Autor Tópico: NOVO UbuntuDicas.com.br  (Lida 6339 vezes)

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
NOVO UbuntuDicas.com.br
« Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:41 »
Amigos(as) leitores(as) tenho um aviso bem legal para vocês.

A mais de 1 ano criei o Ubuntu Dicas com o propósito único de apenas juntar todas as dicas e manhas que eu ia encontrando no Google, nas listas de discussões e em fóruns, pois esse lance de apenas guardar o favorito da dica, um dia iria me dar trabalho.

E assim foi indo e com o passar do tempo percebi que muitos colegas leigos ou não, como eu, me visitavam e davam opiniões para ir melhorando o blog.

Aí, nesta semana eu tive uma idéia!

"Vamos tornar essa bagaça mais profissa!" - pensei alto.

E amigos e amigas, tenho o prazer de anunciar o http://www.UbuntuDicas.COM.BR.

A partir de hoje, todos os posts serão feitos no novo domínio, por isso peço que remarquem seus favoritos e assinem o novo feed de RSS.

Lá, teremos um espaço mais dinâmico e poderemos ter ações mais ligeiras, sem depender do blogspot.

E não parei por aí! Convido outros blogueiros para se unirem ao novo "portal" UbuntuDicas. Espero que consiga sensibilizá-los a termos um portal mais encorpado, com mais conteúdo técnico e claro, voltado ao público leigo que usa o Ubuntu como libertação tecnológica.

Enfim, só posso dizer um MUITO OBRIGADO a todos os leitores que me acompanharam até então e que continuem a acompanhar-me nesta nova via de comunicação.

O novo site ainda está em desenvolvimento, por isso, alguns errinhos poderão surgir, mas o blog não será deletado e ficará aqui, enquanto tiver uso para alguém!

Abraços a todos.
Maudy

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:10 »
Olá amigos e amigas!

O UbuntuDicas.com.br está começando a dar seus pequenos passos e já temos blogs associados - Diggao, Kernel_Script e Ubuntuceara - com posts sobre linux/Ubuntu.

Agradeço publicamente o voto de confiança dos colegas e vamos em frente.

Faço o convite para que todos visitem o UbuntuDicas.com.br e dêem suas sugestões de melhorias. Estou fazendo o meu melhor para unir ótimo conteúdo para os usuários do sistema operacional mais querido da moçada.

Abraços!

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:55 »
Isso parece-me uma espécie de planeta ubuntu pirata ;D
Não era melhor associarem-se ao planeta ubuntu? ???
A mim parece-me um pouco de oportunismo usar o forum para promover um blog pessoal

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2008, 15:00 »
Caro C-3P0,

O Planeta Ubuntu segue regras rígidas da Canonical, e por isso, não é qualquer blog que pode participar do mesmo. Existe, parece-me não sei ao certo, um comitê que aprova a inclusão de novos colaboradores.

Já pensei em me associar ao Planeta Ubunta BR, mas por contas destas regras e do propósito que tenho como colaborador, não havia sentido a minha inclusão no mesmo. O Planeta Ubuntu-BR tem um papel importante dentro da comunidade que devemos respeitar e não existe em minha pessoa vontade alguma de copiar o "sistema funcional" deles.

Quanto a promoção do blog:

Não existe melhor ferramenta de propaganda de um blog corporativo como o meu, que não seja o fórum oficial. É oportunismo? Claro que é! Não faria sentido fazer propaganda disso em um fórum de outra distro ou como eu poderia ajudar os usuários novatos em UBUNTU que não fosse divulgando aqui??

Espero que tenha compreendido o nosso foco que é ajudar a novatos e leigos e a divulgar o sistema. Fiquei muito tempo usando o blogspot.com como host e agora temos um site a mais para ajudar. Só isso.

