o que ocorre com você, pois como relatado: “Não deu muito certo, mostrava vários erros, não criou pastas, sei lá....” isto é tipico de quem não instalou os arquivos necessarios para a compilação do driver Smartlink.

Peço a você que abra o seu Synaptic e através do botão procurar, encontre estes pacotes pra mim (que devem estar marcados como instalados, um quadrado verde à esquerda do nome):

make
gcc
build-essential
linux-headers-2.6.15-23-386
libasound2
libasound2-dev

sendo que o pacote linux-headers-2.6.15-23-386 seria considerando a versão original do kernel ( 2.6.15-23-386 ) do Ubuntu Dapper 6.06. Hoje a versão do kernel e seu respectivo linux-headers já estão na seguinte versão: 2.6.15-28-386 depois de atualizá-lo.

Caso estejam já instalados e continue apresentando erros durante o processo de instalação do pacote modem-arquivos-v14.tar.gz, tente baixar este pacote novamente, pois quem sabe ele não vei com alguma falha devido ao processo de download anteriormente feito.

Por enquanto é isso :-)
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2007, 17:57 por alarcon »

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #376 Online: 14 de MAR?O de 2007, 23:52 »
Oi, Alarcon.

Antes de tudo, agradeço a atenção.

Eu não tenho o windows em dual, mas creio que o modem esteja corretamente instalado - é uma máquina nova, com garantia e não posso abri-la. Quando listo o lspci aparece "Modem: Smart Link Ltd. Unknown device 2800 (rev 02)". De fato ele "parece" enxergar o modem, só não encontra o tom de discagem. Consegui até ler seu id: 2000:2800 e fiquei feliz quando vi que este id está listado no seu tutorial.
Como dito, a primeira vez que tentei instalar seu pacote deu tudo errado, pois já havia atualizado a máquina. Numa segunda tentativa - com o velox conectado, tudo pareceu dar certo, pois eu consertei os pacotes quebrados - mas não deu.

Eu te escrevi após a terceira tentativa quando, antes de tudo, eu reformatei o hd e reinstalei o ubuntu. Depois de ele estar limpo, consegui instalar seu pacote v14 numa boa. Só que continua dando "no dial tone".

Sim, eu li - um ótimo trabalho por sinal, parabéns! - seu tutorial, mas não vi solução: coloquei nome de usuário correto, login(e-mail), conta, número de telefone, tentei conectar com strings diferentes também, verificar portadora, restartar o modem-daemon... e  nada.

Todos os pacotes (make, gcc, build-essential, linux-headers-2.6.15-23-386, libasound2, libasound2-dev) estão presentes e instalados em minha máquina.

Quanto à placa de rede, eu já a desabilitei pelo Sistemas - Administração - Rede e quando dou o comando sudo route add default ppp0 resulta: SIOCADDRT: Dispositivo inexistente. Quando lanço sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart, ele reinicia o Smartlink direitinho.

Enfim, é isso.

Abraços,

Jamiro.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #377 Online: 15 de MAR?O de 2007, 09:46 »
Alarcon, vc também vai desenvolver um pacote para o novo ubuntu que esta pra sair em abril para quem usa este tipo de modem???

parabens pela sua iniciativa..

valeu

A idéia é essa, mas pode demorar um pouco para isso acontecer, pois como você deve saber tenho conexão discada e até que eu baixe completamente a nova versão (somente nos finais de semana) ficarei sem saber se houve alguma mudança no processo de instalação do modem

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #378 Online: 15 de MAR?O de 2007, 10:32 »
Oi, Alarcon.

Antes de tudo, agradeço a atenção.

Eu não tenho o windows em dual, mas creio que o modem esteja corretamente instalado - é uma máquina nova, com garantia e não posso abri-la. Quando listo o lspci aparece "Modem: Smart Link Ltd. Unknown device 2800 (rev 02)". De fato ele "parece" enxergar o modem, só não encontra o tom de discagem. Consegui até ler seu id: 2000:2800 e fiquei feliz quando vi que este id está listado no seu tutorial.
Como dito, a primeira vez que tentei instalar seu pacote deu tudo errado, pois já havia atualizado a máquina. Numa segunda tentativa - com o velox conectado, tudo pareceu dar certo, pois eu consertei os pacotes quebrados - mas não deu.

