Lembram-se de que a Canonical havia contado mais de 8 milhões de usuários de Ubuntu? Ubunteiros, tremei
de: www.internetnews.com/dev-news/article.php/3786726/Red%2BHat%2BFedora%2BClaims%2BIts%2Bthe%2BLeader%2Bin%2BLinux.htm+Red+Hat+Fedora+Claims+Its+the+Leader+in+Linux
Tradução mais ou menos:
A comunidade do Fedora acabou de contar sua base de usuários, e é um número que pode representar a maioria dentre todas as distros Linux instaladas: aproximadamente 9,5 milhões, podendo chegar até mesmo a 10,5 milhões.
"O número total de usuários sempre foi algo difícil de se contar", disse Paul Frields, líder do projeto Fedora. "Se totalizarmos o número de IP's únicos... Serão cerca de 9,5 milhões de máquinas rodando Fedora 7, 8 e 9 neste momento."
A metodoloia de contagem - por IP's únicos - pode estar superestimando o número de usuários, desde que uma mesma máquina pode ser contada diversas vezes se tiver um IP dinâmico. Por outro lado, várias máquinas em uma rede podem estar usando o mesmo IP, o que pode fazer com que a contagem seja na verdade subestimada.
"Também contamos mais de 1 milhão de instalações do Fedora Core 6, cujo suporte oficial já acabou", afirma Paul Frields.
Paul Frields afirma que a contagem de 9,5 milhões de usuários não inclui instalações do Red Hat, que, segundo a própria empresa, contam 2,5 milhões de máquinas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Porém, devemos (nós, usuários de Ubuntu) observar que a proporção de usuários de Ubuntu em relação a usuários de Fedora é de aproximadamente 10:1 (dez usuários de Ubuntu para cada usuário de Fedora) de acordo com as
estatísticas do Distrowatch. Acredito que podemos notar a mesma proporção em relação a tópicos e matérias sobre distros Linux por toda a internet. E agora, quem será que tem a estatística mais precisa?