Autor Tópico: Vivo 3G no 8.10  (Lida 48532 vezes)

Offline VITURC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Vivo 3G no 8.10
« Online: 01 de Novembro de 2008, 13:12 »
Como vocês devem ter percebido a unica operadora das mais populares do Brasil ausente na configuração para a internet 3g é a vivo.
Daria para selecionar a claro e depois editar a conexão com os dados da vivo, mas não sei quais são esses dados, alguém sabe ou pode dizer onde posso encontrar?!
obrigado.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2008, 17:20 »
Olá.

Basta escolher a operadora CLARO e editar as configurações.

Como login use vivo, como senha use vivo. Como número ué *99# e como APN use gprs.telemigcelular.com.br

Então, as configurações ficaram assim:

Código: [Selecionar]
número: *99#
login: vivo
senha: vivo
APN: gprs.telemigcelular.com.br


Boa sorte.  :)

Offline VITURC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2008, 13:21 »
fiz isso que você disse, mas no lugar do APN coloquei: zap.vivo.com.br , o endereço que achei no programa da vivo.
aqui não deu certo.
é o endereço apn que aparece naquele discador instalado pelo modem no windows.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 13:32 por VITURC »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2008, 13:34 »
fiz isso que você disse, mas no lugar do APN coloquei: zap.vivo.com.br , o endereço que achei no programa da vivo.
aqui não deu certo.
é o endereço apn que aparece naquele discador instalado pelo modem no windows.

Então use este (o APN é o mesmo independente de qual seja o SO).

Danpos.

Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2008, 16:45 »
Tô com um problema parecido, mas a minha conexão é Br,T que também não está presente nas coonfigurações, o jeito que achei para fazer rodar é como eu fazia antes no ubuntu 8.04, mas sem muitio trabalho pois o meu modem é reconhecido automático  no 8.04.
Criar uma conexão usando o pppconfig, se alguem tiver alguma novidade por favor divulgue, grande abraço!!!!

Offline eu.eu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2008, 21:07 »
moro em pernambuco o apn e o mesmo:

Código: [Selecionar]
número: *99#
login: vivo
senha: vivo
APN: gprs.telemigcelular.com.br

Offline MidasTouchBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:56 »
Testei ambas configurações, tanto com o APN "zap.vivo.com.br" e com o "gprs.telemigcelular.com.br". Nas duas ocorre o mesmo problema: abre um pop-up pedindo uma senha. Já usei a senha "vivo", já usei o número de telefone correspondente ao chip que está no modem, mas nada funciona...

Alguém tem alguma idéia? Moro no Rio Grande do Sul.

Offline daigorobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2008, 23:53 »
Olha só, depois de rodar o script do Morimoto (http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/), a coisa passou a funcionar direitinho no network manager.
O meu problema, creio, é que meu modem é o Huawei E156, que precisa de uns settings especiais em /etc/ppp/options:

Código: [Selecionar]
ipcp-max-failure 30
asyncmap 0xa0000
mru 1500
refuse-chap

Eu uso OpenDNS (seguindo as instruções para sobrescrever o resolv.conf a cada conexão, está tudo em http://www.opendns.com e uso zap.vivo.com.br como APN.

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2008, 07:40 »
O meu é um Aiko 82D e, como já relatei em outro tópico, passou a funcionar automaticamente depois de uma atualização automática do Ubuntu.

Logo depois do lançamento do 8.10, eu fiz um pedido de inclusão da Vivo através do Bug Launchpad do Ubuntu. Recebi um e-mail dizendo que meu pedido passou para o status "confirmado" e logo depois veio a atualização que fez meu modem 3G funcionar só de plugar no meu notebook, inclusive tem a opção de se conectar automaticamente no boot.

