Muito boa noite.
E realmente muito bom contar com este forum para poder consultar os casos que achamos impossíveis.
Isto, certamente é diferente da Microsoft....
Bom ando pesquisando a algumas semanas (este é meu segundo [tema de] post), e tento solucionar um probleminha que tenho com relação ao backup.
Já vi muitisimos links e programas para executar a tarefa e por enquanto acredito (não estou bem certo) de que meu problema possa ser solucionado da seguinte forma.
Criei um Live-CD com o tal "remastersys" que alias é OTIMO! E queria agora (com esse Live-CD dar boot em meu computador ou em outro) poder usa-lo para fazer um bakcup de partições inteiras.
O primeiro obstaculo é que as partições podem ser de varios tipos de sistemas (SO diferentes, geralmente mistura de Linux e Windows).
O segundo, é que fico meio perdido ainda nas partições, se pudesse ler o conteúdo ajudaria bastante, mas quando monta, o que eu tenho acesso esta dentro de /midia/ e monta com o "rotulo" não com a partição, então não sei quem é "sda1" nem quem é "sda2" etc... Se eu pudesse fazer um "cd /dev/sda2" e depois um "ls -l"... resolveria, mas me responde que não é um diretório....
Por esse motivo nem sei se estou dando o comando certo, me basei no link:
http://doc.ubuntu-es.org/Copia_de_seguridad_del_sistemaacontece que acreditava que devia ser criado um arquivo de 1Gb a 3Gb mas já estava em 7Gb quando cancelei. (quem sabe não era da partição correta, ou o metodo funciona de outra forma, ou pode que estivesse fazendo backup do proprio arquivo gerado [loop], não sei, estou perdido).
debido a esses pormenores estou pensando em usar programa Partimage:
http://doc.ubuntu-es.org/Partimage , no entanto, não sei se ele vai funcionar bem, de uma Live-CD (no artigo menciona que funciona), ou se é o melhor para meu caso, ou devo continuar insistindo no metodo mencionado no inicio deste post. (o metodo anterior, para que possa fazer isso funcionar).
O que acham, como posso conferir o conteúdo da partição, saber qual é a partição do rótulo? (ou seja, o HD "Dados"= sda1, ou sda2, ou sda3...).
E por fim, como restaruar tudo isso para que tanto os Windows como os Linux passem a funcionar novamente.
Muitissimo grato,
espero que alquem posa ajudar-me....
zum