Autor Tópico: Usar Ubuntu é um vício?  (Lida 9203 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Usar Ubuntu é um vício?
« Online: 07 de Dezembro de 2008, 20:36 »
Caramba, vou falar uma coisa, eu tenho o Vista e o XP originais, volta e meia eu tiro o Ubuntu e fico só com um deles (ou Windows ou Vista), mas sempre recoloco o Ubuntu depois de alguns dias. Até mesmo experimento outras distros que não o Debian mas sempre volto pro véio Ubuntu usando meu live-dvd criado no Remastersys. O pior é que isso não é só comigo, outros usuários que eu 'converti' mas ainda possuem o Windows em dual boot, tiram o Ubuntu e poucos dias depois voltam a colocá-lo (ou pedem para colocar). Consigo usar o Gimp com mais vontade do que o Photoshop, o mesmo com o Kompozer em relação ao DreamWeaver, isso sem falar internet, conversão e edição de vídeo, tradução, só mesmo nos jogos é que tem que ser no Windows mesmo. O prazer de instalar o Ubuntu do zero e todos os programas é muito maior do que fazer o mesmo no Windows, gostaria de poder ter uma 'explicação técnica' para isso. Já xinguei muito Linux, mas agora tenho mais tesão de usá-lo do que o próprio Windows, coisa engraçada isso, hehehehe...

Alguém aqui 'passa' por isso?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2008, 21:12 »
Meu caso é um pouco diferente.

Dou aulas a 140 alunos mais 8 da pós-graduação.

Cada aula em Windows é sempre uma surpresa, com telas azuis e demora em carregar os slides do powerpoint, sem falar nos videos que nem sempre rodam.

Uso Linux desde os idos de 1989 mais ou menos e sempre gostei do jeito Linux de fazer as coisas, desde os tempos do Unix.

Mantenho o Windows em dual boot apenas para "emergências" ou seja, quando preciso emprestar minha máquina para alguém da Faculdade.

Mas para falar a verdade eu nunca reinstalei Windows 2000 e XP  ( 95, 98 e Millenium são outras histórias )
Conserta aqui, ali mas vai.

Já meus Linux eu nunca tive que reinstalar. Sempre rodaram de primeira.

Nunca foi fácil, como é até hoje. Já para minha filha, depois de aprender primeiro Linux e depois o Windows optou por um Mac, pois segundo ela é um Linux melhorado. No que ela não deixa de ter alguma razão, que, sem discutir filosofias, faz realmente do Mac um ligar e usar.

[],s

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2008, 22:50 »
Tenho medo de não sair do Ubuntu. Quero ir para distros mais difíceis, mas apt-get é muito bom, synaptic é muito bom, Ubuntu é muito bom. Isso me deixou meio comodista.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2008, 22:55 »
Tenho medo de não sair do Ubuntu. Quero ir para distros mais difíceis, mas apt-get é muito bom, synaptic é muito bom, Ubuntu é muito bom. Isso me deixou meio comodista.

Realmente o Ubuntu nos deixa mal acostumados, ou ao menos me deixou.

Porém não me preocupo em ir para outras distros mais pelo seguinte:

1o. A muito optei pelo Debian como minha distro preferida, e como o Ubuntu deriva dele estou sempre em casa.
2o. Faço praticamente tudo pelo console, o que permite que eu sempre esteja usando uma distro mais difícil (digamos assim), tanto que tenho brincado muito com o Arch ultimamente e não teve nenhum problema que eu não conseguisse resolver, claro que muitas vezes recorrendo a fóruns e ao google.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2008, 23:41 »
O Ubuntu já me deixou com uma barriguinha virtual... :P

Falando sério, nesta última versão tenho sido um legítimo "usuário", optando por fazer tudo pelo jeito mais fácil, só indo às entranhas do sistema quando estritamente necessário. Isto posto, basta dizer que ainda não precisei visitar as entranhas do sistema pra nada nesta versão. Ouso afirmar que o Ubuntu está chegando em ponto-de-bala para o end user: o sistema está ficando maduro.

Não sinto a menor vontade de trocar de distro, muito menos de OS. Estou acostumado como o Ubuntu, gosto da distro e depois de quase 3 anos de uso ininterrupto já adquiri intimidade com seu modus operandi, me sinto em casa mesmo. E quando a coisa aperta tenho esta comunidade, onde ajudo e sou ajudado.

