Autor Tópico: Instalar drivers Nvidia  (Lida 3109 vezes)

Offline Golias30

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalar drivers Nvidia
« Online: 01 de Outubro de 2008, 19:51 »
Boas, sou muito verde nestas andanças mas já goso daquilo que vejo....organização.
Bom, o que me traz cá é a dificuldade em instalar os drivers da minha placa gráfica NVIDIA Gforce 8800 GTX.
Gostava que me ajudassem pois tentei fazer a instalação mas não consigo permissão de root para o realizar.
Obrigado desde já a todos os que me possam ajudar.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Instalar drivers Nvidia
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2008, 20:31 »
Existe um instalador muito fácil para placas de vídeos no Ubuntu. Basta ir em: Sistemas => Administração => Controladores de Hardware e marca-la para a instalação.

Se mesmo assim, quiser instalar o driver baixado do site da NVidia. Basta você fechar o GDM ou KDM (Gnome ou KDE respectivamente).

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm stop
Não se assuste, você somente fechou a interface gráfica.

Agora dê permissões de execução ao driver Nvidia.

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x NVIDIA[Tab] (pressione TAB para completar e ENTER)

Logo chame o instalador:

Código: [Selecionar]
sh NVIDIA[Tab]
Feito!

Se ainda assim, preferir uma instalação gráfica (como a primeira), só que agora baixando um aplicativo, busque no www.getdeb.net pelo aplicativo Envy, e em sua interface super-amigavel, selecione o driver NVIDIA e pronto!

A primeira alternativa no próprio meu Sistema => Prefêrencias é sempre a mais recomendada, facildade, simplicidade, e que o driver por ali instalado se enquadra melhor no Ubuntu.

Boa Sorte!  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Instalar drivers Nvidia
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2008, 02:32 »
Se ainda assim, preferir uma instalação gráfica (como a primeira), só que agora baixando um aplicativo, busque no www.getdeb.net pelo aplicativo Envy, e em sua interface super-amigavel, selecione o driver NVIDIA e pronto!

não precisa buscar no getdeb.net, pois ele já está no repositório universe do hardy.

sudo apt-get install envyng-gtk -> se vc estiver no ubuntu ou
sudo apt-get install envyng-qt -> se for no kubuntu

Offline Golias30

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalar drivers Nvidia
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2008, 07:46 »
Muito obrigado pelos feedbacks.
Vou deitar mãos à obra e ver se consigo chegar lá, pois ainda não entendo algumas das coisas que escreveram.
Até já e obrigado a todos

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Instalar drivers Nvidia
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2008, 20:28 »
Muito obrigado pelos feedbacks.
Vou deitar mãos à obra e ver se consigo chegar lá, pois ainda não entendo algumas das coisas que escreveram.
Até já e obrigado a todos


Se tiver dúvidas, não deixe de perguntar, sempre que podemos, estamos aqui para ajudar e ser ajudados. "Uma mão lava a outra!"  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Instalar drivers Nvidia
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2008, 14:00 »
Boas!

Migrei de Windows para Ubuntu e para mim isto é tudo uma novidade e pareço um burro a olhar para um palácio lol.
Antes de mais, estou a adorar o Ubuntu, já tinha experimentado várias vezes outras Distros mas todas elas me fizeram voltar ao Windows ainda antes de as instalar.
Experimentei o Live Cd e gostei bastante, resolvi instalar.

Mas como todos os usuários experientes sabem, o início num novo SO é bastante complicado.

Eu estou preso principalmente na parte de instalação de software e drivers.
Já vi que até é bastante simples instalar software visto que Adicionar/Remover Aplicações é bastante simples e fácil de usar.
Mas ainda assim não consigo, por exemplo, instalar drivers mais comuns e outros programas a que estava habituado no windows.

Para já, a minha maior dúvida é encontrar o Hardware que tenho na minha máquina.
No Windows bastava clicar com o butão direito do rato em cime de "O meu Computador", ir a Propriedades, Hardware e via todo o Hardware da minha máquina.
Para ver a placa gráfica bastava clicar com o butão direito no ambiente de trabalho, propriedades e logo aí conseguia ver qual a minha placa gŕafica, alterar a resolução de ecrã, mudar o ambiente de trabalho, etc.

Em Ubuntu não sei fazer isso. Logo, não sei se a minha placa gráfica está bem instalada. Ou a placa de som, etc...

Como posso ver se está tudo correctamente instalado e a funcionar?

Obrigado desde já e desculpem a minha ignorância :-\

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Instalar drivers Nvidia
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2008, 17:07 »
Primeiramente, bem vindo ao Ubuntu.

Segundo, é isso ai mesmo. No começo não é fácil, pois a gente tem que aprender algumas coisas de novo. O Linux é para quem não tem medo de aprender coisas novas. O que não dá para fazer é instalar o Ubuntu, esperando usar um "Windows gratuito"... Mas pelo que vejo, você está indo no caminho certo.  :D Com um pouco de tempo e paciência, você vai descobrir aos poucos os programas e soluções equivalentes aquelas do Windows. A diferença é que eles vão te dar mais liberdade, flexibilidade e serão mais divertidas...  ::)

O fórum está aqui para isso, para você tirar as dúvidas mais comuns que forem aparecendo...

O "Adicionar e Remover programas" é muito simples, porém, ele só mostra os programas mais populares, numa interface simples. Para ter acesso a todo o conteúdo dos repositórios, utilize o synaptic: Sistemas->Administração->Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Pense nele como um "Adicionar e Remover programas", porém com mais opções e sem os ícones dos programas. Quanto aos programas do Windows, eles só funcionarão se você tiver o pacote wine instalado. E nem sempre é garantido. Esses programas foram desenvolvidos para Windows e já é surpreendente que você possa rodá-los em outros sistema operacional, não é verdade?  :o

O melhor mesmo é utilizar o equivalente ao Linux, que executa a mesma função. Quanto a saber informações sobre o seu hardware, instale hardinfo. Na consola, digite:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install hardinfo
Ou aproveite para testar o synaptic. Uma vez instalado, você encontra ele em Sistema->Preferências->Informações e Testes do Sistema

Quanto aos drivers, não se preocupe com eles. A maioria deles são instalados automaticamente, pois são módulos do kernel. Apenas os drivers proprietários ou os ainda não incluídos no kernel precisam ser instalados.

Abraços,

Legendario