Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível  (Lida 517204 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #690 Online: 27 de Abril de 2009, 17:38 »
Depois de um tempo utilizando o Ubuntu 9.04 64 bit cheguei a conclusão que, apesar de estar funcionando super bem, incluíndo Flash, Java, Codecs, etc, para meu uso não será adequado. O problema, pelo que vi, na verdade não trata do Ubuntu 9.04 em si, mas sim pelo sistema 64 bit (Windows também possui este consumo maior de memória). Ele consome muita memória e, como utilizo para virtualização, o consumo de memória ficou muito alto.

Antes eu conseguia subir 7 máquinas virtuais tranquilamente com sobra de 500MB. Com a versão 64 bit as mesmas máquinas com a mesma configuração, SO, programas e quantidade de memória liberada estouraram os 2GB do meu note e utilizaram mais 462MB de Swap.

Eu li que é normal isso para SO de 64 bit, o uso maior de memória e que este é mais eficiente, porém para eu continuar utilizando o meu notebook para estudar redes Linux x Windows virtualizadas, ficou inviável, a menos que eu expanda meu notebook para 4GB.

No mais, esta pra mim está sendo a versão do Ubuntu mais bem polida que utilizei, inclusive 64 bits.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #691 Online: 27 de Abril de 2009, 17:58 »
Depois de um tempo utilizando o Ubuntu 9.04 64 bit cheguei a conclusão que, apesar de estar funcionando super bem, incluíndo Flash, Java, Codecs, etc, para meu uso não será adequado. O problema, pelo que vi, na verdade não trata do Ubuntu 9.04 em si, mas sim pelo sistema 64 bit (Windows também possui este consumo maior de memória). Ele consome muita memória e, como utilizo para virtualização, o consumo de memória ficou muito alto.

Antes eu conseguia subir 7 máquinas virtuais tranquilamente com sobra de 500MB. Com a versão 64 bit as mesmas máquinas com a mesma configuração, SO, programas e quantidade de memória liberada estouraram os 2GB do meu note e utilizaram mais 462MB de Swap.

Eu li que é normal isso para SO de 64 bit, o uso maior de memória e que este é mais eficiente, porém para eu continuar utilizando o meu notebook para estudar redes Linux x Windows virtualizadas, ficou inviável, a menos que eu expanda meu notebook para 4GB.

No mais, esta pra mim está sendo a versão do Ubuntu mais bem polida que utilizei, inclusive 64 bits.

Nossa... não sabia que consumia mais memória a versão de 64 bits... pq será isso?

O loco cara... pra que tanta VM? rsrsrs... agora é um dilema, o 64 bit é ruim pq consome mais memória com as VMs já o 32 é complicado pq o desempenho certamente é menor... e agora? rsrs.

O que eu achei do Ubuntu 9.04:
Sem dúvida a melhor versão de todas... estável, rápida (agora que aprendi a ajustar o desempenho do note, melhor ainda). Estabeleci alguns prós e contras de acordo com uma avaliação superficial.

Pros:
Velocidade
Agilidade
Beleza (bom... isso ainda não é default)
Estabilidade
Efeitos melhorados
Facilidade

Contras:
Rede - Ainda falta um gerenciador de rede competente (não sei porque mas a integração com a rede windows está estranha desde a ultima versão do ubuntu, tem hora que abre tem hora que não abre)
Aplicativos - alguns aplicativos ainda precisam evoluir como é o caso do Totem que não tem um sistema de legendas configurável e nem carrega legendas pela rede.
Firefox - Se vc pausa um vídeo na globo.com e abre outras abas e vai navegar, ao voltar o vídeo foi perdido...  :o
Mouse - Touch ainda não é perfeito, não funciona o duplo clique para segurar no touch.
Ainda falta vir com o wine pré-configurado para rodar aplicativos windows.

Agora a minha motivação maior por essa versão é relativo ao sistema de computação em nuvens. Alguem sabe onde eu consigo a documentação referente a isso?