Abraços e espero sua visita!
:-D

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2008, 15:05 »
Achei legalzinho...
Eu acho que desse fórum eu e mais alguns somos os únicos que,com raras exceções, ficamos botamos links, links e mais links para nossos blogs. Eu pus no tópico do Android, acho que foi o único.
Mas tem gente que tudo "Ah, tem como fazer isso?" responde "Tem sim. >>www.meublog.com/seiláoqueCTRL+CCTRL+V"
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2008, 15:15 »
Achei legalzinho...
Eu acho que desse fórum eu e mais alguns somos os únicos que,com raras exceções, ficamos botamos links, links e mais links para nossos blogs. Eu pus no tópico do Android, acho que foi o único.
Mas tem gente que tudo "Ah, tem como fazer isso?" responde "Tem sim. >>www.meublog.com/seiláoqueCTRL+CCTRL+V"


Desde que entrei no fórum fui contra este comportamento. 

Acho que se você quer promover seu blog que coloque um link para ele na sua assinatura, ou no final de uma resposta escreva que tirou a explicação de lá.

Porém não dar a resposta, ou colocá-la apenas parcialmente, informando apenas que ela esta no seu blog eu nunca concordei, pois assim você acaba prejudicando outros usuários que (por exemplo) poderiam chegar a solução do problema deles através de uma pesquisa, e podem não achar porque o texto não esta aqui, e sim no blog.

Se pesquisarem vão ver que falo isso desde o final de 2006, início de 2007, porém infelizmente não são todos os usuários que estão de fato preocupados em ajudar, a não ser ajudar a audiência de seus próprios blogs (nestes casos).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:12 »
Galera, vamos com calma.

Todo canal que ajude ao usuário é bem-vindo. Não faço parte da equipe Canonical, mas dispenso boa parte do meu tempo com este projeto que AJUDA e muito as pessoas. Não vamos menosprezar os colegas que fazem seus blogs, onde pessoas bem intencionadas trabalham horas a troco de nada.

Cada meio tem seu valor... não vamos mendigar cliques de mouse.

Abraços!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:17 »
Galera, vamos com calma.

Todo canal que ajude ao usuário é bem-vindo. Não faço parte da equipe Canonical, mas dispenso boa parte do meu tempo com este projeto que AJUDA e muito as pessoas. Não vamos menosprezar os colegas que fazem seus blogs, onde pessoas bem intencionadas trabalham horas a troco de nada.

Cada meio tem seu valor... não vamos mendigar cliques de mouse.

Abraços!


Isso é questão de opinião. Sempre fui da opinião que o conteúdo das mensagens tem que estar aqui, a não ser que seja algo extenso demais.

Não se trata de cliques de mouse, e os projetos não são assim tão caridosos, não é?

[]'s

Cristiano


Editando


Que fique claro... Admiro quem tem o empreendedorismo, ou a força de vontade de tocar um bom blog.

Compartilho também da idéia que é importante manter um link para ele.

E sempre que posso eu passo para outras pessoas links de bons blogs, só não compartilho da idéia de não deixar o texto da resposta (na integra) diretamente no fórum.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 16:24 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:34 »
Achei legalzinho...
Eu acho que desse fórum eu e mais alguns somos os únicos que,com raras exceções, ficamos botamos links, links e mais links para nossos blogs. Eu pus no tópico do Android, acho que foi o único.
Mas tem gente que tudo "Ah, tem como fazer isso?" responde "Tem sim. >>www.meublog.com/seiláoqueCTRL+CCTRL+V"


Desde que entrei no fórum fui contra este comportamento. 

Acho que se você quer promover seu blog que coloque um link para ele na sua assinatura, ou no final de uma resposta escreva que tirou a explicação de lá.

Porém não dar a resposta, ou colocá-la apenas parcialmente, informando apenas que ela esta no seu blog eu nunca concordei, pois assim você acaba prejudicando outros usuários que (por exemplo) poderiam chegar a solução do problema deles através de uma pesquisa, e podem não achar porque o texto não esta aqui, e sim no blog.

Se pesquisarem vão ver que falo isso desde o final de 2006, início de 2007, porém infelizmente não são todos os usuários que estão de fato preocupados em ajudar, a não ser ajudar a audiência de seus próprios blogs (nestes casos).

[]'s

Cristiano
Cristiano e demais

Acho que eu mesmo já postei links para meu blog mas concordo que postar o texto completo seja mais instrutivo. Portanto daqui para frente posto o texto completo quando for o caso. Sinceramente que sempre fico na dúvida se é politicamente correto ou não a ação de postar os links do meu blog...
Minha opinião é que como participantes do forum temos que pensar no que é melhor para o forum em si e não para nossos blogs! Concordo com o Cristiano que um link na asinatura seja um bom veículo de propaganda para os blogs pessoais, principalmente para os membros mais participativos.

