Autor Tópico: Permissões na pasta /var/www  (Lida 2632 vezes)

Offline Neeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Neeonline
Permissões na pasta /var/www
« Online: 02 de Novembro de 2008, 22:41 »
Pessoal. Primeiramente não sei se este é o lugar correto para postar dúvidas sobre permissões. Já procurei no fórum e na grande rede porém não achei nada para solucionar meu problema.

Pois bem, instalei o LAMP no Ubuntu 8.10 (que está funcionando corretamente, php, mysql, phpmyadmin, etc).

Porém ao tentar criar, editar, mover arquivos e/ou pastas dentro da pasta do servidor (/var/www) eu não tenho privilégios.

Tentei fazer algumas coisas, como alterar as permissões para meu grupo na pasta (neeo), colocar meu usuário no grupo root, etc...

Eu poderia mudar o dono da pasta para meu usuário porém gostaria de deixar como root e apenas deixar meu usuário ler e escrever arquivos e diretórios dentro de /var/www. Ou seja, deixar a pasta como root mesmo (tanto usuário como grupo) e deixar apenas meu usuário ou meu grupo (neeo) tendo os mesmos acessos.

É possível?

O que eu estou fazendo agora é abrir o nautilus pelo terminal (sudo nautilus) e com isso mexer no que preciso na /var/www. Porém gostaria de usar normalmente e assim ter certeza de que apenas o usuário root e meu usuário podem mexer nessa pasta (assim os outros usuários não vão "estragar" nada).

Abraços e obrigado pela ajuda.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Permissões na pasta /var/www
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2008, 23:19 »
Eu continuaria trabalhando da forma que esta atualmente (usando o sudo).

Não sei exatamente o que vai fazer, mas mexer nas permissões do sistema só sabendo bem mesmo, porque você pode estar abrindo meios para alguém mal intencionado.

Entenda que este é um pensamento pessoal, e que o tema não é exatamente "minha praça".

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!