Acabei de receber outro e-mail do Bug Launchpad, dizendo o seguinte:

And by the way, the settings are:
phone number: *99#
username: vivo
password: vivo
apn: zap.vivo.com.br

** Changed in: mobile-broadband-provider-info (Ubuntu)
Sourcepackagename: knetworkmanager => mobile-broadband-provider-info
    Assignee: paozinho (paonoforno) => (unassigned)


Ou seja, estão confirmando a configuração no knetworkmanager através de uma inclusão da Vivo no pacote mobile-broadband-provider-info. Tentem fazer o seguinte: entrem no Synaptic e procurem por este pacote. Lá, vocês encontrarão dois com o mesmo nome, mas instalem somente o segundo, que é aquele que não tem escrito development files no final da descrição. A descrição do pacote confirmando a inclusão do provedor está assim: database of mobile broadband service providers. Contains service provider specific settings of mobile broadband providers in different countries.

Acho que agora deve dar certo para aqueles que estavam com dificuldades. Vejam o andamento do meu pedido no Launchpad: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/mobile-broadband-provider-info/+bug/289511

Como podem ver no texto do e-mail que acabei de receber, a alteração é assinada por paozinho que é um dos participantes deste fórum. Se ele estiver lendo esta postagem, poderia confirmar o que escrevi.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 07:45 por Léo Pinto »
Usuário GNU/Linux #478164

Offline daigorobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2008, 21:57 »
Léo, acabei de escrever o patch e mandar.
Agora é só eles aceitarem e incluirem.

Offline MidasTouchBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:56 »
Pessoal

Não sei dizer o que aconteceu. Já tinha verificado o pacote mobile-broadband como o Léo tinha explicado em outro tópico. Estava até com o ppa do network-manager habilitado pra pegar as últimas atualizações, e nada tinha funcionado. Bom, minha última tentativa foi tentar usar esse script http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/ e com ele eu consegui conectar, mas o DNS não funcionava. Aí resolvi tentar conectar de novo utilizando o network-manager e por alguma razão funcionou. Não sei se teve algo a ver com o fato de eu ter removido a rota padrão, um problema relatado no script que faria o sistema tentar usar outras conexões que não aquela estabelecida pelo modem. Enfim, de qualquer modo, agradeço a ajuda de todos, principalmente por poder estar escrevendo essa resposta no Ubuntu... agora vou atualizar minhas outras máquinas...

Abraço

PS - também tem outra coisa que eu fiz: eu mandei um e-mail pra vivo pedindo os dados pra conexão. Informei todos os dados do meu modem e do meu número de telefone. Meu problema era que mesmo depois de informar como senha "vivo" o sistema continua pedindo outra senha que eu não faço a menor idéia de qual seja. Será que o problema era no meu cadastro com eles e eles resolveram e tudo não passou de uma coincidência?

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2008, 12:54 »
Leo,

Segui as instruções que passou sobre atualizar o pacote especifico (embora eu ja o tivesse instalado) e ainda assim a operadora Vivo continua não aparecendo na lista.
Será que ainda faltam soltar essa atualização?

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2008, 19:46 »
Up!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2008, 23:14 »
O script também não me atende. Minha conexão é via Smarthphone MotoQ CDMA, o número a ser discado é #777 e o login é (DDD)(Tel)@vivozap.com.br. Essa config parece que não se encontra no script.
Também tentei o que o kernel_script havia postado há algum tempo:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,35209.0.html

Mas no 8.10 não está funcionando porque o wvdial só conecta se for root, então pra iniciar a seção com ele, tem que colocar gksu na seção, o que fará a tela tremer e aparecer a janela de senha assim que eu fizer login, o que  seria horrível na minha opinião.
Não sei o que fazer para conectar "decentemente" meu VivoZap no 8.10.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Vivo 3G no 8.10
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 09:06 »
@vampire_thunder

Você pode editar o arquivo /etc/sudoers para colocar a chamada do sudo com wvdial sem senha:

Código: [Selecionar]
sudo visudo
então no final do arquivo acrescente:

Código: [Selecionar]
%admin ALL = NOPASSWD: /usr/bin/wvdial
Agora você chama o wvdial com o sudo sem senha:

nota: estou supondo que você saiba usar o vi; caso contrário, o arquivo a ser editado (com seu editor preferido outro que o vi) é o /etc/sudoers

Danpos.