Autor Tópico: [dica] webcam + skype  (Lida 3732 vezes)

Offline maneiresco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Meu perfil completo
[dica] webcam + skype
« Online: 03 de Dezembro de 2008, 23:10 »
Galera, só estou passando aqui para compartilhar de uma solução que consegui para aqueles que como eu passam muito tempo desesperados atrás de uma solução para conseguir fazer sua webcam funcionar no skype under Ubuntu 8.10

Eu tenho uma LG Lic-300, qualidade de imagem média...

O que me acontecia era o seguinte, a webcam funcionava no amns somente, e razoavel.

Bom, agora vem a melhor parte... Consegui fazer funcionar de uma maneira mais "fácil" (foi realmente difícil descobrir isso!) O que fiz foi o seguinte, descobri um comando que pode ser colocado antes de chamar um programa para rodar que chama o drive correto para fazer funcionar! Todos os programas que fiz essa linha de comando antes de chamar o programa funcionou :D!! Vou colocar alguns passos básicos pré-requisitos para que o que fiz funcione:

Primeiro instale o video 4 linux (v4l):
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install v4l-conf
Agora descubra onde foi instalado o arquivo 'v4l1compat.so' que é o arquivo que "fará funcionar" seus programas que usam webcam, e substitua na linha abaixo, coloquei o exemplo do meu computador; logo depois do comando 'ld_preload' você coloca o nome do programa que quer rodar (skype no caso):
Código: [Selecionar]
LD_PRELOAD=/usr/lib32/libv4l/v4l1compat.so skype
Testei isso no camstream, que não estava funcionando, e funcionou! Não me perguntem como isso funciona exatamente que eu não sei. Só fui fuçando e descobri isso. Talvez nem funcione em todas as webcams... A webcam, imagino eu, que pelo menos o sistema deve reconhecer como webcam (não ficar com a luzinha acesa é um indicio de que reconheceu como webcam)

Espero que tenha ajudado a alguns pelo menos!
___________
Twitter: @mauricionero
Perfil: http://mauricionero.com/

Offline Kurumin NG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [dica] webcam + skype
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2009, 19:00 »
instalei o v4l-conf, mas não tem nenhum arquivo v4l1compat.so... O que eu faço????

Offline cameloti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [dica] webcam + skype
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2009, 13:44 »
Funcionou muito bem na minha webcam - uma Leadership mini 300 gotec. Valeu pela dica. parabéns pelo trabalho de pesquisa.