Autor Tópico: [RESOLVIDO] Problema com vídeo depois de usar dois monitores no 8.10  (Lida 5190 vezes)

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Problema com vídeo depois de usar dois monitores no 8.10
« Online: 06 de Novembro de 2008, 00:45 »
Olá! Tenho um Acer Aspire 5630 com o Ubuntu 8.10 instalado. Esses dias eu liguei a saída de vídeo dele em outro monitor para assistir uns vídeos. Quando eu fui habilitar o outro monitor, cliquei no botão Detectar Monitores, então apareceu uma pergunta que não aparecia nas versões anteriores, não lembro exatamente oque era, não aparece mais, mas era algo sobre instalar um programa para detectar e configurar automaticamente as saídas, algo assim. Tá bem, eu instalei e ele pediu pra mim reiniciar a sessão. Quando eu voltei eu fui lá e cliquei no botão denovo pois não tinha mudado nada, ele pediu denovo para instalar e reiniciar a sessão, mas dessa vez reiniciei o notebook mesmo. Quando voltei apareceu uma mensagem dizendo que o Ubuntu estava no modo de vídeo baixo, algo assim, e agora eu não consigo mais ativar o compiz e mesmo com os nenhum efeito ativado, parece que o GNOME dá uns erros de vídeos estranhos de vez em quanto, tipo clicar num ícone aparece uns traços na área de trabalho rapidamente e depois some, coisa que nunca aconteceu antes, e também quando eu clico no meu nome ali no canto em cima, não aparece mais Desligar, Reiniciar e aquele monte de coisas que tinha, só Desconectar. Isso tá muito estranho, e eu não tenho a mínima idéia de por onde começar para resolver este problema, alguém pode me dar uma luz? Agradeço qualquer ajuda.


Quando eu digito "compiz --replace" aparece isso, não sei se pode ter alguma informação importante, mas vou postar junto:

Código: [Selecionar]
bruno@bruno-laptop:~$ compiz --replace
Checking for Xgl: not present.
Detected PCI ID for VGA:
Checking for texture_from_pixmap: not present.
Trying again with indirect rendering:
Checking for texture_from_pixmap: present.
Checking for non power of two support: present.
Checking for Composite extension: present.
Comparing resolution (1280x800) to maximum 3D texture size (2048): Passed.
Checking for Software Rasterizer: present.
Software rasterizer detected, abortingaborting and using fallback: /usr/bin/metacity
« Última modificação: 08 de Novembro de 2008, 21:45 por brunofin »
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema com vídeo depois de usar dois monitores no 8.10
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2008, 08:57 »
Eu resolvi dar uma olhada no meu xorg.conf, e achei ele bem estranho. É bem diferente do que eu tenho no meu desktop. Acho que esse é o problema, mas eu não sei como configurar ele de volta como antes. Alguém pode me dar uma ajuda? Aqui está meu xorg.conf:

Código: [Selecionar]

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
SubSection "Display"
Virtual 2640 800
EndSubSection
EndSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema com vídeo depois de usar dois monitores no 8.10
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2008, 16:16 »
Tá só pra quem estiver tendo um problema parecido, mas parece que ninguém sabe sobre isso...  :-\
Consegui resolver o problema de não poder ativar os efeitos da área de trabalho, e também não mencionei antes, mas aplicações 3D, como Toribash (um joguinho de luta) tinham muito lag, agora estão normais.
Só tenho um problema com o compiz agora. Parece que ele não reconhece o tamanho certo da área de trabalho e ativa os efeitos numa área de 1024x768 (minha tela é 1280x800) e o resto fica preto. Acho que eu já tinha visto alguém falar sobre um problema parecido, mas não consigo achar novamente para solucionar aqui. Sobre os botões de Desligar, Reiniciar, etc.. acho que não é relacionado, mesmo porque depois de um tempo, tipo uns 2 minutos eles aparecem de volta, então realmente não sei.

Eu consegui ativar novamente o compiz usando o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Aqui tem um screenshot de como fica minha tela com o compiz agora:

Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema com vídeo depois de usar dois monitores no 8.10
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2008, 21:44 »
OK Eu consegui resolver meu problema... O problema é que o compiz estava configurado errado. Oque eu fiz foi ir no CCSM -> General Options (na sessão Geral) -> Display Settings -> Detect Outputs - marquei para ativar, estava desativo...
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube