Autor Tópico: Sugestão a quem possa realizar.  (Lida 3687 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Sugestão a quem possa realizar.
« Online: 20 de Novembro de 2008, 13:52 »
Gente,nos sistemas do pinguim (como Ubuntu),se tem um conceito diferente de se instalar programas,no

Windows você sai catando nos sites como Baixaki,Superdownloads e outros do mesmo gênero,no linux você

baixa usando o gerenciador de pacotes da distro (no ubuntu é o "apt-get) que baixa dos repositórios tudo que

você precisa para as mais diversas funções,eu acho esse modo de instalar programas no linux espetacular, 

muito prático,pra atualizar qualquer programa por exemplo,você não precisa desinstalar a versão antiga pra

instalar a nova,o gerenciador de pacotes simplesmente faz tudo por você atualizando tudo que você quiser,mas

nada impede que seja criado um site nos moldes do Baixaki para usuários linux,essa é a idéia,mas ao invés de

links para se baixar o instalador do programa,como é comumente feito no Windows,o site daria as instruções

para a instalação via repositórios,por exemplo,existe um programinha muito bom que é direcionado às crianças

chamado "tux paint",no site viria o nome do programa,a descrição,um espaço para os internautas darem seus

pitacos ao comentarem suas satisfações e insatisfações com os programas,exatamente como é feito no

Baixaki,a diferença é que no final,viria as instruções para usar o gerenciador de pacotes da sua distro,o

"apt-get" e o "urpmi" abrangem quase a totalidade das distribuições,tudo bem que existe o Synaptic,mas o

mesmo mostra apenas os nomes dos pacotes e não o nome dos programas como seriam se já estivessem

instalados,um site assim serviria até de referência para o usuário conhecer os mais diversos programas pra linux

e usar o campo de busca do Synaptic para instalá-lo,com as instruções prévias dadas no site o usuário novo

tiraria de letra e ainda de quebra teria os comentários de outros usuários sobre aquele programa no site.no site

poderia também já deixar tudo explicadinho sobre o que são repositórios e o conceito sobre seu uso,no

Superdownloads existe um espaço para usuários linux,porém,na hora de orientar a instalação dos programas eles

pecam num grave erro,estimular o usuário a baixar o código fonte para compilar na própria máquina,só que isso

só é necessário para programas específicos,a maioria dos programas citados por lá estão disponíveis nos

repositórios das distros,fora que compilação é muitas vezes complicado até para quem é experiente em linux,o

que dirá para novos usuários,então minha idéia é esta,criar um site específico e realmente útil para usuários

linux, com descrições de todos os programas,comentários e tudo mais,infelizmente eu só tenho a idéia,mas não

tenho como realizá-la,quem puder,pode usá-la à vontade. :)
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 14:16 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:01 »
Eu já fiz isso: www.apturl.net
PS: Existem outros.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:26 »
Existem sim agente100gelo,porém não em português,o baixaki só é sucesso entre os brasileiros por que é em português,se não, ficaria restrito à meia dúzia de gatos pingados de brasileiros e a maior parte dos usuários seriam de estrangeiros,é bom lembrar que a maioria esmagadora de usuários de computadores no Brasil (principalmente  após o a popularização dos PCs) não sabem sequer cinco palavras em inglês. ;)
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:45 »
Existem sim agente100gelo,porém não em português,o baixaki só é sucesso entre os brasileiros por que é em português,se não, ficaria restrito à meia dúzia de gatos pingados de brasileiros e a maior parte dos usuários seriam de estrangeiros,é bom lembrar que a maioria esmagadora de usuários de computadores no Brasil (principalmente  após o a popularização dos PCs) não sabem sequer cinco palavras em inglês. ;)

O problema é a tradução da descrição dos mais de 18.000 pacotes que no source list vem em inglês. Fazer uma interface em português é fácil (era essa a intenção inicial deste projeto).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:47 »
Eu já fiz isso: www.apturl.net
PS: Existem outros.

também tem o http://www.getdeb.net/
Fora os tantos p/ outras distros, como bem citou o Agente100gelo

Agora, amigo mascarado, é o seguinte cada SO tem sua característica, ñ adianta querer importar tudo de um p/ outro, até mesmo filosofias técnicas. Entenda isso. Nada que o costume de usar o Linux, e aprender sobre ele que vai te mostrar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2008, 16:03 »
Eu imagino o trabalho que daria traduzir as descrições dos pacotes,mas as descrições poderiam ser breves e elaboradas pelo site e não necessariamente traduzidas.

