As pessoas tende para de ver o Linux como um sistema fechado, como o Window$. No sistema da Micro$oft, se você não consegue fazer seu periférico funcionar, você passa a ter duas alternativas, deixa de lado de lindo, belo e novo equipamento, ou formata o HD e parte para outro sistema operacional.
Já no Linux, você tem uma dificuldade com um periférico, como está mal acostumado, passa a falar mal deste sistema, esquecendo que ele é livre, e você mesmo pode corrigir este problema de detecção do seu periférico, além de reportar a falha aos desenvolvedores do kernel e da distro em questão. Nos sistemas fechados, eles impõe o que usuário pode usar, já nos sistemas livres, assím que possível vai se agregando todo tipo de compatibilidade, só que nem todo mundo que desenvolve o kernel, teve a oportunidade de ter um micro exatamente igual a você, com a mesma distro e ter o mesmo problema com detecção de tal periférico. Já trabalhei com coisas do tipo, e o cliente reporta problema com um mouse voltado pra games, cheio dos botões, sem fio, com bateria carregavel em determinada voltagem e blá blá blá (Mouse super hiper max turbo xD), e eu não pude "tentar" corrigir este problema, pois eu não tinha este periférico para reproduzir a falha.
Deve se entender que os desenvolvedores do Linux trabalham para todos, e inclusive para eles mesmos. Ao contrário dos monopolistas que impõe o uso ao usuário.
Se o problema é hardware, geralmente tem dedo do fabricante, o que é ainda uma grande dificuldade para sistemas open source, e se são falhas de programação do próprio sistema, você vai até o site/fórum oficial do projeto e reporta a falha, aposto com você que se a falha for constatada ela é resolvida em 1/10 (um décimo) de tempo do que seria uma correção no Window$, um novo service pack.
É preciso cooperar, você usa um sistema belo, seguro, estável, livre: escolha o que quer usar, cheio de alternativas, e mesmo assim não dá uma folga para quem o desenvolve?
Nunca vi ninguém ligar para o atendimento da Micro$oft para reclamar de que tal aplicativo fechou-se sozinho e apareceu aquela mensagem de: Enviar, Não enviar relatório, ele clicou em Enviar para poder ter seu problema corrigido, mais a função deste botão é identica ao de Não Enviar.
Ou da grande pérola, creio que já corrigida, "seu teclado não foi detectado, pressione ENTER para sair
Ligue pra eles e obtem uma resposta sobre estes erros, além de um mal atendimento você verá que isso supostamente será corrigido, daqui a 7 anos numa próxima versão do nosso amável sistema.
Em fim, estamos aí para ajudar, quando encontrar problemas, poste aí para que possamos lhe ajudar, não é por qualquer obstaculo que se pula fora do barco e menospreza o trabalho de 1 milhão de "cristãos" (Lê-se Xiitas
).
Pense nisso.