Autor Tópico: (Resolvido) Problema na /home  (Lida 3939 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
(Resolvido) Problema na /home
« Online: 09 de Novembro de 2008, 09:30 »
Bom, quero fazer o tal do backup, com o remastersys, mas quero fazer de todo o sistema, incluindo a home.

Então fui ver se tinha tamanho suficiente, mas pra minha surpresa, estou sendo roubado em 6gb  :o

http://i231.photobucket.com/albums/ee264/netoacneto/Print%20foruns/home.png

Pelo Monitor de sistema a esquerda, mostra o tamanho de minha home com espaço de 27gb, e usado 13gb, mas a direita, eu fui na home, selecionei todos os arquivos até os ocultos, e fui em propriedades, e mostra apenas 6gb usado, e no monitor de sistema mostra os 13???

Tem na home uma pasta .gvfs, que mostra 6gb, mas nela não tem nada, está vazia, e quando entro nela so mostra no rodapé 1gb livre.

Tá confuso isso, acho que fiz alguma besteira isso sim, mas não acho onde.

Pior que a tal pasta .gvfs, não deixa eu excluir, então não forcei até saber com vcs o que fazer.

Abraço.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 01:01 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema na /home
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 13:35 »
no terminal faça o comando:

Código: [Selecionar]
du -hs /home

Isso irá retornar exatamente a quantia ocupada pela sua pasta /home

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:01 »
Olha o que veio

Código: [Selecionar]
acneto@acneto-desktop:~$ du -hs /home
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/etc/ssl/private': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/etc/cups/ssl': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/etc/firestarter/outbound': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/etc/firestarter/inbound': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/cache/ldconfig': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/cache/system-tools-backends/backup': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/tmp/kdecache-root': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/spool/cups': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/spool/cron/atspool': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/spool/cron/crontabs': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/spool/cron/atjobs': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/run/cups/certs': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/run/sudo': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/lib/PolicyKit': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/remastersys/remastersys/dummysys/var/lib/gdm': Permissão negada
du: imposível ler diretório `/home/lost+found': Permissão negada
13G /home
acneto@acneto-desktop:~$ sudo du -hs /home
[sudo] password for acneto:
du: impossível acessar `/home/acneto/.gvfs': Permissão negada
13G /home

Acho que é essa pasta .gvfs, que deve ter algo a ver com o remastersys.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema na /home
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:10 »
Perdão, perdão e perdão novamente...

Fui infeliz em meu último post. Estava fazendo outro trabalho aqui em meu micro e acabei colocando o comando errado para você. O correto é:

cd /home

Mil desculpas novametne.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:20 »
Não se preocupe, acontece, é muito comando  :D

Fiz o comando mas voltou só isso

acneto@acneto-desktop:/home$

Depois larguei aquele comando pra ver, voltou a mesma coisa do anterior

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema na /home
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:25 »
nunca usei o remastersys, ele cria um usuário em seu micro? ou foi você quem criou este usuário manualmente?

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:29 »
Não criei, e ele também não, fui em usuários e grupos e não tem nada novo lá

Eu vou desinstalar ele só pra tirar umas dúvidas.

Abraço.

Edit:

Desinstalei, e nada, a pasta ainda existe a tal da .gvfs, engraçado, qualquer pasta vazia que entro, ela mostra o tamanho total livre da home, essa mostra apenas 1.1gb.

Não sei de onde é ela, só sei que vou arrancar fora.

Abraço.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2008, 19:34 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:47 »
Agora ficou bonito, essa pasta não sai.

Tentei abrindo o gksu nautilus, a pasta não aparece, mesmo arquivos ocultos ela não está na lista.
Tentei rm, rm -r, rm -rf, e nada, isso tudo como root, dá permissão negada.
Já vi que é essa encrenca que tá zuando minha home.

Como removo essa criatura daqui??

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema na /home
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:49 »
muito cuidado com esse comando, utilize por sua conta e risco

sudo rm -rf /home/remastersys

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:55 »
Essa pasta já foi faz tempo  :D, quando abri o gksu nautilus, ja deletei ela, porque já tinha desinstalado o remastersys.

O problema é na tal .gvfs, que está dentro da pasta pessoal, e pelo o que achei, faz parte do sistema, mas acho que ela está danificada, porque não tem nada dentro, só ela acusa um espaço livre diferente.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Erro-no-sistema-de-arquivos.

Acho que ante de deletar ela tenho que ver bem pra que serve, enquanto isso, fica roubando um espaço na home.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:37 »
Essa pasta na verdade tá me duplicando a raiz, tá com o mesmo tamanho, mas porque isso.

Pior que se for no synaptic, colocar pra remover, mostra que arranca o nautilus, ubuntu-desktop, que encrenca.

Fico no aguardo de uma ajuda.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema na /home
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2008, 01:00 »
Caso não resolvido de uma forma, foi de outra, formatei, e não deixei a home separada, resultado, tudo no lugar, nada de duplicação, e o espaço disponível agora mostra o real.

Formatei porque tinha outro projeto, não foi só por causa disso, já aproveitei o embalo  :D

Valeu pela ajuda.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511