Eu te escrevi após a terceira tentativa quando, antes de tudo, eu reformatei o hd e reinstalei o ubuntu. Depois de ele estar limpo, consegui instalar seu pacote v14 numa boa. Só que continua dando "no dial tone".

Sim, eu li - um ótimo trabalho por sinal, parabéns! - seu tutorial, mas não vi solução: coloquei nome de usuário correto, login(e-mail), conta, número de telefone, tentei conectar com strings diferentes também, verificar portadora, restartar o modem-daemon... e  nada.

Todos os pacotes (make, gcc, build-essential, linux-headers-2.6.15-23-386, libasound2, libasound2-dev) estão presentes e instalados em minha máquina.

Quanto à placa de rede, eu já a desabilitei pelo Sistemas - Administração - Rede e quando dou o comando sudo route add default ppp0 resulta: SIOCADDRT: Dispositivo inexistente. Quando lanço sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart, ele reinicia o Smartlink direitinho.

Enfim, é isso.

Abraços,

Jamiro.

Como você informa que a instalação foi correta e já que o softmodem veio instalado por padrão no seu computador, pensei que você tinha instalado o mesmo já que tinha informado que usava velox, então não imagino o que pode estar ocorrendo com você.

Li não me lembro onde que certos aparelhos de telefone podem causar interferências no modem usado no linux, por tanto como alternativa, retire todos os aparelhos da linha telefônica e deixe somente o computador ligado a mesma e tente discar novamente. Acho que o bina que você falou pode também estar atrapalhando. Seria bom se você pudesse levar o computador para algum lugar que tivesse outra linha, sem nenhum tipo de serviço extra, e testar a conexão. Como serviço extra me refiro ao bina, aquele tom de aviso de chamada quando estamos usando a linha telefônica no momento e alguém liga para o seu número e etc.


O melhor mesmo seria ter o windows em dual boot com o linux, pois assim teríamos a certeza de que a placa de modem, por exemplo, não estaria queimada ou com algum outro defeito já que os softmodems foram feitos para o windows e se nele não funcionasse, então no linux é que não funcionaria mesmo.

Qual é o provedor que você usa par se conectar. No mesmo não é necessário fornecer o DNS primário e secundário ou outro tipo de informação?

Escreva aqui o resultado dos seguintes comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

ls -l /usr/sbin/pppd

lsmod


Por fim vá na barra de  Menu superior e clique em  Sistema > Administração > Rede na janela que se abrir e na aba Conexões, clique na esquerda em Conexão por modem para selecioná-la e logo em seguida na direita no botão Ativar e por fim no canto inferior direito em Ok para finalizar.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #379 Online: 15 de MAR?O de 2007, 11:44 »
Oi, Alarcon.

Bom, uma certeza já podemos ter: não é problema na linha, pois estou conectado por ela, neste computador com que sempre estou mando mensagens para ti. Retirei o velox e conectei pelo modem. Se eu pudesse retirar este modem e colocar no outro computador problemático, voilá - mas o caso é a droga da garantia. Não posso abri-lo para fazer a droga. Quando o computador problemático foi comprado, eu, pelas buscas na rede, disse que o recomendável era o Lucent V.90... bem. Não queria que minha prima tivesse que esperar um ano para se conectar.

Tenho receio de instalar o WinXP agora que já instalei o Ubuntu - não saberia como fazê-lo. Acho que teria que ter instalado primeiro o XP,não? E também não seria o ideal, mas se for imprescindível. O caso é que, mesmo se eu conseguir conectar pelo XP não o poderei manter na máquina, por motivo claros ou obscuros :-).

Utilizo o provedor oi. Sem necessidade de colocar DNS.