Eu sei que o linux não é uma cópia gratuita do Windows (é bem melhor que isto),mas um site assim seria um mecanismo para atrair mais usuários para a plataforma,aumentar a base de usuários,sabemos que muita coisa que existe por aí não são portadas para linux usando como argumento de que a base de usuários é pequena em relação ao sistema do tio Gates, ou seja,o Windows está em posição confortável,quem tem que correr atrás são os usuários e desenvolvedores do pinguim,eu vivo muito bem só com as ferramentas que o linux oferece,eu corro atrás das informações,eu não tenho preguiça de pesquisar,eu não tenho receio do novo,mas infelizmente a maioria não é assim,o público alvo dessa minha sugestão seria justamente esse pessoal aí,que não tem as características que eu acabei de citar. :)
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:26 »
o superdownloads também já tem uma versão para LInux: http://www.superdownloads.com.br/linux

Offline SmokinAkaSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:36 »
Para quê reinventar a roda? Porém, pessoas com ideias para melhorar o Ubuntu e o mundo do software livre nunca são demais. ;)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:37 »
O baixki até tem uma seção para linux.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:41 »
Esse é o mais amigável que eu conheço: http://appnr.com/

Tem programas/aplicativos dos repositórios oficiais, do getdeb e dos repositórios Google...
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:56 »
Tem também um projeto iniciado aqui no fórum, cujo participo:

http://groups.google.com.br/group/downloads-linux

Ele ainda está em desenvolvimento, mais seria uma visão mais ampla do que restringir-se a Downloads de aplicativos.

 ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2008, 03:51 »
Eu sei que existem divisões pra linux tanto no Baixaki como no Superdownloads,o que eu sugiro é que se faça

quase o mesmo,teria descrições dos programas (poderia ir acrescentando mais softwares na lista de programas

aos poucos),imagens,comentários dos usuários,guias e dicas,a diferença seria só no final,ao invés de um "clique

aqui pra baixar" teria uma pequena instrução de instalação via gerenciador de pacotes,vamos supor

que eu queira instalar o Amule,no final do guia falando tudo sobre o programa,teríamos as instruções para

instalá-lo do modo linux,exemplo:

"Nas distribuições DEB
 Procure este programa no campo de  busca do Synaptic e marque todos os pacotes relacionados a este programa para instalação e clique em aplicar ou como alternativa  use o seguinte comando pelo terminal: apt-get install Amule

Nas distribuições RPM
faça os mesmos procedimentos acima, ou como alternativa,use o seguinte comando pelo terminal: urpmi amule"

 
Seria basicamente mais ou menos isso,deixando bem claro os conceitos dos repositórios,explicando bem

mastigadinho,o site seria construído aos poucos,sem pressa até sua consolidação,mas de algum ponto teria que

começar,tudo bem detalhado e em português pra não deixar ninguém de fora. :)
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 03:53 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:41 »
Legal! Mais como o objetivo é auxiliar a instalação, e provavelmente não seria necessário um grande servidor de arquivos, ao invés de um site/portal, pode ser interessante uma wiki. Voltada para aplicativos GNU/LinuX. Nosso projeto está sujeito a sugestões, melhorias e etc... se tiver interesse, não deixe de visitar o Google Group do projeto.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Sugestão a quem possa realizar.
« Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:44 »
Além orientar na instalação (muita gente boa acha que é complicado instalar programas no linux,inclusive eu

imaginava que fosse antes de conhecê-lo) usando o gerenciador de pacotes da distribuição,seria um modo das

pessoas conhecerem o que tem disponível para ser instalado em linux,no quesito conhecimento dos programas

pra linux,a coisa é amenizada pelas distribuições liveCD, que acabem já contendo um time inteiro de programas

para os mais diversos fins (Quando se instala Windows,só se tem apenas um sistema base,praticamente),mas

num live CD não cabe tudo que o mundo linux oferece,por isso,seria ótimo um site,portal,que já agregasse este

tipo de informação e servisse de referência a todos,principalmente aos novos usuários,uma Wiki também seria

interessante,porém esse tipo de idéia começa,mas dificilmente saí do papel e quando saí tem vida curta por

falta de colaboração,tinha que ter mesmo é alguém com "bala na agulha" pra bancar um portal voltado para

usuários linux,com a consolidação do portal,viria a publicidade posteriormente para o site se manter auto

suficiente. 8)
Ubuntu é tudo de bom!!!