Autor Tópico: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Remix (UNR)  (Lida 8927 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Instalei o 9.04 Netbook Remix (UNR) no meu Asus eeePC 1000H.

Depois que o instalei, fiz a as atualizações e também atualizei, através do Synaptic, o Open Office para BrOffice. Não alterei os temas (a única coisa que fiz, quanto aos temas, foi colocar o tamanho das fontes em 8 ao invés do 10 que veio como padrão).

Aí, sem mais nem menos, quando eu carrego o Ubuntu, desaparecem o painel superior (onde aparecem a bateria, as barras do sinal de WiFi, a data, etc.) e a barra superior da janela (onde aparece o título da janela, o X para fechar a janela e outros ícones). Não adianta ir a Sistema > Preferências > Aparência e tentar mudar "Margem da Janela". A única coisa que faz com que o painel e a barra voltem é ir para Preferências > Alternar Modo da Área de Trabalho e escolher a "Área de Trabalho Clássica" (e aparece o desktop clássico do 9.04). Aí, tanto o painel quanto a barra das janelas voltam e eu posso ir de novo em "Alternar Modo da Área de Trabalho" e escolher "Área de Trabalho do Netbook Ubuntu" (voltando ao modo UNR) que a coisa normaliza.

No entanto, se eu desligar o computador no modo clássico do 9.04, quando entro não aparecem nem o painel nem as barras das janelas e aí não  tenho nem como acessar Sistema > Preferências > Alternar Modo da Área de Trabalho para ir ao UNR e ver se o painel e a barra voltam. E não adianta teclar nada pois, como não há ícones na área de trabalho nem o painel, não consigo acessar nenhuma função. E não adianta desligar o computador porque, quando reinicio, volta tudo na mesma. (Da última vez que aconteceu no modo clássico, eu acabei reinstalando o 9.04 UNR pois havia feito poucas mudanças e não tinha dados no /home.)

Alguma luz para a causa deste problema?

Valeu por antecipação.
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 16:13 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Review (UNR)
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2009, 09:00 »
O problema é da placa de vídeo com o Compiz ativado.
Pode ser que o driver da placa não esteja instalado ou vc precise fazer alguma alteração no xorg.conf.
Vc pode abrir o xorg.conf :
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf e ver se tem o driver da sua placa lá.
Fazendo também uma pesquisa aqui no Fórum (Margem das janelas sumiram, por exemplo) vc pode achar a solução.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Review (UNR)
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2009, 10:02 »
pintinho,

valeu pela resposta. Acho que o problema não é no Compiz porque não o instalei/ativei (a menos que ele já venha instalado/ativado no Netbook Remix).

Pesquisei no fórum por margens das janelas e achei algumas dicas (eu havia procurado por "molduras". Por isso não havia achado nada... *rs*) mas não sei se o que achei seria de ajuda porque não são apenas as margens das janelas que somem mas também o painel superior onde ficam todos os controles (inclusive  o "desliga") e as teclas de atalho também não funcionam (<ALT><F2>, <ALT><F1> para abrir o menu, etc.). Com isto, fico sem qualquer acesso a qualquer coisa e só posso desligar na base do <CTRL><ALT><DEL> mas, quando reinicia, fica tudo na mesma, sem painel e sem margens das janelas.

Eu havia recém-instalado o Netbook Remix (UNR) (pela 2a. vez, e substituindo o eeeBuntu, que é baseado no 8.10 e que funcionou aqui por uns 6 meses). Como ele estava recém-instalado, eu resolvi esquecer o UNR e instalar diretamente o próprio 9.04 Desktop no eeePC. Assim, também não deu para ver no xorg.conf, como você sugeriu, se meu driver estava lá.

Vamos ver se no 9.04 Desktop a coisa não se repete. Caso se repita, o jeito vai ser pesquisar mais ou então voltar para o eeeBuntu e aguardar a nova versão dele que deve sair nas próximas semanas (eu havia decidido ir para o UNR porque, sendo uma versão oficial, seria mais "confiável").

Um abraço e mais uma vez obrigado.

« Última modificação: 19 de Julho de 2009, 10:14 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Review (UNR)
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2009, 22:20 »
Conforme havia dito no post anterior, desisti do 9.04 Netbook Remix (UNR) e instalei o 9.04 Desktop mesmo. Já o estou usando há 3 dias, customizei uma porção de coisas e está tudo normal. Parece que o problema era mesmo de alguma incompatibilidade do UNR com meu hardware.

EDITADO EM 19/JUL/09: Já havia até esquecido deste post quando ele foi reativado por alguém que teve um problema semelhante. Então, aqui vai uma atualização do problema. Apesar do que eu disse acima, acho que Pintinho estava certo quanto ao conflito com o Compiz: quando o pessoal do eeeBuntu lançou a versão 3.0, baseada no 9.04, eu instalei o eeeBuntu 3.0 NBR, baseado no 9.04 UNR, e os usuários dessa versão também enfrentaram problemas de renderização. O pessoal então lançou a versão 3.0.1 NBR desativando o Compiz e tudo passou a funcionar beleza.
« Última modificação: 19 de Julho de 2009, 10:15 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Remix (UNR)
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2009, 17:10 »
bom, vou ressucitar o post pra não ter que criar um e manter tudo centralizado, enfim, estou com o mesmo problema em um notebook da dell (inspiron 1525), o engraçado que no modelo antigo do note da dell, num dava esse problema, enfim.
Consegui fazer a barra de inicio ligar sempre adicionando o comando gnome-painel no menu sistema > preferencias > aplicativos de sessão.
Bom, ainda estou procurando a solução pra manter salvo as janelas, o lance do compiz parece que está instalado, mas sempre inicia no modo "nenhum" ao invés do Enfim, quando se clica lá em efeitos visuais e muda pro modo normal, ele volta as barras das janelas.. enfim
Se alguem souber de algo, ficaria agradecido.
Vou continuar buscando no fórum e se achar a solução, postarei aqui
abraço a todos

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Remix (UNR)
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2009, 18:47 »
Olá

Tente adicionar o comando "gnome-wm"  no menu sistema > preferencias > aplicativos de sessão.

Tive em problema semelhante e resolveu.

Flavio

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Barra superior das janelas e painel desaparecem no 9.04 Netbook Remix (UNR)
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2009, 20:01 »
Olá

Tente adicionar o comando "gnome-wm"  no menu sistema > preferencias > aplicativos de sessão.

Tive em problema semelhante e resolveu.

Flavio

grande flatac, muito obrigado mesmo, consegui resolver o problema aqui, mto obrigado.
abraços