Por fim, eis o resultado dos comandos:

grecia@grecia-desktop:~$ dmesg | grep slamr

[4294685.415000] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[4294685.416000] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[4294685.416000] slamr: probe 2000:2800 SL2800 card...
[4294685.417000] slamr: slamr0 is SL2800 card.



grecia@grecia-desktop:~$ ps -aux | grep slmodemd

Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      4013  0.1  0.8   3692  3692 ?        SLs  10:54   0:00 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
grecia    5419  0.0  0.1   2892   824 pts/1    S+   10:58   0:00 grep slmodemd



grecia@grecia-desktop:~$ ls -l /usr/sbin/pppd

-rwsr-xr-- 1 root dip 257720 2006-02-23 13:33 /usr/sbin/pppd



grecia@grecia-desktop:~$ lsmod

Module                  Size  Used by
ppp_generic            30100  0
slhc                    7424  1 ppp_generic
ipv6                  265600  6
rfcomm                 40216  0
l2cap                  26244  5 rfcomm
bluetooth              49892  4 rfcomm,l2cap
ppdev                   9220  0
via                    47840  1
drm                    73236  2 via
powernow_k8            12680  0
cpufreq_powersave       1920  0
cpufreq_stats           5636  0
cpufreq_userspace       4696  1
cpufreq_ondemand        6428  0
cpufreq_conservative     7332  0
freq_table              4740  2 powernow_k8,cpufreq_stats
tc1100_wmi              6916  0
video                  16260  0
acpi_sbs               19980  0
battery                 9988  1 acpi_sbs
i2c_acpi_ec             5120  1 acpi_sbs
container               4608  0
button                  6672  0
pcc_acpi               12416  0
sony_acpi               5644  0
ac                      5252  1 acpi_sbs
dev_acpi               11140  0
hotkey                 11556  0
af_packet              22920  0
dm_mod                 58936  1
md_mod                 72532  0
lp                     11844  0
snd_seq_dummy           3844  0
snd_seq_oss            33536  0
snd_seq_midi            9376  0
snd_seq_midi_event      7552  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                51984  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
tsdev                   8000  0
floppy                 62148  0
snd_via82xx            28824  1
gameport               15496  1 snd_via82xx
snd_ac97_codec         92704  1 snd_via82xx
snd_ac97_bus            2304  1 snd_ac97_codec
snd_pcm_oss            53664  0
snd_mixer_oss          18688  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                89864  3 snd_via82xx,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss
pcspkr                  2180  0
parport_pc             35780  1
parport                36296  3 ppdev,lp,parport_pc
snd_timer              25220  2 snd_seq,snd_pcm
snd_page_alloc         10632  2 snd_via82xx,snd_pcm
snd_mpu401_uart         7808  1 snd_via82xx
snd_rawmidi            25504  2 snd_seq_midi,snd_mpu401_uart
snd_seq_device          8716  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq,snd_rawmidi
psmouse                36228  0
serio_raw               7300  0
rtc                    13492  0
via_rhine              23940  0
snd                    55268  13 snd_seq_oss,snd_seq,snd_via82xx,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer,snd_mpu401_uart,snd_rawmidi,snd_seq_device
mii                     5888  1 via_rhine
i2c_viapro              8980  0
soundcore              10208  1 snd
slamr                 434344  2
ungrab_winmodem         2432  0
i2c_core               21904  2 i2c_acpi_ec,i2c_viapro
amd64_agp              12356  1
agpgart                34888  2 drm,amd64_agp
shpchp                 45632  0
pci_hotplug            29236  1 shpchp
sg                     37920  0
evdev                   9856  1
reiserfs              268016  2
ide_generic             1536  0
ehci_hcd               32008  0
uhci_hcd               33680  0
usbcore               129668  3 ehci_hcd,uhci_hcd
ide_cd                 33028  0
cdrom                  38560  1 ide_cd
via82cxxx               9988  0 [permanent]
sd_mod                 19984  4
sata_via                8964  6
libata                 78992  1 sata_via
scsi_mod              139496  3 sg,sd_mod,libata
generic                 5124  0
thermal                13576  0
processor              23360  2 powernow_k8,thermal
fan                     4868  0
capability              5000  0
commoncap               7296  1 capability
vga16fb                13704  1
vgastate               10368  1 vga16fb
fbcon                  42784  72
tileblit                2816  1 fbcon
font                    8320  1 fbcon
bitblit                 6272  1 fbcon
softcursor              2304  1 bitblit


