Autor Tópico: Quero migrar mas não se particionar  (Lida 2015 vezes)

Offline marco.barroso78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Quero migrar mas não se particionar
« Online: 11 de Novembro de 2008, 01:09 »
Meus caros

Não posso dizer que sou novato em linux, já fui usuário do Kurumin ( mas quem instlou não fui eu),  mas tive de mudar para o Windows no meu antigo pc. Mas isto não vem ao caso. O problema é que comprei o notbok e gostaria de intalar o um SO linux nele, estou testando entre o  ubuntu e o Kubunto.  Gostaria de dicas que me pudessem ajudar a escolher, sou usuário básico tipo escritório, música, filmes e gravações.
Gostaria que me ajudassem também com relação as partições, o (K)ubuntu vai ser o único SO.

1- Quero fazer 3 partições: swap (1Giga); sistema "/' (10 giga); /home (mais ou menos 68 giga). O swap e o "/" eu já sei fazer mas como faço para colocar o "/home" (partição lógica, ext3? o que?).
2- Se nã conseguir fazer a partição e deixar do modo que o sistea instala, a cada seis meses quando for atualizar o programa vou ter de fazer bacKUp de tudo ?
3 - E se conseguir fazer o "/home" separado?

espero ajuda

Obrigado

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero migrar mas não se particionar
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2008, 10:57 »
Meus caros

Não posso dizer que sou novato em linux, já fui usuário do Kurumin ( mas quem instlou não fui eu),  mas tive de mudar para o Windows no meu antigo pc. Mas isto não vem ao caso. O problema é que comprei o notbok e gostaria de intalar o um SO linux nele, estou testando entre o  ubuntu e o Kubunto.  Gostaria de dicas que me pudessem ajudar a escolher, sou usuário básico tipo escritório, música, filmes e gravações.
Gostaria que me ajudassem também com relação as partições, o (K)ubuntu vai ser o único SO.

Primeiro bem vindo ao fórum!

Quanto ao seu problema... Bem eu iria de Ubuntu, mas isso é bem particular, e com certeza terão outras opiniões aqui. Qual é a configuração do seu PC?

Citar
1- Quero fazer 3 partições: swap (1Giga); sistema "/' (10 giga); /home (mais ou menos 68 giga). O swap e o "/" eu já sei fazer mas como faço para colocar o "/home" (partição lógica, ext3? o que?).

Durante a instalação escolha Particionamento Manual e não vai ter erro, criar a partição HOME é como criar a raiz (/), só tem que ter o cuidado se selecionar a opção /home como ponto de montagem, e como são apenas 3 partições aconselho a deixar tudo como primária.

Citar
2- Se nã conseguir fazer a partição e deixar do modo que o sistea instala, a cada seis meses quando for atualizar o programa vou ter de fazer bacKUp de tudo ?

Tem sim, mas como disse não tem dificuldades em se criar a partição separada.

Citar
3 - E se conseguir fazer o "/home" separado?

Ai basta ter o cuidado de na formatação (se for fazer uma instalação limpa) escolher a partição HOME com ponto de montagem /home, e principalmente não marcar para formatar a partição.

Citar
espero ajuda

Obrigado

E no mais meu conselho é dar uma olhada primeiro no tópico Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04.

De qualquer forma boa sorte, e tendo dúvidas durante o processo tire-as aqui, e com certeza o pessoal vai te ajudar.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 11 de Novembro de 2008, 10:59 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marco.barroso78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Quero migrar mas não se particionar
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2008, 19:53 »
Cara muito obrigado!
Dei uma olhada no link que você passou e vou tentar fazer.
A configuração do meu not é processador intel celeron m, tela wxga, 512 de ram, hd sata 80 giga, dvd-rw, wireless, leitor de cartão mmc;sd;ms;ms pro.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero migrar mas não se particionar
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:06 »
Cara muito obrigado!
Dei uma olhada no link que você passou e vou tentar fazer.
A configuração do meu not é processador intel celeron m, tela wxga, 512 de ram, hd sata 80 giga, dvd-rw, wireless, leitor de cartão mmc;sd;ms;ms pro.



Aparentemente você não deve ter problemas, e caso tenha dúvidas coloque ela aqui, mesmo durante a instalação que faremos o máximo para ajudar.

Boa sorte!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Quero migrar mas não se particionar
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:15 »
Olha cara, eu iria de Ubuntu 8.04, porque o 8.10 aida está meio instável...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quero migrar mas não se particionar
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:35 »
Olha cara, eu iria de Ubuntu 8.04, porque o 8.10 aida está meio instável...

Como assim instável, vc está o está usando p/ atestar?
Eu o estou usando no meu notebook recem comprado e estou gostando muito, falta ainda uns ajustes finos no Firefox, compartilhamento de pastas em rede entre os 2 computadores, que estou pesquisando p/ me inteirar do assunto. Como observação deixo que tive um probleminha na rede wireless, resolvido c/ uma busca no Google - http://elteclado.wordpress.com/2008/11/02/instalando-wifi-atheros-ar242x-ubuntu-intrepid-ibex-810/ e também c/ o som do microfone interno desse notebook, que estou pesquisando uma solução.

Nos meus 2 anos de Linux Ubuntu, uma coisa que aprendi é ñ correr p/ instalar nova versão, deixo sempre passar de 15 dias a 1 mês, e te falo a cada versão que passa ele fica mais simples e direto, e seus problemas vão sendo resolvidos rapida/.

Caro marco.barroso78 seja bem vindo ao Ubuntu, e apenas add mais informação as já dadas pelo Clcampos, te sugiro as apostilas:

Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar

Inclusive nessas apostilas vc terá informações sobre versões de longa duração como a 8.04 e as demais.

Citar
1- Quero fazer 3 partições: swap (1Giga); sistema "/' (10 giga); /home (mais ou menos 68 giga). O swap e o "/" eu já sei fazer mas como faço para colocar o "/home" (partição lógica, ext3? o que?).

Gostaria de te sugerir:
partição raíz (onde vai ser instalado o sistema) - 20GB ou 15GB
partição SWAP, vai depender de sua mem. RAM, acima de 512MB reserve 1GB, mesmo acima dos 1GB de RAM
partição /home, o que te sobrar (no meu desktop reservei 10GB, pois esse HD tem o Windows, mas no notebook, nada de Windows, estou c/ uns 85GB de /home)
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline marco.barroso78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Quero migrar mas não sei particionar
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:31 »
Pessoal, muito obrigado pela respostas. Funcionou direitinho. As apostilas são exelentes!