Offline etnaclavac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2008, 15:34 »
Com certeza o ubuntu é viciante huaehuau
tem umas duas semanas q tirei ele e coloquei o windows
e amanha vou tirar o windows e voltar pro ubuntu o/
gosto de outras distribuiçoes do linux também
porém continuo com o ubuntu pq é muito mais facil achar um .deb
o ubuntu está realmente ficando mais maduro...
e ainda digo q é mais facil configurar no ubuntu do q no windows
pelo menos pra mim :)
o unico problema continua nos jogos
mas como nao sou muito fã de passar horas jogando
só um joguinho simples ja é bom pra mim
se o ubuntu continuar assim em pouco tempo vai ta "detonando" o windows o/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2008, 15:47 »
Eu queria ir pra uma distro mais difícil para aprender, mas... com o Ubuntu tá tudo muito fácil é cômodo, o que não dá a mínima vontade dde mudar.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2008, 17:47 »
não sei se vício é a palavra certa, mas "mal-acostumado", pelo menos no sentido de facilidade de uso e de falhas reduzidas, certamente.

percebo isso cada vez que vou ao lab. da universidade e tenho que usar windows, ou fuço na web no lap-top dos amigos: é lento, duro, pesado, ligar e desligar é demorado - e falo isso pensando no vista de um amigo, com 3 giga de memória e core2duo. ou seja, o ubuntu é mais leve, seguro, e quebra menos. viciar fica fácil.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2008, 00:16 »
Desde que comecei a usar o Ubuntu (Dapper) ele nunca mais saiu do meu Pc...é sempre o primeiro.
Tenho duas máquinas em casa, a minha (compartilhada com a esposa) e a outra em rede, que é das duas filhas.
Consegui, depois de muito tentar, instalar o Ubuntu 8.04 junto com o XP no Pc das filhas...pelo menos na parte de multimídia consegui sucesso.
Quanto a minha máquina, eu tenho um boot quádruplo (é isso?), XP, Vista, Kubuntu 8.10 e, Ubuntu 8.10.
O XP é por causa da esposa, o Vista e o Kubuntu é para experimentar mas, o Ubuntu é o titular.
Não acho que vício seja a palavra certa mas, facilidade, qualidade e, gratuidade.
Quem pode resistir a isso?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2008, 00:58 »
Caramba, vou falar uma coisa, eu tenho o Vista e o XP originais, volta e meia eu tiro o Ubuntu e fico só com um deles (ou Windows ou Vista), mas sempre recoloco o Ubuntu depois de alguns dias. Até mesmo experimento outras distros que não o Debian mas sempre volto pro véio Ubuntu usando meu live-dvd criado no Remastersys. O pior é que isso não é só comigo, outros usuários que eu 'converti' mas ainda possuem o Windows em dual boot, tiram o Ubuntu e poucos dias depois voltam a colocá-lo (ou pedem para colocar). Consigo usar o Gimp com mais vontade do que o Photoshop, o mesmo com o Kompozer em relação ao DreamWeaver, isso sem falar internet, conversão e edição de vídeo, tradução, só mesmo nos jogos é que tem que ser no Windows mesmo. O prazer de instalar o Ubuntu do zero e todos os programas é muito maior do que fazer o mesmo no Windows, gostaria de poder ter uma 'explicação técnica' para isso. Já xinguei muito Linux, mas agora tenho mais tesão de usá-lo do que o próprio Windows, coisa engraçada isso, hehehehe...


Kra eu sou igual a você, faz 1 semana que eu voltei pro windows xp, está td redondo, instalei o tema do windows 7 que eu achei muito bacana, o windows está suprindo todas as minhas necessidades, instalo novos programas que eu não conhecia, eu gosto de usar o windows.

MAS NÃO SEI PORQUE... não consigo parar de usar o UBuntu, gosto muuuuuuuito + do Ubuntu, eu sempre tiro o ubuntu porque fico com raiva de algumas coisas que não funcionam nele como funciona tranquilamente no windows, mas mesmo assim acabo voltando pro Ubuntu.

Não sei, mas acho que estou drogado de Ubuntu.
Alguém aqui 'passa' por isso?
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Offline Tiagoext3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2008, 12:17 »
Citar
Não sei, mas acho que estou drogado de Ubuntu.

Somos dois.