Quanto ao procedimento Sistemas - Administração - Rede - Ativar modem, não deu resultado.

Abraços,

Jamiro.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #380 Online: 15 de MAR?O de 2007, 17:29 »
Caro jamiro pelos resultados que você escreveu está tudo na mais perfeita ordem em relação ao driver de ativação do modem. Se não for problema físico do modem ou do cabo que liga o computador a linha telefônica, então pode ser que este seu modem em específico precise de algum String de inicialização em especial.

Os que tenho conhecimento e que resolvem alguns problemas relatados por aqui são estes:

Citar
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
#  Lack of dialtone acquisition can be due to low line voltage,
#    a common problem in Italy.
#  Try inserting a "dial without waiting": X3
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
#  In case of connection instabilities, specify a lower frequency:
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=34

que fica no Init2 do arquivo de configuração do gnome-ppp oculto (sinal de ponto “.” antes do nome do arquivo) dentro da sua pasta de usuário na /home/ e cujo nome é .wvdial.conf

Tente mais este String aqui para o Init2:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=90

Observação: o Init1 deve continuar desta forma :

Init1 = ATZ

outra coisa abra um terminal e digite o seguinte comando:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

Lembrando que a opção verificar portadora deve ficar desmarcada e a opção ignorar seqüências de terminal (modo burro) deve estar marcada e a opção verificar rota padrão também deve estar marcada na guia Opções na janela que aparece quando você clica no botão Configuração do discador  gnome-ppp.

Pelos seus resultados ( ps -aux | grep slmodemd = /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 ), a forma que você usa o drive Smartlink é a forma padrão e o módulo slamr está carregado sem nenhum problema, ou seja:

[4294685.415000] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[4294685.416000] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[4294685.416000] slamr: probe 2000:2800 SL2800 card...
[4294685.417000] slamr: slamr0 is SL2800 card.


Como disse, não teria como você testar o computador em outra linha telefônica que não contenha nenhum serviço extra (bina e etc.) fornecido pela companhia telefônica?

Sinceramente não tenho mais nenhuma dica para lhe informar, mas saiba que em relação a instalação do driver Smartlink está tudo ok, pelos seus resultados. O que posso acrescentar é que já existe um driver Smartlink mais recente do que foi usado neste meu pacote, ou seja o que tem no meu pacote é esse aqui slmodem-2.9.11-20061021.tar.gz e o mias novo é esse aqui slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz, mas creio que não deve ser problema de driver e sim, como disse anteriormente, de string de inicialização ou do próprio modem.

Offline herculesso77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #381 Online: 16 de MAR?O de 2007, 22:20 »
Caro alarcon, scusami se não forem feitos para me sentir, mas nestes dias eu tenho alguns problemas familiares ao sbrigare.
Eu não tenho feito ainda o que você me sugeriu, assim que eu tenho um Po mais do que cronometro eu tenta e eu faço para conhecê-lo.
Agradecimentos e desculpa ainda

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #382 Online: 17 de MAR?O de 2007, 00:03 »
Caro Alarcon,

Como o Herculesso (se é que entendi - forse sia meglio scrivere in italiano, é difficile capirlo:-) também estou sem tempo, e no começo da próxima semana tentarei seguir suas sugestões.

Jamiro.

Offline herculesso77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #383 Online: 19 de MAR?O de 2007, 12:17 »
Caro alarcon, ti comunico che eseguendo esattamente la tua procedura.......FUNZIONA.