No aguardo das opiniões,
Fraternidade,
C.

ABs.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:38 »
Minha opinião pessoal e não como moderador
para mim este tipo de tópicos irritam-me, pois a abertura de um blog ou a sua remodelação não é motivo para se criar um tópico.
Imaginem que cada membro se lembra e posta aqui a noticia que o seu blog foi criado ou remodelado ::)

Acho que é suficiente a menção do blog na assinatura para a divulgação. Se derem uma dica, ou uma noticia não acho mal mencionarem o blog pessoal desde que postem a dica completa.
O que eu sou contra é com a criação de tópicos como este, estilo "visitem o meu blog".
É puro aproveitamento da popularidade deste forum, sabendo que alguns lucram com Google AdSense.
Realçando que esta é a minha opinião como utilizador e não como moderador.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:45 »
Concordo pelenamente. Muitos só querem lucrar com os Adsense.
Diariamente, recebo umas 7 visitas de pessoas que clicam no link da minha assinatura nesse fórum, 7 de outro fórum, 4 de outro e assim vai...
Não abro um tópico "Ohlem meu blog!", por bom senso e principalmente porque lá EU falo de linux, não SOMENTE de linux, NEM (dentro do assunto linux) SOMENTE DE UBUNTU.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:48 »
Cristiano e demais

Acho que eu mesmo já postei links para meu blog mas concordo que postar o texto completo seja mais instrutivo. Portanto daqui para frente posto o texto completo quando for o caso. Sinceramente que sempre fico na dúvida se é politicamente correto ou não a ação de postar os links do meu blog...
Minha opinião é que como participantes do forum temos que pensar no que é melhor para o forum em si e não para nossos blogs! Concordo com o Cristiano que um link na asinatura seja um bom veículo de propaganda para os blogs pessoais, principalmente para os membros mais participativos.

No aguardo das opiniões,
Fraternidade,
C.

ABs.


CGaldino assim como o sylvester eu falo aqui como usuário (e não como moderador), até porque já falo isso a muito tempo.

No mais concordo com o que você disse aqui, e fico feliz que tenha me entendido, até porque sou meio atrapalhado mesmo com as palavras.

Falo até mais para você... eu pessoalmente não vejo problemas para no final do texto/dica você escrever que a tirou do seu blog, e até deixar o link dele, desde que deixe o texto completo aqui também. E acho que deixar um link na assinatura para o blog uma boa saída também.

O que acho imperdoável é o usuário que para responder alguém simplesmente deixa um link para seu blog, e vou ser franco que nestes casos eu fico sem a resposta, mas lá eu não olho, ao contrário se você tiver deixado a resposta.

Por fim valeu novamente por ter entendido.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:48 »
Bom pessoal existe um tópico no forum justamente tratando de blogs de membros http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30895.0.html . Uma sugestão que dou para se evitar futuros inconvenientes seria o estabelecimento de uma norma quanto a isso (mas de fato não sei mensurar quão necessário isso seja), o que pode o que não pode, isso é bom pois deixa o forum mais uniforme e interessante. Outra sugestão neste sentido é a de que anuncios bloguísticos (como remodelamentos, fusões e etc fossem feitos no tópico citado).

Abs.
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2008, 17:00 »
Por Cristo!

Não era para tanto...

Para não ter que ler mais nenhuma resposta equivocada e desconhecedora de causa, peço que algum moderador faça o favor de bloquear este thread.

p.s.: e eu achava que o espaço da Café com Ubuntu teria essa "liberdade"...


« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 17:02 por maudy »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2008, 17:09 »
Por Cristo!

Não era para tanto...

Para não ter que ler mais nenhuma resposta equivocada e desconhecedora de causa, peço que algum moderador faça o favor de bloquear este thread.

p.s.: e eu achava que o espaço da Café com Ubuntu teria essa "liberdade"...



Rapaz ninguém te privou a liberdade!
Tanto eu como o clcampos falamos como utilizadores não como moderadores. Por isso a Administração do fórum nada tem a ver com a nossa opinião.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/