Autor Tópico: CMap Tools - Instalação ( CmapTools_v4.18_06-09-08.bin e posterior )[RESOLVIDO]  (Lida 12365 vezes)

Offline Tesla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Olá Pessoal, esse aqui é um tutorial que eu passo para vocês de como instalar o CMap tools, programa tipo " mind manager " que ajuda a organizar as idéias.
Baixe o CMaptools para linux no site: http://cmap.ihmc.us/download/formCmapTools.php?myPlat=Linux

Descomprima o arquivo, ele estará comprimido na formatação .zip.
Salve o arquivo LinuxCmapTools_v4.18_06-09-08.bin no desktop. Facilita na consola.
Agora ative a consola entrando em Aplicativos>Acessórios>Consola.
na consola escreva:

cd Desktop
...ASSIM VOCÊ ENTRA NO DIRETORIO DESKTOP

$ sudo chmod +x LinuxCmapTools_v4.18_06-09-08.bin
...ASSIM VOCÊ LIBERA O USO DO ARQUIVO <NOME>.BIN PARA QUALQUER OPERAÇÃO

sudo ./LinuxCmapTools_v4.18_06-09-08.bin
...ASSIM VOCÊ ORDENA A INSTALAÇÃO DO ARQUIVO .BIN

Espero ter ajudado alguém com esses passos, vale lembrar que estou usando o Ubuntu 8.10 e o CMaptools que eu instalei no computador foi o v4.18 de Setembro de 2008.
Referências:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/CmapTools-Gestao-do-Conhecimento-atraves-de-Mapas-Conceituais-no-Linux/?pagina=3
« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 10:44 por Tesla »
Tesla

Offline Tesla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: CMap Tools - Instalação ( CmapTools_v4.18_06-09-08.bin )
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:44 »
Futucando mais um pouco ( e bastante pesquisa na internet ) consegui achar uma solução para o problema da tela vazia do CMapTools.
Acontece que ele entra em conflito com o COMPIZ, instalado no computador para dar o efeito de cubo nas áreas de trabalho.
Encontrei a resposta no endereço: http://img.vivaolinux.com.br/artigo/CmapTools-Gestao-do-Conhecimento-atraves-de-Mapas-Conceituais-no-Linux/?pagina=4
Entretanto, como minha habilidade é limitada quando se trata do console, resolvi tentar fazer de um modo um pouco diferente, ai vai:
( Com o Cmap tools já previamente instalado )

1) Abrir o consola, Aplicativos>Acessórios>Consola;
2) Escrever: su                          (nota: com esse comando você entra na operação de Super-Usuário )
3) Digitar a senha de Super-usuário
4) Escrever:  gedit                    (nota: vai abrir um editor de texto dentro da consola sob responsabilidade de Super-usuário, não feche a consola! )
5) Na janela do gedit, clique em Arquivo>Abrir ( ou Ctrl+O ) e no disco rígido ( geralmente "Sistema de arquivos" ) vá em etc/environment
6) O arquivos environment possui somente uma linha de comando, então, na segunda, escreva: export AWT_TOOLKIT="MToolkit"
7) Salve o arquivo e feche o gedit                 ( caso tenha sido negada a opção de salvar o arquivo, é possível que por alguma razão você tenha deixado de ser Super-usuário. Feche o gedit e volte ao passo 2, não se esqueça de deixar a consola aberta quando entrar novamente no gedit )
8) Reinicie o sistema ou Ctrl+Alt+Backspace

Considerações finais:
Através desses passos consegui fazer o CMap tools funcionar sem conflitos aparentes com o Compiz. Tenho o ubuntu 8.10 instalado na máquina e Java 6 ( com suporte da canonidal ).
Caso não funcione através desses passos, pode ser que com os passos indicados no link acima possam funcionar.
Boa sorte e bom proveito com seus mapas!
Tesla

Offline Tesla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: CMap Tools - Instalação ( CmapTools_v4.18_06-09-08.bin )
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2009, 17:03 »
A operação de instalação da nova versão ( 5.x ), procede da mesma forma.
Tesla

Offline gamont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Na versão Jaunty (9.04) do Ubuntu, bastou deletar (ou renomear) a pasta JRE que o CMAP instala.

Offline robsongfreire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá amigos eu tentei instalar seguindo esse cronograma de comandos no terminal:

$ sudo su
# chmod +x Linux64CmapTools_v6.03_10-04-17.bin
# ./Linux64CmapTools_v6.03_10-04-17.bin
# exit

e deu esse erro aqui

Preparing to install
Extracting the JRE from the installer archive...
Unpacking the JRE...
Extracting the installation resources from the installer archive...
Configuring the installer for this system's environment...

Launching installer...

No protocol specified

Graphical installers are not supported by the VM. The console mode will be used instead...


=======================================================

Installer User Interface Mode Not Supported

Unable to load and to prepare the installer in console or silent mode.

=======================================================

Alguém pode me ajudar? Eu já tente diversas coisas e não consegui resolver esse problema. Preciso do programa para estudar para uma prova de mestrado.

Abraços a todos.

Robson Freire