Caro alarcon, eu comunico-lhe aquele que executo seu exatamente TRABALHOS do procedimento.




Non sono riuscito a capire quale era il problema per cui il modem non funzionava utilizzando la procedura automatica del tuo pacchetto “modem-arquivos-v15.tar.gz”.
Mi piacerebbe capire quale era il problema.

Não são bem sucedidos compreender qual era o problema para que o modem ele não trabalhou usando o procedimento automático de seu pacote “modem-arquivos-v15.tar.gz”. Apelaria a para compreender-me qual era o problema.




Premesso che adesso il modem funziona, volevo chiederti se ritieni che sia utile installare i pacchetti aggiornati oppure no.

  Estabelecido como premissa que agora o modem trabalha, eu quis perguntar-lhe se você pensasse de que é útil instalar os pacotes que dawns a você ou não.


Questi sono i pacchetti aggiornati che ho trovato su internet:

Estes são os pacotes dawn a você que eu encontrei no Internet:


alsa-driver-1.0.14rc2.tar.bz2
alsa-firmware-1.0.14rc2.tar.bz2
slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ti elenco i passi che ho fatto:

Você diretório as etapas que eu fiz:


Instale meu pacote  modem-arquivos-v15.tar.gz 
 
 agora abra um terminal e digite:
 
 sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
 
 sudo gedit /etc/init.d/sl-modem-daemon
 
 agora altere a linha 20:
 
 driverlist="snd-intel8x0m snd-via82xx-modem snd-atiixp-modem"
 
 para
 
 driverlist="  snd-hda-intel  snd-intel8x0m snd-via82xx-modem snd-atiixp-modem"
 
 
 e a linha 23
 
 unloadllist="snd_intel8x0m snd_via82xx_modem snd_atiixp_modem slamr"
 
 para
 
 unloadllist="  snd_hda_intel  snd_intel8x0m snd_via82xx_modem snd_atiixp_modem slamr"
 
 salve e saia do arquivo.
 
 sudo gedit /etc/default/sl-modem-daemon
 
 aletre a linha 27
 
 SLMODEMD_COUNTRY=BRAZIL para SLMODEMD_COUNTRY=ITALY
 
 e a linha 33
 
 OPTS="" para OPTS="--perm=0666"
 
 salve e saia do arquivo.
 
 cd /etc/init.d/
 sudo chown root.root sl-modem-daemon
 sudo chmod 755 sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc0.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc1.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc2.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc3.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc4.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc5.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc6.d/K20sl-modem-daemon
 
 sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart


Faça o seguinte, abra um terminal e digite:
 
 sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
 
 sudo mv /etc/init.d/sl-modem-daemon  /etc/init.d/sl-modem-daemon_backup
 
 para renomear o  sl-modem-daemon  para um  backup  .
 
 
 sudo gedit /etc/init.d/sl-modem-daemon
 
 e escreva nele  exatamente  isso:
 
 
 Citar
 #! /bin/sh
 modprobe -r slamr
 modprobe -r ungrab-winmodem
 slmodemd -c ITALY --perm=0666 --alsa hw:0,1 & 

 salve e saia
 
 cd /etc/init.d/
 sudo chown root.root sl-modem-daemon
 sudo chmod 755 sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc0.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc1.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc2.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc3.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc4.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc5.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc6.d/K20sl-modem-daemon
 
 
 Reinicie seu computador agora e tente usar o  gnome-ppp  , lembrando que o dispositivo para o modem é  /dev/ttySL0  ok.
 
 Caso não funcione faça:
 
 sudo gedit /etc/init.d/sl-modem-daemon
 
 e altere a linha
 
 slmodemd -c ITALY –perm=0666 –alsa hw:0,1 &
 
 para
 
 slmodemd -c ITALY –perm=0666 –alsa hw:0,6 &

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Il modem ha cominciato a funzionare con la seguente stringa:

Cominciato do ha do modem de Il um stringa do seguente do la do con do funzionare:


 slmodemd -c ITALY –perm=0666 –alsa hw:0,6 &




Non ho parole per esprimere la mia gratitudine per quello che hai fatto per me.
Mi sei stato veramente di grande aiuto.