É uma coisa inexplicável, mas quando eu mexo no Ubuntu, parece que ele fala comigo, ele me compreende... O Terminal é simplesmente maravilhoso. Eu mudei para o Ubuntu principalmente por causa disso, dessa coisa de digitar o que você quer instalar e pronto. O Synaptic então, nem falo. É muito bom mesmo usar o Ubuntu, e hoje eu sou totalmente independente do Windows.

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2008, 23:33 »
eu to com o windows xp, to tentando criar um cd modificado com o nlite, para que eu possa fazer um dual boot e deixar apenas uns 15GB pro Windows, só para jogar gunbound e deixar pra quando aparecer alguma coisa que é impossivel fazer no linux.

Pessoal eu sei que é meio off-topic, mas o que vcs acham melho eu fazer?Dual Boot ou Maquina Virtual?Meu HD é apenas de 40gb =/ meu unicos programas do windows xp que eu preciso é o macromedia 8, photoshop cs2.

OBS: o unico programa da microsoft que também me prende é o live messenger, eu gosto das propagandas e dos chat groups, e infelizmente o emesene não tem esse recurso para group chat e nem para webcam.
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 11:54 »
Se é vicio?
Acredito que não, porque não é "droga" ;D...rsrsrsrs!
Mas que depois que conheci o Ubuntu, sei lá...ja usei umas 10 distros diferentes e sempre acabei voltando ao Ubuntu.



Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 11:59 »
Tenho vontade de ir pro Debian, mas sempre desisto...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline fabioal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Usar Ubuntu é um vício?
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 12:36 »
Não sei se é vicio.

No meu caso eu uso o Ubuntu simplesmente porque funciona.

Eu considero o Gnome como o melhor ambiente gráfico, é simples e bem organizado. Testei várias distribuições com Gnome e KDE (3 e 4). No KDE não me acostumo, fico perdido, o Windows é aquela mesmice de sempre, o menu iniciar é totalmente desorganizado e no Gnome vem tudo certinho, separa as aplicações pelo que ela faz, gráficos, escritório, multimidia, etc.

O Ubuntu com o Gnome é um casamento que deu certo, já testei Mandriva com KDE e Gnome mas diversas vezes apareceram erros que no Ubuntu não acontece, testei Fedora, também com KDE e Gnome, também ocorrem erros, testei openSUSE, este funciona bem também o KDE e o Gnome, mas o gerenciador de pacotes eu acho terrível.

Outras distribuições como Arch e Debian também instalei, mas tem que configurar muita coisa na mão e não sou expert para isso, muitas coisa que tentei configurar não funcionaram.

Em casa eu uso o Ubuntu porque eu gosto do ambiente e o trabalho que faço na empresa eu montei um servidor com o Ubuntu, rodando MySQL/PHP/Apache, então aqui o Ubuntu como servidor e instalei o Windows XP dentro do VirtualBox para acessar este servidor, alguns devem pensar, para que instalar o XP dentro do Ubuntu para acessar o MySQL/Apache/PHP?

Vou explicar abaixo.

Na empresa onde trabalho, todos os computadores usam Windows Vista, e como disse acima montei um computador antigo (Pentium III com 256mb RAM, HD 10gb) que uso como um servidor para o pessoal do setor.

O micro é antigo, mas tem Apache, MySQL e PHP rodando. Eu faço muitos relatórios usando excel e antes era tudo feito na planilha mesmo, então demorava uns 3 dias para se terminar um relatório devido a quantidade de informações necessárias, para encontrar um erro então era algo para masoquista.

Então peguei este micro velho que estava encostado, coloquei o Ubuntu 7.04, demorei uma semana para deixar tudo funcionando certinho, mas hoje eu uso o Excel buscando as informações no banco de dados do MySQL e uso o Apache/PHP para o pessoal enviar via upload os arquivos que são exportados do SAP, o PHP lê o arquivo texto, faz uma limpa e insere os dados no MySQL.

Tem base com mais de 1 milhão e meio de registros, e esta quantidade de registros geram um resumo com os totais que os diretores querem ver, agora imagina antes, quando eu pegava esses arquivos textos, convertia em planilha e tinha que quebrar em 65000 linhas porque tem uma limitação e depois inserir um monte de procv, somase, tabelas dinâmicas e juntar as várias partes para mostrar os totais.

Com o MySQL é muito mais rápido e fácil, não tem nem comparação.

Se pudesse, usaria na empresa o Ubuntu como desktop também, mas não dá, muita coisa lá só funciona no Windows e se a área de TI não permite que eu faça isso.

[]'s