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #692 Online: 27 de Abril de 2009, 18:57 »
Vi alguns falando do som no 9.04
Aqui ta baixo e com uma qualidade péssima!

O que fazer?

A placa de som é: NVida STAC92xx

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #693 Online: 27 de Abril de 2009, 20:11 »
getvideo dançou ?   não funciona mais com este firefox ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #694 Online: 27 de Abril de 2009, 20:24 »
Depois de um tempo utilizando o Ubuntu 9.04 64 bit cheguei a conclusão que, apesar de estar funcionando super bem, incluindo Flash, Java, Codecs, etc, para meu uso não será adequado. O problema, pelo que vi, na verdade não trata do Ubuntu 9.04 em si, mas sim pelo sistema 64 bit (Windows também possui este consumo maior de memória). Ele consome muita memória e, como utilizo para virtualização, o consumo de memória ficou muito alto.

Antes eu conseguia subir 7 máquinas virtuais tranquilamente com sobra de 500MB. Com a versão 64 bit as mesmas máquinas com a mesma configuração, SO, programas e quantidade de memória liberada estouraram os 2GB do meu note e utilizaram mais 462MB de Swap.

Eu li que é normal isso para SO de 64 bit, o uso maior de memória e que este é mais eficiente, porém para eu continuar utilizando o meu notebook para estudar redes Linux x Windows virtualizadas, ficou inviável, a menos que eu expanda meu notebook para 4GB.

No mais, esta pra mim está sendo a versão do Ubuntu mais bem polida que utilizei, inclusive 64 bits.

Nossa... não sabia que consumia mais memória a versão de 64 bits... pq será isso?

O loco cara... pra que tanta VM? rsrsrs... agora é um dilema, o 64 bit é ruim pq consome mais memória com as VMs já o 32 é complicado pq o desempenho certamente é menor... e agora? rsrs.

O que eu achei do Ubuntu 9.04:
Sem dúvida a melhor versão de todas... estável, rápida (agora que aprendi a ajustar o desempenho do note, melhor ainda). Estabeleci alguns prós e contras de acordo com uma avaliação superficial.

Pros:
Velocidade
Agilidade
Beleza (bom... isso ainda não é default)
Estabilidade
Efeitos melhorados
Facilidade

Contras:
Rede - Ainda falta um gerenciador de rede competente (não sei porque mas a integração com a rede windows está estranha desde a ultima versão do ubuntu, tem hora que abre tem hora que não abre)
Aplicativos - alguns aplicativos ainda precisam evoluir como é o caso do Totem que não tem um sistema de legendas configurável e nem carrega legendas pela rede.
Firefox - Se vc pausa um vídeo na globo.com e abre outras abas e vai navegar, ao voltar o vídeo foi perdido...  :o
Mouse - Touch ainda não é perfeito, não funciona o duplo clique para segurar no touch.
Ainda falta vir com o wine pré-configurado para rodar aplicativos windows.

Agora a minha motivação maior por essa versão é relativo ao sistema de computação em nuvens. Alguem sabe onde eu consigo a documentação referente a isso?

hehehe
Talvez assuste com tanto VM. Eu estou estudando bastante Linux, principalmente para certificação LPI. Atualmente estou estudando para o exame 202 da LPI nível 2 e 199 do Ubuntu. Para estudar os itens, eu criei uma rede virtual no meu notebook para simular um ambiente mais próximo da realidade, como 4 servidores ( um para DHCP e DNS, um para Proxy Squid, um para e-mail Postfix e um para compartilhamento Samba e NFS), 2 estações Linux, geralmente Ubuntu e/ou Fedora, para testar envio de e-mail e contas de proxy, e uma para Windows XP, Server 2003 ou Vista para estudar interoperabilidade e estudar o compartilhamento Windows em uma rede toda Linux. Não assuste com eu dizendo que subo o Vista em máquina virtual com tudo isso: o note aguenta! hehe. Claro que limitei a 512MB. Como deixo os servidores Linux em 128MB para cada, com o Vista uso, contando com o hospedeiro, o uso fica por volta de 1.7-1.8GB. Já utilizando XP ou 2003 com 256MB, dá uns 1.5GB.