Eu não tenho palavras a fim expressar meu gratefulness para o que você fêz para mim.
Aiuto de stato veramente di grande do sei da milha.



Obrigado, Obrigado, Obrigado, Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #384 Online: 19 de MAR?O de 2007, 17:17 »
Caro alarcon, ti comunico che eseguendo esattamente la tua procedura.......FUNZIONA.

Caro alarcon, eu comunico-lhe aquele que executo seu exatamente TRABALHOS do procedimento.




Non sono riuscito a capire quale era il problema per cui il modem non funzionava utilizzando la procedura automatica del tuo pacchetto “modem-arquivos-v15.tar.gz”.
Mi piacerebbe capire quale era il problema.

Não são bem sucedidos compreender qual era o problema para que o modem ele não trabalhou usando o procedimento automático de seu pacote “modem-arquivos-v15.tar.gz”. Apelaria a para compreender-me qual era o problema.




Premesso che adesso il modem funziona, volevo chiederti se ritieni che sia utile installare i pacchetti aggiornati oppure no.

  Estabelecido como premissa que agora o modem trabalha, eu quis perguntar-lhe se você pensasse de que é útil instalar os pacotes que dawns a você ou não.


Questi sono i pacchetti aggiornati che ho trovato su internet:

Estes são os pacotes dawn a você que eu encontrei no Internet:


alsa-driver-1.0.14rc2.tar.bz2
alsa-firmware-1.0.14rc2.tar.bz2
slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ti elenco i passi che ho fatto:

Você diretório as etapas que eu fiz:


Instale meu pacote  modem-arquivos-v15.tar.gz 
 
 agora abra um terminal e digite:
 
 sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
 
 sudo gedit /etc/init.d/sl-modem-daemon
 
 agora altere a linha 20:
 
 driverlist="snd-intel8x0m snd-via82xx-modem snd-atiixp-modem"
 
 para
 
 driverlist="  snd-hda-intel  snd-intel8x0m snd-via82xx-modem snd-atiixp-modem"
 
 
 e a linha 23
 
 unloadllist="snd_intel8x0m snd_via82xx_modem snd_atiixp_modem slamr"
 
 para
 
 unloadllist="  snd_hda_intel  snd_intel8x0m snd_via82xx_modem snd_atiixp_modem slamr"
 
 salve e saia do arquivo.
 
 sudo gedit /etc/default/sl-modem-daemon
 
 aletre a linha 27
 
 SLMODEMD_COUNTRY=BRAZIL para SLMODEMD_COUNTRY=ITALY
 
 e a linha 33
 
 OPTS="" para OPTS="--perm=0666"
 
 salve e saia do arquivo.
 
 cd /etc/init.d/
 sudo chown root.root sl-modem-daemon
 sudo chmod 755 sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc0.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc1.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc2.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc3.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc4.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc5.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc6.d/K20sl-modem-daemon
 
 sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart


Faça o seguinte, abra um terminal e digite:
 
 sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
 
 sudo mv /etc/init.d/sl-modem-daemon  /etc/init.d/sl-modem-daemon_backup
 
 para renomear o  sl-modem-daemon  para um  backup  .
 
 
 sudo gedit /etc/init.d/sl-modem-daemon
 
 e escreva nele  exatamente  isso:
 
 
 Citar
 #! /bin/sh
 modprobe -r slamr
 modprobe -r ungrab-winmodem
 slmodemd -c ITALY --perm=0666 --alsa hw:0,1 & 

 salve e saia
 
 cd /etc/init.d/
 sudo chown root.root sl-modem-daemon
 sudo chmod 755 sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc0.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc1.d/K20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc2.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc3.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc4.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc5.d/S20sl-modem-daemon
 sudo ln -sf /etc/init.d/sl-modem-daemon /etc/rc6.d/K20sl-modem-daemon
 
 
 Reinicie seu computador agora e tente usar o  gnome-ppp  , lembrando que o dispositivo para o modem é  /dev/ttySL0  ok.
 
