Autor Tópico: Produção musical no Ubuntu Studio 8.10  (Lida 4103 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Produção musical no Ubuntu Studio 8.10
« Online: 09 de Novembro de 2008, 21:08 »
Ola todos.
O meu interesse no linux, é para produzir músicas com software livre.
Pergunto, alguém aqui do fórum, conseguiu trabalhar com os softwares voltados para a produção musical;
Problemas que estou enfrentando:
01- O Jack control é muito instável:
- de dificil configuração;
- quando consigo configurar e fazer rodar, quando troco um instrumento musical por outro ele trava;
- só funciona com soundfonts pequenos, quando coloco um soundfont maior o som fica pulado, e a latência fica muito alta, e assim fica impossível fazer qualquer coisa decente;
- os tutoriais que tem na Internet sobre o Jack control não são claros, só apresentam exemplos ditos perfeitos, mas na prática quando voce tenta conectar um software com outro invariavelmente não funciona.
Pelo simples fato de conectar o Meterbridge, que é um mostrador visual do volume, quando ligado ao Jack, deixa o som do sintetizador todo quebrado.
Imagine conectar mais instrumentos, é impossível,pelo menos para os meus micros.
02- A Alsa não tem um mixer bom, alías tudo da Alsa ao meu ver deixa a desejar.
03- O som do Timidity é horrível, e não dá para levar a sério como um sintetizador de audio, que nem amador não é;
04- Inexistência de manuais bem feitos para a maioria dos softwares;]
05- A maioria dos softwares ainda são versões beta;
O LMMS, o Qtractor e o Muse prometem, mas são todos versões beta, e estão cheios de bugs.
Nem tentei usar o Ardour, mas pelo que percebi , muito embora seja chamada de uma Workstation completa, não o é , pois nem suporte a midi tem, e isto é básico.
06- Até agora não encontrei um manual do Pulse Audio em português, e acredito que este software esta causando sérios problemas para o Ubuntu  Studio.
07- O Audacity também não funciona direito, é um software livre, mas no windows funciona melhor;
08- O Kernel do Linux não é feito para trabalhar com audio, mesmo as versões otimizadas, não dão conta do recado, e todas tem uma latência absurdamente alta.

O que devo levar em consideração é que a minha placa de audio é muito ruim, é destas onboard, que veio notebook da HP, a chamada Hermosa conexant.
Embora seja ruim no ruimwindows ainda consigo fazer alguma coisa, mas no linux até o momento só foram decepções.
Na parte da Internet, do office , aplicativos gráficos o linux esta bem, mas na parte de audio esta um fracasso.
Alguém consegue trabalhar direito com o Ubuntu Estudio na produção musical?
Vai adiantar eu comprar um placa de som da M-audio compatível com o linux?
Estou decepcionado com o linux em matéria de audio.
Mas não vou desistir, mas tá difícil conseguir fazer alguma coisa decente nele.
Quem sabe daqui a uns três ou quatro anos a coisa melhore, ou quem sabe alguém aqui do fórum posso me dar uma luz.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Produção musical no Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 21:17 »
No 8.10 studio tá muito difícil o kernel tá uma m.....

Olhe para o tópico que vc escreveu antes osbre o jack que eu respondi o pq!!!

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois