Autor Tópico: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P  (Lida 5433 vezes)

Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
[Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Online: 22 de Novembro de 2008, 22:06 »
Primeiro, deixe-me começar...

Depois de muitas coisas acontecerem com meu computador (tentei instalar o Leopard junto com o Mac e Ubuntu, nem vou falar disso :P ), ficou assim, instalei o Windows XP, depois o Ubuntu Studio em outro HD com uma partição para SWAP, quando reiniciei abriu o Windows XP, então pensei, "já que o HD com o XP é o Master, é só eu deixar ele Slave e o Ubuntu como Master  que ele vai abrir o Grub", bom o que aconteceu foi, eu ligo agora e nem carrega o Windows. Aparece exatamente isso:

Código: [Selecionar]
Try (hd0,0): extended or non-MS :Skip
Try (hd0,1): extended or non-MS :Skip
Error

Agora, como eu faço para resolver isso?
Mesmo que eu tenha que reinstalar o Windows e o Ubuntu "Stupro" pela 655234 vez. :-\

Para já facilitar a vida de todos vou informar o que eu tenho, ai vocês me avisam se dá para resolver meus problemas com isso. Ai vai:

CD do Windows XP;
CD do Ubuntu Studio (não é Live)
CD do Gparted (é live, e tem um terminal "estranho").

Obrigado. :)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:51 »
Citar
já que o HD com o XP é o Master, é só eu deixar ele Slave e o Ubuntu como Master  que ele vai abrir o Grub

 Eu acredito que foi isso que melou tudo. Já tentou reverter esse processo?
 Se eu estiver errado, me corrijam os mais experientes, mas que eu saiba, o grub reescreve os setores 1 e 2 do disco rígido primário de boot (assim configurado na BIOS). Esses setores são partes bem pequenas do disco rígido (centenas de kbites) que são rsponsáveis por "começar" o carregamento do sistema em disco. O grub cria um chamado "setor 1.5" que é a tela de escolha de sistema. Ou seja: A parte essencial do grub (o setor 1.5) foi escrito no disco rígido primário de boot. Agora ele está em um disco que não é mais o primário. Não há problema em a configuração do grub estar em outra partição ou mesmo outro disco rígido, mas você deslocou a parte importante dele. Eu acho que devias ter dexado como estava.

 
Citar
Try (hd0,0): extended or non-MS :Skip
Try (hd0,1): extended or non-MS :Skip

 Aparentemente, isso quer dizer que as partições que o grub encontrou não eram as que ele esperava.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 22:55 por 0tacon »


Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:54 »
Hm...

Sabe o que eu tenho que fazer? Eu volto a deixar o Ubuntu Slave e o WinXP Master? No caso afirmativo, faço o que depois?

Abraços.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:00 »
 Olha, eu nem sei se você apenas fez a mudança master/slave no jumper do HD ou fez o outro procedimento que se costuma fazer depois disso: Olhar o setup da BIOS!
 No seu caso, eu tentaria apenas mudar a ordem de prioridade de boot no setup da bios. Colocar o disco com o Windows para ser o 1º disco rígido a bootar - portanto, o 2º dispositivo, atrás apenas do CD/DVD. Se não desse certo, eu reverteria os dois processos - o de mudança no setup da BIOS e o de mudança dos jumpers dos HDs.


Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:09 »
Foi nos jumpers. Mudei agora na BIOS e tá carregando o Windows.

Agora, como que eu faço para recuperar o Ubuntu? :P

Já vi vários tutoriais, mas sempre acabo ferrando com tudo, huahua, sabe alguma coisa fácil? Tem esse programa:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=104188&package_id=112041&release_id=272964

É pelo Windows. Eu consegui já usar ele para fazer exatamente o que eu quero, hoje eu consegui foi zuar com ele e ter que fazer todo processo de novo. :P

Alguém sabe usar direito esse programa? Ou outro jeito simples levando em conta os CDs que eu tenho disponíveis. Ah, se precisar eu baixo o Ubuntu Live (o original), mas baixar 700 Mb não é muito legal.