 Caso não funcione faça:
 
 sudo gedit /etc/init.d/sl-modem-daemon
 
 e altere a linha
 
 slmodemd -c ITALY –perm=0666 –alsa hw:0,1 &
 
 para
 
 slmodemd -c ITALY –perm=0666 –alsa hw:0,6 &

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Il modem ha cominciato a funzionare con la seguente stringa:

Cominciato do ha do modem de Il um stringa do seguente do la do con do funzionare:


 slmodemd -c ITALY –perm=0666 –alsa hw:0,6 &




Non ho parole per esprimere la mia gratitudine per quello che hai fatto per me.
Mi sei stato veramente di grande aiuto.

Eu não tenho palavras a fim expressar meu gratefulness para o que você fêz para mim.
Aiuto de stato veramente di grande do sei da milha.



Obrigado, Obrigado, Obrigado, Obrigado.


Fico feliz que, finalmente, você tenha obtido êxito na ativação do seu modem. Não foi uma tarefa fácil devido a limitação na comunicação entre nós dois, pois são idiomas diferentes e as traduções nem sempre, pra falar a verdade quase toda hora, saíam lá essas coisas. Além do mais só tenho um computador de mesa (Desktop) e aí fica difícil saber como resolver o seu problema já que você possui um computador portátil com um modem bem particular. Nada que um pouco de perseverança não resolvesse.

Agora cabe a você ajudar outros usuários, na sua região, que possuem um caso semelhante ao seu. Divulgue conhecimentos para que a comunidade livre do linux e que possua conexão discada e o mesmo tipo de modem que o seu saiba como resolver ok.

Obrigado você, pois também aprendi muito sobre este tipo de modem que até o momento não tinha conhecimentos, vivendo e aprendendo :-).
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2007, 17:20 por alarcon »

Offline herculesso77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #385 Online: 19 de MAR?O de 2007, 21:00 »
E' vero, trattandosi di idiomas diferentes, risulta difficile comprendere perfettamente......

Visto che tu ne hai la capacità, se ti va, e se possibile, ti consiglio di estendere questa
procedura d'installazione nei tuoi prossimi pacote(modem-arquivos-v16-17-18-ecc.ecc..tar.gz)

Se tu sei daccordo, io sono disposto se necessario a formattare il mio laptop, e a testare
il funzionamento dei tuoi nuovi pacote.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #386 Online: 20 de MAR?O de 2007, 10:04 »
Oi, Alarcon.

Tentei ontem as sugestões que me enviou - mas sem resultado. Só não deu para tentar outra linha telefônica. Fiz outra tentativa também: retirei o modem do  computador problemático e o coloquei no meu, para ver se funcionava no winxp. Mas a tarefa se mostrou tão ou mais complicada do que no Linux, pois esse modem que pedi que colocassem só veio com driver para win98. Rodei a internet em busca do driver para xp, mas não houve jeito. O winxp reconhece a placa como sendo uma PCI modem, mas não a instala automaticamente!!!

Enfim! Há algum outro modem que seja compatível com o ubuntu? Pois havia lido pelos fóruns que o Lucent seria fácil fácil... Talvez seja melhor comprar um hardmodem  (modem externo). Neste caso seria mais fácil de instalar?

Essa questão de modem poderia ser mais fácil, tanto no windows como no linux. Lembro que levei uma surra quando mudei do win98 para o xp para conseguir driver, mas no final acabei conseguindo (isso no meu atual computador atual).

Talvez deva registrar novamente aqui - para quem consultar posteriormente - que o modem é o de id 2000:2800.

Abraços,

Jamiro.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #387 Online: 20 de MAR?O de 2007, 17:08 »
Oi, Alarcon.

