Seja bem vindo pessoal!
Bem depois que eu migrei pro linux mais precisamente o ubuntu senti a falta de um programa que lesse partituras ao mesmo tempo tablaturas e as tocasse também.Esse programa chamasse guitar pro e só existi para o windows infelizmente, depois de uma busca incaçavel na internet por um programa generico encontrei um chamado tuxguitar, é um bom programa não é ruim o problema é que eu já me acustemei e tambem tenho mais facilidade para mexer no guitar pro,sendo assim, descobri o emulador wine e logo o emulei e depois vi que não tinha som no linux ele não reconhecia os midis , ai achei um tutorial o mesmo que eu vou postar aqui que eu não lembro de quem é a autoria.(se alguem souber fale que eu posto os créditos)
Se você estiver interessado nesse programa vai fundo esse tutorial realmente funcionou comigo, chega de enrrolação
Vamos-lá?
Emulando pelo wineo guitar pro que eu usei baixei no site
www.isohunt.com o arquivo chama Guitar Pro 5.2 (with complete RSE packs) emule o arquivo .exe, não coloco o link aki porque não sei se é coerente com as regras do forum
Abra seu gerenciandor de pacotes
(sitema|administração|gerenciado de pacotes synaptic).Ao abrir o gerenciador de pacotes, sera solicitada a sua senha de root.digite a e clique em ok.
Clique em procurar e digite
Wine , clique no botão procura.
Clique no quadrado a esquerda e selecione a opção marcar para instalação, depois clique em aplicar
Aguarde o termino da instalação
Quando terminar a instalação, clique em fechar.
Senão aparecerem mensagens de erro significa que a instalação foi efetuado com suceso
Agora vamos configurar o Wine.
Clique na guia aplicações
|Wine|configuração wineVerifique a opção sistema operacional Windows Xp está marcada.Você poderá alterar mais tarde.
Clique nas unidades. Em seguida, clique no botão
auto detectar para que o wine detecte suas unidades. Feito isso, clique em aplicar e depois em ok.Pronto! Seu wine está instalado.
Instalando o arquivo .exe do guitar proAbra o driver em que esta o arquivo de instalação do guitar pro ou seja o arquivo .exe, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Setup.exe e selecione a opção abrir com outra aplicação.
Na nova janela que aparece, clique na opção usar um comando personalizado...e depois em navegar...
Procure o arquivo wine e clique em abrir.Na janela seguinte , clique novamente em abrir.
Observe a caixa Usar comando personalizado aparece o caminho para onde o wine está instalado no seu disco
(/usr/bin/wine)depois de clicar mais uma vez em abrir , a instalação do Guitar pro começará.Elá é simples apenas próximo próximo e conxluir
depois que iniciar coloque o cd key vindo juntamente com arquivo do programa que você baixou no isohunt ou outro site.
Para iniciar o guitar pro, clique em
aplicações |Wine|Programas|Gutar pro 5.Se você observar notara qu mesmo abrindo qualuqer arquivo do guitar pro ele não sai som , isso porque o linux não reconheceu o midi do guitar pro.
fonte:revista easy linux
Agora vamos configurar o som
Para instalação do midi precisamos instalar
Receita:
- timidity
- freepats
- msttcorefontsModo de Preparo:
Antes de mais nada, vamos instalar um pacote de fontes:
#apt-get install msttcorefontsPorque? Pode ser que as fontes no GP5 fiquem com caracteres estranhos, tanto na instalação quanto na execução do programa.
Baixe o Guitar Pro 5 (GP5DEMO.exe) no site do Guitar Pro. Instale-o com Next, Next, Finish. Se aparecer um erro na instalação, apenas clique em ignorar.
Para tocar midi no nosso Debian precisamos do Timidity. O Timidity converte o midi para áudio em tempo real. Para instalar:
#apt-get install timidity freepatsTá, mas e esse freepats aí? Eu explico! Freepats são patches de instrumentos, ou seja, são arquivos que simulam sons de instrumentos que são interpretados pelo Timidity. Legal né?
Agora vamos iniciar o timidity, no console:
$timidity -iAO paramêtro iA serve para rodar o Timidity como servidor midi default para Alsa, permitindo a execução dos seus miis
Abra o Guitar Pro 5 e clique em Opções, configurações MIDI. Em Porta Dispositivo, escolha Timidity. Em MIDI Input (Nota por Nota) faça o mesmo. Clique em OK.
Pronto, se tudo ocorreu bem seu GP5 já deve estar funcionando! Carregue uma tablatura e verifique se o som está saindo
Se o som sair "embolado", você pode desmarcar o recurso do Guitar Pro chamado RSE [Realist Sound Engine] (aperte F2 para ativar/desativar este recurso). Lembrando que esse recurso está presente na versão Full. Na versão demo (usada no tutorial) este recurso não está presente.
fonte: tutorial retirado da internet
Eu consegui instalar o midi aki apenas digitando os comando#apt-get install timidity freepats
$timidity -iA
Veja como seu computador responde , caso não consiga instalar as fontes e você notar que não tem necessidade de instalar as fontes passe para o próximo passo.
fonte: tutorial do wine revista easy linux, e turorial timidity retirado e adaptado da internet.
espero que tenham gostado
abraços