Obrigado.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:19 »
afinal, o quê aconteceu com o Ubuntu? Onde é que ele pára?


Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:27 »
Ele está no outro HD.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:38 »
Ele está no outro HD.
Mas o menu de escolha de sistema (o menu do grub) não aparece? Aliás, chegou a aparecer alguma vez? Ele apareceu quando você instalou o Ubuntu e reiniciou? Aliás, tens certeza de que não instalares o XP depois do Ubuntu?
 Nesse caso, http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
 Se o seu CD do Ubuntu é o alternate, acho que a maneira "D" (install CD) nesse tópico é uma boa escolha.
 Ou então, reinstalar o ubuntu. De qualquer forma, não precisa mexer no Windows.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 23:40 por 0tacon »


Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:41 »
Isso deu duas vezes, foi o Windows primeiro. Eu já instalei o Ubuntu várias vezes, só que esse dai é diferente, é o Studio, eu achei que não mudava muita coisa mas... É bem diferente.

Vou tentar seu Link.

Então, o médodo C, depois que eu fizer. Eu preciso colocar o HD do Ubuntu como Master não é? Ou tanto faz? Porque como eu disse, eu voltei para o Windows agora. Estou realizando, se eu conseguir assim eu aviso. :D

Valeu.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 23:44 por cyberlords »

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:58 »
Isso deu duas vezes, foi o Windows primeiro. Eu já instalei o Ubuntu várias vezes, só que esse dai é diferente, é o Studio, eu achei que não mudava muita coisa mas... É bem diferente.

 Não é diferente! Quer saber de uma coisa? Se você instalar o Ubuntu comum, conectar à internet, habilitar e atualizar os repositórios e mandar o comando no terminal...
 
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ubuntustudio-desktop Você terá... um Ubuntu Studio, pelo menos no visual, não sei se fica algum aplicativo faltando, mas isso não faz diferença. O que é diferente no seu caso é que, pelo o que você falou, estás usando o Alternate CD, não o Live CD.
 E eu acho que dá para esquecer essa história de HD master ou slave, isso faz efeito no controlador do disco rígido (que fica na ponte sul da placa mãe). Se não fosse possível deixar o Ubuntu em HD slave, muita gente já tinha desistido.


Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:04 »
Bom, o Ubuntu Studio nem é um CD é um DVD com quase 2 GB, tem programas a mais sim.

Estou tentando agora pelo Super Grub Disk, através do Windows. Vamos ver como que fica.

Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:26 »
Desisto, vou instalar o Ubuntu "normal" mesmo, ele faz tudo sozinho.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2008, 17:21 »
Ola.
Sou usuário do Ubuntu Estudio 8.10.
Pelo que percebi o Ubuntu Estudio é igual ao Ubuntu normal, exceto algumas modificações do Kernel para ficar otimizado para aúdio, e claro por ser DVD traz mais programas para instalar, tanto na área de audio como de gráficos.
No mais deve funcionar igual ao ubuntu.
No teu caso o problema se daria tanto no Ubuntu normal como no Studio.
A questão pode ser somente o uso de live cd ou não.

Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 20:04 »
Então, instalei o Ubuntu LiveCD

Instalou normal, a interface gráfica ajudou, hehe

Como que eu faço para deixar ele com recursos parecidos com o do studio? É só o audio que é mais caprichado?

Abraço.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: [Ajuda] Ubuntu Studio + Windows = Hell :P
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 20:05 »
Então, instalei o Ubuntu LiveCD

Instalou normal, a interface gráfica ajudou, hehe

Como que eu faço para deixar ele com recursos parecidos com o do studio? É só o audio que é mais caprichado?

Abraço.

O UbuntuStudio tem como principal diferencial os pacotes de aplicativos voltados a Audio & Vídeo, nada que não possa ser baixado no Synaptic. Além de que você pode instalar o meta-pacote UbuntuStudio e com ele instalar estes aplicativos multimédia.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.