Tentei ontem as sugestões que me enviou - mas sem resultado. Só não deu para tentar outra linha telefônica. Fiz outra tentativa também: retirei o modem do  computador problemático e o coloquei no meu, para ver se funcionava no winxp. Mas a tarefa se mostrou tão ou mais complicada do que no Linux, pois esse modem que pedi que colocassem só veio com driver para win98. Rodei a internet em busca do driver para xp, mas não houve jeito. O winxp reconhece a placa como sendo uma PCI modem, mas não a instala automaticamente!!!

Enfim! Há algum outro modem que seja compatível com o ubuntu? Pois havia lido pelos fóruns que o Lucent seria fácil fácil... Talvez seja melhor comprar um hardmodem  (modem externo). Neste caso seria mais fácil de instalar?

Essa questão de modem poderia ser mais fácil, tanto no windows como no linux. Lembro que levei uma surra quando mudei do win98 para o xp para conseguir driver, mas no final acabei conseguindo (isso no meu atual computador atual).

Talvez deva registrar novamente aqui - para quem consultar posteriormente - que o modem é o de id 2000:2800.

Abraços,

Jamiro.

Você está enganado, o seu modem é um legitimo Smartlink, para ser mais preciso: Smartlink SL2800.

Esta questão de nomenclatura não muito precisa, por isso sempre peço para que postem a Id do modem que não varia como o nome "fantasia" do modem.

Bom como opção existe o LG Neto Dragon tão falado por aqui que me parece que não é caro e é fácil de encontrar. ele também usa o driver Smartlink.

Mas será que este modem não esta com defeito?

Offline maggi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #388 Online: 25 de MAR?O de 2007, 15:54 »
alarcon, o driver foi de grande ajuda, parabéns pelo esforço!
Porém estou com um problema.

Estava tudo bem, até eu trocar de HD... re-fiz todo o processo no meu Ubuntu 6.06, mas ele estava conectando a velocidades baixíssimas e dando isso:
Código: [Selecionar]
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
Aí achei em um outro tópico como fazia para dar permissão ao arquivo, porém agora ele só está conectando a 33.600, sendo que antes ele funcionava a 52.000. O que eu faço?

Desde já agradeço.

P.S. Peço desculpas por não ler todas as páginas anteriores, mas é que são realmente muitas páginas, e a busca retornou muitos resultados.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #389 Online: 25 de MAR?O de 2007, 16:11 »
alarcon, o driver foi de grande ajuda, parabéns pelo esforço!
Porém estou com um problema.

Estava tudo bem, até eu trocar de HD... re-fiz todo o processo no meu Ubuntu 6.06, mas ele estava conectando a velocidades baixíssimas e dando isso:
Código: [Selecionar]
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
Aí achei em um outro tópico como fazia para dar permissão ao arquivo, porém agora ele só está conectando a 33.600, sendo que antes ele funcionava a 52.000. O que eu faço?

Desde já agradeço.

P.S. Peço desculpas por não ler todas as páginas anteriores, mas é que são realmente muitas páginas, e a busca retornou muitos resultados.

Você usou um deste dois pacote:

modem-arquivos-v14.tar.gz ( última versão para o Ubuntu 6.06 - Dapper)

ou

modem-arquivos-v15.tar.gz ( última versão para o Ubuntu 6.10 - Edgy)

Você usa o discador Gnome PPP?

Caso use o gnome-ppp, pode me informar quais as opões marcadas nas guias Modem e Opções do botão Configuração do gnome-ppp.

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e veja se no final deste arquivo existe a seguinte linha:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

e veja se no final deste arquivo existe a seguinte linha:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Lembrando que no lugar de usuario@provedor.com.br deverá apresentar o seu nome de usuário do provedor de acesso e que no lugar de senha1234 deverá apresentar sua senha do provedor de acesso para ambos os arquivos pap-secrets e chap-secrets.

Procure em uma destas ultimas páginas do meu tópico o link para baixar um tutorial com ilustrações chamado de guia_instalação.pdf que mostra como usar meus pacotes além de trazer passos para solucionar os problemas mais comuns encontrados neste fórum.