Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível  (Lida 506179 vezes)

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #795 Online: 12 de Junho de 2009, 18:17 »
Eu ja estou utilizando o 9.10! hehehe
claro, apenas para testes, numa máquina virtual.
Não há grandes mudanças por enquanto, mas muito se promete para esta versão.

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #796 Online: 17 de Junho de 2009, 13:34 »
Um mês de acer one AOA 150-1321, e o linpus morreu. Aliás, me pareceu o bonitinho mas ordinário. Azeitadinho nas funcionalidades pro acer one, mas não me transmitiu segurança. Congelou diversas vezes, e, ao reiniciar, demorava para passar da tela azul inicial do AO. Será maldição da tela azul?

Algo que não vinha querendo fazer se impôs. Eu não sabia se uma tarde tentando inicializar o Linpus era problema do Linpus ou do HD. Cabia verificar. Baixei o Jaunty, botei no pendrive e mandei bala...

À exceção da leitura dos SD, XD e etc cards, do suporte pra câmera e winks no Pidgin, e do gravador (esse sempre me foi problemático) tudo parece funcionando... Alguns inconvenientes de 'cultura' herdada do linpus (tipo inkscape que não cabe na janela), o resto parece ir tudo bem...

Instalado algo como modules-backports-jaunty (???) até o led do wifi funcionou. Um pouco estranho, porque não me dá muita segurança quando ligo ou desligo manualmente o wifi, mas pode ser questão de costume.

Os problemas acima ainda não tive tempo de solucionar (aquela dica linha acrescentada na defoptions do menu.lst não funcionou para a leitura dos cartões SD, XD, etc. É pra isso?) Vou dar uma pesquisada assim que tiver tempo. Mas se alguém tem a dica à mão pra facilitar um destemporizado, agradeço.

PS.: Ontem, ao desligar o netbook o 'desktop' tradicional começou a me pedir 60 segundos pra desligar o computador... Que negócio é esse? É normal?

Em tempo: a bateria tem durado menos do que com o Linpus. Penso que tem a ver com um aparente maior uso dos 'ventiladores'. Talvez seja por isso que o Linpus travasse - ao economizar nas tarefas de ventilação.
Se alguém tiver dicas de onde comprar baterias honestas de 9 células, também agradeço a informação.
« Última modificação: 17 de Junho de 2009, 21:26 por Jesus »

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #797 Online: 17 de Junho de 2009, 13:57 »
PS.: Ontem, ao desligar o netbook o 'desktop' tradicional começou a me pedir 60 segundos pra desligar o computador... Que negócio é esse? É normal?

É normal, mas ele não pede para esperar 60 segundos, ele te dá 60 segundos para confirmar ou cancelar o desligamento. Se os 60 segundos correrem sem você ter confirmado ou cancelado, aí ele desliga sozinho.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #798 Online: 17 de Junho de 2009, 18:45 »
e possivel desativar esse countdown, clique com o direito no applet de usuario e e seguinda em opcoes.

PS.: Ontem, ao desligar o netbook o 'desktop' tradicional começou a me pedir 60 segundos pra desligar o computador... Que negócio é esse? É normal?

É normal, mas ele não pede para esperar 60 segundos, ele te dá 60 segundos para confirmar ou cancelar o desligamento. Se os 60 segundos correrem sem você ter confirmado ou cancelado, aí ele desliga sozinho.
; Linux is almost there!

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #799 Online: 24 de Junho de 2009, 01:42 »
Não entendo porque tem tanta gente reclamando do ext4. Nem testei com o ext3 aqui pois, com ext4 (tanto com o kernel 2.6.28-11-generic quanto o sugerido pelo auto-update, 2.6.28-13-generic), está com velocidade similar ao Big Linux 4.2 (com o kernel padrão dele, 2.6.24-19-generic).

Então peço que, por favor, mais pessoas opinem: será que eu devo testar o Ubuntu 9.04 com ext3 e me surpreender ou o pessoal tá mesmo exagerando?

Att;

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #800 Online: 24 de Junho de 2009, 08:49 »
Não entendo porque tem tanta gente reclamando do ext4. Nem testei com o ext3 aqui pois, com ext4 (tanto com o kernel 2.6.28-11-generic quanto o sugerido pelo auto-update, 2.6.28-13-generic), está com velocidade similar ao Big Linux 4.2 (com o kernel padrão dele, 2.6.24-19-generic).

Então peço que, por favor, mais pessoas opinem: será que eu devo testar o Ubuntu 9.04 com ext3 e me surpreender ou o pessoal tá mesmo exagerando?

Att;

Renato, ñ sei até que ponto o problema das pl. de vídeo Intel na versão 9.04 influenciaram, mas eu tive problemas no meu notebook c/ o Jaunty, qdo da 1ª instalação c/ o ext4, e resolvi voltar p/ o ext3 na partição raíz, no desktop nem quis arriscar e o desempenho do Jaunty, foi o melhor que vi desde que uso o Ubuntu, isto é, desde a versão 6.10.
Qto ao notebook, c/ o ext3 voltou ao normal.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #801 Online: 24 de Junho de 2009, 09:14 »
Não entendo porque tem tanta gente reclamando do ext4. Nem testei com o ext3 aqui pois, com ext4 (tanto com o kernel 2.6.28-11-generic quanto o sugerido pelo auto-update, 2.6.28-13-generic), está com velocidade similar ao Big Linux 4.2 (com o kernel padrão dele, 2.6.24-19-generic).

Então peço que, por favor, mais pessoas opinem: será que eu devo testar o Ubuntu 9.04 com ext3 e me surpreender ou o pessoal tá mesmo exagerando?

