Autor Tópico: Programação em C  (Lida 2585 vezes)

Offline Yur1T3ch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Programação em C
« Online: 04 de Dezembro de 2008, 19:30 »
Olá, pessoal!

Sou iniciante no uso de Linux (instalei o Ubuntu há umas 4 horas atrás e, até então, somente atualizei-o e instalei a build-essentials, flash, java e só), por isso gostaria que algumas dúvidas minhas fossem sanadas.

No Windows, programando em C (em console, não gráfico), para fazer uma interface personalizada, colorida, usava a biblioteca conio2.h. Agora que migrei para o Ubuntu, já estava sabendo da ncurses, mas o que eu realmente gostaria de saber é se tem alguma biblioteca de funções semelhante à conio2 e à ncurses, mas que seja multiplataforma, ou seja, que eu pudesse escrever um único código e pudesse compilá-lo em qualquer ambiente, fosse Windows ou Linux.

Outra dúvida que tenho: como faço para compilar projetos pelo gcc (onde, por exemplo, eu tenha um main.c, com o programa principal, bib.c e bib.h com as funções e estruturas do meu programa - já dei umas pesquisadas porém não obtive sucesso)?

Desde já muito obrigado!

Offline Joule

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Programação em C
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2008, 20:56 »
Amigo com relação ao gcc vc já instalou ele? caso a resposta seja sim então faça o seguintes passo: vá até o diretorio onde estar o projeto main.c, depois abra o terminal(console) e digite:


1. Cria o arquivo de pré-processamento [opcional]
g++ -E main.c

2. Compila o módulo (gera o main.o)
g++ -c main.c

3. Linka o programa e gera o executavel
g++ -omain main.o

4. Executa o programa
./main 

espero ter te ajudar com uma das suas duvida.

Darcamo

  • Visitante
Re: Programação em C
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2008, 23:14 »
Quanto a criar projetos é muito útil aprender um pouco sobre como criar um Makefile e usar o programa make.
Com ele você pode compilar todo o projeto apenas rodando o comando make na pasta com o código fonte.

Aqui tem um tutorial sobre como criar um makefile de maneira genérica (serve para qualquer projeto e você muda apenas o nome do executável)
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21155.0.html

Offline Yur1T3ch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Programação em C
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2008, 19:59 »
Muito obrigado a todos pela ajuda.

Consegui compilar projetos direitinho.

Agora, vou ver algumas coisas sobre a biblioteca Allegro, pois parece que ela é multiplataforma, mas aí já não é mais modo texto (e a dificuldade é maior).

Novamente, muito obrigado!

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Programação em C
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2008, 17:17 »
Yur1T3ch, se você usar o cygwin[1] você conseguirá usar o ncurses no windows.

1- http://www.cygwin.com/