Já com o 64 bit, duas máquinas virtuais já ocuparam, contando o SO host, 1GB!!! Não entendi o porque de cada máquina de 128MB ocupar mais 220MB na memória. Seria o fato de estar rodando SO 32 bit? Não sei se pode ser isso... O problema que no meu notebook não consigo rodar guests 64 bit porque meu Core 2 Duo não tem Intel VT.

O que parece ser muito interessante é a eficiência do uso de memória. Mas por enquanto o "dimdim" está curto pra comprar memória, por mais barata que esteja hehehe

Mas é como disse, esta versão 9.04 está excelente, inclusive 64 bit que eu vejo tantas críticas.

Bom, pra não não mudar o assunto inicial discutido neste tópico, vou continuar postando as minhas impressões do Ubuntu 9.04. Para continuar falando sobre 64 bit, abrirei outro tópico na área de 64 bit e posto o link aqui, OK?

Master,

Não sei se pode te ajudar, mas aqui no micro que tem placa de som Creative Live, eu notei que o Pulse simplesmente destruiu a qualidade do som, que ficou péssima e passou a chiar muito. Depois que removi o Pulse e "reloguei" no sistema, o som voltou a ficar normal e ter toda qualidade que o Alsa dá com a Creative (aqui fica até melhor do que o driver oficial para o Windows).
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 20:27 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #695 Online: 27 de Abril de 2009, 23:07 »
JeffersonX, com relação ao Vaio vou deixar o Mandriva por enquanto.

Na verdade já tinha tentado sua sugestão rodando pelo live cd e não deu resultado.
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #696 Online: 27 de Abril de 2009, 23:20 »
Não sei bem pq, mas hoje apareceu um problema estranho no Firefox e no Flock ( navegador ).

No email do Terra nas mensagens que recebo o título de cada uma ñ aparece, mas clicando o texto de cada mensagem aparece ???

No Flock, fórum Ubuntu, ñ aparecem as opções respoder etc ( estando logado claro ), só a barra sem as opções.

No momento estou abrindo meus email pelo Opera e também respondendo aqui no fórum por ele.

As fontes nos navegadores são as que sempre uso. Aliás, até ontem estava tudo ok. :o
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #697 Online: 27 de Abril de 2009, 23:26 »
Encerrando por hoje.

Em adicionar ao painel não aparece Monitor de Rede. ???
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re: Wallpapers oficiais do Ubuntu
« Resposta #698 Online: 27 de Abril de 2009, 23:35 »
Todos os papéis de parede das versões anteriores estão disponíveis nos repositórios oficiais do Ubuntu 9.04. Basta procurar pelo pacote referente à versão pela qual você procura. Para o Intrepid, por exemplo, basta utilizar o critério de busca "intrepid" ou o nome completo do pacote, que deve ser algo como "intrepid-wallpapers". Boa Sorte!

Obrigado pela resposta, Eduardo! Infelizmente, nos repositórios (pesquisei por 'wallpapers' no Synaptic), há apenas os papéis de parede do edgy, feisty e gusty.

Como eu poderia acessar os demais?

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #699 Online: 28 de Abril de 2009, 00:08 »
Em adicionar ao painel não aparece Monitor de Rede. ???

Aqui aparece e adicionei normalmente.

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Wallpapers oficiais do Ubuntu
« Resposta #700 Online: 28 de Abril de 2009, 00:38 »
Todos os papéis de parede das versões anteriores estão disponíveis nos repositórios oficiais do Ubuntu 9.04. Basta procurar pelo pacote referente à versão pela qual você procura. Para o Intrepid, por exemplo, basta utilizar o critério de busca "intrepid" ou o nome completo do pacote, que deve ser algo como "intrepid-wallpapers". Boa Sorte!

