Não sei se é vicio.
No meu caso eu uso o Ubuntu simplesmente porque funciona.
Eu considero o Gnome como o melhor ambiente gráfico, é simples e bem organizado. Testei várias distribuições com Gnome e KDE (3 e 4). No KDE não me acostumo, fico perdido, o Windows é aquela mesmice de sempre, o menu iniciar é totalmente desorganizado e no Gnome vem tudo certinho, separa as aplicações pelo que ela faz, gráficos, escritório, multimidia, etc.
O Ubuntu com o Gnome é um casamento que deu certo, já testei Mandriva com KDE e Gnome mas diversas vezes apareceram erros que no Ubuntu não acontece, testei Fedora, também com KDE e Gnome, também ocorrem erros, testei openSUSE, este funciona bem também o KDE e o Gnome, mas o gerenciador de pacotes eu acho terrível.
Outras distribuições como Arch e Debian também instalei, mas tem que configurar muita coisa na mão e não sou expert para isso, muitas coisa que tentei configurar não funcionaram.
Em casa eu uso o Ubuntu porque eu gosto do ambiente e o trabalho que faço na empresa eu montei um servidor com o Ubuntu, rodando MySQL/PHP/Apache, então aqui o Ubuntu como servidor e instalei o Windows XP dentro do VirtualBox para acessar este servidor, alguns devem pensar, para que instalar o XP dentro do Ubuntu para acessar o MySQL/Apache/PHP?
Vou explicar abaixo.
Na empresa onde trabalho, todos os computadores usam Windows Vista, e como disse acima montei um computador antigo (Pentium III com 256mb RAM, HD 10gb) que uso como um servidor para o pessoal do setor.
O micro é antigo, mas tem Apache, MySQL e PHP rodando. Eu faço muitos relatórios usando excel e antes era tudo feito na planilha mesmo, então demorava uns 3 dias para se terminar um relatório devido a quantidade de informações necessárias, para encontrar um erro então era algo para masoquista.
Então peguei este micro velho que estava encostado, coloquei o Ubuntu 7.04, demorei uma semana para deixar tudo funcionando certinho, mas hoje eu uso o Excel buscando as informações no banco de dados do MySQL e uso o Apache/PHP para o pessoal enviar via upload os arquivos que são exportados do SAP, o PHP lê o arquivo texto, faz uma limpa e insere os dados no MySQL.
Tem base com mais de 1 milhão e meio de registros, e esta quantidade de registros geram um resumo com os totais que os diretores querem ver, agora imagina antes, quando eu pegava esses arquivos textos, convertia em planilha e tinha que quebrar em 65000 linhas porque tem uma limitação e depois inserir um monte de procv, somase, tabelas dinâmicas e juntar as várias partes para mostrar os totais.
Com o MySQL é muito mais rápido e fácil, não tem nem comparação.
Se pudesse, usaria na empresa o Ubuntu como desktop também, mas não dá, muita coisa lá só funciona no Windows e se a área de TI não permite que eu faça isso.
[]'s