Autor Tópico: Qual o programa mais adequado para álgebra linear e cálculo?  (Lida 4918 vezes)

Offline Oswaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Qual o programa mais adequado para álgebra linear e cálculo?
« Online: 01 de Dezembro de 2008, 22:29 »
Buenas!
No próximo período da facul tenho cálculo e bombei em álgebra linear neste.(Maior mico...mas, fazer o que?).
Pesquisei sobre um monte de CAS (SL, claro...), mas não consegui me decidir e gostaria da ajuda de vocês.
Qual seria o mais adequado para aplicações simples, mas que plotasse gráficos?
Já vi o yacas, o maxima e o scilab, mas em nenhum lugar vejo um comparativo das vantagens de cada um...
Vocês tem alguma sugestão?
Um abraço

Offline simon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Qual o programa mais adequado para álgebra linear e cálculo?
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2008, 23:48 »
Para gráficos conheço o gnuplot e o qtiplot, voce acha eles pelo synaptic. Voce realmente precisa de programas para estudar Cálculo? Acho que dá pra resolver tudo analiticamente.

Offline Oswaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2008, 08:54 »
O programa é só para apoio, pois normalmente nos livros temos só a resposta de metade dos exercícios(pares ou ímpares).Eu não vou aprender cálculo com o programa.

Offline simon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2008, 17:03 »
Já ouvi falar no Octave, que é semelhante ao matlab. Caso não encontre um programa que te agrade, voce pode escrever seus próprios programas, uma linguagem bastante usada é Fortran. Não connheço muito de programação mas já instalei alguns programas escritos em Fortran. Procure pelo gfortran, compilador Fortran da GNU. Ainda acho que não é preciso nenhum programa para cálculo.

Offline danpos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2008, 17:18 »
@all

Complementando, o gfortran tem suporte para o fortran95 e tem compatibilidade com o velho fortran77 (usei muito). Agora, para álgebra linear há o matemática e mapleV (este último usei bastante para fazer alguns trabalhos e resolver problemas realmente 'cabeludos' na PG; tem versão - ou tinha ??? - para Linux).

Danpos.

Offline simon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2008, 17:00 »
Creio que voce deu sorte! Dando uma olhada no 'Adicionar/Remover' achei um programa chamado freemat. Ainda não tive tempo de aprender usar, mas acho que é o que voce estava procurando.