Autor Tópico: Instalação e configuração de Server via rede  (Lida 2205 vezes)

Offline EMarq

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Instalação e configuração de Server via rede
« Online: 05 de Dezembro de 2008, 15:59 »
Olá Pessoal... aproveito o tópico para me apresentar tirando umas dúvidas de iniciante...

Estou com um gabinete sobrando em casa e vou instalar o Ubuntu Server para testes...

A estrutura que irei utilizar será essa:
Dois micros conectados via Ethernet (Linksys WRT54G com wireless desabilitado) e o Linksys acessa internet via cable modem...

Um dos micros está completo e operacional (vários SO's instalados)... mas o outro (que será o server) não tem teclado, nem monitor nem leitor de CD/DVD, somete a capacidade de se conectar em rede via o roteador/gateway Linksys...

As questões são as seguintes:
1. Uma vez que meu server não tem monitor nem teclado nem leitor de CD/DVD... consigo instalar o SO nele via rede? ou preciso de um drive para instalar a partir do CD?
2. Depois de instalado o SO, conseguirei instalar outros programas somente via rede também?

Sou leigo no assunto, mas quero mudar a história.. heheh
Não quero configurar um server para hospedar nenhuma página profissionalmente, o intuito é somente testar e brincar, uma vez que tenho o gabinete sobrando e quero aprender mais sobre redes e servidores...

Obrigado e abraço!

Offline colcci

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Instalação e configuração de Server via rede
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2008, 09:47 »
Amigo

Faz o seguinte, faz a instalaçao pelo metodo normal, arruma um monitor, teclado, mouse e unidade para bootar e formatar o bichinho. Na hora da instalaçao seleciona ssh-server para instalar, e depois, quando ja tiver instalado, voce vai pode acessar a maquina do seu outro micro atraves do ssh.

Blz?

[]´s Luiz

Offline EMarq

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2008, 11:36 »
É não teve jeito mesmo... coloquei o teclado, monitor e drive e instalei o Server 64 via CD mesmo... na instalação, selecionei o Openssh...

Só não sei direito como utilizar ainda o ssh, mas blz, só faltou um cabo de rede pra sair testando  ;)

Obrigado pela ajuda amigo,

Offline colcci

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:17 »
Ola amigo

Faça o seguinte, troque a senha do root com o comando sudo passwd root

Na sua outra maquina, se for Linux voce faz o seguinte:
No terminal voce digita o comando: ssh root@ip
senha do root
e pronto, voce ja esta no servidor, para fazer o que bem entender.

Se for no Windows, voce pode usar o aplicativo putty para acesso ssh.
Funciona da mesma maneira.

[]´s

Luiz

Offline EMarq

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2008, 16:11 »
Mais um probleminha gente, toda vez que crio algum diretorio ou arquivo no /var/www eu tenho que dar um chmod -R 777 para poder enviar ou alterar arquivos... qual seria o melhor metodo de corrigir a situacao?

Tipo, quando utilizar FTP para carregar arquivos ou criar diretorios quero ter automaticamente permissao de leitura e escrita...