Att;

Cada caso é um caso.
Quanto a mim, posso dizer que estou muito feliz com o ext4. Tem se mostrado estável e superior ao ext3.
Recomendo isso: se ele não está te causando problemas, mantenha-o, não vale muito a pena voltar pro ext3. Se estiver, infelizmente, volte ao formato antigo.

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #802 Online: 24 de Junho de 2009, 21:41 »
Amigos do Forum

Instalei o pulseaudio no Ubuntu 9.04 seguindo esta dica do luciano-te postada aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=39699.0.
A placa de som do meu computador é onboard nVidia Corporation CK804 AC'97 Audio Controller [10de:0059] (rev a2), com capacidade para 2, 4, 6 e 8 canais (estou usando a configuração 5.1) , e home theater da durabrand de 5.1 canais.
A instalçao por este procedimento funciona 100% no Ubuntu 8.04 e 8.10, todavia no Ubuntu 9.04 acontece o seguinte: toda vez que ponho uma música para tocar em um reprodutor de música (audacious, rhythmbox etc) ou um video em um dos reprodutores de filmes e escolho a opção 5.1 canais no controle remoto do home theater, abro o controle de volume e vejo que está saindo som em mestre, surround e center, mas não sai em life (baixa frequencia). Aí abro o controle de volume do pulseaudio e na aba playback na caixa de diálogo do player que estiver em uso, em move stream apaecem duas opções: simultaneous output to Nvidia CK804- Nvidia CK-804 e Nvidia CK804- Nvidia CK-804. Aí eu só faço mudar da stream que estiver em uso e começam a ser reproduzidas a baixa freqência. Aí fica legal enquanto toca toda a lista de música ou o vídeo que estiver tocando, mas ao reiniciar a sequencia de música ou o filme novamente não são reproduzidas as baixas frequencias, até que eu repita a operação descrita. Já pesquisei no forum e na net e ainda não encontrei a solução. Alguém sabe como resolver este problema?

O Screenshot esclarece melhor: http://img523.imageshack.us/i/dsc025932.jpg/
                                            



Franco
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 22:02 por Franco Almeida »
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #803 Online: 27 de Junho de 2009, 23:10 »
Galera, sei que já devem ter perguntado isso, mas:
-Qual a diferença entre o CD do Ubuntu 9.04 e o DVD 9.04 ?????
Tem alguma diferença significativa alé dos languages packs??

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #804 Online: 24 de Julho de 2009, 11:04 »
Gente, quero uma ajuda.
Minha irmã pediu pra eu instalar Ubuntu (aleluia) no lugar do Satux que veio no note (da CCE :P), como instralo? Pen drive ou CD?
2 - Será que ponho o Ubuntu ou o Kubuntu? Pq eu sei mexer no Ubuntu, não no Kubuntu...
Vou usar ext3 ou ext4?
Que vcs acham?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #805 Online: 24 de Julho de 2009, 11:16 »
ubuntu --> ext4

Facíl e rápido e altamente personalizavél. ;)
(Ultimamente o kde está dificil de se customizar, apesar de estar lindo).

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #806 Online: 24 de Julho de 2009, 12:06 »
Eu não gosto do KDE, nunca gostei, desde o 3 (primeiro que tentei usar).
Bom, será que terá riscos de danificar o HD do note ou o note?
Uma vez rodei o DVD live do Madriva 2009 no noe da minha mãe e simplesmente não saía o DVD, mandei desligar e ele não desligava, tive de resetar o note e abrir o drive fisicamente.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #807 Online: 24 de Julho de 2009, 12:51 »
Comigo nunca deu problema.

Ao rodar o live cd, ele trava o driver de cd (pois está usando), depos que ele esta sendo desligado ele ejeta automaticamente o cd. ;) ;)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #808 Online: 24 de Julho de 2009, 17:21 »
O mandriva travou na hora de desligar.
De agora em diante vou de pendrive então...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Eder Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #809 Online: 28 de Agosto de 2009, 23:44 »
Voltei novamente para o Ubuntu 9.04 pessoal, acho que vocês viram algumas das minhas indignações ali em cima sobre o sistema, depois de ler muito a respeito finalmente consegui fazer a cópia de um CD para MP3 para o computador simplesmente pelo Rhythmbox depois de ter instalado o pacote Ubuntu-Extras "que já instala a maioria dos "codecs" utilizados pelo sistema no Adicionar/Remover muito mais fácil que pelo Synaptic, fiz uma instalação em Ext4 e não gostei nadinha, muuuuito mais lento que o Ext3, a taxa de transferência ficou oscilando entre 19 e 20 Mb/s, já no Ext3 a taxa de transferência ficou oscilando entre 29 e 30 Mb/s (uso dois HDs IDE, estou doido pra arrumar um SATA II pra testar depois), consegui fazer minhas personalizações e instalar os programas que mais uso (AMsn e K3b) "não gosto de muitos programas instalados" sem precisar usar nenhuma vez o terminal, no geral estou gostando muito o boot demora 40 segundos com tudo prontinho já navegando na internet, o Ext4 não é recomendado pela Canonical e também por isso não fiz questão de usá-lo além do baixo desempenho que também não gostei, a única coisa que ainda não estou conseguindo fazer é ele abrir o cartão de memória do meu celular, ele [e reconhecido mas não é montado, estou muito ansioso pela próxima versão deste sistema que provavelmente será lançado quase na data do meu aniversário 25/10. Abraços
Athlon 64 X2 6000 3.0 Ghz / Asus M2NPV-VM
2x DDR2 1Gb 667 Kingston 1.8v / Seagate 200 Gb, Sansumg 80 Gb
Gabinete GMC-C50 Black Piano / Fonte Seventeam 350W