Obrigado pela resposta, Eduardo! Infelizmente, nos repositórios (pesquisei por 'wallpapers' no Synaptic), há apenas os papéis de parede do edgy, feisty e gusty.

Como eu poderia acessar os demais?


Desculpe! Eu não deveria ter dito TODOS! De fato, apenas os que você mencionou estão disponíveis, mas, pesquisando pelo Google ("Ubuntu Brezzy wallpaper", por exemplo), clicando na opção "imagens" consegui achar wallpapers com resolução de até 1600x1200. Espero ter ajudado! Grande Abraço!
« Última modificação: 28 de Abril de 2009, 00:42 por Eduardo André Viana »

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #701 Online: 28 de Abril de 2009, 05:50 »
Incrível Master,mas ñ tem mesmo.

Verifiquei se podia estar com outro nome, mas ñ é o caso. Todos os outros estão lá. Comparei com o Intrepid que tenho na outra partição.

Dá para explicar?
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #702 Online: 28 de Abril de 2009, 06:37 »
A questão do Firefox e do Flock resolvi desmarcando a caixa " páginas podem usar outras fontes", em editar>preferências> conteúdo>fontes e cores>avançado.

Só que antes funcionava com a caixa marcada.

Alterei as fontes em "preferências de aparência" ( no Gnome ). Será que tem relação? Sempre fiz isto e nunca tive o problema.
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #703 Online: 28 de Abril de 2009, 08:41 »
Incrível Master,mas ñ tem mesmo.

Verifiquei se podia estar com outro nome, mas ñ é o caso. Todos os outros estão lá. Comparei com o Intrepid que tenho na outra partição.

Dá para explicar?

Realmente estranho.
Como vc instalou o Jaunty? A partir de uma atualização de uma versão anterior ou do beta?

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #704 Online: 28 de Abril de 2009, 13:17 »

Perguntas: 1) alguem sabe uma distro que venha os "restricted" instalados por padrão, ao estilo BigLinux, porém com os repositorios atuais?
2) Existe um Ubuntu "caseiro" pra baixar com tudo instalado (em cd, nao em DVD).
3) Ultimate Ubuntu. Alguém pode dizer ago bom ou ruim a respeito?
4) O dvd de instalação instala tudo ou instala como CD e eu uso o dvd como repositório depois? Ele é atualizado, tipo daily build?

Isso aí. E mais uma coisa: gostei muito dos scripts de conversão do Big, que estão no clique com o botao direito em cima de algum arquivo de midia. Fantástico!!! Alguem tem a manha de fazer isso? Podia ter um Ubuntu prontinho pro Brasil neh? Posso estar falando bobeira pq deve existir e eu nao sei... Desculpe o exceso de palavras e perguntas.

Peterson

veja se é isso que vc quer:

http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=22&Itemid=29

sobre os scrips, tem os scrips do nautilus que fazem diversas coisas, como converter audio, imagens e outros, é só olhar nos repositórios.

edit: http://wiki.ubuntu-br.org/Nautilus

Obrigado Dom Diniz! Que vergonha a minha, bastaria ter pesquisado um pouco na net. Mas eu estava sem net e sem meu pc, por isso perguntei. Não foi na preguiça, foi mais na necessidade de uma resposta rápida e falta de tempo. Obrigado novamente. As dicas foram muito proveitosas, e o linuxnopc.com.br foi fantástico. Já passei pra uma galera de amigos que influenciei a usar Ubuntu e BigLinux e ele estão com o mesmo problema que eu: querem algo pré-configurado como o Big mas com o Ubuntu 9.04. Essa galera já não usa windows há 2 semanas!
Obrigado por me ajudar e ajudar outras pessoas. Fiquem na paz.

Peterson

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite